2 Maio
2018
5ª Semana
–Quarta-feira – Páscoa
Lectio
Primeira
leitura: Actos 15, 1-6
Naqueles
dias, 1alguns homens que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: «Se não
vos circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser
salvos.» 2Depois de muita confusão e de uma controvérsia bastante viva de Paulo
e Barnabé contra eles, foi resolvido que Paulo, Barnabé e mais alguns outros
subissem a Jerusalém para consultarem, sobre esta questão, os Apóstolos e os
Anciãos. 3Então, depois de despedidos pela igreja, atravessaram a Fenícia e a
Samaria, relatando a conversão dos pagãos, o que causava imensa alegria a todos
os irmãos. 4Chegados a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos Apóstolos
e Anciãos e contaram tudo o que Deus fizera com eles. 5Levantaram-se alguns do
partido dos fariseus, que tinham abraçado a fé, dizendo que era preciso
circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. 6Os
Apóstolos e os Anciãos reuniram-se para examinarem a questão.
O conflito
que levou ao Concílio de Jerusalém, julgado do nosso ponto de vista, pode
parecer-nos infantil. Mas, observado a partir do contexto que o provocou,
revela- se mais sério, e podemos compreender melhor a angústia dos irmãos de
Jerusalém. Esta narração do livro dos Actos (capítulo 15) é o eixo à volta do
qual gira toda a obra de Lucas. O Concílio de Jerusalém resolveu, ou lançou as
bases para a resolução, do maior problema e da crise que afectava a Igreja,
pois afirmou a liberdade do Evangelho, salvando, ao mesmo tempo, a unidade da
mesma Igreja. As questões eram várias entre os judeo-cristãos: que valor tinha
o Antigo Testamento, particularmente a Lei, em relação ao novo povo de Deus? Há
continuidade no plano de Deus, supondo a novidade radical do cristianismo? Mas,
do ponto de vista dos étnico-cristãos, também havia questões: para ser cristão,
havia que aceitar a Lei judaica? O caminho que leva ao cristianismo terá
necessariamente de passar pelo judaísmo? Quem quer tornar-se cristão terá de
tornar-se antes judeu? É preciso aceitar o rito da circuncisão e outros
pormenores legais? Se o cristianismo queria ser universal, não podia impor
práticas específicas de um determinado povo. Estas e outras questões exigiam a
reflexão aprofundada da Igreja. Por isso, «os Apóstolos e os Anciãos
reuniram-se para examinarem a questão» (v. 6).
Evangelho:
João 15, 1-8
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos: 1«Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o
agricultor. 2Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá
fruto, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais purificados pela palavra
que vos tenho anunciado. 4Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como
o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim
também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira;
vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem
mim, nada podeis fazer. 6Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como
um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. 7Se
permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que
quiserdes, e assim vos
acontecerá.
8Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos
comporteis como meus discípulos.»
A
palavra-chave deste texto é claramente «permanecer», até pelas vezes que é
repetida. O «discurso de adeus» de Jesus centra-se, agora, na sua relação com
os Apóstolos e sobre a comunhão real e profunda que há entre Ele e os que
acreditam nele.
Enquanto o capítulo 14 de João se caracterizava pelo imperativo de
«acreditar» em Jesus, agora caracteriza-se pela exigência de permanecer n’ Ele. Encontramos esta mesma imagem de «permanecer» a propósito da Eucaristia (6, 56). Este «permanecer» deve portanto entender-se em conexão com a Eucaristia.
Jesus está para enfrentar a morte. Mas continua a ser, para os seus, fonte de vida e de santidade. Unidos a Ele podem muito fruto (15, 6).
Ao contrário de Israel, videira infecunda e resistente aos cuidados de Deus (cf. Is 5), Jesus é a videira verdadeira, que produz frutos e corresponde aos cuidados do Pai. Com esta imagem, Jesus quer explicar a surpreendente união vital que oferece aos que nele acreditam, os compromissos que essa união implica e as expectativas de Deus sobre ela. Jesus é o primogénito da nova humanidade em virtude do sacrifício redentor oferecido na cruz. Ele é a cepa santa donde brota a seiva que dá vida às varas e que nelas produz frutos. Quem permanece unido a Ele, vive e pode dar frutos. Quem produzir frutos será purificado para produzir ainda mais. Esta purificação é realizada pela palavra acolhida no coração.
Enquanto o capítulo 14 de João se caracterizava pelo imperativo de
«acreditar» em Jesus, agora caracteriza-se pela exigência de permanecer n’ Ele. Encontramos esta mesma imagem de «permanecer» a propósito da Eucaristia (6, 56). Este «permanecer» deve portanto entender-se em conexão com a Eucaristia.
Jesus está para enfrentar a morte. Mas continua a ser, para os seus, fonte de vida e de santidade. Unidos a Ele podem muito fruto (15, 6).
Ao contrário de Israel, videira infecunda e resistente aos cuidados de Deus (cf. Is 5), Jesus é a videira verdadeira, que produz frutos e corresponde aos cuidados do Pai. Com esta imagem, Jesus quer explicar a surpreendente união vital que oferece aos que nele acreditam, os compromissos que essa união implica e as expectativas de Deus sobre ela. Jesus é o primogénito da nova humanidade em virtude do sacrifício redentor oferecido na cruz. Ele é a cepa santa donde brota a seiva que dá vida às varas e que nelas produz frutos. Quem permanece unido a Ele, vive e pode dar frutos. Quem produzir frutos será purificado para produzir ainda mais. Esta purificação é realizada pela palavra acolhida no coração.
Meditatio
As duas
leituras, que hoje escutamos, têm uma ligação entre elas que, à primeira vista
parece não existir. O evangelho apresenta-nos a alegoria da videira, que nos
introduz num clima de profunda intimidade: «Permanecei em mim, que Eu permaneço
em vós» (v. 4). A primeira leitura fala de exigências legais. Paulo e Barnabé
chegam a Jerusalém contam as maravilhas operadas por Deus entre os pagãos e,
alguns do partido dos fariseus insistem que é preciso «circuncidar os pagãos e
impor-lhes a observância da Lei de Moisés». Qual é, então, a ligação entre as
duas leituras? O evangelho leva-nos a compreendê-la quando recorda as palavras
de Jesus: «Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo
na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim» (v.
4). Sem Jesus nada se pode fazer. Só Ele é o fundamento da nossa vida. E não
temos o direito de procurar outro fundamento para ela, ou de acrescentar a
Cristo outra realidade que não seja Ele. Era o que pretendiam fazer os cristãos
vindos do judaísmo. Não percebiam que, tendo aderido a Cristo, deviam abandonar
as antigas perspectivas, porque não há dois fundamentos, nem duas fontes de
vida, mas uma só: Cristo. É nele que havemos de pôr toda a nossa fé e toda a
nossa confiança. O baptismo, que nos une a Cristo, como varas à cepa, é quanto
basta. De Cristo recebemos a seiva divina, que é o Espírito Santo, que nos dá a
vida, e produz em nós os seus frutos, a começar pela da caridade.
As nossas Constituições citam a alegoria da videira para falar da união a
Cristo, que é o princípio e o centro da nossa vida, o nosso caminho de santidade, tal como foi para o Pe. Dehon (cf. Cst 17): «A vara não pode
dar fruto por si mesma, se não permanece na cepa… permanecei em Mim» (Jo 15, 4). O mesmo n.
17 indica os meios para tornar frutuosa a nossa vida de varas: permanecer na
«escuta da Palavra» e «na partilha do Pão». O n. 18 acrescenta o amor e o serviço aos irmãos, especialmente aos mais fracos. O n. 20 fala da contemplação do Lado aberto e do Coração trespassado. São os «lugares» para vivermos e crescermos na união a Cristo, para que Ele «habite» cada vez mais intimamente “pela fé” nos
As nossas Constituições citam a alegoria da videira para falar da união a
Cristo, que é o princípio e o centro da nossa vida, o nosso caminho de santidade, tal como foi para o Pe. Dehon (cf. Cst 17): «A vara não pode
dar fruto por si mesma, se não permanece na cepa… permanecei em Mim» (Jo 15, 4). O mesmo n.
17 indica os meios para tornar frutuosa a nossa vida de varas: permanecer na
«escuta da Palavra» e «na partilha do Pão». O n. 18 acrescenta o amor e o serviço aos irmãos, especialmente aos mais fracos. O n. 20 fala da contemplação do Lado aberto e do Coração trespassado. São os «lugares» para vivermos e crescermos na união a Cristo, para que Ele «habite» cada vez mais intimamente “pela fé” nos
nossos
“corações, de sorte que, enraizados e fundados no amor” possamos “compreender…
a largura e o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer, enfim, o amor
de Cristo que excede todo o conhecimento, para sermos repletos da plenitude de
Deus" (cf. Ef 3, 17-19).
Oratio
Senhor
Jesus, a união Contigo é, de facto, o princípio e o centro da minha vida. Contigo
estou vivo; sem Ti estou morto. Contigo, envolve-me o rio imortal da vida
divina, que me leva ao oceano divino e sem limites, onde jamais se põe o sol.
Contigo sou tudo; sem Ti sou nada!
Dou-Te graças, Senhor, porque vieste ligar-me ao Pai, fonte de vida perene. Liga-me fortemente a Ti, para que não me torne uma vara separada, uma vara sem fruto. Faz-me compreender que a união Contigo é o caminho para a santidade e ajuda-me a vivê-la e a aprofundá-la na escuta da palavra, na celebração da Eucaristia, no amor aos irmãos e na contemplação do teu Lado aberto e do teu coração trespassado. E que a união Contigo permita ao teu Espírito produzir em mim todos os seus frutos, particularmente um ardente amor ao Pai e um generoso amor aos irmãos. Amen.
Dou-Te graças, Senhor, porque vieste ligar-me ao Pai, fonte de vida perene. Liga-me fortemente a Ti, para que não me torne uma vara separada, uma vara sem fruto. Faz-me compreender que a união Contigo é o caminho para a santidade e ajuda-me a vivê-la e a aprofundá-la na escuta da palavra, na celebração da Eucaristia, no amor aos irmãos e na contemplação do teu Lado aberto e do teu coração trespassado. E que a união Contigo permita ao teu Espírito produzir em mim todos os seus frutos, particularmente um ardente amor ao Pai e um generoso amor aos irmãos. Amen.
Contemplatio
«Eu sou a
videira verdadeira e meu Pai é o agricultor». Jesus passa junto das vinhas que
eram podadas naquela estação. Vê os ramos vivos carregados de botões e os ramos
cortados caídos por terra, é um belo tema para uma parábola. «Eu sou a videira
verdadeira, diz, a videira cheia de seiva e de vida». Pensava no seu sangue,
semelhante ao vinho da vinha, que ia muito em breve correr sob a prensa da
agonia.
«O meu Pai, diz, é o agricultor, que cultiva com amor a videira e os ramos». – Os
frutos que o agricultor celeste espera da sua vinha são aqueles que a alma leva unida a Jesus Cristo, como os ramos estão unidos à cepa. A alma cristã está enxertada em Jesus Cristo, regenerada por ele, e elevada até a esta perfeição que faz dos seus actos outros tantos frutos divinos: frutos de humildade, de paz, de modéstia, de piedade, de pureza, de zelo, de silêncio, de recolhimento, de sacrifício, de morte para si mesmo; frutos de vida interior e de união constante.
A vinha vulgar da nossa natureza humana não produz nada de tudo isto. São necessários o enxerto e a seiva divina.
«Permanecei em mim». Permaneçamos agarrados à videira. O agricultor corta da videira os ramos mortos e aqueles que não dão frutos. Limpa as varas que dão frutos, para que produzam ainda mais.
«É assim que fará o Pai celeste, diz-nos Nosso Senhor: todo o ramo que não der fruto em mim, cortá-lo-á; atirá-lo-á para longe de mim, será privado da seiva que é a graça e cairá na morte espiritual. Mas os que prometem fruto, podá-los-á, purificá-los-á através de alguma prova e curá-los-á das suas inclinações depravadas, para que dêem ainda mais frutos».
«Quanto a vós, dizia ainda Nosso Senhor, estais todos podados e purificados pelas instruções que vos dei; mas para que esta purificação se conserve e complete, para que a vossa fecundidade em obras de salvação se desenvolva, uni-vos sempre mais intimamente a mim, permanecei em mim e eu, por minha parte, permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na vinha, se não está aderente à cepa donde tira a seiva vivificante, assim não podeis produzir nada, se não permanecerdes em mim» (Leão Dehon, OSP 3, p. 457s.).
«O meu Pai, diz, é o agricultor, que cultiva com amor a videira e os ramos». – Os
frutos que o agricultor celeste espera da sua vinha são aqueles que a alma leva unida a Jesus Cristo, como os ramos estão unidos à cepa. A alma cristã está enxertada em Jesus Cristo, regenerada por ele, e elevada até a esta perfeição que faz dos seus actos outros tantos frutos divinos: frutos de humildade, de paz, de modéstia, de piedade, de pureza, de zelo, de silêncio, de recolhimento, de sacrifício, de morte para si mesmo; frutos de vida interior e de união constante.
A vinha vulgar da nossa natureza humana não produz nada de tudo isto. São necessários o enxerto e a seiva divina.
«Permanecei em mim». Permaneçamos agarrados à videira. O agricultor corta da videira os ramos mortos e aqueles que não dão frutos. Limpa as varas que dão frutos, para que produzam ainda mais.
«É assim que fará o Pai celeste, diz-nos Nosso Senhor: todo o ramo que não der fruto em mim, cortá-lo-á; atirá-lo-á para longe de mim, será privado da seiva que é a graça e cairá na morte espiritual. Mas os que prometem fruto, podá-los-á, purificá-los-á através de alguma prova e curá-los-á das suas inclinações depravadas, para que dêem ainda mais frutos».
«Quanto a vós, dizia ainda Nosso Senhor, estais todos podados e purificados pelas instruções que vos dei; mas para que esta purificação se conserve e complete, para que a vossa fecundidade em obras de salvação se desenvolva, uni-vos sempre mais intimamente a mim, permanecei em mim e eu, por minha parte, permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na vinha, se não está aderente à cepa donde tira a seiva vivificante, assim não podeis produzir nada, se não permanecerdes em mim» (Leão Dehon, OSP 3, p. 457s.).
Actio
Repete
frequentemente e vive hoje a palavra:
,,Permanecei em mim,, (Jo 15, 4).
,,Permanecei em mim,, (Jo 15, 4).
Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.
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