segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O que torna o homem impuro?-Helena Serpa


7/02/2018 - 4ª. FEIRA DA 5ª. SEMANA DO TEMPO COMUM  - 1ª. Leitura – I Reis 10, 1-10 - “para tornar glorioso o Nome do Senhor”

Ao visitar Salomão em busca de conselhos, a rainha de Sabá provou-o com enigmas, expôs-lhe tudo o que havia em seus pensamentos e obteve dele todas as respostas para os seus questionamentos. Por isso, ela muito se admirou da sua sabedoria, mas soube reconhecer que tudo quanto Salomão possuía era dom de Deus. Por causa disso, também O louvou!  Por sua vez Salomão soube testemunhar toda a sabedoria que recebera de Deus fazendo uso dos seus atributos e dons para tornar glorioso o Nome do Senhor! Todos nós somos chamados a dar testemunho da grandeza de Deus tornando glorioso o Seu Nome por meio da nossa vida, das nossas ações, das nossas palavras. Hoje, é o próprio Senhor da vida que nós buscamos e não precisamos mais procurar os “Salomão” pois Ele está disponível a todo o momento para nos dar sabedoria e bom senso, orientação e discernimento. Hoje é o Senhor quem decifra os enigmas da nossa alma, pois está muito perto de nós, e através da oração, da adoração, momentos de intimidade com Ele nós temos acesso a toda obra que Ele realiza no nosso coração. Por isso, nós também vemos os grandes feitos do Senhor e como a Rainha de Sabá nós O louvamos e bendizemos. Salomão foi considerado abençoado e feliz, por sua inteligência e sabedoria, e através dele, o Nome de Deus foi exaltado e todos reconheciam que o Senhor fizera maravilhas na vida dele. Assim também acontece com cada um de nós. Todos nós temos a missão de ser profeta, sacerdote e rei. O Senhor nos cumula de sabedoria, de graças e bênçãos. Aquele que usa bem os dons que recebeu do Alto, com certeza acumulará riquezas, tesouros de felicidade aqui na terra. O principal, no entanto, é a consciência de que a Deus pertencem, a honra, a glória e o poder. As pessoas nos procuram porque buscam conhecer a Deus que se manifesta através de nós. – Você tem buscado sabedoria na intimidade com o Pai? – Você tem usado a sabedoria que Deus lhe concedeu para ajudar a alguém que precisa de conselho? – Alguém já o (a)  tem procurado atraído (a) pela sua sabedoria, pela sua paz, pelo seus carismas? Como você tem demonstrado que tudo pertence a Deus? Por meio de você o nome de Deus tem sido glorificado e exaltado? Se assim não for, repense o seu modo de ser!

Salmo - Sl 36,5-6. 30-31. 39-40 (R.30a)


R. O justo tem nos lábios o que é sábio.

O homem justo tem nos lábios o que é sábio, porque se deixa conduzir pelo Senhor e confia a Ele as suas dúvidas na certeza de que Ele agirá a seu favor. Ser justo é viver segundo a vontade de Deus sendo fiel à aliança que Ele firmou no seu coração. Por isso, o homem justo tem consciência de que será protegido nos momentos de aflição.

 

Evangelho – Mc 7, 14-23 - “o que torna o homem impuro?”


Neste Evangelho Jesus nos ensina a perceber de onde vêm as impurezas que nos afastam do convívio de Deus e que roubam a nossa paz. É por orgulho e vaidade que nos tornamos maus!    Portanto, não são as outras pessoas nem tampouco os alimentos que semeiam a maldade no nosso coração.  A fonte do mal é o nosso pensamento humano, onde alimentamos impurezas, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições, maldades, fraudes, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo, como nos fala Jesus. Esse mesmo homem que foi criado por Deus para ser amado e amar é também aquele que cultiva no seu coração pensamentos de desamor e de soberba e se alimenta das suas próprias más intenções e maquinações. Dentro de nós há como que um gerador que pode suscitar o bem ou o mal. Quando estamos voltados (as) para Deus e nos deixamos guiar pelo Seu amor nós acionamos o bem que há dentro de nós. No entanto, quando nos afastamos da fonte do Bem e damos brecha para que o mal prevaleça nos nossos membros carnais, aí então, ficamos cheios de impurezas, imoralidades, roubos, maldades, pois somos movidos (as) pelas nossas concupiscências. Tudo o que cultivarmos dentro de nós será fator de motivação para os nossos atos, bons e maus. O nosso coração é fonte de bênção e de maldição. Se não cuidarmos em cultivar pensamentos sadios e agradáveis a Deus iremos carimbar as nossas ações com a marca do inferno e já não nos pareceremos com Jesus que veio ao mundo para nos configurar a Ele. Por isso, precisamos estar livres de todos os tabus quanto a alimentos, costumes tradicionais e algumas ideias que desvirtuam a verdade sobre as nossas ações. – O que tem direcionado os seus pensamentos: coisas boas ou coisas más? – Você guarda rancor dentro de si? – Você costuma desabafar com alguém quando tem algum ressentimento ou apenas rumina no seu pensamento?    FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE SI MESMO (A)! O QUE TEM DENTRO DO SEU CORAÇÃO? 


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento7 de fevereiro de 2018 às 04:06

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir