quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Comunidade lugar de libertação-Diácono José da Cruz


TERÇA FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM 9/01/2018
1ª Leitura 1 Samuel 1, 9-20
Salmo 15 Sm, 2 “Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador”
Evangelho Marcos  1, 21-28


                                                        "Comunidade lugar de libertação"
Ninguém vai sair por aí falando que na comunidade tem uma pessoa possuída por um espirito imundo, ao contrário, sempre se procura fazer um bom marketing da nossa Igreja mesmo porque, sempre achamos que todo bem supremo está lá, e que temos de combater o Espírito do Mal que está presente no mundo e na sociedade.
O evangelista São Marcos não ficou tentando "tapar o sol com a peneira", e afirma no texto que na sinagoga ( comunidade judaica) havia um homem possesso de um espírito imundo.
Mas de início ele fez um bom marketing, lá estava também o melhor de todos os pregadores: Jesus de Nazaré que ensinava com autoridade,  maravilhando a assembleia, que fazia comparação entre Jesus e os Escribas, concluindo que Jesus era um pregador coerente que vivia tudo o que pregava.
De um lado a presença de Jesus, Nosso Deus e Senhor, de outro aquele homem possuído por um Espírito impuro. Dizer que hoje também não é assim, estaríamos mentindo e enganando, temos as Fofocas , obra do Espírito Impuro, temos as calúnias e maledicências, obra do Espírito Impuro, temos as inimizades e divisões, obras do Espírito Imundo, temos as divisões e grupos fechados e sem comunhão com a Igreja, obra do Espírito Imundo. Temos adultérios, mentiras, disputas de cargos e concorrências, obra do espírito imundo, temos as Vaidades que desfilam na comunidade seus "Super Egos", sempre buscando aplauso e prestígio, isso é obra do Espírito Imundo.
Interessante porque as pessoas possessas do Espírito Impuro (manifestado nessas e em outras obras que elencamos)  são da comunidade, conhecem Jesus, sabem quem ele é e até, de boca para fora , testemunham que ele é de fato o Santo de Deus!
Mas Jesus o manda calar a boca e sair daquele homem. As nossas comunidades tem poder e autoridade para fazer calar as forças do mal e elimina-las do coração e da vida das pessoas, ou nos deixamos dominar por elas? Jesus apresenta um ensinamento novo e feito sempre com autoridade. Se pregarmos velharias cheirando a mofo, e não interpretamos a Santa Palavra de Deus na Vida do Povo, com a força do Espírito Santo, vamos continuar a ter que engolir os Espíritos Impuros que hoje deitam e rolam em muitas comunidades cristãs.....sem serem incomodados. (Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário