Dia 25 de Outubro de 2017
Evangelho de Lc12,39-48
É importante conscientizarmos, de que o nosso tempo de vida terrena, é curto, e que este tempo, deve ser bem aproveitado, pois ele é único espaço, que Deus nos concede, para construirmos aqui na terra, a nossa morada definitiva.
Não basta estar vivo, precisamos saber viver, viver do jeito de Jesus, sem fugirmos das cruzes, sem buscarmos atalhos, para encurtar o caminho!
Viver é a única oportunidade, que Deus nos concede, para buscarmos em Jesus, o nosso encontro definitivo com Ele!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, continua nos alertando sobre a importância de estarmos sempre vigilantes.
“Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes. ” Pedro, o discípulo que não guardava dúvidas, e por isso nos ajudou muito, pergunta a Jesus: “Senhor, tu contas essa parábola para nós ou para todos? Jesus responde com outro pergunta; “ Quem é o administrador que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? ”Com essas palavra, Jesus diz, que aquela parábola, era endereçada primeiramente a eles, os discípulos, especialmente à Pedro, que mais tarde, seria o administrador, um líder à serviço do povo de Deus!
Hoje, esta parábola, é endereçada, a cada um de nós; discípulo missionário, todos nós, somos administradores do que é de Deus, exercendo algum tipo de liderança, e como tal, precisamos nos conscientizar de que ser líder, não é privilégio, ser líder, é missão, é serviço. Um líder não se destaca pela sua autoridade e sim, pelo o seu amor a Jesus, transformado em serviço.
“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido!”
A responsabilidade de quem conhece a palavra de Deus, é muito maior do que daqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-la! Quem tem o conhecimento desta palavra, tem o dever de administrar bem, o que é de Deus.
É importante lembrarmos: Seremos muito mais cobrados, pelo o que deixamos de fazer, do que pelo o que fizemos de errado. Os erros, temos como repará-los, ainda que seja nos últimos momentos da nossa vida. Já, o bem que deixamos de fazer, no momento que precisaria ser feito, não tem volta.
A vida cristã, é algo sério, envolve compromisso, na família, no trabalho, na escola, na sociedade. Teremos que prestar contas a Deus, de todos os nossos atos, e esta prestação de conta, pode acontecer a qualquer momento. Daí a importância de estarmos o tempo todo em vigilância, para não sermos pegos de surpresa.
Jesus compara o “ficar preparado,” com a postura de um empregado, que mesmo sem saber a hora que o patrão irá chegar, ele está sempre de prontidão, para servi-lo!
Estar atento, vigilante, não significa ficar parado, resguardado, pelo o contrário, nós devemos esperar pela a segunda vinda de Jesus, na alegria, no exercício da nossa missão, no lugar onde Deus nos plantou para produzir frutos!
É servindo ao outro, é partilhando a vida, que estaremos nos preparando para o nosso encontro definitivo com o Pai, um encontro, que pode acontecer a qualquer momento.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Boa tarde. Mais uma vez venho elogiar as homilias diárias feitas por vocês, missionários de Deus, e que nos trazem um bom esclarecimento da leitura do evangelho.
ResponderExcluir