Dia 17 de Agosto de 2017
Evangelho de Mt 18,21-19,1
Quantos de nós, fazemos questão de dizer, que somos cristãos, seguidores de Jesus, quando na prática, agimos de forma contrária a Dele! Até rezamos a oração do Pai Nosso, pedindo perdão a Deus pelas as nossas faltas, mas não cumprimos o que prometemos a Ele nesta oração, não perdoamos as pessoas que nos ofenderam.
A falta de perdão interrompe o nosso relacionamento com Deus, mas não fecha o seu coração de Pai, que espera pacientemente pelo o nosso retorno.
Jesus, com o seu exemplo, nos ensinou o caminho que nos levará a perdoar, quando na cruz, Ele pronunciou estas palavras: “Pai perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo.”( Lc 23,34).
Quando sentirmos dificuldades em perdoar alguém, lembremo-nos deste grande exemplo de Jesus, e com certeza, o nosso coração se abrirá ao perdão.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Pedro, aproxima-se de Jesus e faz a Ele uma pergunta: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Para um entendimento melhor, Jesus conta a parábola do servo cruel, a história de um servo, que mesmo sendo perdoado pelo o rei, não perdoou ao seu devedor e por isso foi duramente castigado.
Com esta história, Jesus adverte Pedro e também nós: “É assim que meu Pai fará convosco, se cada um, não perdoar de coração ao seu irmão.”
Quem não está aberto ao perdão, não deveria rezar a oração o Pai Nosso, pois uma prece, sem compromisso, é vazia, não chega a Deus. Perdoar o irmão que nos ofendeu, é condição para que sejamos perdoados por Deus.
Sabemos que não é fácil perdoar, mas se recorrermos a Deus, com certeza, Ele nos ajudará a vencer esse desafio.
O perdão é uma questão de decisão, de humildade, exercitá-lo, é reconhecer que não somos modelos de perfeição, que também falhamos. É reconhecendo, que somos falhos, que vamos relevar a falha do outro!
A falta de perdão nos faz mal, fecha o nosso coração à graça de Deus, enquanto que o perdão nos traz uma sensação de bem estar, uma paz interior!
Perdão é libertação, liberta quem dá, e quem o recebe. Que tal, despirmos do nosso orgulho, para vivermos esta libertação?
É perdoando o irmão, que seremos perdoados pelo o Pai.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirJOSÉ RAMOS
ResponderExcluirQUE BELÍSSIMA REFLEXÃO, O SENHOR TE ABENÇOE, E QUE O ESPIRITO SANTO CONTINUE TE ESPIRANDO PARA LEVAR ESTAS BELAS MENSAGENS AOS CORAÇÕES DAS PESSOAS.