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Agosto 2017
Lectio
Primeira leitura: 1 Tessalonicenses 2, 1-8
1Irmãos, vós próprios bem sabeis que não foi
vã a nossa estadia entre vós; 2mas, tendo sofrido e sido insultados em Filipos,
como sabeis, sentimo-nos encorajados no nosso Deus a anunciar-vos o Evangelho
de Deus no meio de grande luta. 3É que a nossa exortação não se inspirava nem
no erro, nem na má fé, nem no engano. 4Como fomos postos à prova por Deus para
nos ser confiado o Evangelho, assim falamos, não para agradar aos homens mas a
Deus, que põe à prova os nossos corações. 5Por isso, nunca nos apresentámos com
palavras de adulação, como sabeis, nem com pretextos de ambição. Deus é
testemunha. 6Nem procurámos glória da parte dos homens, nem de vós, nem de
outros. 7Quando nos poderíamos impor como apóstolos de Cristo, fomos, antes,
afectuosos no meio de vós, como uma mãe que acalenta os seus filhos quando os alimenta.
8Tanta afeição sentíamos por vós, que desejávamos ardentemente partilhar
convosco não só o Evangelho de Deus mas a própria vida, tão queridos nos éreis.
Paulo lembra aos Tessalonicenses as
dificuldades que encontrou para lhes anunciar o Evangelho. Como era seu
costume, o Apóstolo começou por ir à sinagoga anunciar a Boa-Nova de Cristo.
Alguns judeus acolheram a fé. Mas outros montaram contra ele e contra Silas,
seu companheiro, um motim. O povo em fúria assaltou a casa de Jasão, à procura
dos missionários. Como não os encontrassem, arrastaram Jasão à presença das
autoridades, impressionando-as de tal modo que só foi libertado mediante uma
caução.
Depois, o Apóstolo lembra a sinceridade e a honestidade com que anunciou o Evangelho. Havia muitos que se apresentavam “em nome da verdade”, a anunciar que o fim estava próximo, e a propor um qualquer caminho de salvação. Paulo afirma-se diferente desses filósofos ambulantes, pseudo-profetas: «a nossa exortação não se inspirava nem no erro, nem na má fé, nem no engano» (v. 3). Manifesta afecto pelos Tessalonicenses, mas pretende, sobretudo, agradar a Deus: «Falamos, não para agradar aos homens mas a Deus» (v. 4). O Apóstolo tem por modelo Cristo, e Cristo crucificado. Por isso, entrega-se a si mesmo ao ministério que lhe foi confiado, ao serviço da comunidade, sem nada reservar para si.
Depois, o Apóstolo lembra a sinceridade e a honestidade com que anunciou o Evangelho. Havia muitos que se apresentavam “em nome da verdade”, a anunciar que o fim estava próximo, e a propor um qualquer caminho de salvação. Paulo afirma-se diferente desses filósofos ambulantes, pseudo-profetas: «a nossa exortação não se inspirava nem no erro, nem na má fé, nem no engano» (v. 3). Manifesta afecto pelos Tessalonicenses, mas pretende, sobretudo, agradar a Deus: «Falamos, não para agradar aos homens mas a Deus» (v. 4). O Apóstolo tem por modelo Cristo, e Cristo crucificado. Por isso, entrega-se a si mesmo ao ministério que lhe foi confiado, ao serviço da comunidade, sem nada reservar para si.
Evangelho: Mateus 23, 23-26
Naquele tempo, disse Jesus 23Ai de vós,
doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do
funcho e do cominho e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a
misericórdia e a fidelidade! Devíeis praticar estas coisas, sem deixar aquelas.
24Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! 25Ai de vós,
doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do
prato, quando por dentro estão cheios de rapina e de iniquidade! 26Fariseu
cego! Limpa antes o interior do copo, para que o exterior também fique limpo.
A religião é uma questão de interioridade, de
coração, na relação com Deus e com o próximo. Se assim não for, converte-se em
algo de acrescentado e sobreposto ao homem, algo que esmaga e asfixia, que
escraviza. Por isso, Jesus pronuncia mais dois «Ai de vós» contra o legalismo
exterior dos doutores da lei e dos fariseus e escribas, que os leva a desprezar
o essencial da lei: «a justiça, a misericórdia e a fidelidade!» (v. 23). Também
estes são «guias cegos», que se perdem em formalidades: «filtrais um mosquito e
engolis um camelo!» (v. 24) – diz Jesus, esquecendo que, o mais importante, é ter
o «coração puro»: «limpais o exterior do copo e do prato, quando por dentro
estão cheios de rapina e de iniquidade!» (v. 25). Só a pureza do coração
permite ver a Deus (cf. Mt 5, 8).
Meditatio
«Tendo sofrido e sido insultados em Filipos,
como sabeis, sentimo-nos encorajados no nosso Deus a anunciar-vos o Evangelho
de Deus no meio de grande luta», escreve Paulo aos Tessalonicenses (v. 2).
Foram muitas as situações difíceis e as perseguições que teve de enfrentar.
Paulo fala delas nas suas cartas e, concretamente, no texto que hoje escutamos.
Lucas, nos Actos dos Apóstolos, também recorda várias situações difíceis por
que passou Paulo. Em Filipos, Paulo e os seus companheiros foram presos, espancados,
encarcerados: «A multidão amotinou-se contra eles; e os estrategos,
arrancando-lhes as vestes, mandaram-nos açoitar. Depois de lhes terem dado
muitas vergastadas, lançaram-nos na prisão, recomendando ao carcereiro que os
tivesse sob atenta vigilância. Ao receber tal ordem, este meteu-os no calabouço
interior e prendeu-lhes os pés no cepo» (vv. 22-24). Enquanto, durante a noite,
Paulo e Silas cantavam hinos de acção de graças a Deus pela perseguição e pelo
sofrimento por que passavam, foram libertados, graças a uma intervenção
especial, um terramoto. Muitas vezes, aqueles que têm uma missão e encontram
graves dificuldades, desanimam. Não foi o caso de Paulo: «sentimo-nos
encorajados no nosso Deus», escreve o Apóstolo (v. 2). Paulo conhece a sua
fragilidade e, por isso, reconhece que a sua coragem, e a sua integridade moral
são um dom de Deus. É por isso que dá graças.
«Como fomos postos à prova por Deus para nos ser confiado o Evangelho, assim falamos» (v. 4), escreve Paulo. Há quem, em vez de «postos à prova», traduza a expressão original de outros modos como “tornados dignos”, “qualificados”. A. Vanhoye prefere “qualificados”. Antes de confiar um ministério a alguém, Deus prova-o, e, por meio da provação, melhora-o, torna-o capaz de cumprir a missão que lhe confia. Qualificado por Deus, Paulo está preocupado em permanecer nas disposições que Deus lhe deu, sem cair na adulação, na ambição, em manobras ambíguas, que seriam indignas do Evangelho. Por outro lado, Paulo empenha-se generosamente, com toda a sua afectividade no ministério apostólico. Não é como alguém que exerce uma função, mas vive como lhe apetece. A sua vida é coerente com o Evangelho que prega com todo o entusiasmo. Trata aqueles a quem se dirige com todo o respeito e afecto, como uma mãe trata os seus filhos: «Quando nos poderíamos impor como apóstolos de Cristo, fomos, antes, afectuosos no meio de vós, como uma mãe que acalenta os seus filhos quando os alimenta» (v. 7). Paulo usa um amor paterno e materno para com as comunidades que fundou: «Tanta afeição sentíamos por vós, que desejávamos ardentemente partilhar convosco não só o Evangelho de Deus mas a própria vida, tão queridos nos éreis» (v. 8). O afecto de Paulo é oblativo, é generoso. Está disposto a dar a vida por aqueles que ama.
Que belos exemplos e estímulos recebemos do Apóstolos dos gentios.
«Como fomos postos à prova por Deus para nos ser confiado o Evangelho, assim falamos» (v. 4), escreve Paulo. Há quem, em vez de «postos à prova», traduza a expressão original de outros modos como “tornados dignos”, “qualificados”. A. Vanhoye prefere “qualificados”. Antes de confiar um ministério a alguém, Deus prova-o, e, por meio da provação, melhora-o, torna-o capaz de cumprir a missão que lhe confia. Qualificado por Deus, Paulo está preocupado em permanecer nas disposições que Deus lhe deu, sem cair na adulação, na ambição, em manobras ambíguas, que seriam indignas do Evangelho. Por outro lado, Paulo empenha-se generosamente, com toda a sua afectividade no ministério apostólico. Não é como alguém que exerce uma função, mas vive como lhe apetece. A sua vida é coerente com o Evangelho que prega com todo o entusiasmo. Trata aqueles a quem se dirige com todo o respeito e afecto, como uma mãe trata os seus filhos: «Quando nos poderíamos impor como apóstolos de Cristo, fomos, antes, afectuosos no meio de vós, como uma mãe que acalenta os seus filhos quando os alimenta» (v. 7). Paulo usa um amor paterno e materno para com as comunidades que fundou: «Tanta afeição sentíamos por vós, que desejávamos ardentemente partilhar convosco não só o Evangelho de Deus mas a própria vida, tão queridos nos éreis» (v. 8). O afecto de Paulo é oblativo, é generoso. Está disposto a dar a vida por aqueles que ama.
Que belos exemplos e estímulos recebemos do Apóstolos dos gentios.
Oratio
Pai santo, dá-me um
coração semelhante ao de Paulo, um coração semelhante ao de Cristo, um coração que saiba unir a santidade e a caridade. Dá-me integridade pessoal, a perfeita pureza de intenção, a ausência de manobras ambíguas, para que possa caminhar na santidade, e empenhar-me, com todo o meu afecto, no serviço dos irmãos. Que todos, na Igreja, possamos compreender que a santidade não reduz o coração, mas o expande e lhe permite dar tudo para testemunhar a caridade de Cristo. Amen.
coração semelhante ao de Paulo, um coração semelhante ao de Cristo, um coração que saiba unir a santidade e a caridade. Dá-me integridade pessoal, a perfeita pureza de intenção, a ausência de manobras ambíguas, para que possa caminhar na santidade, e empenhar-me, com todo o meu afecto, no serviço dos irmãos. Que todos, na Igreja, possamos compreender que a santidade não reduz o coração, mas o expande e lhe permite dar tudo para testemunhar a caridade de Cristo. Amen.
Contemplatio
S. Paulo… começa a pregar a divindade de
Jesus Cristo. Será um dos mais poderosos apóstolos pela palavra e pelo
sofrimento. «Escolhi-o, dizia Nosso Senhor, para levar o meu nome diante das
nações e dos reis e dos filhos de Israel, e hei-de mostrar-lhe quanto terá de
sofrer pelo meu nome». A sua conversão e a sua vocação são devidas à
misericórdia do Coração de Jesus. O Coração de Jesus ama as almas ardentes,
zelosas, dedicadas. Mas a oração de Santo Estêvão contribuiu para estas grandes
graças. Santo Estêvão rezava pelos seus perseguidores, entre os quais S. Paulo
era o mais ardente. Se soubermos rezar e sofrer pelas almas, obteremos grandes
graças, ilustres conversões, vocações poderosas. Ofereçamos as nossas orações,
as nossas cruzes, os nossos sofrimentos ao Coração de Jesus para que envie à
sua Igreja, nestes tempos difíceis, apóstolos poderosos em palavras e em obras.
(Pe. Dehon, OSP 3, p. 90s.).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a Palavra:
«Falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus» (1 Ts 2, 4).
«Falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus» (1 Ts 2, 4).
Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.
ResponderExcluirJoão Antonio Lobrigatti.
ResponderExcluirGostaria de saber porque às vezes a liturgia diária dos dehonianos é diferente das outras.
O aprofundamento bíblico nos faz crescer na fé e por conseguinte praticar e viver os ensinamentos de Cristo vivo.
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