Dia 20 de Julho de 2017
Evangelho de Mt11, 28-30
Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, muitos, vão sendo deixados para trás, por não dar conta, de carregar pesados fardos, colocados em seus ombros, por uma sociedade que valoriza o ter e despreza o ser. E assim, muitos irmãos, vão amargando o dissabor de ver seus sonhos sendo diluídos pelas as injustiças.
Nos dias de hoje, quem de nós não sente cansado diante de tantas injustiças?
Somos acometidos, constantemente por dois tipos de cansaço: o cansaço físico e o mental. O cansaço, físico, podemos eliminar facilmente, basta uma boa noite de sono, já o cansaço mental, esse, nos consome, pois é um cansaço fatigante, que nos tira o ânimo, que rouba a nossa paz.
Para os que estão sendo massacrados pelas as injustiças sociais, como os desempregados, os que dependem da saúde pública, o cansaço mental já tornou crônico.
É muito estressante, ver todos os dias nos noticiários, o crescimento da violência, a corrupção assolando o povo, matando o sonho de tantas pessoas, privando-as do direito a uma vida digna.
Somos na grande maioria, um povo cansado, cansado de tantas promessas, de sermos enganados por aqueles que deveriam zelar pelo o bem comum.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus se mostra sensível perante todos os que sofrem deste cansaço mental, os que já não estão dando conta, de carregar seus fardos.
Jesus tem o olhar voltado para os pequenos, os pobres, estes, são os que mais sofrem as consequências das injustiças cometidas pelos os que detêm o poder. Ele vem trazer a estes, uma grande consolação, convidando-os a um descanso Nele! “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso.”
Descansar em Jesus é sentir-se num oásis repousante, bebendo da água viva que só Ele pode nos dar! O que não significa, comodidade, isenção de responsabilidade, aceitação das injustiças, pelo contrário, é no descanso em Jesus, que repomos as nossas energias para lutar contra todo tipo de Injustiça.
Com Jesus, o nosso fardo torna leve, Nele, adquirimos a fortaleza, dentro de um espírito de mansidão e de humildade.
A mansidão, nos torna pessoas pacíficas, compreensivas, o que não significa aceitação das injustiças.
Ter um espírito de mansidão nos faz sentir a vida mais leve, pois a mansidão nos leva a raciocinar, a enxergar possibilidades pela frente.
Tomar o julgo de Jesus, é aderir ao seu reino, um reino implantado na Justiça. Onde há justiça, há leveza, ninguém é subjugado, há vida digna para todos.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirBom dia meus queridos irmãos e irmãs JESUS se sensibiliza com os nossos sofrimentos e tribulações e nos convida no dia de hoje descansar em seus braços, derramar em nossas vidas a sua paz, a todos um dia abençoado ,amém.
ResponderExcluirBom dia meus queridos irmãos e irmãs JESUS se sensibiliza com os nossos sofrimentos e tribulações e nos convida no dia de hoje descansar em seus braços, derramar em nossas vidas a sua paz, a todos um dia abençoado, amém.
ResponderExcluirEu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.
ResponderExcluirTodos os dias de nossas vidas levamos um fardo pesado, e penoso no cotidiano da vida.
ResponderExcluirMas nós temos de orar, rezar e nos entregar a Jesus, pois nele encontramos a leveza dos nossos fardos sob nossos ombros, e se entegar a Jesus é ter com ele em oração e suplicas e ser caridoso com os irmãos. AMÉM.