13 Maio 2017
4ª Semana – Sábado
Lectio
Primeira leitura: Actos 13, 44-52
44No segundo sábado em que Paulo e Barnabé
estiveram em Antioquia da Pisídia, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a
palavra do Senhor. 45A presença da multidão encheu os judeus de inveja, e
responderam com blasfémias ao que Paulo dizia. 46Então, desassombradamente,
Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia
ser anunciada. Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida
eterna, voltamo-nos para os pagãos,
47pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a
salvação até aos confins da Terra.» 48Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 50Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
47pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a
salvação até aos confins da Terra.» 48Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 50Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
É breve o intervalo que separa o discurso de
Paulo em Antioquia e a continuação do seu ensino, no sábado seguinte, na sinagoga.
Mas este intervalo tem por fim mostrar o interesse que a pregação do Apóstolo
desperta entre judeus e pagãos. Querem ouvir mais, e Paulo exorta-os a
permanecerem na graça de Deus, isto é, na escuta do Evangelho. De facto, no
sábado seguinte «quase toda a cidade» (v. 44) acorre a escutar a Palavra de
Deus. Mas os judeus encheram-se de inveja e «judeus incitaram as senhoras
devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade» contra Paulo e
Barnabé, que são expulsos do território. É nesse momento que se dá a separação
definitiva entre o Evangelho e o Judaísmo.
Paulo reafirma o direito dos judeus a serem evangelizados antes de mais ninguém… Mas, uma vez que recusavam o evangelho, era a vez de o anunciarem aos pagãos. Em Antioquia, os missionários declaram que se voltam para os pagãos, não só por causa da recusa dos judeus, mas também por causa das palavras de Isaías que fala da luz para todos os povos (49, 6). Os cristãos são herdeiros do destino glorioso que estava reservado a Israel, que se tornou incapaz de o realizar, uma vez que recusou Jesus Cristo. Lucas termina a narrativa de um modo positivo: «Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo» (v. 52).
Paulo reafirma o direito dos judeus a serem evangelizados antes de mais ninguém… Mas, uma vez que recusavam o evangelho, era a vez de o anunciarem aos pagãos. Em Antioquia, os missionários declaram que se voltam para os pagãos, não só por causa da recusa dos judeus, mas também por causa das palavras de Isaías que fala da luz para todos os povos (49, 6). Os cristãos são herdeiros do destino glorioso que estava reservado a Israel, que se tornou incapaz de o realizar, uma vez que recusou Jesus Cristo. Lucas termina a narrativa de um modo positivo: «Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo» (v. 52).
Evangelho: João 14, 7-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«7Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis,
pois estais a vê-lo.» 8Disse-lhe Filipe:
«Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» 9Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? 10Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. 11Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim;
«Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» 9Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? 10Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. 11Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim;
crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
12Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu
realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai, 13e o que
pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória
do Pai. 14Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei.»
«Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!».
Jesus, no quarto evangelho, fala frequentemente da sua relação com o Pai, da
sua união com Ele, do facto de ter sido enviado por Ele. Os discípulos, agora
representados por Filipe, queriam algo mais: uma visão directa do Pai. Mas esse
desejo estava em contradição com aquilo que já nos aparece no prólogo de João:
«A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do
Pai, foi Ele quem o deu a conhecer» (Jo 1, 18). Mas os discípulos não souberam
reconhecer na presença visível do seu Mestre as palavras e as obras do Pai (cf.
v. 9) porque, para ver o Pai no Filho, é preciso acreditar na união recíproca
que existe entre ambos. Só pela fé se reconhece a mútua imanência entre o Jesus
e o Pai. Por isso, a única coisa que havemos de pedir é a fé, esperando
confiadamente esse dom. Jesus ao apelar para a fé, apoia os seus ensinamentos
em duas razões: a sua autoridade pessoal, tantas vezes experimentada pelos
discípulos, e o testemunho das suas obras (cf. v. 11).
A obra de Jesus, inaugurada pela sua missão de revelador, é apenas um começo. Os discípulos hão-de continuar a sua missão de salvação, farão obras iguais e mesmo superiores às suas. Jesus quer mesmo dar coragem, aos seus e a todos os que hão-de acreditar n´Ele, para que se tornem participantes convictos e decididos na sua própria missão.
A obra de Jesus, inaugurada pela sua missão de revelador, é apenas um começo. Os discípulos hão-de continuar a sua missão de salvação, farão obras iguais e mesmo superiores às suas. Jesus quer mesmo dar coragem, aos seus e a todos os que hão-de acreditar n´Ele, para que se tornem participantes convictos e decididos na sua própria missão.
Meditatio
Jesus falou muito do Pai. Filipe entusiasmou-se
e pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai. Mas o Senhor respondeu-lhe: «Quem me
vê, vê o Pai». Filipe queria ver o Pai, mas não conseguiu vê-lo em Jesus. Ao
contemplar o Mestre ficou pela realidade externa, não conseguindo atingir o
interior, a sua realidade íntima, com o olhar penetrante da fé. O verbo «ver»,
para João, indica duas ordens de realidades: a do sinal visível (a realidade
natural) e o da glória do Verbo (realidade sobrenatural).
«Quem me vê, vê o Pai… Eu estou no Pai e o Pai está em mim». Jesus é a revelação de amor, de um amor generoso que quer espalhar-se sem limites, que não tem ciúmes: «quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas» (v. 12). Nós pensaríamos que, sendo Jesus o Filho de Deus vindo ao mundo, é a Ele que pertence fazer as obras maiores. Mas não é essa a lógica do amor de Deus, que é generoso e enriquece de modo ilimitado aqueles nos quais se derrama.
Deus não tem ciúmes. Mas os judeus têm-nos. É o que nos mostra a página dos Actos que hoje escutamos. Quando vêem a multidão, que o discurso de Paulo atraiu, enchem-se de inveja. A mensagem deve ser reservada para eles, é seu privilégio. Ao verem que era oferecida a «quase toda a cidade» organizaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé. Os judeus não toleravam que a fé fosse oferecida também aos pagãos. Mas Deus não cede e, Paulo, atento à vontade de Deus (cf. v. 47), declara: «Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indign
os da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos».
Há que alegrar-nos com o bem dos outros, para estarmos com o Senhor.
Quando vemos o bem que Deus faz a outros, não há que ficar invejosos, mas que dar graças.
«Quem me vê, vê o Pai… Eu estou no Pai e o Pai está em mim». Jesus é a revelação de amor, de um amor generoso que quer espalhar-se sem limites, que não tem ciúmes: «quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas» (v. 12). Nós pensaríamos que, sendo Jesus o Filho de Deus vindo ao mundo, é a Ele que pertence fazer as obras maiores. Mas não é essa a lógica do amor de Deus, que é generoso e enriquece de modo ilimitado aqueles nos quais se derrama.
Deus não tem ciúmes. Mas os judeus têm-nos. É o que nos mostra a página dos Actos que hoje escutamos. Quando vêem a multidão, que o discurso de Paulo atraiu, enchem-se de inveja. A mensagem deve ser reservada para eles, é seu privilégio. Ao verem que era oferecida a «quase toda a cidade» organizaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé. Os judeus não toleravam que a fé fosse oferecida também aos pagãos. Mas Deus não cede e, Paulo, atento à vontade de Deus (cf. v. 47), declara: «Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indign
os da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos».
Há que alegrar-nos com o bem dos outros, para estarmos com o Senhor.
Quando vemos o bem que Deus faz a outros, não há que ficar invejosos, mas que dar graças.
Infelizmente nas comunidades cristãs, e até
mesmo nas comunidades religiosas, também nascem inimizades geralmente causadas
pela mesquinhez, pela tacanhez de espírito, pelo ciúme e pela inveja. São
inimizades que provocam muito sofrimento em quem delas é objecto, sem culpa.
Valem, então, as palavras de Jesus: “Amai os vossos inimigos, fazei bem àqueles
que vos odeiam (ou que, sem um verdadeiro ódio, são invejosos, ciumentos),
bendizei aqueles que vos amaldiçoam (no sentido de que falam mal de vós), rezai
por aqueles que vos maltratam (não fisicamente, mas moralmente) (Lc 6, 27-28).
“Para que sejais filhos do vosso Pai celeste, que faz nascer o sol para os bons
e para os maus, e manda a chuva para os justos e os injustos… Sede, portanto,
perfeitos como é perfeito o Pai celeste” (Mt 5, 45-46).
Oratio
Senhor, dá-me aquela abertura de coração que é
fonte de alegria perene, que é dom de amor generoso, que se alegra com o bem e
com a felicidade dos outros, com todo o bem que há no mundo. Dá-me também
aquele olhar penetrante da fé que me permite observar a tua presença e acção no
mundo. Ensina-me a ler os sinais dos tempos para que não oscile entre o
pessimismo e o optimismo. Ensina-me a arte do discernimento, para que Te veja
onde actuas e como actuas. Purifica o meu coração, para que me deixe guiar, não
pelos meus estados de espírito, mas pela tua luz, que me mostra onde estás.
Então poderei tornar-me teu colaborador na obra da redenção que realizas no
coração do mundo, e amar-Te como queres e tens direito a ser amado. Amen.
Contemplatio
«Se me tivésseis conhecido como devíeis, diz
Jesus, teríeis também conhecido o meu Pai, porque o meu Pai e eu somos um; mas
em breve o conhecereis, ao receberdes o Espírito Santo, e já, ao me verdes, o
vistes.
– Senhor, disse-lhe Filipe, mostrai-nos o Pai celeste, por alguma visão miraculosa, e isso nos basta. –
O quê? diz-lhe Jesus, com uma doce censura, há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheceis? Não sabeis ainda que eu sou o Filho único e consubstancial do Pai? Filipe, quem me vê, vê também o Pai, e não tem necessidade de outra revelação, porque o Pai e eu somos um só na unidade da essência divina. Como dizeis então: Mostrai-nos o Pai? Não credes que eu estou no Pai e que o meu Pai está em mim? As palavras, que vos digo, não as digo de mim mesmo; elas não são o fruto de uma inteligência humana; e os milagres que eu faço são a obra de meu Pai que permanece em mim. São a prova da minha missão e da minha natureza divina. Não credes que eu estou no meu Pai e que o meu Pai está em mim? Ainda uma vez, se não crerdes nas minhas palavras, crede ao menos por causa das obras que faço».
– Somos cegos como os apóstolos. Vendo as obras de Nosso Senhor, deveríamos ver
claramente que é o nosso Deus (Leão Dehon, OSP 3, 448).
– Senhor, disse-lhe Filipe, mostrai-nos o Pai celeste, por alguma visão miraculosa, e isso nos basta. –
O quê? diz-lhe Jesus, com uma doce censura, há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheceis? Não sabeis ainda que eu sou o Filho único e consubstancial do Pai? Filipe, quem me vê, vê também o Pai, e não tem necessidade de outra revelação, porque o Pai e eu somos um só na unidade da essência divina. Como dizeis então: Mostrai-nos o Pai? Não credes que eu estou no Pai e que o meu Pai está em mim? As palavras, que vos digo, não as digo de mim mesmo; elas não são o fruto de uma inteligência humana; e os milagres que eu faço são a obra de meu Pai que permanece em mim. São a prova da minha missão e da minha natureza divina. Não credes que eu estou no meu Pai e que o meu Pai está em mim? Ainda uma vez, se não crerdes nas minhas palavras, crede ao menos por causa das obras que faço».
– Somos cegos como os apóstolos. Vendo as obras de Nosso Senhor, deveríamos ver
claramente que é o nosso Deus (Leão Dehon, OSP 3, 448).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Quem crê em mim fará obras maiores do que estas» (Jo 14, 12)».
«Quem crê em mim fará obras maiores do que estas» (Jo 14, 12)».
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