3 de Maio de 2017
Cor: Vermelho
Evangelho - Jo
14,6-14
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé:
6"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
7Se vós me conhecêsseis,
conheceríeis também o meu Pai.
E desde agora o conheceis e o vistes".
8Disse Filipe:
"Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"
9Jesus respondeu:
"Há tanto tempo estou convosco,
e não me conheces, Filipe?
Quem me viu, viu o Pai.
Como é que tu dizes:
`Mostra-nos o Pai'?
10Não acreditas que eu estou no Pai
e o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo,
não as digo por mim mesmo,
mas é o Pai que, permanecendo em mim,
realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai
e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.
12Em verdade, em verdade vos digo,
quem acredita em mim
fará as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que estas.
Pois eu vou para o Pai,
13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei,
a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14Se pedirdes algo em meu nome,
eu o realizarei".
Palavra da Salvação. (CNBB).
Jesus é Deus. E é Ele mesmo quem o diz
neste Evangelho, por várias vezes.
1- Eu sou o Caminho, a Verdade e
a Vida. Somente através d'Ele e por Ele chegaremos a casa do
Pai. E Jesus disse que "Na casa de meu Pai há muitas
moradas."Isso que dizer que o número daqueles que podem e devem ser
salvos é ilimitado. Dessa forma, todos os seres humanos são chamados a
conversão e à salvação. Pois tem lugar para todos no Céu.
Mas onde é o Céu? Os astronautas já
varreram o espaço sideral e ninguém trouxe notícias de um lugar parecido com o
céu. Alguém já disse que o Céu é um estado de espírito. Essa afirmação não
parece muito convincente. Ora. Partindo do princípio que Maria foi elevada ao
Céu de corpo e alma, ela deve estar em um lugar sólido, visível, físico, que só
a Santíssima Trindade sabe. Quanto a nós, resta-nos esperar para ver. De uma
coisa temos certeza. O Céu existe porque foi o próprio Jesus quem o disse, e
para Deus nada é impossível!
2- Quem me viu, viu o Pai.
Jesus afirma categoricamente que Ele é o próprio Deus vivo no meio de nós. No
meio dos discípulos que o viam e o ouviam naquele momento histórico. Ele é a
mesma coisa que o Pai. Ele é o próprio Deus.
3- ...eu estou no Pai e o Pai está em
mim. Portanto, Jesus é pleno da mesma substância do Pai. Ele e o Pai
formam uma mesma pessoa, Ele é um prolongamento da pessoa de Deus Pai.
4- ...o Pai, que, permanecendo em
mim, realiza as suas obras. Jesus diz que sus palavras e ações são palavras
e ações do Pai que o enviou. Ele é, por assim dizer, um pedaço do Pai entre os
homens e as mulheres da Terra. Por que Deus permanece com Ele...
5-... eu estou no Pai e o Pai
está em mim. Mais uma vez, neste trecho do Evangelho, Jesus
repete para confirmar, que Ele e o Pai são uma única, uma mesma pessoa.
Portanto, Jesus é Deus. Acreditai, ao menos, por causa destas
mesmas obras. Jesus está falando dos seus milagres. Suas obras foram
os sinais, ou os milagres que ultrapassaram os 51 que foram escritos nos
Evangelhos de Lucas, Marcos, Mateus e João. Eles, os evangelistas, escreveram
apenas os milagres mais espetaculares. Não anotaram com detalhes, as inúmeras
curas realizadas por Jesus até tarde da noite de quase todos os dias. Na
realidade, o número dos milagres realizados por Jesus, ultrapassou mais de mil.
6- Em outra passagem do Evangelho, Jesus
afirma que: "A mim foi dado todo o poder no Céu e na Terra". Esse
poder ilimitado lhe foi dado pelo Pai, pois Ele, Jesus, é um prolongamento da
pessoa do mesmo Pai.
...quem acredita em mim fará as obras
que eu faço. Isso aconteceu com os apóstolos depois da ressurreição
de Jesus, quando eles saíram em campo para anunciar a palavra de Deus que lhes
fora ensinada pelo próprio Jesus. Eles realizaram muitos milagres, por terem
uma fé incondicional e irrestrita no Filho de Deus.
7-Eu e o Pai somos um. Jesus é
consubstancial ao Pai. Isto é, Jesus é constituído da mesma natureza, da mesma
substância que o Pai, com os mesmos poderes.
8-Aquele que me enviou está em mim. Isto
quer dizer que Jesus e o Pai são a mesma pessoa.
Caríssimos. Sabemos que
Jesus é o próprio Deus feito homem, que veio até nós para nos trazer o seu
Plano de Salvação para todos indistintamente de raça, cor, e posição econômica.
Jesus Cristo é eterno
assim como o Pai. Ele sempre existiu, e sempre habitou com Deus Pai.
Jesus tornou-se homem-Deus em concepção e surgimento entre nós pelo poder do
alto, morreu mais foi resgatado da morte e exaltado por Deus, e realizará o
juízo final.
Jesus, não obstante ter
sido conhecido por vários títulos,sobrepõe a toda e qualquer linha de
pensamento humano. Marxismo, esoterismo, islamismo, espiritismo, etc...
TÍTULOS CRISTOLÓGICOS
Analisando o significado dos títulos cristológicos, podemos concluir que sem
sombra de dúvida, o título mais significativo de Jesus, foi:
O FILHO DE DEUS - Este
título é considerado o mais sublime e mais característico de Jesus, pois ele
vem abranger todos os modos de ser de Jesus Cristo. Aquele que foi
pré-existente,o exaltado, o salvador, o enviado para a obra de reconciliação do
humano com o divino.
O SENHOR - KYRIOS -
Este título é frequentemente usado para designar Cristo no Novo Testamento. Foi
desenvolvido e aprofundado pela experiência da fé da Igreja primitiva. O título
de "Senhor" é na realidade da era medieval, e
portando advém da figura do senhor feudal, isto tendo em vista
que ele aparece nos escritos pós pascal.
O FILHO DO HOMEM - É
difícil explicar com clareza o significado do título: O FILHO DO HOMEM. E ao
que parece, nem as comunidades cristãs primitivas o haviam compreendido. Porque
se Jesus se encarnou no corpo da virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, e
José foi apenas um pai adotivo, e ainda se Jesus era Deus feito homem, então
por que a EXPRESSÃO FILHO DO HOMEM, às vezes usada pelo próprio Cristo?
Veja. Jesus fala do Filho do homem como se este fosse distinto da sua pessoa.
Então, fica claro que POR FILHO DO HOMEM, JESUS ESTÁ SE REFERINDO AO SEU LADO
HUMANO.
Acredita-se que o título Filho do Homem
foi atribuído a Jesus pelas comunidades cristãs que estavam em
desenvolvimento. É interessante que a expressão Filho do Homem aparece
muitas vezes no Antigo Testamento, porém com outro sentido. Como sinônimo de
homem. Exemplo: O profeta Ezequiel foi chamado por Deus, de filho do homem. Os
primeiros cristãos viram nessa imagem de filho do homem que desce glorioso dos
céus, se referindo ao próprio Cristo Ressuscitado.
CRISTO REI - Embora
Jesus tenha dito que o seu reino não era desse mundo, Ele mesmo afirmou que era
Rei quando lhe perguntaram: Tu és rei? Jesus respondeu: Tu o dizes. Ou, Tu
o dissestes.
Cristo vem do Grego,
Messias vem do Hebraico. Os dois títulos têm o mesmo sentido: O UNGIDO.
Os romanos escolheram
para o letreiro do tablete a ser colocado na cruz como forma de chacota, o
título de "rei" dos judeus.
I.N.R.I. (Iesus Nazareno, Rei dos Iudeus. Porque em hebraico
o "I" tem som se "J").
O MESSIAS - Israel
aguardava por muito tempo a vinda do Messias. Porém, as representações que o
povo fazia da figura ou pessoa do Messias não eram uniformes. Mas esperavam ver
o Messias, principalmente aquele que deveria trazer no nome e na autoridade de
Jesus, a solução prometida nas Escrituras, que Deus haveria de cumprir as suas
promessas de libertação do seu povo sofrido. Portanto, o povo esperava um
Salvador.
Messias porque traz o
Espírito de Deus, que convocou os homens para uma relação de Justiça e amor
fraterno. Lc2, 8-20 .
FILHO DE DAVI - Jesus é
designado como Filho de Davi, como podemos conferir em Rom. 1,3 e em 2
Sam 7,12 - 14. Porém, na prática ou na realidade, Jesus é o
Filho de Deus encarnado no corpo da Virgem Maria pelo poder do Espírito
Santo. José, embora seja descendente de Davi, não teve nenhuma
participação biológica na geração de Jesus. Então, por que o título
de Filho de Davi? Foi apenas um hábito cultural, baseado na suposta
descendência a partir de José, a idéia de Filho de Davi correu de boca em boca,
mais pelo fato da grande importância religiosa, política e administrativa do
rei Davi.
O SALVADOR - O povo
sofrido esperava pelo Salvador que o libertasse de suas opressões e seus
sofrimentos, principalmente aqueles derivados da dominação romana. Esperava-se
que Jesus trouxesse a libertação divina porisso designa-o como o
Salvador. Lc2,11 , Fl3,20 , Jo 4,42
Talvez muitos
contemporâneos de Jesus tenham se decepcionado quando Ele respondeu àquela
pergunta capciosa dos fariseus, sobre o pagamente do imposto a César. A
resposta de Jesus foi: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
E também quando Jesus disse: O meu reino não é desse mundo...A
maioria entendeu o significado das respostas de Jesus. Porém, é bem provável
que alguns não aceitaram nenhuma outra interpretação e tivessem ficado mesmo
decepcionados. Pois esperavam em Jesus, um salvador, um libertador à moda
daqueles tempos, que pegasse na espada e montado em um possante cavalo matasse
todos os opressores do povo oprimido. Para esses, Jesus teria "sartado de
banda", ou tirado o corpo fora, mediante as respostas acima citadas.
O MEDIADOR - Embora
Jesus tenha dito que "Eu e o Pai somos um" , Jesus veio
para ser o Mediador entre o nós e o Pai. O Mediador de Nova Aliança, um novo
acordo entre Deus e o seu povo. O Mediador entre os nossos clamores e a
misericórdia infinita do Pai. Por Isso Jesus disse: "Tudo o que pedires
ao Pai em meu nome Ele vos concederá" . É por isso que
todas as orações da Santa Missa terminam: Em nome de Jesus que convosco vive e
reina na unidade do Espírito santo, como deveriam ser também todas as nossas
orações.
O SANTO DE DEUS - O
santificado pelo Pai, Isto é, O enviado, O eleito de Deus, O consagrado e unido
a Ele de modoeminente.
Nós cremos e
reconhecemos que tu és o Santo de Deus (Jo 6,69)
O próprio demônio
reconhece Jesus como o Santo de Deus:Que queres de nós, Jesus nazareno?
Viestes para arruinar-nos? Sabemos quem tu és: O Santo de Deus. (Mc 1,24)
EMANUEL - Que significa
Deus conosco.
O PROFETA - Os
Evangelhos sinóticos afirmam de diversas formas que os contemporâneos de Jesus
viam n'Ele a figura de um profeta. Para João, a designação "o
profeta" é característica. Ela alude ao fato de que Deus prometeu suscitar
um profeta semelhante a Moisés.
O SUMO SACERDOTE -A
carta aos hebreus vê em Cristo o eterno Sumo Sacerdote, que ofereceu uma vez por
todas o verdadeiro sacrifício de expiação. Um holocausto pela remissão dos
nossos pecados. E esse sacrifício é oferecido todos os dias (menos na
sexta-feira santa) nas missas do mundo inteiro.
Meus irmãos, minhas
irmãs. Cristo existindo com natureza de Deus, não reteve para si a vanglória de
ser igual a Deus, porém, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, tomando a
natureza de escravo, (lavando os pés dos apóstolos), e fazendo-se semelhante
aos homens. (que tendes aí para comer?) .
E tendo sido em conta
de homem, humilhou-se ainda mais, feito obediente até a sua morte, e morte de
cruz. (Morte para criminosos).
Foi por isso
que Deus Pai o exaltou através da ressurreição e deu-lhe um nome que está acima
de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todos os joelhos no Céu e
na Terra... E toda íngua confesse " Jesus é o Senhor"...
Lembrando que por ser o Filho de Deus, Jesus passou em nós e para nós o
sentimento da fraternidade e igualdade. Lembrando ainda que Jesus garantiu: ”Vou preparar um lugar para vós" . Este é o desejo de Jesus. Porém, nem todos nós
vamos merecer esta sua promessa pelo uso errado da nossa liberdade enquanto
vivemos neste mundo de ilusões...
Cuidado com isso!
Tenha um bom dia. José
Salviano.
Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.
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