DOMINGO - EPIFANIA DO SENHOR - SOLENIDADE.
Dia 08 de Janeiro de 2017
Evangelho de Mt2, 1-12
Hoje, celebramos a solenidade da Epifania do Senhor, fechando assim, o ciclo do Natal!
Epifania significa a manifestação do Senhor! É a festa do encontro, quando Deus se deixa encontrar por aqueles que o procura!
O profeta Isaías diz: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.” (Is60,1) Os que deveriam acolher esta Luz a rejeitaram. Fariseus e mestres da lei, autoridades políticas e religiosas, não somente rejeitaram esta Luz, como também, quiseram eliminá-la. Ao contrário destes habitantes de Jerusalém, outros povos, representados pelos os Magos, vieram de outras Nações para se prostrarem diante esta luz! Eram pessoas pagãs, não tinham o conhecimento das Escrituras, mas instintivamente buscavam Deus, a maneira deles.
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos apresenta, narra o encontro dos Magos com o Rei do Universo!
Diz a tradição, que esses homens eram Reis, mas a Bíblia não confirma isso. O que se sabe, é que eles eram sábios, pessoas ligadas a astrologia.
Se eram Reis ou não, isso não importa, o importante, é a lição que eles nos passam; mesmo sendo pessoas importantes, se fizeram peregrinos, deixando a astrologia, deixando tudo para irem ao encontro do astro Maior, o menino Deus!
Ao chegarem em Jerusalém, o centro dos poderes políticos e religiosos os Magos depararam com o grande inimigo do Rei que acabara de Nascer em Belém: O rei Herodes, que tentou enganá-los, se dizendo desejoso de conhecer o novo Rei dos Judeus. Os Magos queriam encontrar o Rei dos Judeus para adorá-lo, Herodes, queria encontrá-lo para eliminá-lo, o que ele tentou fazer posteriormente, mandando matar todas as criancinhas de dois anos para baixo. No final, deste episódio é Herodes que acaba sendo enganado por aqueles homens, que ao voltarem para suas terras, tomam outro caminho, deixando o inimigo de Jesus furioso.
Vindos de terras distantes, os Magos, certamente, enfrentaram muitas dificuldades pelo o caminho até chegarem a Jesus. Uma viagem longa, sem muitas informações, dizem que este percurso durou aproximadamente nove meses, o tempo da gestação de Jesus. Guiados por um sinal luminoso, eles tinham tanta certeza que encontrariam o menino, o qual eles deveriam adorar, que até levaram presentes de grandes significados para oferta-lo: ouro para o Rei, Incenso para o Divino, Mirra, para o humano. Mesmo sem conhecerem as escrituras, eles sabiam que Jesus era Rei, que era Deus e que era humano. Enquanto que muitos que conheciam a fundo as escrituras, o rejeitaram.
Muitos de nós, percorremos por longos caminho para chegar a Jesus, não, um caminho físico, como fizeram os Magos, mas um caminho às vezes difícil, porque implica em renuncias desapegos, em eliminar muitas coisas nocivas que alimentamos dentro de nós e que nos distancia Dele.
Ao contrário dos Magos que procuravam por Jesus sem muitas informações nós, hoje, temos muitas informações sobre onde e como encontrar Jesus, se não o encontramos, é porque não o buscamos de fato. Podemos encontrar Jesus nas leituras Bíblicas, na Eucaristia e principalmente na pessoa do irmão que sofre, é nestas pessoas que Jesus gosta de se fazer mais presente...
Os Magos do Oriente, fala-nos de perseverança, de unidade, de busca e de encontro, chamando a nossa atenção sobre a importante de sermos perseverantes nas nossas buscas, e respeitosos com as diferenças religiosas.
Não podemos esquecer, de que todos são acolhidos por Deus igualmente. Deus não exige identificação de ninguém, Ele acolhe a todos que o busca em Jesus, independente de suas crenças, de suas religiões...
“Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.” Naturalmente, Maria toda feliz mostrou o Menino Jesus aos visitantes. Este foi o momento exato da Epifania do Senhor, o momento em que o Filho de Deus é apresentado ao mundo, na pessoa dos Magos.
Podemos redesenhar esta cena, nos colocando juntos dos Magos, numa postura de adoração ao Rei do Universo! Não vamos entregar a Ele algum presente, mas nos entregar a Ele como presente na vida do outro, nos tornando assim, servidores do Reino que Ele veio implantar aqui na terra: um reino de Amor de Paz e de Justiça.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
muito boa à reflexão, gostei bastante,por que retrata à realidade do ontem e do hoje. sou mais um dos seus admiradores Olivia,abraços. à... tomara que vc não seja de tau renovação,porque eu me decepcionei com à tau...dez de quando um de meus filhos passou à fazer parte tau movimento. parece que eles fazem lavagem celebral para que à gente possa fazer o que eles querem. ele se tornou um fanático e não sabe. e teve outros jovens com o mesmo problema. numa casa que tive um que faz parte, o certo é só eles, e pronto. acho que falei de mais! valeu Olivia desculpa.
ResponderExcluirObrigada! Não sou da renovação carismática.
ResponderExcluir