17 Janeiro 2017
Tempo Comum – Anos
Ímpares – II Semana – Terça-feira
Lectio
Primeira leitura:
Hebreus 6, 10-20
Irmãos, 10Deus não é
injusto, para esquecer as vossas obras e o amor que mostrastes pelo seu nome,
pondo-vos ao serviço dos santos e servindo-os ainda agora. 11Desejamos, porém,
que cada um de vós mostre o mesmo zelo para a plena realização da sua esperança
até ao fim, 12de modo que não vos torneis preguiçosos, mas imiteis aqueles que,
pela fé e pela perseverança, se tornam herdeiros das promessas. 13Quando Deus
fez a promessa a Abraão, como não tinha ninguém maior por quem jurar, jurou por
si mesmo, 14dizendo: Na verdade, Eu te abençoarei e multiplicarei a tua
descendência. 15E assim, Abraão, tendo esperado com paciência, alcançou a
promessa. 16Ora, os homens juram por alguém maior do que eles, e o juramento é
para eles uma garantia que põe fim a toda a controvérsia. 17Por isso, querendo
Deus mostrar mais claramente aos herdeiros da promessa que a sua decisão era
imutável, interveio com um juramento, 18para que, graças a duas acções
imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, encontrássemos grande
estímulo, nós os que procurámos refúgio nele, agarrando-nos à esperança
proposta. 19Nessa esperança temos como que uma âncora segura e firme da alma,
que penetra até ao interior do véu 20onde Jesus entrou como nosso precursor,
tornando-se Sumo Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.
O autor da carta aos
Hebreus fixa a sua atenção nos perigos que ameaçavam os seus leitores, talvez a
perseguição durante a qual havia sempre alguém que acabava por cair na
apostasia. Dai a exortação à fidelidade e o apontar do prémio e sua garantia.
Foi-nos oferecida uma grande esperança, uma esperança segura e firme que nos
faz penetrar nos céus com Jesus, que é para nós Caminho para o Pai. Jesus é o
Sumo sacerdote – prefigurado em Melquisedec – que penetrou no santuário, isto
é, nos céus, e está sentado à direita do Pai sempre a interceder por nós. «Nós
os que procurámos refúgio em Deus, agarrando-nos à esperança proposta» (v. 18)
vemos realizada em Jesus a nossa aspiração. Assim verificamos que Deus, que
prometeu recompensar toda a obra de bem, como Jesus nos revelou, é verdadeiro e
bom. Um simples copo de água, dado em seu nome, não ficará sem recompensa. Deus
«não é injusto» (v. 10) e não esquece o que se faz aos irmãos na fé, por seu
amor. Há que não ceder à preguiça e imitar os Patriarcas, especialmente Abraão,
nosso pai na fé, e perseverar até à realização das promessas, particularmente a
de alcançarmos o Senhor Jesus na sua glória. As promessas e o juramento feitos
a Abraão são válidos também para nós. É esta a esperança segura, o princípio do
optimismo e da coragem para permanecer na fé, âncora da alma.
Evangelho: Marcos 2,
23-28
Passeava Jesus através
das searas num dia de sábado, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo
caminho. 24Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que
não é permitido?» 25Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve
necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? 26Como entrou na casa
de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que
apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com
ele?» 27E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o
sábado. 28O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»
Este breve texto
realça a autoridade definitiva de Jesus e um dos princípios centrais do
Evangelho: a libertação da «alienação legal». Como dirá S. Paulo, Cristo veio
libertar o homem da tirania da Lei (cf. Rom 3, 20; 4, 13; 6, 14; 8, 2; Gal 1,
4-5, etc). A autoridade do «filho do homem» é uma autoridade em favor do homem.
Jesus não veio condenar o homem, mas salvá-lo de toda a alienação, em primeiro
lugar da alienação legal. Toda a lei, mesmo a mais sagrada, é em função do
homem e não vice-versa.
Marcos não indica claramente o objecto da transgressão dos discípulos. Mas, mais do que eles, é Jesus que é posto em questão. O Senhor responde: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele?» (v. 25). Se o velho rei, por motivos de força maior, podia passar sobre a lei, quanto mais Jesus o podia fazer! Mais ainda: a autoridade de Jesus permitia-lhe ab-rogar o sábado e substituí-lo por outro dia. O Evangelho transcende a «ordem estabelecida». O cristão relativiza a ordem legal quando ela não está «em função do homem».
Marcos não indica claramente o objecto da transgressão dos discípulos. Mas, mais do que eles, é Jesus que é posto em questão. O Senhor responde: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele?» (v. 25). Se o velho rei, por motivos de força maior, podia passar sobre a lei, quanto mais Jesus o podia fazer! Mais ainda: a autoridade de Jesus permitia-lhe ab-rogar o sábado e substituí-lo por outro dia. O Evangelho transcende a «ordem estabelecida». O cristão relativiza a ordem legal quando ela não está «em função do homem».
Meditatio
A primeira leitura,
bastante complicada, apresenta-nos um pensamento fundamental simples e muito
importante: é preciso conservar a esperança: «cada um de vós mostre o mesmo
zelo para a plena realização da sua esperança até ao fim» (v. 11). A esperança
dá juventude, dá dinamismo. A falta de esperança provoca velhice precoce e leva
a todo o tipo de desordens, como ensina Paulo aos Romanos. Para nos manter na
esperança, Deus adaptou-se aos modelos humanos: fez um juramento a Abraão e
deu-nos um sumo sacerdote perfeito, Jesus Cristo. Uma vez que Ele nos
representa, a sua glorificação é também nossa e, por isso, a nossa esperança é
como «uma âncora segura e firme da alma, que penetra até ao interior do véu
onde Jesus entrou como nosso precursor» (vv. 19-20). Se Jesus penetrou no céu
como nosso precursor, temos a certeza de lá O encontrar.
Além destes grandes motivos de esperança, temos muitos outros que Jesus nos deixou durante a sua vida histórica. No evangelho de hoje, Ele apresenta-nos Deus como o Senhor do tempo e da história, como liberdade absoluta, que não é reduzível a qualquer medida humana ou religiosa. A liberdade soberana de Deus coincide com o seu amor, que se manifesta na predilecção pelos mais pequenos, na capacidade de ver para além das aparências, no reconhecer o primado da pessoa humana afirmada na criação e jamais desmentido.
Pergunto-me: na minha vida, mostro-me realmente filho deste Deus? Acolho a sua liberdade escrava de amor e assumo-a como atitude de vida?
As opções divinas desorientam-me quando infringem ou põem em crise o status quo. É mais fácil orientar-me por regras claras e exactas do que pôr no centro a pessoa, toda e qualquer pessoa, com as suas exigências e características, que por vezes me desagradam, e até posso julgar inadequadas. A palavra de Deus convida-me e provoca-me a saber discernir a verdade das coisas lembrando-me que Ele é senhor de tudo. O evangelho é claramente contrário à rigidez cega, ao fanatismo. Exige o sacrifício de si mesmo, mas sempre à luz da misericórdia de Deus. Paulo e
screverá aos Coríntios: «Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita» (1 Cor 13, 3).
O nosso compromisso da pobreza, que significa a entrega de toda a nossa vida ao serviço do Evangelho, é também um testemunho de esperança. Lemos nas Constituições: vivendo a pobreza, «seremos discípulos do Padre Dehon, que teve sempre uma particular atenção para com os homens do seu tempo, sobretudo os mais pobres: aqueles a quem faltam biblioteca, razões de viver e esperança» (Cst 52).
Além destes grandes motivos de esperança, temos muitos outros que Jesus nos deixou durante a sua vida histórica. No evangelho de hoje, Ele apresenta-nos Deus como o Senhor do tempo e da história, como liberdade absoluta, que não é reduzível a qualquer medida humana ou religiosa. A liberdade soberana de Deus coincide com o seu amor, que se manifesta na predilecção pelos mais pequenos, na capacidade de ver para além das aparências, no reconhecer o primado da pessoa humana afirmada na criação e jamais desmentido.
Pergunto-me: na minha vida, mostro-me realmente filho deste Deus? Acolho a sua liberdade escrava de amor e assumo-a como atitude de vida?
As opções divinas desorientam-me quando infringem ou põem em crise o status quo. É mais fácil orientar-me por regras claras e exactas do que pôr no centro a pessoa, toda e qualquer pessoa, com as suas exigências e características, que por vezes me desagradam, e até posso julgar inadequadas. A palavra de Deus convida-me e provoca-me a saber discernir a verdade das coisas lembrando-me que Ele é senhor de tudo. O evangelho é claramente contrário à rigidez cega, ao fanatismo. Exige o sacrifício de si mesmo, mas sempre à luz da misericórdia de Deus. Paulo e
screverá aos Coríntios: «Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita» (1 Cor 13, 3).
O nosso compromisso da pobreza, que significa a entrega de toda a nossa vida ao serviço do Evangelho, é também um testemunho de esperança. Lemos nas Constituições: vivendo a pobreza, «seremos discípulos do Padre Dehon, que teve sempre uma particular atenção para com os homens do seu tempo, sobretudo os mais pobres: aqueles a quem faltam biblioteca, razões de viver e esperança» (Cst 52).
Oratio
Senhor, meu Deus, é a
Ti que pertence o tempo e a história. Tu és liberdade! Tu és amor, que se
revela na predilecção pelos mais pequenos e fracos, no ver além das aparências,
no reconhecer o primado da pessoa humana sobre toda as leis e instituições.
Enche-me do teu Espírito para que me saiba movimentar nos teus espaços, onde os
pequenos são os grandes, onde a atenção aos outros vale mais do que a lei
escrita. Ensina-me a discernir o que realmente conta, para além das aparências,
para além do imediato, para além do politicamente correcto.
Enche-me do teu Espírito que me purifique da rigidez e do fanatismo, e acende em a fé firme, a caridade ardente e a esperança segura. Amen.
Enche-me do teu Espírito que me purifique da rigidez e do fanatismo, e acende em a fé firme, a caridade ardente e a esperança segura. Amen.
Contemplatio
O terceiro fruto da
devoção à paixão é a esperança. Jesus Cristo está preso à cruz para nos
esperar, as suas mãos querem-nos abraçar, o seu lado aberto deixa escaparem-se
correntes de sangue de graça. Devemos portanto alegrar-nos, porque destas
chagas santas saem a salvação, a vida e a ressurreição. S. Tomé, ao meter os
dedos nestas chagas santas, delas retirou a fé e graças abundantes. Nós também,
delas retiraremos todos os socorros de que temos necessidade.
Tal é em poucas palavras a devoção às cinco chagas. Ela produziu e produzirá sempre um grande bem na Igreja. Não é preciso todavia crer que a devoção ao Sagrado Coração não seja mais do que uma parte desta devoção. Ao adorarmos, ao contemplarmos as chagas do Salvador, mesmo a do lado, não entramos ainda necessariamente na via do amor, se não subirmos até ao Coração de Jesus, fonte de todos os seus sacrifícios. É lá que devemos entrar, se quisermos imolar uma hóstia plena e inteiramente agradável a Deus.
Para nós, o amor tudo abarca, domina e contém todas as outras devoções. Não as exclui, mas transforma-as todas em devoção de amor. (Leão Dehon, OSP 2, p. 353s.).
Tal é em poucas palavras a devoção às cinco chagas. Ela produziu e produzirá sempre um grande bem na Igreja. Não é preciso todavia crer que a devoção ao Sagrado Coração não seja mais do que uma parte desta devoção. Ao adorarmos, ao contemplarmos as chagas do Salvador, mesmo a do lado, não entramos ainda necessariamente na via do amor, se não subirmos até ao Coração de Jesus, fonte de todos os seus sacrifícios. É lá que devemos entrar, se quisermos imolar uma hóstia plena e inteiramente agradável a Deus.
Para nós, o amor tudo abarca, domina e contém todas as outras devoções. Não as exclui, mas transforma-as todas em devoção de amor. (Leão Dehon, OSP 2, p. 353s.).
Actio
Repete frequentemente
e vive hoje a palavra:
«A esperança é âncora segura e firme da alma » (Hebr 6, 19).
«A esperança é âncora segura e firme da alma » (Hebr 6, 19).
Obrigado!!!
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