XXXII Semana – Segunda-feira – Tempo
Comum – Anos Pares
7 Novembro 2016
Tempo Comum – Anos
Pares
XXXII Semana – Segunda-feira
Lectio
XXXII Semana – Segunda-feira
Lectio
Primeira leitura: Tito
1, 1-9
Paulo, servo de Deus e
apóstolo de Jesus Cristo, em ordem à fé dos eleitos de Deus e ao conhecimento
da verdade, que conduz à piedade, 2na esperança da vida eterna, prometida desde
os tempos antigos pelo Deus que não mente 3e que, no devido tempo, manifestou a
sua palavra, pela pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso
Salvador: 4a Tito, meu verdadeiro filho, pela fé comum, a graça e a paz da
parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. 5Deixei-te em Creta, para
acabares de organizar o que ainda falta e para colocares presbíteros em cada
cidade, de acordo com as minhas instruções. 6Cada um deles deve ser
irrepreensível, marido de uma só mulher, com filhos crentes, e não acusados de
vida leviana ou de insubordinação. 7Porque é preciso que o bispo, como
administrador de Deus, seja irrepreensível, não arrogante, nem colérico, nem
dado ao vinho, à violência ou ao lucro desonesto; 8mas, antes, hospitaleiro,
amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente, 9firmemente enraizado na
doutrina da palavra digna de fé, de modo que seja capaz de exortar com sãos
ensinamentos e de refutar os contraditores.
A carta a Tito é uma
das chamadas «cartas pastorais». Tito é um dos colaboradores do Apóstolo. Ao
confiar-lhe uma comunidade, faz-lhe algumas recomendações baseadas no evento de
Jesus Morto e Ressuscitado. Fala-lhe «da verdade, que conduz à piedade» (v. 1)
e da «esperança da vida eterna» (v. 2).
A tarefa de Tito será formar os crentes para que se enamorem da verdade revelada e pregada e, desse modo, fortaleçam o vínculo da fé e do amor que os liga na comunidade e a Cristo. É nisso que consiste a administração que Deus pede aos seus servidores. O serviço da Palavra, a pregação apostólica, é o fundamental serviço à comunidade. Sem esse serviço não nascem novas comunidades cristãs. O responsável pela comunidade deve ter excepcionais qualidades quanto ao estilo de vida e de acção; deve ser fiel à doutrina e generoso no serviço. Pastor e fiéis hão-de estar à escuta, submetidos à doutrina-verdade contida nas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento.
A tarefa de Tito será formar os crentes para que se enamorem da verdade revelada e pregada e, desse modo, fortaleçam o vínculo da fé e do amor que os liga na comunidade e a Cristo. É nisso que consiste a administração que Deus pede aos seus servidores. O serviço da Palavra, a pregação apostólica, é o fundamental serviço à comunidade. Sem esse serviço não nascem novas comunidades cristãs. O responsável pela comunidade deve ter excepcionais qualidades quanto ao estilo de vida e de acção; deve ser fiel à doutrina e generoso no serviço. Pastor e fiéis hão-de estar à escuta, submetidos à doutrina-verdade contida nas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento.
Evangelho: Lucas 17,
1-6
Naquele tempo: 1Disse,
depois, aos discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que
os causa! 2Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho
e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos. 3Tende
cuidado convosco!Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se
arrepender, perdoa-lhe. 4Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier
dizer: ‘Arrependo-me’, perdoa-lhe.» 5Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta
a nossa fé.» 6O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda,
diríeis a essa amoreira: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’, e ela havia de
obedecer-vos.»
Lucas apresenta-nos
três temas da pregação de Jesus: o escândalo, o perdão, a fé. É preciso
considerá-los de modo unitário.
O discípulo deve ter a preocupação de não provocar escândalo, que leve alguém a afastar-se do caminho iniciado. Trata-se do caminho evangélico. Por isso, Jesus lança um dos seus «ai». O Mestre não pode aceitar o comportamento de quem põe em risco a sua salvação e compromete a dos outros, sobretudo a dos «pequenos» (v. 2). Se é preciso evitar o escândalo, também é preciso conceder o perdão a todos, a todo o custo (vv. 3-4). O perdão é sinal de verdadeiro amor. É no perdão que se revela o amor de Deus para connosco. Jesus, que é a incarnação histórica do amor de Deus, também oferece o perdão àqueles que dele precisam.
Ao terminar o ensinamento, Jesus elogia a fé que, ainda que seja pequena, pode mostrar toda a sua força, mesmo com um milagre. Os discípulos pedem um aumento da sua fé. Jesus responde-lhes falando da eficácia de uma fé genuína (v. 6).
O discípulo deve ter a preocupação de não provocar escândalo, que leve alguém a afastar-se do caminho iniciado. Trata-se do caminho evangélico. Por isso, Jesus lança um dos seus «ai». O Mestre não pode aceitar o comportamento de quem põe em risco a sua salvação e compromete a dos outros, sobretudo a dos «pequenos» (v. 2). Se é preciso evitar o escândalo, também é preciso conceder o perdão a todos, a todo o custo (vv. 3-4). O perdão é sinal de verdadeiro amor. É no perdão que se revela o amor de Deus para connosco. Jesus, que é a incarnação histórica do amor de Deus, também oferece o perdão àqueles que dele precisam.
Ao terminar o ensinamento, Jesus elogia a fé que, ainda que seja pequena, pode mostrar toda a sua força, mesmo com um milagre. Os discípulos pedem um aumento da sua fé. Jesus responde-lhes falando da eficácia de uma fé genuína (v. 6).
Meditatio
A palavra de Deus,
hoje, leva-nos a centrar a atenção em três tipos de pessoas: os pequenos, o
irmão, os apóstolos. Ao mesmo tempo leva-nos a descobrir uma espiritualidade
evangélica capaz de iluminar toda a nossa vida.
Os pequenos mereceram uma especial atenção de Jesus. Foram os destinatários privilegiados dos seus ensinamentos e personificam sacramentalmente a sua presença no meio de nós. Não podemos escandalizá-los! Devem também merecer o nosso especial cuidado e o nosso serviço.
O irmão, de que nos fala o evangelho, não é uma simples abstracção. É alguém de carne e osso, talvez mesmo um pecador cheio de arrependimento. Como Jesus, também nós devemos oferecer-lhe o perdão e a possibilidade de restabelecer uma relação serena e harmoniosa.
Os apóstolos, na singularidade da sua missão, estão conscientes de que ainda carecem de aumentar a sua fé para chegarem a uma plena sintonia com o Mestre.
Vistas assim, todas estas pessoas são modelos para nós, sempre carecidos de purificar a fé que nos foi dada. Por pequena ou grande que seja, a fé liberta sempre uma força superior a qualquer capacidade humana. É verdadeiramente miraculosa, não tanto porque possa realizar coisas extraordinárias, mas porque põe em acto o poder divino.
A “Palavra”, mas sobretudo a “partilha do Pão” (Cst 17) são um convite diário, eucarístico para nós, dehonianos, a sermos pão bom, partido pelos irmãos, de modo especial para os mais fracos e carenciados: «os pequenos e os que sofrem» (Cst 18).
«Deveis lavar os pés uns aos outros» (Jo 13, 14). É um convite a servirmos os irmãos, tal como Cristo fez, de modo heróico, até ao dom da vida (cf. Jo 15, 13), até Se tornar alimento e bebida para nós (cf. Cst 17). Neste amor de Cristo – por nós, e com que amamos os irmãos -encontramos a certeza de alcançar a fraternidade humana e a força de lutar por ela (cf. Cst 18).
«Como o Pai Me enviou – diz Jesus – Também Eu vos envio a vós. Depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo» (Jo 20, 21-22). O Espírito que Ele deu aos apóstolos levou-os ao mais elevado grau de fé e encheu-os de força para a missão. Esse mesmo Espírito nos foi dado para caminharmos na fé e no amor, para ser em nós força de missão e de serviço (e não de domínio) aos irmãos: «como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir» (Mt 20, 28); «Eu estou no meio de vós como quem serve» (Lc 22, 27) e, depois do lava-pés: «Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz… Sabendo estas coisas, sereis felizes se as puserdes em prática» (
Jo 13, 15.17).
Os pequenos mereceram uma especial atenção de Jesus. Foram os destinatários privilegiados dos seus ensinamentos e personificam sacramentalmente a sua presença no meio de nós. Não podemos escandalizá-los! Devem também merecer o nosso especial cuidado e o nosso serviço.
O irmão, de que nos fala o evangelho, não é uma simples abstracção. É alguém de carne e osso, talvez mesmo um pecador cheio de arrependimento. Como Jesus, também nós devemos oferecer-lhe o perdão e a possibilidade de restabelecer uma relação serena e harmoniosa.
Os apóstolos, na singularidade da sua missão, estão conscientes de que ainda carecem de aumentar a sua fé para chegarem a uma plena sintonia com o Mestre.
Vistas assim, todas estas pessoas são modelos para nós, sempre carecidos de purificar a fé que nos foi dada. Por pequena ou grande que seja, a fé liberta sempre uma força superior a qualquer capacidade humana. É verdadeiramente miraculosa, não tanto porque possa realizar coisas extraordinárias, mas porque põe em acto o poder divino.
A “Palavra”, mas sobretudo a “partilha do Pão” (Cst 17) são um convite diário, eucarístico para nós, dehonianos, a sermos pão bom, partido pelos irmãos, de modo especial para os mais fracos e carenciados: «os pequenos e os que sofrem» (Cst 18).
«Deveis lavar os pés uns aos outros» (Jo 13, 14). É um convite a servirmos os irmãos, tal como Cristo fez, de modo heróico, até ao dom da vida (cf. Jo 15, 13), até Se tornar alimento e bebida para nós (cf. Cst 17). Neste amor de Cristo – por nós, e com que amamos os irmãos -encontramos a certeza de alcançar a fraternidade humana e a força de lutar por ela (cf. Cst 18).
«Como o Pai Me enviou – diz Jesus – Também Eu vos envio a vós. Depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo» (Jo 20, 21-22). O Espírito que Ele deu aos apóstolos levou-os ao mais elevado grau de fé e encheu-os de força para a missão. Esse mesmo Espírito nos foi dado para caminharmos na fé e no amor, para ser em nós força de missão e de serviço (e não de domínio) aos irmãos: «como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir» (Mt 20, 28); «Eu estou no meio de vós como quem serve» (Lc 22, 27) e, depois do lava-pés: «Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz… Sabendo estas coisas, sereis felizes se as puserdes em prática» (
Jo 13, 15.17).
Oratio
Senhor, Pai santo,
derrama sobre nós o teu Espírito, que ilumine a nossa responsabilidade e a
nossa consciência, nos faça crescer na fé e no amor, e progredir
espiritualmente. Não deixes que fechemos os olhos, e não nos deixemos iluminar
pelo Espírito, permanecendo na ilusão de sermos bons. Faz-nos conhecer a verdade,
desapegar-nos do mal e confiar na tua misericórdia. Revela-nos o teu coração de
Pai, disposto a perdoar, não sete, mas setenta vezes sete. Ensina-nos a
perdoar, não só aos outros, mas também a nós mesmos. Ensina-nos a aceitar-nos,
com humildade e confiança, tal como Tu mesmo nos aceitas para atingirmos a
plena maturidade humana e espiritual. Que a graça, nem sempre agradável, mas
preciosa de nos conhecermos a nós mesmos, nos dispunha a acolher a tua
misericórdia e a tornar-nos instrumentos dela para os outros. Amen.
Contemplatio
«O meu Pai e eu, diz o
Senhor, somos assim glorificados». É, de facto, o amor divino pelos homens que
é imitado e continuado. A nossa união fraterna faz a alegria de Deus nosso Pai.
Ela faz também a nossa força e a nossa consolação. As obras da caridade
fraterna são também um poderoso meio de apostolado e o instrumento da conversão
dos povos. O mundo vê que nos amamos e fica emocionado.
Esta caridade tem tido os seus inumeráveis mártires, que têm fecundado a Igreja e enchido o céu. Todos aqueles que sacrificaram a sua vida nos trabalhos e nos perigos do apostolado sob todas as suas formas são mártires da caridade. Enfrentaram as fadigas, as doenças, as dificuldades do clima, a hostilidade dos infiéis para irem em socorro dos que sofrem ou que estão nas trevas da idolatria. Era o espírito da caridade que os conduzia.
Dando-nos o seu preceito novo, Nosso Senhor dá-nos, no Espírito Santo, a graça de o cumprirmos.
Se correspondermos a este espírito de caridade, havemos de praticar entre nós a doçura, a paciência, a benevolência. As obras de misericórdia ser-nos-ão caras e fáceis. Teremos gosto em tomar conta dos pequenos, dos pobres, dos ignorantes, daqueles que sofrem. Havemos de nos recordar da palavra do bom Mestre: «O que fazeis aos pequenos e aos deserdados, tenho como feito por mim».
Se tivermos uma caridade ardente e abundante, levá-la-emos até ao sacrifício. Despojar-nos-emos, afadigar-nos-emos para socorrer o nosso próximo, e, se for preciso, daremos a nossa vida por ele como Nosso Senhor a deu por nós. (Leão Dehon, OSP 3, p. 419s.).
Esta caridade tem tido os seus inumeráveis mártires, que têm fecundado a Igreja e enchido o céu. Todos aqueles que sacrificaram a sua vida nos trabalhos e nos perigos do apostolado sob todas as suas formas são mártires da caridade. Enfrentaram as fadigas, as doenças, as dificuldades do clima, a hostilidade dos infiéis para irem em socorro dos que sofrem ou que estão nas trevas da idolatria. Era o espírito da caridade que os conduzia.
Dando-nos o seu preceito novo, Nosso Senhor dá-nos, no Espírito Santo, a graça de o cumprirmos.
Se correspondermos a este espírito de caridade, havemos de praticar entre nós a doçura, a paciência, a benevolência. As obras de misericórdia ser-nos-ão caras e fáceis. Teremos gosto em tomar conta dos pequenos, dos pobres, dos ignorantes, daqueles que sofrem. Havemos de nos recordar da palavra do bom Mestre: «O que fazeis aos pequenos e aos deserdados, tenho como feito por mim».
Se tivermos uma caridade ardente e abundante, levá-la-emos até ao sacrifício. Despojar-nos-emos, afadigar-nos-emos para socorrer o nosso próximo, e, se for preciso, daremos a nossa vida por ele como Nosso Senhor a deu por nós. (Leão Dehon, OSP 3, p. 419s.).
Actio
Repete frequentemente
e vive hoje a palavra:
«Senhor, Aumenta a nossa fé» (cf. Lc17, 5).
«Senhor, Aumenta a nossa fé» (cf. Lc17, 5).
| Fernando Fonseca,
scj |
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