domingo, 31 de julho de 2016

-Cinco pães e dois peixes-José Salviano

1 de Agosto de 2016-ano C

Evangelho - Mt 14,13-21


Eram apenas cinco pães e dois peixes que pelo poder de Jesus, se transformaram em alimento para uma multidão de pessoas que foram se aglomerando para ouvir Jesus falar. E naquele lugar deserto não tinha o que comer.

Jesus providenciou o alimento do corpo para muitas pessoas famintas.  Depois Ele se transformou em Alimento da Alma para todos nós.

Nos tempos atuais o alimento que comemos não é o mesmo de antigamente. Os solos desgastados de tantas colheitas, já não têm mais os nutrientes necessários para a produção desses alimentos. Os agrotóxicos ou defensivos agrícolas, ficam impregnados nos produtos da terra, e nos causam doenças que nos levam a fraqueza e à morte.

Por outro lado, a indústria de alimentos, coloca temperos não muito saudáveis com o objetivo de tornar os alimentos mais saborosos, os quais prejudicam a nossa saúde.

Finalmente, nós mesmo buscamos nos alimentar com a comida mais saborosa, e por trás desse sabor estão a gordura, o açúcar, e o cloreto de sódio, que nos destrói aos poucos, como por exemplo, causando entupimento das veias e artérias,  o que nos leva a morte prematura. 

Jesus é o alimento vivo, o pão da vida. É Jesus eucarístico que nutre, que fortalece a nossa fé.  Porém, o alimento eucarístico para a nossa alma deve vir acompanhado de muita oração.  Precisamos rezar mais. Comungar somente não basta. Não completa  o fortalecimento da fé e da espiritualidade. Precisa vir acompanhado da oração constante, oração contrita, com muita devoção e concentração.

Existe um ditado que diz: CUIDA DA ALMA QUE O CORPO JÁ ERA.  Então. Com  essa deficiência alimentar dos nossos dias por causa das falhas que citamos na produção dos alimentos, nosso corpo necessita de nutrientes, que buscamos na farmácia de manipulação.  Além disso, com o corpo decaído, precisamos mais é nos voltar para o fortalecimento da  alma, da nossa fé, da nossa espiritualidade.

E onde encontramos tempo para rezar?  Além daquele momento especial de oração que é antes de deitar, podemos rezar enquanto fazemos ginástica, ( em vez de contar até dez, rezamos o Pai Nosso, ou  o credo...) enquanto estamos no ônibus, enquanto caminhamos,  ou enquanto fazemos alguma coisa que já não exige tanto a nossa atenção.  É verdade que não é uma oração  com  a contrição, e atenção necessária, porém é melhor do que nada. É melhor do que ficar horas e mesmo dias sem rezar, sem falar com Deus!

Cuidar do corpo, cuidar da alma, cuidar da nossa fé, é o caminho certo. É o caminhos que nos levará para a casa do Pai.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.


 

Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir