Dia 02 de Junho de 2016
Evangelho de Mc12,28b-34
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, um mestre da lei, pergunta a Jesus: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus não somente responde qual é o primeiro, como também acrescenta o segundo: “...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, de todo o teu entendimento e com toda tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Jesus deixa claro, que estes dois mandamentos, estão interligados, pois não tem como amar a Deus sem amar o próximo e nem amar o próximo sem amar a Deus!
Para que possamos amar verdadeiramente o próximo, precisamos nos amar primeiro, pois ninguém consegue amar o outro, se não tem amor por si mesmo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Para que possamos amar verdadeiramente o próximo, precisamos nos amar primeiro, pois ninguém consegue amar o outro, se não tem amor por si mesmo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
O texto chama a nossa atenção para a importância da escuta da palavra de Deus. É a partir do entendimento desta palavra, que vamos nos inteirando do querer de Deus! Por tanto, é impossível viver o mandamento do amor, sem passar pela escuta da palavra de Deus!
No finalzinho do evangelho, Jesus diz ao mestre da lei: “Tu não estás longe do reino de Deus.” Ou seja, o mestre da lei, havia entendido as palavras de Jesus, a distancia que o separava do reino de Deus, seria a não vivencia do que ele havia entendido! Nós também, muitas vezes, somos parecidos com o mestre da lei, entendemos a palavra de Deus, mas não vivemos esta palavra.
O amor incondicional de Deus Pai, revelado nas ações misericordiosas de Jesus, merece de nós uma resposta de amor, resposta esta, que só podemos dar a Ele, através dos nossos gestos concretos de amor!
Quando Jesus insiste em nos falar do mandamento do amor, é porque de fato, o amor realiza-nos, fortalece-nos, é caminho para a eternidade!
Querer o bem do outro, independente do que possamos receber dele, é amar do jeito de Jesus, é amar gratuitamente sem esperar por recompensa! Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivencia do amor!
Jesus vai manifestando em nós, à medida da nossa obediência aos seus mandamentos.
O mandamento do amor supera todas as leis, quem observa este mandamento e o coloca em prática no seu dia a dia, tem a vida regida o tempo todo pelo o amor de Deus!
A nossa identidade, o que nos distingue como seguidores de Jesus, é a nossa vivencia no amor!
Não são com palavras bonitas, com longas orações, que daremos testemunho do nosso amor à Deus, e sim, com as nossas atitudes de amor para com o próximo! É o nosso amor ao próximo, que confirma o nosso amor a Deus!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário