quinta-feira, 2 de junho de 2016

“OS BEM-AVENTUDADOS” (Pe. Jaldemir Vitório)


 (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)


10ª SEMANA DO TEMPO COMUM – 06 de junho de 2016
Evangelho: Mateus, 5,1-12
 (Verde – Ofício do Dia)



O Reino anunciado por Jesus subverte a ordem social mundana e aponta para a nova ordem querida por Deus.

Tem precedência no Reino quem é vítima da marginalização, da opressão, é indefeso e não tem como defender seus direitos.

 E também quem tem compaixão do próximo, é sincero e transparente no seu agir, busca a prosperidade e o bem estar para todos sem exceção e adere à justiça a ponto de ser perseguido por causa de sua opção.
           
A condição de bem-aventurado do Reino provém de duas situações distintas.

A primeira diz respeito à ação perversa do mundo contra determinadas categorias sociais, privadas de seus direitos mais elementares e reduzidas à condição de joguete nas mãos de pessoas inescrupulosas.

Neste caso, não importa se a pessoa tem ou não consciência de ser bem-aventurado.

 Basta que o mundo não a reconheça para que seja reconhecida por Deus.

A segunda diz respeito à ação destemida dos discípulos do Reino que, remando contra as forças adversas ao Reino, dão à sua vida o rumo querido por Deus.

Eles não se curvam diante das solicitações malignas do mundo, embora devendo pagar um preço alto. O Reino e seus valores é são eixo de suas vidas.
          
  A bem-aventurança do Reino não é procurada por si mesma.

Jesus é quem declara a condição de bem-aventurado. Basta ao discípulo manter-se fiel ao projeto de Jesus.
 

Oração

Senhor Jesus, não permita que eu me curve aos caprichos do mundo e, sim, caminhe firme na estrada das bem-aventuranças.
 





Santo do Dia / Comemoração (São Norberto):

Norberto nasceu por volta de 1080 na Alemanha.

Filho mais novo de uma família da nobreza, podia escolher entre a carreira militar e a religiosa. Norberto escolheu a vida religiosa, mas vivia despreocupado e numa vida de luxo e festas constantes. Um dia foi atingido por um raio enquanto cavalgava no bosque.

Quando o jovem nobre despertou do desmaio, ouviu uma voz que lhe dizia para abandonar a vida mundana e fosse praticar a virtude. A partir daquele instante abandonou a família, amigos, posses e a vida dos prazeres. Passou a percorrer na solidão, com os pés descalços e roupa de penitente, os caminhos da Alemanha, Bélgica e França.

Talvez envergonhado pelo passado, empreendeu a luta por reformas na Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres no interior do cristianismo.

Fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, conhecidos como Monges Brancos por causa da cor do hábito.

Em 1126 foi nomeado Arcebispo de Magdeburgo e escolhido para conselheiro espiritual do rei. Norberto morreu no dia 06 de junho de 1134. 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
 
 REFLEXÃO

 São Norberto é considerado um dos maiores reformadores eclesiásticos do século doze.

Atualmente existem milhares de monges da Ordem de São Norberto, em vários mosteiros encontrados em muitos países de todos os continentes, inclusive no Brasil. A vida monástica testemunha ao mundo que vale a pena dedicar-se totalmente ao Cristo, pelo trabalho e oração. Rezemos hoje por todos os monges do mundo, de modo especial pelos premonstratenses.

ORAÇÃO

 Ó Deus, que fizestes de São Norberto fiel ministro da vossa Igreja, pela oração e zelo pastoral, concedei-nos por suas preces e méritos, alcançar um dia, com a vossa graça, a realização de tudo o que nos ensinou por palavras e exemplos.

Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Amém.

 

 

São Norberto, rogai por nós.




Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário