23/04/2016
4ª Semana – Sábado
Lectio
Primeira leitura: Actos 13, 44-52
44No segundo
sábado em que Paulo e Barnabé estiveram em Antioquia da Pisídia, quase toda a
cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. 45A presença da multidão
encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia.
46Então, desassombradamente, Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a
vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto que a repelis e vós
próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos,
47pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a
salvação até aos confins da Terra.» 48Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 50Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
47pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a
salvação até aos confins da Terra.» 48Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 50Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
É breve o
intervalo que separa o discurso de Paulo em Antioquia e a continuação do seu
ensino, no sábado seguinte, na sinagoga. Mas este intervalo tem por fim mostrar
o interesse que a pregação do Apóstolo desperta entre judeus e pagãos. Querem
ouvir mais, e Paulo exorta-os a permanecerem na graça de Deus, isto é, na
escuta do Evangelho. De facto, no sábado seguinte «quase toda a cidade» (v. 44)
acorre a escutar a Palavra de Deus. Mas os judeus encheram-se de inveja e
«judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da
cidade» contra Paulo e Barnabé, que são expulsos do território. É nesse momento
que se dá a separação definitiva entre o Evangelho e o Judaísmo.
Paulo reafirma o direito dos judeus a serem evangelizados antes de mais ninguém… Mas, uma vez que recusavam o evangelho, era a vez de o anunciarem aos pagãos. Em Antioquia, os missionários declaram que se voltam para os pagãos, não só por causa da recusa dos judeus, mas também por causa das palavras de Isaías que fala da luz para todos os povos (49, 6). Os cristãos são herdeiros do destino glorioso que estava reservado a Israel, que se tornou incapaz de o realizar, uma vez que recusou Jesus Cristo. Lucas termina a narrativa de um modo positivo: «Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo» (v. 52).
Paulo reafirma o direito dos judeus a serem evangelizados antes de mais ninguém… Mas, uma vez que recusavam o evangelho, era a vez de o anunciarem aos pagãos. Em Antioquia, os missionários declaram que se voltam para os pagãos, não só por causa da recusa dos judeus, mas também por causa das palavras de Isaías que fala da luz para todos os povos (49, 6). Os cristãos são herdeiros do destino glorioso que estava reservado a Israel, que se tornou incapaz de o realizar, uma vez que recusou Jesus Cristo. Lucas termina a narrativa de um modo positivo: «Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo» (v. 52).
Evangelho: João 14, 7-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «7Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» 8Disse-lhe Filipe:
«Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» 9Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? 10Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. 11Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim;
crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai. 14Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei.»
«Senhor,
mostra-nos o Pai, e isso nos basta!». Jesus, no quarto evangelho, fala
frequentemente da sua relação com o Pai, da sua união com Ele, do facto de ter
sido enviado por Ele. Os discípulos, agora representados por Filipe, queriam
algo mais: uma visão directa do Pai. Mas esse desejo estava em contradição com
aquilo que já nos aparece no prólogo de João: «A Deus jamais alguém o viu. O
Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a
conhecer» (Jo 1, 18). Mas os discípulos não souberam reconhecer na presença
visível do seu Mestre as palavras e as obras do Pai (cf. v. 9) porque, para ver
o Pai no Filho, é preciso acreditar na união recíproca que existe entre ambos.
Só pela fé se reconhece a mútua imanência entre o Jesus e o Pai. Por isso, a
única coisa que havemos de pedir é a fé, esperando confiadamente esse dom.
Jesus ao apelar para a fé, apoia os seus ensinamentos em duas razões: a sua
autoridade pessoal, tantas vezes experimentada pelos discípulos, e o testemunho
das suas obras (cf. v. 11).
A obra de Jesus, inaugurada pela sua missão de revelador, é apenas um começo. Os discípulos hão-de continuar a sua missão de salvação, farão obras iguais e mesmo superiores às suas. Jesus quer mesmo dar coragem, aos seus e a todos os que hão-de acreditar n´Ele, para que se tornem participantes convictos e decididos na sua própria missão.
A obra de Jesus, inaugurada pela sua missão de revelador, é apenas um começo. Os discípulos hão-de continuar a sua missão de salvação, farão obras iguais e mesmo superiores às suas. Jesus quer mesmo dar coragem, aos seus e a todos os que hão-de acreditar n´Ele, para que se tornem participantes convictos e decididos na sua própria missão.
Meditatio
Jesus falou
muito do Pai. Filipe entusiasmou-se e pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai.
Mas o Senhor respondeu-lhe: «Quem me vê, vê o Pai». Filipe queria ver o Pai,
mas não conseguiu vê-lo em Jesus. Ao contemplar o Mestre ficou pela realidade
externa, não conseguindo atingir o interior, a sua realidade íntima, com o
olhar penetrante da fé. O verbo «ver», para João, indica duas ordens de
realidades: a do sinal visível (a realidade natural) e o da glória do Verbo
(realidade sobrenatural).
«Quem me vê, vê o Pai… Eu estou no Pai e o Pai está em mim». Jesus é a revelação de amor, de um amor generoso que quer espalhar-se sem limites, que não tem ciúmes: «quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas» (v. 12). Nós pensaríamos que, sendo Jesus o Filho de Deus vindo ao mundo, é a Ele que pertence fazer as obras maiores. Mas não é essa a lógica do amor de Deus, que é generoso e enriquece de modo ilimitado aqueles nos quais se derrama.
Deus não tem ciúmes. Mas os judeus têm-nos. É o que nos mostra a página dos Actos que hoje escutamos. Quando vêem a multidão, que o discurso de Paulo atraiu, enchem-se de inveja. A mensagem deve ser reservada para eles, é seu privilégio. Ao verem que era oferecida a «quase toda a cidade» organizaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé. Os judeus não toleravam que a fé fosse oferecida também aos pagãos. Mas Deus não cede e, Paulo, atento à vontade de Deus (cf. v. 47), declara: «Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos».
Há que alegrar-nos com o bem dos outros, para estarmos com o Senhor.
Quando vemos o bem que Deus faz a outros, não há que ficar invejosos, mas que dar graças.
«Quem me vê, vê o Pai… Eu estou no Pai e o Pai está em mim». Jesus é a revelação de amor, de um amor generoso que quer espalhar-se sem limites, que não tem ciúmes: «quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas» (v. 12). Nós pensaríamos que, sendo Jesus o Filho de Deus vindo ao mundo, é a Ele que pertence fazer as obras maiores. Mas não é essa a lógica do amor de Deus, que é generoso e enriquece de modo ilimitado aqueles nos quais se derrama.
Deus não tem ciúmes. Mas os judeus têm-nos. É o que nos mostra a página dos Actos que hoje escutamos. Quando vêem a multidão, que o discurso de Paulo atraiu, enchem-se de inveja. A mensagem deve ser reservada para eles, é seu privilégio. Ao verem que era oferecida a «quase toda a cidade» organizaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé. Os judeus não toleravam que a fé fosse oferecida também aos pagãos. Mas Deus não cede e, Paulo, atento à vontade de Deus (cf. v. 47), declara: «Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos».
Há que alegrar-nos com o bem dos outros, para estarmos com o Senhor.
Quando vemos o bem que Deus faz a outros, não há que ficar invejosos, mas que dar graças.
Infelizmente
nas comunidades cristãs, e até mesmo nas comunidades religiosas, também nascem
inimizades geralmente causadas pela mesquinhez, pela tacanhez de espírito, pelo
ciúme e pela inveja. São inimizades que provocam muito sofrimento em quem delas
é objecto, sem culpa. Valem, então, as palavras de Jesus: “Amai os vossos
inimigos, fazei bem àqueles que vos odeiam (ou que, sem um verdadeiro ódio, são
invejosos, ciumentos), bendizei aqueles que vos amaldiçoam (no sentido de que falam
mal de vós), rezai por aqueles que vos maltratam (não fisicamente, mas
moralmente) (Lc 6, 27-28). “Para que sejais filhos do vosso Pai celeste, que
faz nascer o sol para os bons e para os maus, e manda a chuva para os justos e
os injustos... Sede, portanto, perfeitos como é perfeito o Pai celeste” (Mt 5,
45-46).
Oratio
Senhor,
dá-me aquela abertura de coração que é fonte de alegria perene, que é dom de
amor generoso, que se alegra com o bem e com a felicidade dos outros, com todo
o bem que há no mundo. Dá-me também aquele olhar penetrante da fé que me
permite observar a tua presença e acção no mundo. Ensina-me a ler os sinais dos
tempos para que não oscile entre o pessimismo e o optimismo. Ensina-me a arte
do discernimento, para que Te veja onde actuas e como actuas. Purifica o meu
coração, para que me deixe guiar, não pelos meus estados de espírito, mas pela
tua luz, que me mostra onde estás. Então poderei tornar-me teu colaborador na
obra da redenção que realizas no coração do mundo, e amar-Te como queres e tens
direito a ser amado. Amen.
Contemplatio
«Se me
tivésseis conhecido como devíeis, diz Jesus, teríeis também conhecido o meu
Pai, porque o meu Pai e eu somos um; mas em breve o conhecereis, ao receberdes
o Espírito Santo, e já, ao me verdes, o vistes.
– Senhor, disse-lhe Filipe, mostrai-nos o Pai celeste, por alguma visão miraculosa, e isso nos basta. –
O quê? diz-lhe Jesus, com uma doce censura, há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheceis? Não sabeis ainda que eu sou o Filho único e consubstancial do Pai? Filipe, quem me vê, vê também o Pai, e não tem necessidade de outra revelação, porque o Pai e eu somos um só na unidade da essência divina. Como dizeis então: Mostrai-nos o Pai? Não credes que eu estou no Pai e que o meu Pai está em mim? As palavras, que vos digo, não as digo de mim mesmo; elas não são o fruto de uma inteligência humana; e os milagres que eu faço são a obra de meu Pai que permanece em mim. São a prova da minha missão e da minha natureza divina. Não credes que eu estou no meu Pai e que o meu Pai está em mim? Ainda uma vez, se não crerdes nas minhas palavras, crede ao menos por causa das obras que faço».
– Somos cegos como os apóstolos. Vendo as obras de Nosso Senhor, deveríamos ver
claramente que é o nosso Deus (Leão Dehon, OSP 3, 448).
– Senhor, disse-lhe Filipe, mostrai-nos o Pai celeste, por alguma visão miraculosa, e isso nos basta. –
O quê? diz-lhe Jesus, com uma doce censura, há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheceis? Não sabeis ainda que eu sou o Filho único e consubstancial do Pai? Filipe, quem me vê, vê também o Pai, e não tem necessidade de outra revelação, porque o Pai e eu somos um só na unidade da essência divina. Como dizeis então: Mostrai-nos o Pai? Não credes que eu estou no Pai e que o meu Pai está em mim? As palavras, que vos digo, não as digo de mim mesmo; elas não são o fruto de uma inteligência humana; e os milagres que eu faço são a obra de meu Pai que permanece em mim. São a prova da minha missão e da minha natureza divina. Não credes que eu estou no meu Pai e que o meu Pai está em mim? Ainda uma vez, se não crerdes nas minhas palavras, crede ao menos por causa das obras que faço».
– Somos cegos como os apóstolos. Vendo as obras de Nosso Senhor, deveríamos ver
claramente que é o nosso Deus (Leão Dehon, OSP 3, 448).
Actio
Repete
frequentemente e vive hoje a palavra:
«Quem crê em mim fará obras maiores do que estas» (Jo 14, 12)».
«Quem crê em mim fará obras maiores do que estas» (Jo 14, 12)».
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