terça-feira, 12 de abril de 2016

“EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU!” Olivia Coutinho

Dia 14 de Abril de 2016
Evangelho de Jo6,44-51
Somos felizes, porque somos dependentes de Deus! É esta dependência que nos torna grandes, mesmo dentro da nossa pequenez!
A partir da nossa confiança num Deus que é Pai e que se revelou plenamente em Jesus, temos razões para  alicerçamos a nossa vida nos valores irrenunciáveis do evangelho!
A manifestação do amor de Deus na pessoa de Jesus, chega a todos, mas nem todos, se deixam tocar por este amor, muitos, como no tempo de Jesus, continuam rejeitando  esta Luz!
É Jesus quem apresenta a salvação a todos aqueles que se deixam tocar pelo amor de Deus, é seu desejo, que todos acolham esta graça  que é acessível a todos!
Jesus fora enviado para resgatar a humanidade, entretanto, assim como a opção pelo pecado  faz parte da liberdade humana, o mesmo se dá com a acolhida à graça de Deus! 
Crer Naquele que o Pai enviou, significa comprometer com a vida em toda a sua dimensão, é aderir ao projeto de Deus sem medo dos desafios!
Quem crê em Jesus, se abre à graça de Deus, por isto aceita a sua proposta de vida nova!
No evangelho de hoje, Jesus atinge o ponto mais profundo do seu amor por todos aqueles  que o Pai lhe confiara se oferecendo  como nosso alimento!
Este mistério de amor nos transforma, retira as vendas dos nossos olhos, nos fazendo enxergar possibilidades que antes não víamos, nos tornando livres para a comunhão de amor com Cristo e com os irmãos!
Jesus se faz nosso alimento, o Pão que Ele nos dá, é o Pão da vida, sua própria carne, pão que nos transforma, que nos torna continuadores da sua presença no mundo, outros Cristos a semear amor!
A vida iniciada aqui na terra, quando alimentada do Pão da vida, não será interrompida com a morte física. É o próprio Jesus que nos faz esta promessa, ao nos indicar o caminho da vida: “Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”!
Quem se alimenta do Pão da vida que é Jesus,  vive em Deus e Deus vive Nele! Enquanto peregrinamos por este mundo, somos necessitados deste alimento, o alimento que nos dá vigor, energia, gosto pela vida!
 “Quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu nele.” Essas  palavras de Jesus, amplia a nossa visão, nos  fazendo enxergar além do que os olhos humanos alcançam!  
“Eu sou o Pão que desceu do céu”... Acolher esta verdade, é viver o mistério da fé, é estar em comunhão com o Cristo nesta vida e permanecer em comunhão com Ele na eternidade.
Quem ama, quer estar sempre junto da pessoa amada, não é diferente com Jesus, Jesus nos ama tanto, que arrumou um jeito de estar sempre conosco, ou melhor: dentro de nós, através da Eucaristia! 
Além de alimento, Jesus  é também o nosso melhor amigo, poder contar com Ele, é a certeza de que aconteça o que acontecer, nunca estaremos sós!
Uma alegria compartilhada com Jesus,  torna-se maior  e uma dor compartilhada com Ele, torna-se mais leve!
 No silenciar do coração humano de Jesus, ao morrer por nós, o amor se fez total, nos inseriu na comunidade de irmãos onde a vida se amplia na Eucaristia! A morte não teve a última palavra, Jesus está vivo, Ele vive em nós e nós Nele!
Um coração transformado pela Eucaristia torna presença viva do próprio Cristo, a caminhar por este chão.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário: