quarta-feira, 6 de abril de 2016

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna” (Côn. Celso Pedro da Silva

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna 
(Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.)



2ª Semana da Páscoa – 07 de abril de 2016 -Evangelho: Jo 3,31-36
 (Branco – Ofício do Dia)


A fé se professa com palavras claras e bem definidas e se mostra nas ações. Posso dizer uma coisa e fazer outra.

Jesus mesmo contou a história do filho que disse sim e não foi trabalhar e de seu irmão que disse não e foi.

Não é incomum que alguém diga, de forma insensata, não tenho fé, não creio em Deus, e mostre o contrário em suas boas ações. É possível crer no Filho de Deus e blasfemar o seu nome, blasfemando com palavras e crendo com ações.

O testemunho de Jesus está no que ele faz e quem aceita seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. Creiam ao menos por causa destas obras, diz Jesus.

Quem nele crê fará as obras que ele faz, e fará até maiores do que elas.

Quem crê, sabe por revelação e, com o que sabe, aproxima-se daquele que não sabe, para que este não desanime.

Creio que, apesar das aparências de fracasso, o amor não se perde. O fracasso, porém, pode fazer aquele que não crê perder o entusiasmo e desistir, enquanto o que crê não tem por que desistir. O ateu não precisa crer em Deus.

Basta que não crie outros deuses. O ateu, via de regra, rejeita um Deus inaceitável, enquanto o idólatra multiplica os deuses segundo a sua conveniência.




Santo do Dia / Comemoração (São João Batista de La Salle):



Na França, em 1651, nasceu João Batista de La Salle, na cidade de Reims. Era o mais velho de onze irmãos. Nascido numa família muito religiosa, La Salle desde cedo sentiu uma forte inclinação para o sacerdócio. Aos dez anos entrou para o colégio dos Bons Meninos. Foi nesta mesma época que pediu aos seus pais para ser sacerdote, obtendo o seu consentimento.

Quando tinha quinze anos foi nomeado cônego da catedral de Reims, posição muito avançada para um menino de sua idade, mas assumida com responsabilidade. Após licenciar-se em Filosofia e em Teologia, La Salle ordenou-se sacerdote.

Quando estava indo atender a uma comunidade aconteceu o encontro providencial: um cavalheiro estava à sua espera com uma proposta de abrir escolas gratuitas para os pobres. La Salle a princípio relutou, mas acabou aceitando colaborar nesta obra.

Em 1679 surgiu a primeira escola lassalista. Aos poucos a obra foi crescendo e novas escolas gratuitas foram surgindo. Com a preocupação de preparar bem os professores, La Salle acabou alugando uma pequena casa onde poderia morar com eles e ao mesmo tempo iniciá-los na arte de educar.

Uma das ações de La Salle foi doar todos os seus bens aos pobres, além de renunciar ao cargo de Cônego em favor de um sacerdote muito pobre. A partir do momento em que fez isso, os Irmãos e as escolas passaram a viver confiando apenas na providência de Deus. As escolas se multiplicavam. Em pouco tempo, eram várias espalhadas pela França.

Alquebrado pela idade, em 1719, La Salle sente que seus dias chegam ao fim. Na sexta-feira da Paixão, 7 de abril de 1719, entregou sua alma ao Criador. O comentário que se ouviu nas ruas foi: “Morreu um santo”.
No ano de 1900, João Batista de La Salle passou a ser oficialmente um santo da Igreja Católica. O papa Pio XII proclamou-o padroeiro universal de todos os educadores. 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 REFLEXÃO 

São João Batista de La Salle conseguiu transformar a arte de ensinar e educar em apostolado cristão. Dedicado, orante e com espírito de sacrifício soube viver e morrer em Cristo. Sua contribuição na pedagogia foi muito grande, especialmente ao iniciar a primeira escola normal, ou seja, a primeira escola de formação de professores. Ele soube unir a teoria à prática. Oremos para que Deus e São João Batista de La Salle abençoe hoje e sempre todos os professores e professoras que dedicam sua vida ao magistério.

ORAÇÃO 

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Batista de la Salle anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


São João Batista de La Salle, rogai por nós.
   
  
Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário