sexta-feira, 15 de abril de 2016

“A QUEM IREMOS, SENHOR?” – Olívia Cutinho

 
Dia  16  de Abril de  2016
 
Evangelho de Jo 6,60-69
 
Muitos de nós, recuamos, ou até abandonamos  o seguimento a Jesus, quando tomamos consciência de que  neste seguimento está incluída a cruz!
Todos nós, uns mais outros menos, temos medo da cruz,  a cruz  nos assusta, fazemos tudo para nos esquivar dela, mas não tem jeito,  a cruz é  inevitável na nossa vida, principalmente na vida de quem faz opção Jesus!
O evangelho de hoje, vem afirmar que é  impossível permanecermos  com Jesus, se não aceitarmos  o desafio da cruz! Foi o que aconteceu com vários discípulos que abandonaram Jesus, quando souberam que no seguimento a Ele incluía a cruz!
Muitos, queriam  ficar com o Jesus da multiplicação dos pães, o Jesus  que possibilitaria a eles uma vida fácil, se negaram a  aceitar um Jesus que passaria pela cruz!
Mesmo tendo dito: "O meu Reino não é deste mundo", o povo estava longe de entender, que Jesus não buscava a glória dos homens e sim, a glória do Pai!  Os mesmos que queriam proclama-lo  como Rei, após o episodio da multiplicação dos pães, o abandonaram, quando Ele disse: “Eis aqui o pão que desceu do céu, quem dele comer viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo6,51). Estas palavras de Jesus, que já prenunciava o findar de sua trajetória terrena, foram recebidas  pelo povo como  sendo palavras duras demais.
A nossa opção por Jesus  deve ser radical: estar com Ele para o que der e vier, do contrário, faremos como aquele povo, abandonamos Jesus no meio do caminho, perdendo assim, a  oportunidade  do encontro com o Pai...
Jesus perguntou aos doze discípulos, os únicos que permaneceram com Ele até aquele momento: “Vós também quereis ir embora? Pedro respondeu em nome dos doze: “A quem iremos, Senhor? “Tu tens palavras de vida eterna.”
Creio que hoje, Jesus nos faria  uma pergunta um tanto diferente, talvez Ele nos perguntasse: “e vós, quereis permanecer  comigo na Eucaristia"? A nossa resposta, certamente não chegaria a Ele, tão  imediata  como  a resposta de Pedro, pois esta resposta, não lhe daríamos  com palavras e sim, com as nossas atitudes do  dia a dia!
“Ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. É o Pai quem nos concede o dom da fé e é a fé, que nos leva ao Filho que concomitantemente, nos leva ao Pai!
No nosso seguimento a Jesus, mais importante do que entender as suas palavras é  acatá-las sem questionamentos, pois Jesus é soberano, Ele sabe o que é bom para nós, Jesus é o  Senhor da nossa vida, questionar os seus ensinamentos,  é impor  condições  para segui-Lo, postura, contrária daqueles que professam  a sua fé em Jesus.
Diante de quaisquer exigência de Jesus,  devemos nos  comportar,  como uma criança que obedece  aos seus pais, mesmo não entendendo as suas  exigências.
 
Comer e beber de Jesus na Eucaristia, é comer e beber do seu ideal!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário