(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)
DIA 29 DE FEVEREIRO - SEGUNDA-FEIRA - EVANGELHO (LUCAS 4,24-30)
III SEMANA DA QUARESMA
(ROXO – OFÍCIO DO DIA)
Uma das experiências humanas mais duras é a de ser rejeitado.
Quando a rejeição parte de pessoas mais chegadas (familiares e amigos), ela se torna quase insuportável.
Jesus foi submetido a este vexame por seus concidadãos de Nazaré. Além de rejeitá-lo, ficaram cheios de ódio contra ele, chegando a expulsá-lo da cidade e atentarem contra a sua vida.
O Mestre, porém, não se deixou levar pelo desânimo. Lembrou-se de que os antigos profetas, rejeitados por seus concidadãos, puseram-se a fazer o bem a pessoas que não pertenciam ao povo de Israel. Ou seja, compreenderam que sua missão era muito mais ampla e que muito mais pessoas poderiam usufruir de sua ação. Assim acontecera com o profeta Elias que, num momento de dificuldade, beneficiou, com um gesto miraculoso, a uma pobre viúva estrangeira. Algo parecido sucedera com Eliseu.
Embora em Israel, muita gente necessitasse de cura, ele não hesitou em curar um general estrangeiro.
Com tais pensamentos, Jesus prosseguiu o seu caminho, sem se deixar abater pelo desânimo e pela decepção. Rejeitado por seus concidadãos, que pensavam conhecê-lo muito bem, estava certo de que poderia ser útil a muitas outras pessoas, de que seria acolhido por elas, e que, em outros lugares, sua palavra encontraria corações abertos e receptivos.
Oração
Senhor Jesus, que a experiência de rejeição não me leve a desanimar no caminho de serviço ao Reino.
Santo do Dia / Comemoração (São Macário):
A palavra Macário significa feliz, bem-aventurado.
São Macário nasceu na Armênia, no século onze. Foi educado pelo seu padrinho de batismo, o arcebispo de Antioquia.
Bem cedo foi iniciado nos estudos de filosofia e teologia. Jovem ainda, foi ordenado sacerdote e, logo depois foi aclamado bispo de Antioquia no
lugar de seu tio.
lugar de seu tio.
Destacou-se pela bondade e pela caridade com que governou seu rebanho. Pregava a Palavra, visitava os doentes e cuidava dos necessitados. Era por todos venerado. Não quis, porém, permanecer bispo, renunciando ao cargo em favor de Eleutério.
Acompanhado de quatro sacerdotes, empreendeu uma peregrinação à Terra Santa. Na Palestina, foi perseguido, preso e torturado pelos mouros. Libertado milagrosamente, São Macário retornou ao Ocidente, passando pela Holanda e Bélgica, países em que até hoje sua memória é venerada. Morreu socorrendo as vítimas da peste, quando regressava à Antioquia, sua terra natal.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO
São Macário, cujo nome significa bem aventurado, destacou-se como um grande servidor dos mais sofredores. Auxiliava os órfãos, viúvas e abandonados. Sua ação era coroada por uma intensa vida de oração e contato com Deus. Nunca deixou-se envolver pelas vantagens materiais, mas em tudo colocava a vontade de Deus em primeiro lugar. Sejamos também nós discípulos fiéis de Cristo Jesus e seguindo a inspiração de São Macário estejamos atentos ao exercício da caridade fraterna aos mais pobres.
ORAÇÃO
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Macário de Antioquia, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, daí-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
São Macário, rogai por nós.
Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.
Link Facebook: https://www.facebook.com/ ademilson.moura.75
De quem esse texto?
ResponderExcluir