quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A virgem dará à luz um filho-Claretianos

Terça-feira, 8 de Setembro de 2015
Miquéias 5,1-4a: DE ti, Belém de Éfrata, tirarei o chefe de Israel
Salmo 12: Meu coração transborda de alegria no Senhor
Mateus 1,1-16.18-23: A virgem dará à luz um filho
1Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.2Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos.3Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão.4Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon.5Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.6O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias.7Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa.8Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias.9Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias.10Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias.11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia.12E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel.13Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor.14Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud.15Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó.16Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 18Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.19José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.20Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.21Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.22Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:23Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.

Comentário


Conhecer os antepassados de cada pessoa era de suma importância na cultura judaica. Nessa perspectiva, Mateus utiliza a genealogia para explicar a origem de Jesus e a importância de seus antepassados, entre os quais Abraão e Davi. Hoje, quanto celebramos a natividade de Maria, cabe destacar nessa genealogia a presença de Tamar, Raab, Tut e a mulher de Urias, quatro mulheres estrangeiras e, portanto, pagãs, que emprestam seus ventres para que, às vezes de forma estranha, para que a salvação continue seu curso na história. A lógica da humanidade nem sempre coincide com a lógica de Deus. Dentro da lógica dos quem tem o poder de domínio na história, Jesus deve ter nascido de uma rainha, em um palácio e em Jerusalém, a capital do país. Contudo, nasce em um estábulo, entre animais, de uma mulher camponesa que vive em uma casa simples em Nazaré, uma cidade de pouca importância na Galileia dos gentios. Maria, a pobre de Nazaré, em dúvidas nem ambições, também colocará seu ventre ao serviço de Deus para enriquecer a humanidade com o maravilhoso fruto da salvação. O nascimento de Maria é a festa da maternidade generosa e solidária com a vida do gênero humano.

Santo do Dia

Natividade de Nossa Senhora


Já celebrada no Oriente, a festa da Natividade foi instituída na França pelo bispo de Angers. Conta a tradição que os anjos de Deus, entre os dias 7 e 8 de setembro, manifestavam-se ao santo bispo cantando em coro em louvor ao nascimento da Virgem Maria. Da França, a festa passou a ser celebrada em Roma (séc. VII), e dali se espalhou pelo mundo católico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário