segunda-feira, 6 de julho de 2015

A certeza de que o reino está próximo-Helena Serpa

09/07/2015 – 5ª. feira XIV semana comum – Gênesis 44,18-21.23-29; 45,1-5 – “o maior motivo de Deus é a nossa salvação”
José precisou ir para o Egito, pois Deus sabia que haveria um tempo de fome sobre a terra e queria salvar Israel que Lhe era  um bem particular. José foi um instrumento de Deus para a libertação da sua família. Seus desígnios são inescrutáveis, isto é, vão além da nossa capacidade humana de entendimento. Ele se vale da nossa humanidade e até da nossa pusilanimidade, por isso, tornou o pecado dos irmãos de José um motivo de graça, a fim de que fossem salvos da fome que viria.  Para que reconhecessem o erro, eles precisaram passar por vexames e tribulações. Da mesma forma o Senhor age conosco! Ele sabe de tudo a nosso respeito, conhece o passado, o presente e, apesar das nossas transgressões e, já antevendo o que virá, Ele nos dá oportunidades para que possamos sair da escravidão para assumir uma vida de liberdade. Assim, o Senhor também transforma a nossa dor em amor e, nos dá a capacidade de, até nos nossos erros, encontrar a motivação para superá-los, reconhecendo a nossa culpa com o propósito de não mais cometê-los. Isso é salvação, isso é conversão. Em todas as obras de Deus nós percebemos que o Seu maior motivo é a nossa salvação. Jesus Cristo tomou as nossas dores, as nossas transgressões e as colocou sob os Seus ombros. O Seu sacrifício foi fonte de misericórdia para todos nós e, apesar das nossas maldades nós temos chance de recomeçar. - Você tem percebido as graças de Deus mesmo que você reconheça-se um (a) grande pecador (a)?- Você já leu toda a história de José e os seus irmãos?- Você já havia ouvido falar de José do Egito?- Qual a mensagem que a história de José traz para a sua vida?

Salmo 104 – “Lembrai as maravilhas do Senhor!”
Todos os caminhos do Senhor nos conduzem à salvação, por isso as suas obras são maravilhosas. O salmista relata em versos como Deus agiu para salvar o povo de Israel e conduzi-los ao Egito. Deus tinha um plano para eles no Egito.  A Palavra de Deus justifica as Suas obras porque Ela é a verdade que deve reger a nossa vida. Mesmo tendo que passar por cadeias e tribulações, José teve salva,  a sua vida e a de toda a sua família.

Evangelho – Mateus  - 10, 7-15 – A certeza de que o reino está próximo”
A cada dia nós recebemos do céu dádivas que dão sentido ao nosso existir. O dia nasce e o sol nos aquece, a chuva nos refresca e recebemos proteção. Mais tarde o sol se põe e a noite chega e nos abrigamos no repouso do corpo e da alma. Recebemos amparo, saúde, disposição e esperança; temos a chance de meditarmos e refletirmos com a Palavra de Deus; participamos da Eucaristia, temos o coração pacificado; trabalhamos, rimos, nos divertimos, abraçamos, etc. ... Assim, vivemos o reino de Deus! No entanto, nos esquecemos de que a muitos faltam essas coisas porque não conseguem percebe-las ou não têm a chance de desfrutá-las, por isso, somos mais do que privilegiados. Assim como ensinou aos Seus discípulos, Jesus quer nos ensinar a compartilhar com os outros, todas as bênçãos que recebemos das Mãos do Pai. Todos nós somos presenteados com bênçãos e graças vindas do Seu amor e, mesmo que tenhamos um coração grato, nós nos esquecemos de repartir com as outras pessoas o que nós recebemos gratuitamente. Precisamos, pois, urgentemente, anunciar que o reino de Deus está próximo.   O reino de Deus está ao alcance de todos e consiste justamente, em que apreciemos as coisas simples do céu que estão ao redor de nós aqui na terra e para as quais não damos valor. Viver o reino de Deus é vivenciar a paz, o perdão, o amor e, principalmente levar esse reino a quem não o conhece. Jesus nos manda fazer tudo para anunciar que o Seu reino está próximo, dando alento aos desanimados, carentes e necessitados. Não devemos nos angustiar nem desanimar quando alguns não o aceitarem nem acreditarem que ele existe, pois Jesus nos manda ir em frente e não desistir. A nossa maior recompensa será, justamente, vivenciar o Seu reino, desde já. A certeza de que o reino está próximo nos anima a nunca desistir de testemunhá-Lo com a nossa vida cheia de bênçãos. - Você percebe as coisas simples que fazem parte do seu dia a dia?- Há diferença no seu humor quando o dia nasce chuvoso ou ensolarado?- Por qual motivo você tem dado graças a Deus?- Você tem compartilhado com os outros as graças que tem recebido?- Você já saiu de si para ir a busca de alguém que precisa de paz?- Como você falaria a ela do reino dos céus vivido aqui na terra?


Um comentário: