domingo, 21 de junho de 2015

“NÃO DEIS AOS CÃES AS COISAS SANTAS...” - Olívia Coutinho


 Dia 23 de Junho de 2015


 Evangelho de Mt 7,6.12-14

 
Na nossa caminhada  de discípulo missionário, é muito comum depararmos com situações que nos deixam tristes, como encontrar irmãos nossos, que ainda não conhecem  o evangelho! Uns, porque ninguém lhes falou de Jesus, outros porque já fizeram  opções  pelas coias do mundo, por outros deuses: o deus dinheiro, o deus fama, o deus poder...
Quando fazemos  a experiência de Jesus em nossa vida, cresce em nós o desejo de  leva-Lo ao outro, afim de que ele possa também, beber da água que bebemos, a água viva que é Jesus! Movido por este desejo,  às vezes nos precipitamos,  lançando a semente da palavra  de Deus em terras áridas, onde certamente ela não será acolhida! O que  machuca o nosso coração, vendo a   palavra de Deus sendo desprezada! 
 No evangelho de hoje, percebemos mais uma vez, o cuidado de  Jesus para com aqueles que dariam continuidade a sua missão  após a sua volta para o Pai! Ciente das  boas intenções dos discípulos e também da ingenuidade  deles, Jesus os orienta, na intenção de   preveni-los quanto ao risco de se machucarem diante aos tantos desencontros durante o percurso.
 Jesus sabia por antecipação, das dificuldades, dos aborrecimentos que os discípulos iriam  encontrar pelo caminho, dificuldades estas, que nós, discípulos  missionários de hoje, ainda enfrentamos!
“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos.” Estas palavras de Jesus, à princípio nos assustam,  são palavras de difícil   compreensão, mas aos poucos, à luz do  Espírito Santo,  vamos entendendo o que Jesus quis  nos dizer com estas palavras! Ele  nos orienta sobre o zelo  que devemos ter para com o Sagrado!  A  palavra de Deus é sagrada, ela não deve ser lançada onde  não será acolhida, se insistirmos,a levá-la a quem se recusa a acolhe-la,  além de nos  machucar, estaremos  perdendo tempo, deixando de semeá-la em terras férteis. O  que não que significa, virar as costas para essas  pessoas que não se abrem à  palavra de Deus, pelo contrário  devemos ter paciência  para com elas, dar tempo ao tempo, quem sabe um dia, estas mesmas  pessoas que  hoje recusam  a palavra de Deus, se abrem  para acolhê-la? Sabemos que é inútil querer levar alguém a converter-se  se ela não quer abrir-se  à palavra, é a palavra de Deus, que faz brotar em nós, o desejo de mudança! 
 A palavra de Deus não pode ser imposta ela é proposta  e só produzirá  frutos, no coração de quem a acolhe com total liberdade! Querer forçar alguém a acolhê-la, seria fazer mal uso desta palavra!  Por tanto, as coisas santas, com certeza, têm destinatários certos: corações  que as acolhe com o carinho que elas merecem!
Quem faz a opção pela porta estreita, vai encontrar estes e muitos outros desafios pelo caminho,  mas carregará consigo, a alegria da constante presença de Jesus orientando-o  na missão!
A porta larga nos oferece inúmeras  opções, o ter o poder o prazer, mas não  nos levará, a felicidade plena, felicidade, que só se alcança, passando pela porta estreita.  
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Belissima sua reflex'ao , concordo [e muito dificil nos dias de hoje andar por essa porta estreite, pelo fato de muitos n'ao conhecerem a palavra e assim dificultam a caminhada dos que conhecem , mas a confian;a em Deus [e que nos move uma nova dire;ao !
    Bom dia !
    Cleomar

    ResponderExcluir