quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Curando os doentes da Galiléia-Diác. José da Cruz

-Diác. José da Cruz
SEGUNDA FEIRA DA V SEMANA DO TC 09/02/2015
1ª Leitura Gênesis 1, 1-19
Salmo 103/104,31b “Alegre-se o Senhor em suas obras”
Evangelho Marcos 6, 53-56
"Curando os doentes da Galiléia..."
O evangelista Marcos nos apresenta nesse evangelho um Jesus que faria o maior sucesso em nossos dias entre os "Milagreiros de Plantão". Com Jesus por perto não precisava de SUS ou planos de Saúde, pois, sem filas, nem senhas, nem longas esperas, bastava o enfermo tocar na barra da sua túnica e a doença sumia na hora.
Claro que a sua fama se espalhou rapidamente e Ele não tinha mais sossego, onde ia havia uma multidão de enfermos á sua espera e todos eram curados, sem receitas de medicamentos caros, "nadica" de nada, custo zero e benefício de cem por cento. Hoje em dia há líderes Religiosos "Picaretas" que só trabalham nesse esquema, cura de enfermidades e "cartão vermelho para o Diabo", e quando a cura não acontece o Controle de Qualidade da igreja" logo alerta que é falta de Fé do "doentinho".....E o nosso povo sofrido, com mil e um problemas de saúde e de doenças psicossomáticas, torna-se uma presa fácil na mão de tantos "Vigaristas de Jesus".
Mas como podemos fazer uma reflexão que contesta esses milagres que Marcos faz questão de relatar? O problema não está em Jesus, mas sim nesta relação equivocada que muitos têm para com ele. Podem reparar que, alguns poucos que foram curados, tornam-se seguidores de Jesus, mas bem poucos, pois o restante, uma vez curado voltavam para a mesma vidinha de antes....Se alguém duvidar, basta nos lembrar dos dez leprosos onde só um voltou.
Onde estão os curados de hoje? Estão firmes na Fé, com a vida transformada, ou viraram apenas marqueteiros de algumas igrejas e seus "pastores com pele de Lobo". Para quem eles estão á serviço? A Jesus Cristo, seu reino e seu evangelho? Talvez alguns poucos vivem sinceramente a sua vida de Fé, transformados por essa experiência profunda com Jesus.
Jesus não é um simples curandeiro que menospreza a medicina e dispensa o atendimento médico hospitalar, tem cristão iludido que pensa assim e morre antes da hora porque abandonou o tratamento acreditando estar curado por causa de alguma "revelação" feita por alguém em quem ele acredita piamente....
O poder de Jesus vem de Deus que é Vida para todos, mas Jesus não quer formar um exército de pessoas curadas que se tornam suas escravas e agora têm que ficar permanentemente sob seu domínio. Jesus não precisa nem ontem e nem hoje de marqueteiros para venderem sua imagem poderosa e assim aumentar sempre o seu ibope.
Jesus quer seguidores fiéis, que tenham o seu evangelho no coração e o vivam com fidelidade, ajudando a construir o Reino de Deus em meio aos homens, com um testemunho concreto marcado pela ética e pela moral cristã, a partir dos valores que ele pregou, viveu e ensinou a todos. Ser curado de uma enfermidade física é graça Divina concedida a alguns, mas pode também não significar nada se a pessoa curada não ter uma Fé comprometida com a Vida....(Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – Email cruzsm@uol.com.br)



Um comentário:

  1. Alguém hoje muito esclarecido disse: A única tarefa da missão de Jesus era fazer com que o povo se amasse. disse também que Jesus não era médico e que a febre da sogra de Pedro era psicológica! Não quis questioná-lo por dois motivos: primeiro por que certo ou errado essa pessoa tinha autoridade pra falar e segundo porque eu acredito no Poder de Jesus Cristo, porém fiquei a pensar: e os dez leprosos,? e lá na piscina de siloé?, e o paralítico? e cego de Gericó? e tantos outros? que confusão pode gerar na cabeça das pessoas que como eu ouviram! Nem todo povo simples sabe o que é exegese fiquei preocupada porque mexer tão forte assim com a fé do povo é complicado! sua reflexão me deixou aliviada, tudo passa pela fá, o próprio Jesus dizia após a cura TUA FÉ TE SALVOU

    ResponderExcluir