quinta-feira, 12 de junho de 2014

O pecado do adultério - Newton Hermógenes



Evangelho (Mt 5,27-32)
Sexta-feira 13/06/2014

O evangelho de Mateus neste capítulo trata do pecado do adultério, e nos leva a uma reflexão sobre este tema tão atual nos dias de hoje. E o que significa adultério? Adulterar significava no tempo de Jesus a prática da infidelidade conjugal, era considerada uma grave violação dos deveres conjugais em quase todas as civilizações de quase todas as historias, levando em alguns casos à prática de punição severa por parte de algumas sociedades e podia levar até a morte a pessoa envolvida, como era feito na sociedade judaica.

Historicamente a prática de adultério era um crime mais grave quando era cometido por uma mulher. Hoje em dia apesar das mudanças sociais nos países ocidentais como o Brasil, esta prática é vista de muitas maneiras, mas mesmo assim a mulher ainda é alvo de uma maior critica e de punição. Segundo o dicionário português, adultério significa não só infidelidade conjugal, como também, deslealdade, traição, falsificação, fraude e etc. Porém à luz do evangelho devemos procurar entender o que Jesus quer dizer em sua mensagem.

O mestre ensina aos seus discípulos que o pecado começa já no íntimo das pessoas, quando começamos a pensar e a planejar alguma coisa errada. Mesmo que não consigamos concretizar o pecado, o desejo de ceder à tentação vai aos poucos, nos enfraquecendo e nos distanciando de Deus, por isto que aprendemos de Jesus que devemos vigiar e orar para não cair em tentação.
Jesus disse: “Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”.

Não só o homem comete este pecado já no seu íntimo, como também a mulher pode pecar também ao desejar o marido de outra mulher. O olho humano, e a mão direita, são colocados no evangelho como ferramentas da prática do pecado, e chega a ser tão grave que Jesus exorta seus discípulos a arrancar, a cortar e lançar fora, já que é preferível perder um dos membros que todo o corpo arder no fogo do inferno.

O divórcio também é colocado por Jesus como um perigo de pecado nas relações humanas, e de acordo com a mensagem o divórcio é algo aceito quando um dos dois cometeu adultério, caso contrário um faz com que o outro se torne adultero, e quem se casa com pessoa divorciada também comete adultério.

O casamento é algo considerado sagrado diante de Deus, por isto está escrito que o que Deus uniu o homem não separe, mas não separe mesmo, pois esta é uma ordem divina, e quem for contra esta ordem estará contrariando a Deus, estará sendo desleal ao Senhor.No casamento fazemos uma aliança com o conjugue, juramos fidelidade, na saúde na doença e na dor, mas por causa da fraqueza humana, quando surgem os problemas muitos não conseguem cumprir seus compromissos.

Elias sentiu necessidade de subir ao monte para orar em favor daqueles que abandonaram a aliança com Deus. Enfrentou terremoto e fogo, mas não desistiu, não rompeu o seu compromisso com o Senhor seu Deus, e passando a tempestade, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa, e em seguida ouviu a voz de Deus que lhe reconfortou dando-lhe a recompensa pelo seu zelo, pela sua fidelidade.

Os filhos de Israel descumpriram o seu compromisso com Deus, abandonaram a aliança, e se destruíram, porém Elias por sua fidelidade foi o único sobrevivente dos profetas, não foi abandonado, viu a face de Deus e recebeu o poder de ungir reis e profeta. Deus jamais abandona aqueles que lhe são fieis.

A nossa fidelidade a Deus, é como um casamento, por isto se diz aliança com Deus. Se nos mantivermos fieis a Ele, jamais seremos esquecidos, ou abandonados, pois Ele é fiel em cumprir as suas promessas para conosco. Podemos dizer como o salmista: “Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra do viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor”!
Amém!

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Penso que a Lei de Moisés é visivelmente imperfeita uma vez que só preconiza punição para a adúltera.
    Tem uma fala de Jesus que diz que Moisés estabeleceu critérios conforme a dureza do coração, e que Ele veio trazer todas as coisas a perfeição.
    Tês Pessoas está para um só Deus assim como duas criaturas, que contraem matrimônio diante d'Ele, estão para uma só carne.
    Simples assim.
    Salve Maria!

    ResponderExcluir