quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ao amanhecer do primeiro dia-Helena Colares Serpa

19 de abril  -  Mateus 28, 1-10
 Romanos 6 ,3-11 - “morremos com Cristo e vivemos por Ele ”

Enquanto esperamos a vida eterna estamos firmes e confiantes em Jesus que se entregou por nós. O nosso homem velho foi crucificado com Ele para que seja destruído em nós o corpo do pecado e não mais servirmos ao pecado. Fazem parte do nosso ser “homem velho” os nossos pensamentos, sentimentos e ações que destoam do que Jesus veio nos ensinar. A falta de perdão, o ressentimento, os desejos de vingança, as nossas atitudes de indiferença e desprezo para com o próximo, assim como também as práticas que nos desvirtuam do que é espiritual e nos fazem viver segundo a carne. Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Fomos batizados na Sua morte e com Ele fomos sepultados para ressuscitarmos também com Ele. A nossa vida é uma eterna vigília. Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Portanto, aquele que morreu está livre do pecado. Vivemos para Deus e somos felizes, porque pertencemos a Cristo. Com efeito, não devemos desanimar diante das dificuldades e dos sofrimentos da nossa vida, se somos identificados a Jesus Cristo. Cristo ressuscitou dos mortos; a morte não tem mais poder sobre ele. A morte é a escravidão ao pecado. Precisamos nós também, vigilantes, morrermos para o pecado para ressuscitarmos com Cristo. - Como você tem encarado as dificuldades da sua vida: com esperança ou com desânimo? - Olhando para a história de Jesus o que você percebe na sua história? Alguma semelhança?

Salmo 117 – “Aleluia, Aleluia, Aleluia”

Eterna é a misericórdia do Senhor. Passado o tempo da aflição, o tempo da penúria, nós conseguimos enxergar de novo a Luz que vem do céu e que ilumina os nossos passos. Quem espera sempre alcança. Cada momento deve ser vivido e curtido dentro da sua realidade, porém nunca devemos esquecer que a mão direita do Senhor faz maravilhas e que por isso damos graças ao Senhor porque Ele é bom.

Evangelho – Mateus 28, 1-10 – “ao amanhecer do primeiro dia”

Aquelas mulheres que, ao amanhecer do primeiro dia foram ver o sepulcro de Jesus, nos dão exemplo para que nunca nos deixemos estacionar na dor e no sofrimento. Elas não se contentaram em permanecer como os outros, talvez, na comiseração diante de um fracasso aparente. Caminharam para ver, não sabiam nem o que! Por isso, foram possuídas de uma alegria imensa quando o anjo lhes anunciou que Jesus ressuscitara e que o sepulcro estava vazio. Talvez, no profundo dos seus corações, elas já tivessem a certeza de que Jesus estava vivo, porque confiavam na Sua palavra. Elas foram privilegiadas e escolhidas para serem as primeiras anunciadoras da Ressurreição de Jesus. Sem titubear elas obedeceram à voz do anjo e “partiram depressa, com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos”. No caminho elas encontraram o próprio Jesus que lhes ordenou: “Alegrai-vos!” Nós precisamos também sair do nosso temor, da nossa acomodação diante dos fatos desagradáveis e ir à busca de Jesus, experimentar a Sua força para com muita alegria sair anunciando a Sua presença na vida das pessoas que pararam no sofrimento. Para os que confiam em Jesus o sofrimento e a dor são apenas um trampolim para um estado de vida melhor. Alegremo-nos, pois, Jesus ressuscitou! – Você continua acomodado (a) nas coisas que não deram certo na sua vida? – Por que você não vai a busca de Jesus, mesmo achando que Ele ainda está sepultado? – Você já percebeu que o sepulcro está vazio e que não há razão para tristeza?

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário:

Postar um comentário