sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Buscamos a Deus ou os Seus milagres? - Helena Serpa

DIA 23 QUINTA -Mc 3,7-12

1 Samuel 18, 6-9; 19, 1-7 – “a inveja mina a amizade ”

Saul não gostou do sucesso de David, pois a vitória sobre o Golias atraiu para ele a atenção das mulheres de todas as cidades de Israel que saíram ao encontro do rei Saul dançando e cantando alegremente para apregoar o grande feito de Davi. Desde então a inveja entrou no seu coração e começou a sua perseguição contra aquele que pôs em risco a sua vida para defendê-lo da mão do filisteu. Diante de Deus e sob a Luz do Espírito Santo precisamos, também, examinar a nossa consciência para pedir perdão pelas vezes em que nos sentimos ameaçados pelo sucesso das outras pessoas. Muitas vezes a vitória de alguém nos leva também a invejá-lo e até a tramar contra ele no nosso coração. A verdade é que nós também, muitas vezes, nos sentimos incapacitados para realizar alguma proeza e olhamos para as pessoas que são mais preparadas que nós, com olhos de crítica. Não sabemos nem elogiá-las e o sucesso delas nos incomoda porque é um atestado da nossa incapacidade. Porém, pelo contrário, o que precisaríamos fazer era sermos gratos a Deus pelo sucesso dos nossos irmãos e irmãs e pedir a Ele que também nos capacite para algumas coisas que nós ainda não conseguimos conquistar. Só Deus poderá nos ajudar a vencer as nossas limitações e quanto mais nos congratularmos com a prosperidade do nosso irmão, mais abertura nós daremos ao Senhor para trabalhar nas nossas áreas improdutivas. – Você costuma se alegrar com o sucesso das outras pessoas? – Você olha para elas com olhos de aprovação ou de crítica? – Você reconhece que a inveja tem feito festa no seu coração? – Você tem inveja de alguém que conseguiu alguma coisa que não chegou para você? – Você já pediu ao Senhor que o capacite? – Faça isso hoje e peça perdão pelo tempo perdido.

Salmo 55 – “É no Senhor que eu confio e nada temo.”

O salmo é a prece do homem que tem consciência de que recebe a proteção do Senhor, embora que os seus inimigos por isso, o invejem. Mesmo perseguido, oprimido e humilhado ele sabe que Deus está sempre perto e atento à sua oração. “É no Senhor que eu confio e nada temo”, “por isso, louvarei sua promessa e vos oferto um sacrifício de louvor”. Que esta seja a oração que os nossos lábios pronunciem em todos os momentos em que nos sentirmos acossados.

Evangelho – Marcos 3, 7-12 – “ Buscamos a Deus ou os Seus milagres?”

Algumas vezes Jesus fugiu da multidão que O perseguia e se sentiu sufocado pelo povo que o comprimia. O povo O buscava apenas para receber as coisas boas que Ele lhe podia oferecer. Buscavam os Seus prodígios e queriam experimentar a Sua força e poder. Por isso, Jesus também, procurava se afastar para um lugar mais reservado. Ele sabia o que fazia e tinha consciência da necessidade real daquela multidão que andava atrás de “benesses”. Jesus também conhece os nossos corações e sabe das nossas intenções e de que espírito nós estamos imbuído quando nos aproximamos Dele. Muitas vezes nós também perseguimos os milagres e prodígios de Deus e nos esquecemos de buscar o Deus que tem poder para nos transformar e nos libertar dos espíritos maus que nos induzem a sermos egoístas, interesseiros, corruptos e ambiciosos. O espírito do mal está sempre a nos rondar, por isso, precisamos permanecer perto do Jesus Salvador não somente para receber benesses, mas para desfrutar da Sua presença libertadora que modifica a nossa mentalidade individualista e cobiçosa e dá um novo sentido para os nossos anseios, desejos e ideais. Dessa forma, Jesus poderá também nos pedir que Lhe providenciemos uma barca, no entanto, nos deixará ficar perto Dele para que aprendamos a nova maneira de ser um filho de Deus comprometido com o Seu Reino. Nós também temos autoridade para em Nome de Jesus e sob o Seu olhar colocar por terra todos os espíritos maus que nos perseguem. Jesus é o Senhor e tem poder sobre o mal! – Com que intuito você tem se aproximado de Jesus? – Você tem buscado a Deus por Ele ou pelos milagres que Ele realiza? – Os espíritos maus têm tido influência nas suas ações? – Quem poderá ajudá-lo (a)?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário