domingo, 22 de setembro de 2013

Jesus denuncia - José Salviano

17 de Outubro - Quinta - Evangelho - Lc 11,47-54


Jesus, neste evangelho, está denunciando aqueles, cujos pais perseguiram os profetas. Estamos falando dos escribas e fariseus, que Jesus não tinha medo de revelar sua podridão interior para o grande público que o rodeava. Esse grupo de judeus orientados pelos doutores da Lei, os quais não admitiam que alguém soubesse mais que eles, continuavam a fazer o que os seus pais faziam: perseguir Jesus.
        Hoje, também os católicos engajados não pensem que estão livres de perseguições. Graças a Deus tenho recebido muitos comentários de leitores que me elogiam, assim como também recebo vez ou outra alguma crítica pelas minhas afirmações em defesa e em favor da Igreja Católica.
        Em uma dessas críticas alguém me chamou de idólatra. Gostaria de responder a esta pessoa, que eu não sou idólatra. Não me ponho diante de uma imagem de nenhum santo para fazer orações. As imagens são semelhantes às fotos. Elas nos lembram a pessoa do santo, mas não é o santo que está lá. Você não seria capaz de cuspir, ou colocar no chão e pisar na foto de sua mãe. Certo? Porque isso seria uma grande falta de respeito, e se ela ficasse sabendo disso, ficaria muito magoada com você.
        Então a imagem de Maria nos faz lembrar a sua pessoa. Aquela imagem não é a mãe de Jesus.  Se algum cristão se prostra diante de uma imagem e fica rezando, é porque ele não foi esclarecido o suficiente, a respeito das imagens. Mais isso não justifica afirmar que os católicos são idólatras. Nós usamos visuais como a Cruz, porque somos seres áudio-visivos, ou seja, 80% da nossa percepção extramentel, ou percepção do mundo exterior, é feita pela visão e um pouco pela audição. É por isso que a televisão e o cinema nos atrai tanto, mesmo que estejam mostrando coisa absurdas. Então, os visuais expostos na nossa Igreja, não são ídolos. Ídolos são aqueles que estão espalhados por todos os cantos e até dentro da casa de quem me chamou de idólatra. São bens matérias que as pessoas adoram tanto: Computadores, videogames, jóias, carros, casas, até os enfeites da sua sala, como flores, cortinas, estante que você cuida com tanto zelo e que briga com as crianças quando as estragam, etc. Então, dessa forma, você também é idólatra. Por isso, primeiro tire a trave do teu olho, para poder enxergar o cisco que está no meu. 


Sal

2 comentários:

  1. Nossa,amei sua explicação sobre idolatria.Já ouvi muitas,mas essa toca realmente no assunto e deixa bem claro que é idolatria.

    ResponderExcluir
  2. SAL QUERO TE PARABENIZAR POR COMPARTILHAR SOBRE O EVANGELHO,POIS TIRO GRANDE PROVEITO PARA PASSAR NA COMUNIDADE CATÓLICA ONDE ESTOU MINISTRO DA EUCARISTIA, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE.AMÉM!!!!!

    ResponderExcluir