domingo, 2 de junho de 2013

É lícito ou não pagar o imposto a César?-TODAS AS LEITURAS - Helena Serpa


Postado por JOSÉ MARIA MELO

04/06/13 3ª-feira da 9ª Semana Tempo Comum



Reflexão Pessoal – Tobias 2, 9-14 – “o homem justo também é provado”

Nesta leitura nós podemos refletir sobre a nossa vulnerabilidade diante dos acontecimentos do nosso dia a dia e de como todos nós estamos expostos (as) às provações, mesmo que pratiquemos “obras de justiça”. Tobias, homem justo e que tinha o coração voltado para servir a Deus através do próximo, experimentou a cegueira por causa de um dejeto de passarinho que lhe caiu nos olhos. Um incidente que pode acontecer com qualquer pessoa comum. Desta forma Tobias já estava, há dois anos, tentando curar a cegueira de que foi acometido, mas mesmo assim ele mantinha-se firme e temente a Deus recusando qualquer espécie de favorecimento que não estivesse em conformidade com a lei do Senhor. A mulher de Tobias, Ana, no entanto, caiu na armadilha do inimigo que também, muitas vezes, nos questiona e nos leva a pensarmos se vale a pena sermos fiéis a Deus e levarmos uma vida honesta dentro do sentido da caridade. Às vezes, nós também só admitimos praticar a justiça e ajudar às outras pessoas quando tudo está correndo maravilhosamente na nossa vida. Esperamos ser recompensados (as) pelas nossas boas obras e não percebemos que elas são um meio para que alcancemos a santidade e não nos isentam de passarmos por dificuldades e tribulações. O caminho da santidade passa pelo sofrimento, pela dificuldade e pelo exercício das nossas virtudes. Se não fossem as nossas provações nós não teríamos a dimensão do nosso grau de fé e de confiança nos planos de Deus. O tempo em que passamos enfermos (as) é precioso para que nós possamos treinar a nossa paciência, aceitação, humildade e também para fazer crescer aquelas pessoas que se dispõem a nos ajudar. Se pensarmos assim talvez nós consigamos ultrapassar esses momentos da nossa vida com mais conformação esperando o livramento do Senhor. – Você já passou por alguma dificuldade desse tipo? – Você se considera isento (a) de provação por ser uma pessoa justa e temente a Deus? – Você sabe se deixar cuidar pelos outros quando está enfermo (a)? – Você admite passar pelo sofrimento sem reclamar?

Salmo 111 – O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

Orando com esse salmo nós exercitamos a nossa confiança em Deus mantendo o coração tranquilo mesmo quando passamos pelas provações da nossa vida. O homem que respeita o Senhor e ama a sua lei não tem medo de receber notícias más, pois sabe que o seu destino está entregue nas mãos do todo poderoso. Também, ele reparte os seus bens com os pobres e por isso, permanece para sempre o bem que faz. A sua descendência será forte sobre a terra. Será que nós fazemos parte do povo que respeita o Senhor e ama a sua lei?

Evangelho – Marcos 12, 13-17 – “os encargos do mundo”

Precisamos estar atentos. A duração da nossa vida é momentânea. Porém, enquanto estivermos aqui temos as obrigações a que cumprir e não estamos isentos dos tributos do mundo como nos fala Jesus no Evangelho: “Daí, pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Para sermos justos precisamos estar quites com os encargos que o mundo nos cobra, confiantes, porém, de que Deus, que não olha as aparências, mas vê o nosso coração sabe dos nossos propósitos. Seremos cobrados (as) também pelo que ficarmos devendo no mundo, pois vivemos aqui na terra sob o olhar misericordioso e providente do Senhor. Cumprindo com a nossa obrigação aqui neste século teremos, no outro, a recompensa pela nossa fidelidade. Entretanto, uma coisa não nos tira da outra. Da mesma forma que cumprimos com os encargos que o mundo nos cobra nós também precisamos saldar a nossa dívida com os nossos irmãos e irmãs, segundo o mandamento do Senhor: “Amai-vos uns aos outros”. O mandamento de Deus é o Amor. Pagar imposto é um dever social, temporal, mas para Deus o nosso dever é amar e este é o nosso compromisso com o reino. Amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos (as). Somente assim seremos filhos e filhas justos (as), isto é, ajustados (as) ao Seu plano. - Como você tem encarado as obrigações sociais que o mundo impõe? Você é uma pessoa justa neste aspecto? – Você tem vivido o mandamento do amor? – Você sabe que diante de Deus nós seremos também cobrados (as) pelos nossos deveres sociais aqui na terra?

Helena Colares Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário