domingo, 16 de junho de 2013

Ao mal devemos responder com o bem - Newton


Mateus 5,38-42
 dia 17 de Junho)

 
A mentalidade antiga 'olho por olho e dente por dente', ainda está muito enraizada em nosso meio. Os sentimentos de mágoa, raiva, ódio e vingança têm tomando conta dos corações humanos, provocando conseqüências desagradáveis nas vidas destas pessoas, que ainda não estão preparadas para viverem o Reino de Deus.

Hoje ainda vemos atitudes de vingança por parte destas pessoas, que na maioria das vezes não medem as conseqüências desastrosas de seus atos. Estas conseqüências são muito mais danosas para quem as pratica do que para quem sofre. Todo o sentimento negativo que guardamos em nossos corações vai ao poucos nos minando, enfraquecendo o nosso psíquico, o nosso espírito e conseqüentemente o nosso corpo físico, a própria ciência tem comprovado isto.

A melhor atitude é a de não revidar um mal feito. Mesmo que os sentimentos de mágoa e raiva se apossem de nós, a melhor atitude é a de buscar manter o controle, se possível conte até dez antes de revidar com atos ou palavras. Jesus em sua divina sabedoria vem nos ensinar esta proceder correto.

Quanto nós enfrentamos o mal com o bem, estamos justamente usando uma força contrária capaz de anular o efeito negativo. Quem está no mal está nas trevas e quem está no bem está na luz, e a luz é muito mais forte que as trevas. Não há escuridão que se mantenha quando a luz está acesa. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12). Se nós estamos em Jesus estamos na luz da vida, e não haverá mal que possa nos atingir. Em Lucas 1,68 está escrito: "(...) Há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz".

Os que conhecem Jesus Cristo e nEle permanecem sabem que poderão viver a verdadeira paz, conhecem o verdadeiro sentido da vida, suportam com mais dignidade a dor e o sofrimento, não temem a morte física, pois a morte física é o caminho para a vida eterna. Os que conhecem e vivem os ensinamentos de Jesus não se desanimam diante das arbitrariedades dos homens maus, pois sabem que quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado.

Façamos o bem, sem olhar a quem, inclusive aos que nos fazer o mal. O bem é a única força capaz de anular o mal. Jesus ao nos dizer: "Não enfrenteis o que é malvado" está nos dizendo exatamente isto: a vingança gera mais ódio e violência. Dar a outra face é responder com o sentimento do amor. Ao querer pagar o mal com o mal, estaremos alimentando mais ainda a força do mal. Só o amor é capaz de anular todo efeito negativo, só o amor é capaz de construir o Reino de Deus aqui na Terra!
Amém

Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário