domingo, 5 de maio de 2013

A força do alto - Helena Serpa


DOMINGO
Lucas 24,46-53



                                     Antes de subir ao céu Jesus dá as últimas instruções aos Seus discípulos recomendando-lhes que permanecessem na cidade e esperassem a “força do alto” que viria sobre eles e lhes daria poder para testemunhar tudo o que haviam visto e ouvido. A narrativa nos revela que Jesus os abençoou enquanto se afastava subindo para o céu e eles O adoraram. Depois voltaram para Jerusalém com grande alegria e permaneciam no templo esperando a promessa de Deus. A “força do alto”, prometida por Jesus é o Espírito Santo que já foi enviado, o qual nós já possuímos, por isso, hoje, somos nós as testemunhas de Jesus. O Espírito Santo é o presente que Jesus deixou para nós. Sob o olhar de Jesus o Espírito se manifesta na nossa vida. É o Espírito Santo quem nos revela os pensamentos do Pai e nos motiva a fazer a Sua vontade.
                                  Para refletirmos sobre a ascensão de Jesus ao céu nós precisamos nos situar naquele mesmo contexto que os apóstolos vivenciaram a fim de nos apossarmos da bênção de Jesus que nos legitima como Suas testemunhas aqui na terra.     Quando Jesus abençoou os discípulos Ele o fazia também a cada um de nós que seríamos Seus seguidores. Jesus ainda hoje se mostra vivo diante de nós e as suas revelações são muito claras aos nossos olhos e ouvidos. Assim sendo Ele também diz para nós: “não vos afasteis de Jerusalém, mas espera a realização da promessa do Pai”! Nós já recebemos do alto o Espírito Santo e somos convocados para anunciar ao mundo a salvação de Jesus com o mesmo poder e sentindo a mesma alegria que os apóstolos tiveram, no entanto, precisamos permanecer juntos, unidos, em comunidade, na Igreja, que é lá que o Espírito Santo mais se manifesta.
                                 Quando, em comunidade, contemplamos a Ascensão de Jesus nós também podemos adorá-Lo, em espírito e verdade percebendo que Ele não nos deixou sozinhos, pois o Seu olhar continua posto sobre nós e o Seu Espírito nos sustenta e nos dá forças, para cumprir com o que nos foi proposto. Assim fazendo, nós também nos conservaremos firmes na certeza de que Jesus está vivo no céu, à direita do Pai, mas continua na terra, perto de nós, dentro do nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Reflita – Você já pensou nisto? – Você já experimentou contemplar a Ascensão de Jesus e receber a mesma bênção que Ele deu aos apóstolos? – Você se sente sozinho  no mundo? – Você confia na assistência de Jesus? – Você é testemunha de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário