segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

" Parábola do Menino de rua..." - Diac. José da Cruz



31 dezembro -Segunda Feira
Diac. José da Cruz
Oitava do Natal – Segunda Feira 31/12/2012
1ª Leitura   1João 2, 18-21
Salmo 95 (96) , 11 a “Alegrem-se os céus e exulte a terra”
Evangelho João 1, 1-18

                                   " Parábola do Menino de rua..." - Diac. José da Cruz

Era um menino pobre  que vivia na miséria total, dormia em baixo da ponte ou nas marquises dos prédios, não tinha a segurança de um lar, de uma família, não tinha quem olhasse por ele. Um certo dia um homem sentou-se ao seu lado e começou a conversar com ele.
Comprou e comeu com ele um cachorro quente e um refrigerante, depois passou uma noite com o menino, dormiram em baixo de uma marquise porque naquela noite choveu muito e de manhã convidou o menino a ir para sua casa.
___O Senhor tem uma casa? Uma família ? Como é isso .....?
___Sim, tenho uma família e uma casa e queria levar você para morar com a gente
___Mas por quanto tempo vou poder ficar por lá ? Perguntou o menino desconfiado.
___Filho, você não vai como hóspede, mas sim como membro da família, poderá ficar a vida inteira e tudo o que é nosso será também seu, e um dia serás Herdeiro....
Uma pergunta para os leitores: Quem é que recusaria uma proposta dessa ? Só se o sujeito for ruim da cabeça e não estiver em seu juízo perfeito, não é mesmo ?
Pois aqui está o evangelho de São João, neste último dia do ano civil, a encarnação de Jesus, aquele que pré existia junto ao Pai, e que assumiu a nossa natureza humana, tornando-se um de nós, nos convida a participarmos na comunhão de vida com a Trindade Santa, Jesus não só assumiu a nossa natureza humana mas nos divinizou fazendo-nos participantes da Trindade, mesmo na caminhada terrena, com as nossas fragilidades.
É isso que João Batista anunciou: mudança de casa, mudança de rumo e de direção, a Graça e a Verdade em Cristo Revelada nos deu acessibilidade total á comunhão com Deus. Agora acabou o tempo da Lei, pois em vez de simplesmente obedecermos ordens ( seguirmos a Lei) nos tornamos íntimos daquele que nos deu a Lei, e por esta nossa ligação com Jesus o Pai nos acolhe em sua casa e somos inseridos na comunhão, podendo contemplar a sua glória e a sua luz maravilhosa.
Encarnação, assim resumida por João, consiste precisamente nisso: Jesus vem á nossa vida e nos leva a participar da Vida de Deus. Nele nasce um Novo homem, que agora renovado pela Graça e Salvação, se reencontra diante de Deus em imagem e semelhança, como em sua origem.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário