II DOMINGO DO ADVENTO
Dia 09 de Dezembro de 2012
Evangelho Lc 3,1-6
Neste segundo domingo do Advento, somos chamados a intensificar o espírito da alegria de quem espera pela vinda do Senhor!
Neste tempo de expectativa, o nosso coração se enche de alegria, para acolher Jesus, que já está no meio de nós, mas que muitas vezes, devido ao nosso corre, corre do dia a dia, não percebemos a sua presença.
O advento é um tempo reflexivo quando somos convidados a desacelerarmos um pouco, a nos dar um tempo para vivenciarmos as alegrias da proximidade de Deus!
Precisamos tomar consciência da importância de estarmos, sempre vigilantes, num processo contínuo de conversão. Sem um retorno de todo o nosso ser, a Jesus, não tem como viver a alegria da expectativa de sua vinda.
Na nossa vivencia de comunidade, devemos levar aos desesperançosos, uma mensagem de esperança, afinal, o Senhor vem para inaugurar um novo tempo...
Deus não desiste do humano e é através do humano, que ele age em favor do próprio humano. Podemos perceber isso claramente, no evangelho de hoje, quando Deus, insere João Batista na história da humanidade, o grande profeta, que veio realimentar a esperança dos “pequenos”, daqueles que perderam a esperança no humano.
A liturgia deste tempo, está sempre nos apresentando a forte figura de João Batista, que continua nos falando! Ele é, depois de Maria Santíssima, a figura de maior relevo no tempo do advento. João Batista, surge como protagonista da história, pois é a partir dele, que Jesus se manifesta.
Assim como ele apontou Jesus aos seus discípulos, um dia, também alguém nos apontou Jesus, mas nós, só O reconhecemos de fato, quando fazemos uma experiência pessoal com Ele, como fizeram os discípulos de João.
Imitemos o grande profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra tudo que insiste em manter os caminhos tortuosos como expressão de valores.
O nosso caminho, é um caminho traçado por Deus, um caminho de fé, de esperança, de alegria e de justiça, é trilhando por este caminho, que encontraremos a felicidade plena!
Que a alegria da espera, possa nos dar a força, a união que nos levará a vencer todas as intemperanças da vida, para que assim, possamos esperar confiantes a vinda do Emanuel: O Deus conosco”.
João Batista, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando nas tradições do seu povo, nem de sua Família, pelo contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo, um tempo que traria para humanidade um sentido novo.
Assim como João Batista, preparemos os caminhos do Senhor, nos abrindo a tudo que é bom e que nos aproxima de Deus! Viemos ao mundo com uma missão: continuar apontando Jesus ao outro, realizando a vontade de Deus, na vivencia do amor! Para isso, é importante cultivarmos em nossos corações uma constante disposição de nos renovarmos a cada dia mediante a Palavra de Deus.
Colocar Jesus, como o centro da nossa vida, é pensar, é viver, é falar é mover-se em função do amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário