Dia 20 de Dezembro de 2012
Evangelho de Lc 1,26-38
Estamos à poucos dias da grande festa: o Natal do Senhor Jesus!
O espírito do Natal nos contagia, mexe com o nosso coração, nos torna leves, maleáveis, desejosos de partilhar a nossa alegria com outro!
O Natal é de Jesus, mas a festa é de todos, é a festa do amor e será tanto maior como melhor, para àqueles que se prepararam ao longos destes dias, se espelhando no grande exemplo de Maria, que tão bem preparou para que o Natal pudesse acontecer na vida de todos!
A liturgia de hoje, nos apresenta mais uma vez, a doce figura de Maria! Maria vem nos ensinar com o seu testemunho, como aproveitar bem estes últimos dias que antecedem a grande festa, como transformar o nosso coração em manjedoura para acolher Jesus, que escolheu o coração humano para fazer sua morada!
Natal, a festa da vida, quando o Divino abraça o humano em toda a sua condição e no abraço Divino, o humano reencontra as suas raízes, a sua identidade de filhos amados do Pai!
A partir do “SIM” de Maria, somos impulsionados a sairmos de nós mesmos para entrar no mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa história, assim como Ele entrou na vida de Maria!
O evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, nos fala do mistério sublime da encarnação, do inicio da história da salvação, quando Maria empresta o seu ventre materno para gerar Àquele que a gerou.
A história começa com o SIM de Maria logo após a saudação do anjo, uma saudação que surpreendeu aquela humilde jovenzinha de Nazaré, um povoado entre as montanhas da Galileia! Maria, na sua simplicidade, estava longe de compreender o projeto de Deus a se realizar através dela! Tudo que lhe fora dito pelo Anjo, era grande demais para o seu entendimento, mas mesmo sem entender, Maria não hesitou em dar o seu “SIM” a Deus! Um sim, que além de marcar o início de uma nova era, abriu para ela, uma perspectiva nova, diante a promessa revelada pelo Anjo, de que o Espírito Santo lhe daria total assistência no mistério da encarnação. A partir desta revelação, Maria sentiu-se totalmente segura, na certeza de que o Espírito Santo lhe daria a força que lhe permitiria levar em frente a missão divina que O Pai lhe confiara!
Com o Sim de Maria, Abrem-se as cortinas de um novo tempo, o sonho de Deus torna possível, inicia-se a construção de um novo Reino, um reino onde o amor, a justiça e a paz triunfarão.
Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus por tamanho amor, é responder ao Seu chamado, com o “sim” de Maria, um sim, que não ficou só na palavra, mas que a colocou a serviço: “Eis aqui a serva do Senhor, Faça-se em mim segundo a tua palavra"!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário