Dia 20 de Novembro 2012
Evangelho de Lc,19,1-10
Quantas vezes fazemos questão de dizer que somes seguidores de Jesus, mas na prática, agimos de forma contrária a Dele! Estamos sempre numa atitude de juiz, condenando o nosso irmão, sem dar a ele uma oportunidade de rever a sua vida, de experimentar uma vida nova!
Muitas vezes, ao invés de tornamos caminho para o retorno daqueles que se enveredaram pelos caminhos contrários aos caminhos de Deus, contribuímos para que eles se percam cada vez mais. Ainda não aprendemos a ter um coração misericordioso, semelhante ao coração de Jesus!
Um verdadeiro seguidor de Jesus, nunca vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo contrário, ele, assim como o próprio Jesus, acredita no seu retorno à “Vida”.
A divisão, entre o bem e o mal, vista claramente por nós, não faz sentido para Jesus, para Ele, estar em pecado, é estar doente e o que um doente necessita não é de um juiz e sim de um médico, uma vez curada a sua doença, a pessoa retoma à sua integridade!
Deus tem um projeto de vida plena oferecida gratuitamente a toda a humanidade: a salvação!
A salvação é graça de Deus, não é algo que se poder exigir, ou se achar digno dela.
O que Deus nos pede é que tenhamos um coração largo para amar, um olhar de misericórdia para com aqueles que só precisam sentir amados para mudar de vida!
Jesus, nos mostra isto claramente no evangelho de hoje, ao acolher Zaqueu, um homem de vida errante, que até então, não tivera a oportunidade de experimentar uma vida pautada nos valores do reino!
Zaqueu, era possuidor de uma riqueza ilícita, era chefe dos cobradores de imposto, explorava o povo, por isto era excluído e hostilizado por todos.
Mesmo parecendo ter tudo, Zaqueu deixa transparecer que não era uma pessoa realizada, tudo nos leva a crer que ele buscava algo, do contrário, jamais se expunha tanto, ao subir numa arvore para ver quem era Aquele homem que arrastava multidões!
Ele não conhecia Jesus, mas sentiu-se atraído por Ele, certamente já tinha ouvido falar Dele, já sabia que se tratava de alguém muito especial, que realizava prodígios, que acolhia a todos que curava todo tipo de doenças!
Num desejo imenso de conhecer Jesus, Zaqueu vence todos os obstáculos para se aproximar Dele, sem se importar de se tornar alvo de críticas para o povo. Subir na arvore era o único meio que ele encontrou, de não perder aquela oportunidade, talvez única de conhecer Jesus.
Convidado por Jesus, a descer da arvore, Zaqueu se rende a força irresistível do amor, que é capaz de transformar vidas! O seu encontro com Jesus, foi transformador, mudou radicalmente a sua vida!
Daquele dia em diante, ele sentiu-se amado, passou a ver a vida de um jeito novo, diferente da visão de antes, descobriu em Jesus, o verdadeiro sentido para sua vida!
Completamente transformado, aquele homem, abandona a sua vida errante, repara todos os seus erros e se entrega ao amor de Jesus!
Assim como Jesus chamou Zaqueu pelo nome, convidando-o a descer da arvore, hoje também Ele nos chama pelo nome, nos convida a descer do pedestal que muitas vezes projetamos para nós mesmo, para um encontro pessoal com Ele.
Todos são chamados a fazer parte do reino de Deus, enganamos, quando pensamos que o convite seja feito só para os bons, os que já estão cumprindo os mandamentos de Deus! O chamado de Deus é extensivo a todos, sem nenhuma distinção, Ele chama bons e maus, para Ele, o que vale mesmo é a resposta que se dá ao Seu chamado!
No coração daquele, que aceita o chamado de Jesus, já houve transformação, pois ninguém aceita o seu chamado, sem estar disposto a mudar!
“Jesus é o caminho humano para chegar a Deus e o caminho Divino para chegar ao humano!”
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário