24 DE NOVEMBRO
Sábado,
24 de novembro de 2012
André Dung-Lac, presbítero, e Companheiros, mártires do Vietnan
(Memória)
Outros
Santos do Dia: Alberto de Lovaina (bispo), Alexandre de
Corinto (mártir), Bieuzy da Bretanha (mártir), Colmano de Cloyne (bispo),
Crescenciano de Roma (mártir), Crisógono de Aquiléia (mártir), Eanfleda de
Whitby (viúva, monja), Felicíssimo de Perúgia (mártir), Firmina de Amelia
(virgem, mártir), Flora e Maria (virgens e mártires), Inácio Delgado e
Companheiros (mártires), Leopardino de Vivaris (abade, mártir), Marino de
Maurienne (monge, mártir), Mateus Alonso de Lenciñana e José Fernández de
Ventosa (presbíteros, mártires), Porciano de Miranda (abade), Protásio de Milão
(bispo), Romano de Le Mans (bispo).
Primeira
leitura: Apocalipse 11, 4-12.
Estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra.
Salmo responsorial: 143, 1-2.9-10 .
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Evangelho: Lucas 20, 27-40 .
Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
Estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra.
Salmo responsorial: 143, 1-2.9-10 .
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Evangelho: Lucas 20, 27-40 .
Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
Uma terceira cena ocorre no interior do Templo. O dilema que os
saduceus lançam a Jesus pode parecer uma questão religiosa, mas é econômica.
Como bem sabemos, a mulher era uma das posses do homem: pai ou esposo. E como
qualquer outro bem, era transferido ou abandonado. Depois de sete legítimos matrimônios,
nos quais ela mudou de dono, o problema era saber a quem pertencia.
Por isso, a resposta de Jesus coloca o problema em outro âmbito:
a ressurreição representa outro regime de vida que não se submete às
instituições antigas. As instituições da época de Jesus com facilidade
sujeitavam e controlavam as pessoas e por isso perdiam a vigência e as pessoas
adquiriam um novo status que os iguala em liberdade e autonomia ao dos anjos.
“Na teologia do Deus dos vivos”, o importante não era a
legitimação das vantagens econômicas, mas a dignidade e a autonomia da vida
humana, percebida como um valor em
si mesmo e não somente à conveniência econômica ou aos preconceitos sociais e
políticos.
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