Segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Santa Teresa de Jesus
Outros Santos do Dia: Agileu de Cartago (mártir), Antíoco de Lião (bispo),
Aurélia de Estrasburgo (virgem), Calisto de Huesca (mártir), Canato de Marselha
(bispo), Eutímio, o Tessalonicense (abade), Fortunato de Roma (mártir),
Leonardo de Vandoeuvre (abade), Sabino de Catânia (bispo), Severo de Trèves
(bispo), Tecla de Kitzingen ou Tecla da Inglaterra (abadessa).
Primeira leitura: Gálatas 4, 22-24.26-27,31-5, 1
Não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre.
Salmo responsorial: 112, 1-2. 3-4. 5-7
Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
Evangelho: Lucas 11, 29-32
Nenhum sinal será dado a esta geração, a não ser o sinal de Jonas.
Não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre.
Salmo responsorial: 112, 1-2. 3-4. 5-7
Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
Evangelho: Lucas 11, 29-32
Nenhum sinal será dado a esta geração, a não ser o sinal de Jonas.
Jonas é um sinal de contradição para a cultura religiosa da
época de Jesus. Frente a um exacerbado nacionalismo, Jonas representa o
potencial de redenção que se realiza entre os estrangeiros. Enquanto o povo de
Israel se apresenta reticente e bloqueado frente aos profetas que o interpela;
o povo pagão de Nínive reconhece a voz de Deus na palavra de um estrangeiro.
A missão de Jonas realmente começa quando passa três dias na
barriga do peixe. Da mesma forma, o despertar da missão cristã entre os estrangeiros
começa com a experiência pascal da ressurreição de Jesus, quer dizer, o
terceiro dia. A alusão ao Reino do Sul reforça essa mesma idéia de novidade da
pregação profética e ressalta o surgimento de uma sabedoria capaz de
compreender a vida.
Como cristãos, não devemos temer entrar em contradição com os
valores, critérios e modos de pensar de nossa época, porque devemos reconhecer
que o potencial diferenciador do evangelho nos pode levar a sentir,
experimentar e viver de uma maneira radicalmente distinta de como o faz o povo
comum. Novos sinais cristãos desafiam a maneira cotidiana de apresentar a
mensagem religiosa!
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