Segunda-feira, 29 de outubro de 2012
30ª
Semana do Tempo Comum
Santos
do Dia: Abraão de Rostov (abade), Ana de
Constantinopla (viúva, eremita), Baldo de Sens (eremita), Colmano de
Kilmacduagh (bispo), Elfleda de Ramsey (abadessa), Ermelinda de Meldaert
(virgem), Estêvão de Caiazzo (bispo), Eusébia de Bérgamo (virgem, mártir), Germano,
Rufo, Ismio, Ismidon e Joire (monges de Talloires), Jacinto, Quinto, Feliciano
e Lúcio (mártires), João de Autun (bispo), Kennera da Escócia (virgem, mártir),
Maximiliano de Lorch (bispo, mártir), Narciso de Jerusalém (bispo), Sigolino de
Stavelot (abade), Teodoro de Viena (abade), Terêncio de Metz (bispo), Zenóbio
de Antioquia (mártir).
Primeira
leitura: Efésios 4, 32-5, 8.
Andai no caminho da caridade, como Cristo.
Salmo responsorial: 1, 1-6.
Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.
Evangelho: Lucas 13, 10-17 .
Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?
Andai no caminho da caridade, como Cristo.
Salmo responsorial: 1, 1-6.
Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.
Evangelho: Lucas 13, 10-17 .
Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?
No
tempo de Jesus existia uma antiga técnica de interpretação que consistia em
utilizar a lei que obrigava a socorrer animais domésticos. Jesus aplica-a a uma
situação semelhante, porém maior que é o ser humano. O problema que o texto
expõe é o de trabalhar o bem em todo tempo e lugar, identificando as ações boas
com a obra de Deus manifestada na criação.
Trabalhar
o bem sem levar em conta preceitos religiosos, sociais, culturais, é sinônimo
de realizar a vontade de Deus, vivenciado como Pai Misericordioso. Os
adversários se opõem a esta maneira de pensar de Jesus. Eles se apegam aos
preceitos sabáticos, considerados como expressão máxima da religiosidade.
Jesus
apela para o cuidado que se tem para com os animais, a fim de reivindicar a
legitimidade de sua ação, fazendo prevalecer a obra de Deus acima de
considerações religiosas. A comunidade cristã tem hoje o direito de reivindicar
essa mesma intencionalidade de Jesus ao por o bem comum e o bem da humanidade
em geral acima dos interesses individuais ou das elites do poder.
Que
ações cotidianas e concretas reflitam nosso compromisso com o bem das pessoas e
da sociedade.
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