Missionários Claretianos
Quinta-feira, 13 de setembro de 2012
São João Crisóstomo
Santos do Dia: Amadeu de Remiremont (abade), Amadeu de Sens (bispo), Amadeu de
Sion (bispo), Emiliano de Valência (bispo), Eulógio de Alexandria (bispo),
Filipe de Alexandria (mártir), Ligório de Tours (bispo, mártir, + 371),
Macróbio e Juliano (mártires da África), Martinho III de Camaldoli (abade),
Maurílio de Angers (bispo), Venério (eremita na Ilha Palmária).
Primeira leitura: 1 Coríntios 8, 1-7.11-13
Pecando contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais.
Salmo responsorial: 138, 1-3.13-14ab.23-24
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 6, 27-38
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
Pecando contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais.
Salmo responsorial: 138, 1-3.13-14ab.23-24
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 6, 27-38
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
O evangelho nos propõe o que seria o núcleo de uma ética
comunitária. A ética tem como finalidade identificar os princípios que orientam
a vida comum de uma coletividade humana e, ao mesmo tempo, adequar esses
princípios para cada momento e circunstância particular. O mandato de “amar os
inimigos” que a ética cristã nos propõe se refere a dois âmbitos distintos: a
comunidade e a sociedade.
Em nível comunitário, não se pode ter inimigos, já que, como
compartilhamos o mesmo ideal, estilo de vida e espiritualidade, as diferenças
enquanto a posse de coisas podem ser remediadas de acordo com as necessidades
reais. No nível social, o amor aos inimigos significa não transformar as
diferenças em um grito de guerra. Jesus mesmo trata seus oponentes com máxima
caridade, o que não lhe impede de dizer a verdade e exigir o devido respeito às
pessoas e à lei.
Nós temos o mesmo desafio para transformar as relações, a partir
do interior, a comunidade cristã e também a sociedade na qual vivemos. Não
podemos permitir que nossas comunidades se convertam em foco de conflitos e
injustiças nas quais se reproduz a guerra social.
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