12 de Setembro 2012
Evangelho Lc 6,20-26
O sonho de Deus é que todos nós sejamos felizes!
Na sua infinita bondade, Deus coloca ao nosso alcance, todos os meios para sermos felizes, ofereceu-nos o Seu Filho, como o nosso caminho de felicidade! Mas nós, que muitas vezes, somos filhos ingratos, deixamo-nos seduzir pelas propostas enganosas do mundo! O desejo do ter, do poder e do prazer nos aliena, nos distancia dos verdadeiros valores!
Deus quer nos ver felizes e ser feliz, é tudo que mais queremos, mas quando temos que fazer escolha, entre o caminho de Deus e o caminho do mundo, tendemos a escolher o caminho mais curto e numa busca desenfreada de algo que nos satisfaça de imediato, acabamos caindo nas ciladas preparadas pelo mundo, deixando- nos iludir com momentos de uma felicidade ilusória, sem consistência, que muitos vezes nos leva a grandes frustrações.
A felicidade não é algo comprável, não está nas coisas matérias e não significa ausência de dificuldade. A felicidade, é uma eterna construção, que começa a partir de um encontro com nós mesmos, quando descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir!
Quando descobrimos o verdadeiro sentido da vida, o para quê viemos ao mundo, compreendemos que a nossa vida não nos pertence, que não somos donos de nada e que estamos aqui na terra só de passagem! É a partir desta compreensão, que partimos para o grande desafio: ser feliz, mesmo nos momentos difíceis!
Quando nos esvaziamos de nós mesmos, tornamos pobres, totalmente dependentes de Deus e tudo que mais desejamos é fazer a Sua vontade! As dificuldades do dia a dia, as perseguições, ao invés de nos aborrecer, nos alegram, porque nos trás a certeza, de que seremos recompensados pela felicidade de sentir a força de Deus, agindo em nós!
Ninguém busca o sofrimento, mas ele é inevitável em nossas vidas, saber aproveitá-lo como trampolim para a nossa ascensão, é também ser feliz!
Se cremos, verdadeiramente no amor Deus, nunca vamos sentir derrotados, pois em Deus, depositamos toda a nossa confiança e segurança, com Ele, venceremos todos os desafios!
Quem é feliz, tudo que mais deseja é agradar a Deus e o evangelho é um convite a vivermos as virtudes que O agrada, por isto, não devemos nos privar nunca, de saciarmos a nossa sede, nesta fonte inesgotável de ensinamentos: o santo evangelho!
Quanto mais conhecemos a palavra de Deus, maior é o nosso compromisso de torná-la conhecida!
No evangelho de hoje, Jesus faz uma consolação a todos aqueles que o mundo despreza, que estão totalmente desprovidos dos seus direitos.
As bens aventuranças, não são mandamentos, podemos dizer que são caminhos de santidade, um abandonar-se nos braços de Deus, um não estar preso as coisas do mundo!
O conceito de felicidade que o mundo prega, é completamente diferente da felicidade que Deus quer para nós!
Jesus nos deixa claro, que para sermos felizes, precisamos experimentar a dependência de Deus! E assim, Jesus proclama: “felizes, os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça os misericordiosos, os puros de coração os perseguidos e injuriados por causa do reino”!
Passar fome, chorar, ser perseguido, odiado, amaldiçoado são situações que não agradam a Deus, situações que são vistas pela mentalidade do mundo, como infelicidade. Mas para quem vive dentro desta realidade e permanece firme na perspectiva de fazer a vontade de Deus, essas injustiças são revertidas para o seu bem, servindo de motivação para que ele possa experimentar cada vez mais, o poder e a força de Deus em sua vida!
Alegremo-nos por confiar na realização das promessas de Deus!
É o próprio Jesus que nos garante: “Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no Céu”.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário