.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

--Vós deveis rezar assim-José Salviano

7 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 6,7-15


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7Quando orardes,
não useis muitas palavras, como fazem os pagãos.
Eles pensam que serão ouvidos
por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles,
pois vosso Pai sabe do que precisais,
muito antes que vós o peçais.
9Vós deveis rezar assim:
Pai Nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
10venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como nos céus.
11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
12Perdoa as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
13E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens
as faltas que eles cometeram,
vosso Pai que está nos céus
também vos perdoará.
15Mas, se vós não perdoardes aos homens,
vosso Pai também não perdoará
as faltas que vós cometestes.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus disse que tudo o que pedirmos ao Pai em seu nome, nos será dado. Porém, em outras ocasiões, Jesus também disse que quando pedimos e não recebemos, foi porque pedimos mal. Pedimos sem a devida fé, pedimos para satisfazer puramente o nosso egoísmo, pedimos coisas absurdas, pedimos para testar o poder de Deus, ou aquilo que pedimos não estava de acordo com a vontade do Pai.
Prezados irmãos. Por falta de tempo, pelo cansaço, por descuido, por preguiça às vezes descuidamos da oração e sem menos esperar ficamos fracos na luta contra as tentações, e a nossa vida fica de cabeça para baixo, acontecendo coisas que não são castigos de Deus, mas são adversidades que acontecem por nossa própria culpa ou  que  atraímos ou buscamos por não estar perto de Deus, por não  segurar na sua mão protetora de Pai bondoso. Deus não castiga. Nós é que arrumamos para nossa cabeça. Na ânsia louca de aproveitar a vida, muitos acabam se afundando em poços profundos, muito difíceis de serem galgados até a sua borda, e sem ninguém por perto para os socorrer. Muitos se afundam na lama, se embrenham em caminhos espinhosos, e o engraçado, é que enquanto estão se dirigindo para tais aventuras, nem se lembram de Deus. Porém, na hora que a casa  cai, muitos se lembram que Deus é Pai. Outros, que se enveredam por caminhos sem volta, ficam revoltados e  botam a culpa em Deus.
"Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está preparado, mais a carne é fraca."
Jesus nos recomenda a não ficar repetindo palavras e mais palavras sem prestar atenção no que estamos dizendo.  Quando Jesus disse: "Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais."   Jesus não quis dizer que não precisamos dizer nada em nossas orações. Também não é assim. Precisamos falar com Deus sim, mas de forma concentrada, em atitude orante, com toda a atenção e força do nosso ser. O nosso corpo também deve rezar.

Então, Jesus hoje nos ensinou o Pai Nosso, a mais completa das orações, na qual devemos reconhecer Deus como o nosso Pai, pedindo que todos no mundo O aceite, santificando as três pessoas da Santíssima trindade, nos sujeitando à sua vontade nesta vida e na outra. Pedimos ao Pai que nos garanta a nossa sobrevivência, e pedimos perdão, prometendo perdoar. E, finalmente pedimos que nos livre de todo o mal, inclusive de cair em tentação.
        
O Pai Nosso é a oração perfeita e completa. Começamos nos dirigindo ao Pai, em seguida nos preocupamos ou nos dirigimos ao irmão. Assim é a nossa religiosidade, nossa espiritualidade, a prática da nossa fé.  AMAR A DEUS E AO IRMÃO.
        
Em seguida, Jesus enfatiza ou insiste no como deve ser  o nosso relacionamento com o irmão: "De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará.".
        
Esta recomendação é feita por várias vezes, de vários modos por Jesus. Nossa prática da fé não será completa se nos dirigirmos apenas e tão somente ao Pai, nos esquecendo do irmão.  Não nos salvaremos desse jeito. Se não amarmos a Deus e ao próximo, não teremos a vida eterna.
        
E, suas exigências são nos mínimos detalhes, Jesus disse que se xingarmos o nosso irmão de patife, ou apenas de tolo, já estaremos merecendo o castigo eterno.
        
Então, precisamos tomar muito cuidado com o nosso jeito de tratar com o nosso irmão, com a nossa irmã. Pois como posso dizer que amo a um Deus que eu não vejo, se odeio ao irmão que vejo?
        
Com o nosso irmão sejamos sinceros, disponíveis na ajuda, firmes na correção porém sem atitudes de ódio e de violência, em fim como se ele realmente fosse o nosso irmão de sangue, pois afinal somos filhos de um mesmo Pai. Por isso devemos tratá-lo como Jesus o trataria. Só isso!  É difícil? É. Mas  vamos pelo menos tentar. Pois o que mais vale diante e Jesus é a nossa intenção. De nada adiantaria sorrir para o irmão, porém um sorriso falso. Seria mais válido uma cara fechada com um coração aberto para ajudá-lo a superar suas dificuldades.
   

Tenha um bom dia. José Salviano



--Tive fome e me destes de comer-José Salviano

6 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 25,31-46


Assentar-se-á em seu trono glorioso
e separará uns dos outros.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
31Quando o Filho do Homem vier em sua glória,
acompanhado de todos os anjos,
então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele,
e ele separará uns dos outros,
assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33E colocará as ovelhas à sua direita
e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:
`Vinde benditos de meu Pai!
Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo!
35Pois eu estava com fome e me destes de comer;
eu estava com sede e me destes de beber;
eu era estrangeiro e me recebestes em casa;
36eu estava nu e me vestistes;
eu estava doente e cuidastes de mim;
eu estava na prisão e fostes me visitar'.
37Então os justos lhe perguntarão:
`Senhor, quando foi que te vimos com fome
e te demos de comer?
com sede e te demos de beber?
38Quando foi que te vimos como estrangeiro
e te recebemos em casa,
e sem roupa e te vestimos?
39Quando foi que te vimos doente ou preso,
e fomos te visitar?'
40Então o Rei lhes responderá:
`Em verdade eu vos digo,
que todas as vezes que fizestes isso
a um dos menores de meus irmãos,
foi a mim que o fizestes!'
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda:
`Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno,
preparado para o diabo e para os seus anjos.
42Pois eu estava com fome e não me destes de comer;
eu estava com sede e não me destes de beber;
43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa;
eu estava nu e não me vestistes;
eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'.
44E responderão também eles:
`Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede,
como estrangeiro, ou nu, doente ou preso,
e não te servimos?'
45Então o Rei lhes responderá:
`Em verdade eu vos digo,
todas as vezes que não fizestes isso
a um desses pequeninos,
foi a mim que não o fizestes!'
46Portanto, estes irão para o castigo eterno,
enquanto os justos irão para a vida eterna'.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus nos mostra neste Evangelho que a nossa salvação depende exclusivamente do modo pelo qual tratamos o nosso irmão, especialmente aquele que necessita do nosso auxílio, da nossa misericórdia.
A partir deste Evangelho, entendemos que a pessoa de Cisto está na pessoa do irmão e da irmã carente.  Se negarmos o necessário a eles, estamos negando a Jesus. Por outro lado, se lhes fornecermos o que eles estão precisando, o estamos fazendo ao próprio Filho de Deus!
No evangelho de hoje Jesus anuncia o Juízo Final, no qual cada um de nós será cobrado, pelas vezes que negamos uma esmola, uma ajuda a um irmão ou irmã necessitada. Por cada vez que ignoramos o irmão caído no chão, que fingimos não ver a sua mão estendida pedindo uma moeda para comprar um pão. Jesus leva tão a sério a questão da caridade, que nem cita os demais pecados que vamos cometer até o nosso último dia. Daria até para pensar que não é pecado tudo aquilo que aprendemos, pois Jesus somente ressalta a caridade. Tive fome, sede, desabrigado, sem roupa, etc. e não destes a mínima importância para a minha miséria.

Prezados irmãos. Precisamos ver Jesus Cristo naquele irmão que está caído, derrubado pela fome, pela subnutrição, que dorme nem sempre de preguiça, mas de fraqueza, de insuficiência cardíaca, de anemia, de diabete, etc. E é por isso que ele bebe pinga quando consegue umas moedinhas.  Porque a pinga, além de alegrá-lo um pouquinho, lhe dá um pouco de caloria já que ele não tem suas refeições  regularmente. Portanto, não o condene por fazer isso.
É comum a gente ouvir da boca de quem quer se desculpar por não dar esmolas, a seguinte frase:
---Eu não dou dinheiro por que ele vai beber pinga! Ah! Você pode tomar quantas cervejas você quiser!  Não só cerveja, mais whisky, vinho e tudo o que você merece. Mais o mendigo não tem esse direito.   

Prezados irmãos, vamos levar mais a sério a questão da caridade, porque  a nossa salvação depende dela. Sabemos que existem outros pecados. E como o sabemos! Mais o que Jesus vai nos cobrar em primeira mão é se fomos caridosos. Vamos nos compadecer daqueles que nos estendem a sua mão por que precisam. Porque estão com fome, com frio, sem um banho, sem uma roupa limpa, e o pior, sem rezar, pois estão revoltados. Vamos ajudá-los para que um dia não venhamos ouvir Jesus dizer para nós:   

“Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer  tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.”

Mas como? Quando fizemos isso?
“...todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. E estes irão para o castigo eterno, e os justos, irão para a vida eterna.”

Ufa! Ainda bem que ainda é tempo de correr atrás do prejuízo! Ainda bem que estamos vivos, na estrada rumo àquele dia! E a partir desse momento vamos mudar a nossa atitude com relação aos necessitados.


Tenha um bom dia. José Salviano


--JESUS JEJUOU E FOI TENTADO NO DESERTO-José Salviano

1º DOMINGO DA QUARESMA
5 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 4,1-11


Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado.

Naquele tempo:
1o Espírito conduziu Jesus ao deserto,
para ser tentado pelo diabo.
2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites,
e, depois disso, teve fome.
3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus:
'Se és Filho de Deus,
manda que estas pedras se transformem em pães!'
4Mas Jesus respondeu: 'Está escrito:
'Não só de pão vive o homem,
mas de toda palavra que sai da boca de Deus'.'
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa,
colocou-o sobre a parte mais alta do Templo,
6e lhe disse: 'Se és Filho de Deus,
lança-te daqui abaixo!
Porque está escrito:
'Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito,
e eles te levarão nas mãos,
para que não tropeces em alguma pedra'.'
7Jesus lhe respondeu: 'Também está escrito:
'Não tentarás o Senhor teu Deus!''
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte
muito alto.
Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória,
9e lhe disse: 'Eu te darei tudo isso,
se te ajoelhares diante de mim, para me adorar.'
10Jesus lhe disse: 'Vai-te embora, Satanás,
porque está escrito:
'Adorarás ao Senhor teu Deus
e somente a ele prestarás culto.'
11Então o diabo o deixou.
E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.
Palavra da Salvação.CNBB)
Jesus foi levado ao deserto para ser tentado pelo próprio diabo, o qual lhe disse para transformar pedras em pães, para matar a sua fome.
”Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Respondeu-lhe Jesus.
Queridas irmãs, queridos irmãos. Mesmo que você não esteja em estado de graça, mesmo que lhe falte o devido preparo para participar da Eucaristia, não deixe de ir à missa. Pois se lamentavelmente você não estiver pronto para receber Jesus eucarístico, pelo menos receba Jesus, o verbo encarnado, ou melhor, receba a palavra de Deus que passou pelas bocas dos leitores, e do sacerdote.
Palavra esta que deve ser bem mostrada, bem transmitida para que todos entendam e sigam.
OS NOSSOS SEMINARISTAS PRECISAM TER AULAS DE RETÓRICA E DE DICÇÃO.
O que deve ser feito por pessoas especializadas e talentosas, as quais irão ensinar aos jovens, a falar pronunciando todas as sílabas, a falar pausadamente, em um tom de voz que possa ser ouvido pelos presentes, e respeitando as pontuações, e todas as entonações de voz.
Isso para que não aconteça, que o sermão seja feito de uma forma tal que ninguém entende nada. O padre fala, e fala, e...  saímos da missa do mesmo modo que entramos.
Também não é aprender a falar bonito e não dizer nada aproveitável. Para que isso não aconteça, não se pode esquecer do devido preparo do seminarista, o qual deve ser bem profundo, deve ser bem apurado no conhecimento da sagrada escritura, especialmente das cartas e do Evangelho.
A nossa catequese, principalmente a catequese de altar, está precisando de um cuidado especial, pois, quem vai à missa espera ouvir um sermão que lhe toque profundamente, e não superficialmente.
Sabemos que o padre tem uma agenda lotada e não lhe sobra muito tempo para se preparar para uma BOMA HOMILIA. Então, esse preparo deve ser muito bem feito na fase do seminário.
Não se trata de CRITICAR, mas sim de lamentar, pelo estado de fraqueza em que se encontra a nossa catequese! É preciso que se faça alguma coisa para reverter este quadro.
E o diabo não desistiu. Mandou Jesus pular de um penhasco, para provar que Ele era o Filho de Deus.
“Também está escrito: 'Não tentarás o Senhor teu Deus!''. ,
Talvez Jesus enquanto homem, estando entorpecido pela fome, e pela sede, tenha cochilado e tido uma visão, na qual viveu uma experiência inédita em sua vida.
E isso aconteceu em uma região do Globo onde predominam os climas áridos e semi-áridos, a presença ou existência do deserto é uma realidade muito familiar ao povo judeu.
Quarenta dias significava muito tempo. Semelhante ao episódio da saída do Egito na qual o povo de Deus teria passado 40 anos no deserto, Jesus, após receber o batismo de João, passou também "quarenta dias" no deserto, como um tempo de provação, e de preparo para a sua missão.  O deserto é o lugar de purificação e decisão, em um processo de mudança de vida. O povo de Deus, os hebreus, durante os quarenta anos no deserto, permaneceram em preparação para as novas condições de vida na "terra prometida", onde eles  invadiram exterminando os povos que aí habitavam.
No final daquela visão ou tentação no deserto, os anjos apareceram e serviram Jesus. Nós, pelo contrário, queremos ser servidos por Deus. Somos tentados a usar Deus em benefício próprio. Isso  é muito comum  na religiosidade que se difunde no contexto de nossa sociedade consumista. Dessa  forma, infelizmente acontece que em vez de servir a Deus, com tudo o que isso implica, muitas pessoas querem que Deus esteja a seu serviço para satisfazer seus desejos, seus projetos, suas aventuras e ambições individuais. Isso acontece porque o rolo compressor do capitalismo deixa de lado qualquer tipo de consideração de cunho afetivo, fraterno, amoroso  e principalmente  espiritual.  O capitalismo selvagem prima pelo objetivismo, ou seja, transforma em mercadoria não apenas a matéria, como também os seres vivos, inclusive os humanos. Quem tem  dinheiro, pode tudo. Pode até comprar pessoas.    Alguns capitalistas seguem, ou fingem seguir uma religiosidade social, água com açúcar, uma religiosidade de aparências, só para atrair os clientes religiosos. Usam o nome de Deus para pedir coisas que o próprio Deus, certamente, não aprova, querendo sucesso em tudo, mesmo quando esse “tudo” desrespeita o direito alheio ou quer justificar fontes de pleno lucro.
A quaresma é o tempo propício a um maior amadurecimento da fé em Jesus, que toca os indiferentes por sua palavra. É a palavra humilde e amorosa que tem a força transformadora renovando a vida no mundo, pela prática da justiça e pela fidelidade à vontade do Pai que quer vida plena para todos. Fica assim removido o pecado do mundo, libertando-o da dominação dos adoradores do dinheiro e do poder.
Nesse tempo de quaresma,  nós também estamos entrando em um deserto, entrando em um tempo  de purificação. Estamos começando um período ou espaço de tempo no qual vamos reavaliar a nossa vida, verificando o que estamos fazendo de concreto pela nossa salvação e pela salvação da humanidade.  Deserto  é lugar isolado, que convida a meditação, a reflexão, e a oração. Deserto de nós mesmo, momento de cada um cair em si, e ver o quanto estamos perdidos, o quanto nos falta para chegar perto da perfeição, o quanto estamos longe de merecer alcançar as promessas de Cristo. 
No deserto a vida é quase zero. Só não é, porque,  em sua borda  e mesmo ao longo da areia, existem os animais noturnos que matam a sede pelo orvalho ou sereno da madrugada como é chamado no sertão semi-árido.  Aquela pequena porção de água que evapora da areia logo que o sol da manhã aquece, cai durante a noite em forma de precipitação, chuva, ou melhor, em forma de sereno, e é o suficiente para a sobrevivência de raros animais como a perigosa cobra da areia do Sahara.
Meu irmão, minha irmã. Será que isso está acontecendo em sua vida?
Será que você se afastou da verdadeira vida e se isolou em um deserto pessoal, e por algum motivo se recusa a viver partilhando a vida em comunidade? E neste seu deserto, onde a vida é pouca e diminui cada vez mais, onde a vida é escassa pela falta de água, pela falta da fonte de água pura que você deixou lá atrás, onde a solidão é cruel, onde a diversão é quase nula, porque por mais que você tenta se divertir, acaba sempre no tédio, aí você começa a sonhar  com piscinas, comidas, festas e com a riqueza dos lugares úmidos, com vegetação verde e muitas flores e frutos.  E é aí que mora o perigo. Pois o diabo sabendo que você está sedento(a) de muitas coisas, vem lhe tentar , vem  oferecer-lhe prazer sem limites, e felicidades mentirosas e falsas alegrias baseadas  no consumo desenfreado, nas noitadas com música,  bebedeiras,  falsos amigos, e com sexo sem responsabilidade e sem remorso...
Volta, meu irmão! Volta minha irmã! Volta para Deus! Pois só em Deus encontramos o verdadeiro  significado da vida. Só com Cristo, só estando na sua companhia, nós  nunca nos sentimos num deserto, nunca  sentimos o peso da solidão. Você está solitário, solitária, então experimente viver em Cristo, viver com Cristo, e adeus solidão!   
 A tentação acontece para todos nós. Se até Jesus foi tentado, ninguém escapa dela. Cada tentação que nos acontece no dia-a-dia, é composta por três estágios ou fases, a saber:
1- A SUGESTÃO - Nessa primeira fase, o diabo apenas nos faz uma sugestão. Ei! Que tal você pegar um pouco de dinheiro desse caixa?  Que tal experimentar fazer  uma cantada àquela linda mulher do seu amigo?  etc.      
2- A ATRAÇÃO - Você resiste firme. Mas se esquece de rezar, ou de fazer o sinal da cruz, que tanto apavora o demônio. Nesse momento,você não pode, e nem precisa movimentar  o braço, mas sim, apenas pronunciar: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém. Porém, se não fizer nada disso, o capeta lhe dominará. Pois você começa a sentir uma atração que vai graduando, pela sugestão feita. Começa a pensar que afinal de contas, ninguém está vendo ou coisa desse tipo.
3- O CONSENTIMENTO - Aqui o aspecto moral da sua personalidade fica entorpecido e  você se entrega. Finalmente se considera vencido, e diz para si mesmo. Ah! Ninguém é de ferro! É só esta vez! É só hoje!   Depois vou confessar...  E aí a casa cai. Ou você caiu em pecado, e ficará no chão até perceber a mão estendida de Jesus para levantá-lo... Porque Jesus amoroso não desiste de você nunca! Lembre-se. Foi Deus que através do profeta Natã,  perdoou Davi de seus dois grandes pecados...
Jesus foi ao deserto para se preparar para a sua missão. Também lá ele foi tentado pelo demônio que o queria experimentar. 
Quanto maior a santidade da pessoas, maior será a sua tentação.  Abraão, por exemplo, foi tentado para provar sua fé, mas passou no grande teste. E Deus disse: Agora eu sei que é grande a tua fé!
A palavra “tentar” significa  atrair para o pecado, mas também significa purificar, testar  e provar para ver se alguém já está pronto para sua missão. Foi o que aconteceu ao Filho de Deus no deserto, a Abraão, é o que acontece ao seminarista, ao catequista, à freira, a você e a mim, diariamente.
Seja firme! Lembre-se do sinal da cruz. Reze mais, comungue mais. Viva sempre na presença de Deus. Se cair, levanta. Coragem!  Até Jesus foi tentado.  Vamos imitá-lo, vencendo a todas as tentações da nossa vida! Amém.


Tenha um bom e santo domingo. José Salviano


--Eu vim chamar os pecadores-José Salviano

4 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Lc 5,27-32


Eu não vim chamar os justos,
mas os pecadores para a conversão.

Naquele tempo:
27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi,
sentado na coletoria.
Jesus lhe disse: 'Segue-me.'
28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa
um grande banquete para Jesus.
Estava aí grande número de cobradores de impostos
e outras pessoas sentadas à mesa com eles.
30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam
e diziam aos discípulos de Jesus:
'Por que vós comeis e bebeis
com os cobradores de impostos e com os pecadores?'
31Jesus respondeu:
'Os que são sadios não precisam de médico,
mas sim os que estão doentes.
32Eu não vim chamar os justos,
mas sim os pecadores para a conversão.'
Palavra da Salvação.(CNBB)

Os cobradores de impostos eram pessoas abomináveis, odiadas, e consideradas impuras, pelo fato de pegar em moeda estrangeira, e também por estar do lado dos dominadores romanos, que exploravam o povo. Por isso eles eram considerados pecadores públicos.
Jesus não tendo preconceito, principalmente quanto aos conceitos de impureza dos judeus, mostrou que o seu Reino não é para este ou aquele povo, mas sim, para toda a humanidade.
Levi, ou Mateus, muito rico por levar vantagem na cobrança dos impostos, realizou um grande banquete, no qual, haviam muitos pecadores.
Jesus faz questão de mostrou que a salvação trazida por Ele era para todos. E principalmente para os que necessitavam mais, ou seja, os pecadores. Os quais, Ele os comparou aos doentes que precisavam urgentemente de médico.  Ao passo que os justos, Jesus os comparou àqueles que não estão doentes, e por isso não precisam se medicados.
Foi por isso que Jesus disse: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes”.
A atenção de Deus está voltada para aqueles e aquelas que se desviaram do caminho do bem, e hoje correm o perigo de morrer em pecado e irem para o inferno.  E é por isso que: Haverá mais alegria no Céu quando um pecador se converte.
Não é a vontade do Pai que nós nos percamos pelos caminhos da esquerda, e vamos parar no abismo dessa caminhada. A vontade de Deus é que todos nos salvemos. Jesus disse que era do seu agrado, que nenhum de nós se perdesse. E foi por isso que Jesus disse:
“...eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”
“Quero misericórdia e não sacrifício”.  A elite judaica ganhava muito dinheiro com os sacrifícios do Templo. Os devotos queimavam animais em oferenda a Deus pelo perdão dos pecados. E esses animais eram comprados dos saduceus, que exploravam o povo, e principalmente os pobres, viúvas, etc.
Foi para combater essa prática inadequada e injusta de se redimir dos pecados, que Jesus disse esta frase. “Quero misericórdia e não sacrifício”.
Isso quer dizer que em vez de matar e queimar um animal e oferecê-lo a Deus Pai pelo perdão dos pecados, o certo para Jesus e para Deus, é fazer caridade, é ser misericordioso para com os necessitados. Desse modo, fica claro que a esmola, a caridade de modo geral, agrado aos olhos do nosso Pai, e serve para o perdão dos nossos pecados leves.
Então, se você é daquele tipo que sobe o Monte de joelhos, fica sem beber água, ou sem dormir para que Deus perdoe os seus pecados, pode parar com isso. Em vez dessa prática, de penitência, faça caridade! AJUDO OS POBRES, e o Pai que vê tudo lhe dará a recompensa, inclusive o perdão dos seus pecados veniais, ou leves.

Você agradecer a Deus por uma grande graça recebida? Então faça uma boa caridade! Pois tudo o que damos aos pobres é a Jesus que damos. Os mendigos são a presença viva de Jesus no meio de nós. Pode estar certo disso. Não precisa esfolar seus joelhos ou seus pés em uma caminhada dolorosa!
Também não adianta muito rezar, rezar e rezar, ficar a manhã inteira em oração, se você ignora o irmão que lhe estendeu a mão pedindo um pouco de comida. Pois a caridade fala muito mais alto do que o sacrifício de ficar rezando. De nada adianta furar o corpo com um objeto cortante, ou ficar 3 dias sem comer. Isso só vai prejudicar a sua saúde, do corpo que Deus lhe deu. Por que? Porque JESUS QUER MISERICÓRDIA EM VEZ DE SACRIFÍCIOS.
           
Deus perdoa você, à medida que você perdoar o  seu irmão. Deus perdoa e atende os seus pedidos, à medida que você atende aos pedidos de ajuda do seu irmão. Pois é impossível agradar um pai, e conseguir ajuda dele, se maltratamos os seus filhos.
É por isso que devemos tem sempre em nossa mente: Nossa fé tem de ser completa. Temos de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o irmão como a nós mesmo. E amor ao nosso irmão é expresso em obras, em ações concretas de ajuda fraterna desinteressada.  


Tenha um bom dia. José Salviano.




--Teus discípulos não jejuam?-José Salviano

3 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 9,14-15


Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.


Naquele tempo:
14Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus
e perguntaram:
'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns,
mas os teus discípulos não?'
15Disse-lhes Jesus:
'Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles?
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles.
Então, sim, eles jejuarão.
Palavra da Salvação.(CVBB)

Jesus comparou a sua permanência, sua estada na Terra com uma festa de casamento. E, portanto, em uma festa, todos se alegram, todos comem, e ninguém faz nenhum jejum.  É bom lembrar que as festas de casamento naquele tempo, duravam uma semana.
Jesus se refere a aliança feita entre Deus e seu povo, na qual, Deus se casaria com os escolhidos.
Desta forma, Jesus era o noivo, e a sua presença era uma festa de casamento, e, portanto, não fazia nenhum sentido jejuar.
Foi por isso que Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.
        
Em outros evangelistas, Jesus responde: pode os amigos jejuar enquanto o noivo está com ele? Isto equivale a dizer: por acaso pode-se jejuar em uma festa?  É claro, que não! Em uma festa tem mais é que comer. Foi por isso que o doutores ajeitaram a Lei.
        
Jesus tinha resposta para tudo. Ele era semelhante a um bom goleiro que pega todas as bolas: Rasteiras, altas, de canto, etc. Jesus rebatia a toda pergunta maliciosa que lhe faziam para colocá-lo em desacordo com a Lei.  Porque antes mesmo que os seus oponentes abrissem a boca para perguntar, Jesus já sabia da maldade que rolava em suas mentes. 
       
 No Evangelho de hoje, Jesus derrota os seus oponentes, com o seu próprio veneno.  Semelhante a um atleta lutador  de Aikido, que usa a própria força do adversário para derrotá-lo, ( estamos nos referindo ao esporte, e não incentivando a violência)  Jesus aproveita  a própria  escala de valores dos fariseus e doutores, para rebatê-los. Se bem que hoje não foram os fariseus que diretamente pressionaram o Mestre, e sim os discípulos de João, porém a mando dos fariseus.
        
Meu amigo, minha amiga. Repararam que o personagem noivo nos dias atuais é uma classe em extinção?  Isto está acontecendo porque os meios de comunicações incentivam os jovens a se acasalarem em vez de se casarem.  E esse acasalamento tem pouca duração.  Assim que nasce o primeiro rebento, o macho desaparece, deixando para a fêmea a tarefa de criar o fruto daquela relação de prazer, sem o verdadeiro amor. E na verdade, quem vai ser a mãe daquela infeliz criança, será a avó.
        
Maria, mãe da sagrada família. Rogai a Jesus pelos noivos e noivas de hoje. Para que eles assumam com responsabilidade cristã, o compromisso sagrado da construção da família. Para que não coloquem filhos no mundo sem a menor responsabilidade! Mãe poderosa. Rogai a Jesus pelos jovens. Para que acordem para a realidade de que estão sendo usados, por aqueles que pretendem destruir a família.  Ave Maria cheia de graça...

Tenha um bom dia. José Salviano






--Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará-José Salviano

2 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Lc 9,22-25
--Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:
22'O Filho do Homem deve sofrer muito,
ser rejeitado pelos anciãos,
pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei,
deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.'
23Depois Jesus disse a todos:
'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo,
tome sua cruz cada dia, e siga-me.
24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta
a um homem ganhar o mundo inteiro,
se se perde e se destrói a si mesmo?
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus está se referindo aos prazeres que recusamos, aos benefícios e vantagens que dispensamos, e outras recusas que fizermos por causa do seguimento do Evangelho. Ser cristão não é fácil! Mais estar perto de Deus é muito mais saudável para a nossa alma e para o nosso corpo.
Observamos que muitos sofrem, se desesperam, gritam... mas nem se lembram do nome de Deus. Nem se lembra de pedir o socorro daquele que pode tudo, e quer a nossa conversão, a nossa vida em abundância!
O sofrimento é uma grande oportunidade que temos, ou melhor, que Deus nos dá, par que nos reconheçamos pecadores, frágeis, e recorramos ao poder infinito do Pai. Para que nos voltemos a casa do Pai como o fez o filho pródigo quando tudo estava dando errado em usa vida.
Jesus está avisando que aquele que somente pensa em desfrutar a vida da melhor maneira possível, aquele que só pensa em levar vantagem mesmo em prejuízo dos demais, aquele que em vez de procurar salvar a vida ameaçada dos demais busca apenas e tão somente a salvação da sua vida, acabará perdendo a sua frágil vida.

No egoísmo insano e desumano do mundo de hoje, observamos em toda parte, cada uma das pessoas querendo apenas salvar as suas vidas, sem se importar com as demais vidas. E essa atitude ocorre no plano físico ou existencial e também no plano religioso. A frase “Salva a tua alma”, é interpretada por muitos, como um “cada um prá si”. Desde a fila da merenda escolar, até a fila para o atendimento médico-hospitalar, todos, ou quase todos pensam somente em si.
Aliás, por falar em médico, a nossa na verdade, não existe Serviço de Assistência médico-hospitalar para o povo. Infelizmente. E, ao mesmo tempo em que se fecha o cerco contra a automedicação, exigindo que se tenha uma prescrição médica para se comprar um antibiótico, estão estimulando a essa mesma automedicação. Pois se o pobre não tem acesso ao médico, como ele vai adquirir uma receita para comprar um certo remédio?   Por outro lado, este expediente contra a automedicação, estimula o contrabando de remédios, o roubo de cargas de remédios, e outras barbáries que ocorre quando o fraco é pressionado pelos poderosos e não tem para onde correr.


Infelizmente, a nossa saúde pública é baseada num MEDICINA CURATIVA, quando na verdade deveria ser UMA MEDICINA PREVENTIVA.

Os procedimentos básicos para se evitar a doença nunca são veiculados nos meios de comunicações. 

HÁBITOS DE HIGIENE – Lavar as mãos. 80% das doenças são causadas por falda de higiene, especialmente pelas mãos contaminadas;

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Evitar alimentos gordurosos, o açúcar, massas embutidos, e produtos industrializados, queijos...

FAZER EXERCÍCIOS – Caminhadas, alongamentos, e exercícios com pesos moderados de acordo com a idade, para fortalecer os ossos  o coração e todo o corpo;

Você não vê essas informações nos comerciais, nem nos planos de governos ou administrativos, nem nos programas de saneamentos básicos, e muito menos nos currículos escolares. E isso é lamentável! O que vemos é a falta de higiene comendo solta nos restaurantes, nas lanchonetes, nos próprios hospitais.  Denuncie! Faça a sua parte. Seja imitador de Cristo!



Tenha um bom dia. José Salviano


--Seja discreto quando der uma esmola-José Salviano

1 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 6,1-6.16-18
-E o teu Pai, que vê o que está
escondido, te dará a recompensa.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa
do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola,
não toques a trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola,
que a tua mão esquerda não saiba
o que faz a tua mão direita,
4de modo que, a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa.
5Quando orardes,
não sejais como os hipócritas,
que gostam de rezar em pé,
nas sinagogas e nas esquinas das praças,
para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta,
e reza ao teu Pai que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
16Quando jejuardes,
não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.
Eles desfiguram o rosto,
para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto,
18para que os homens não vejam
que tu estás jejuando,
mas somente teu Pai, que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus nos recomenda a evitar a hipocrisia de fazer as coisas apenas para nos engrandecer diante dos homens e das mulheres. A esmola é uma CARIDADE, e como tal, deve ser feita com discrição. É bom lembrar que caridade não é somente dar esmola, mas sim, caridade é toda disponibilidade ao próximo e à próxima, o que deve ser praticado com toda sinceridade, sem nenhum interesse pessoal e principalmente político.
Quem pratica uma caridade e depois a publica, ou mesmo a faz visando ser bem visto pelos demais, não receberá recompensa alguma diante de Deus, pois já a recebeu diante dos homens.
Quando Jesus disse que a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que todos notem as nossas boas obras, Ele estava se referindo ao nosso testemunho, principalmente dentro do templo, e a nossa conduta correta na sociedade. Por outro lado, Jesus nos avisa que a caridade deve ser uma atitude discreta, que deve acontecer entre você, a pessoa beneficiada, e o Pai do Céu, Aquele que vê tudo, e por tanto lhe dará a recompensa.
Precisamos rezar em comunidade, pois quando todos estão reunidos em nome de Jesus, Deus estará no nosso meio. Mais também necessitamos rezar a sós, em um colóquio profundo entre nós e o Pai que vê tudo.
Dar o nosso testemunho diante da assembleia, é muito importante, porém, não podemos relaxar na oração individual, pois ela foi recomendada pelo próprio Jesus, que nos ensinou a entrar no nosso quarto, apagar a luz e rezar com muita devoção.  Também fechar os olhos é importante para evitar qualquer tipo de distração.
A distração na oração é uma coisa constante, e prejudicial, e acontece principalmente com os mais devotos. Pelo fato de rezar todos os dias, pelo hábito e pela grande prática, pode acontecer de fazer isso sem prestar a devida atenção. E assim, as nossas palavras não chegarão até o Pai.  Podemos estar rezando às vezes pensando nos afazeres, nas coisas que estão pendentes, ou mesmo pensando na novela, nos amigos, ou na pessoa amada. Assim, não vale. A quem estamos rezando afinal? Tomemos muito cuidado com a distração nas nossas orações, para que não aconteça como Jesus disse que aquela gente o louvava com os lábios.
O jejum é muito importante para a nossa espiritualidade, e foi aprovado pelo próprio Jesus. Porém, jejuar não é somente ficar sem o alimento do corpo por algumas horas. Aliás, o jejum hoje em dia, é uma prática que nem sempre podemos fazer, pois precisamos estar alimentados para enfrentar a correria dessa vida louca, e mesmo porque, os mais devotos são pessoas já de idade avançada, que não devem se abster das refeições diárias em horários regulamentados.
Há outra forma muito prática e interessante de se fazer jejum.  Que tal jejuar da fofoca? E de fazer um jejum das piadas picantes? De falar mal do próximo? De certos prazeres que aos poucos  vão embaçando ou afogando a nossa alma, ofuscando-a da luz divina?
Queridas irmãs, e irmãos.  Sejamos imitadores de Cristo. Pelo menos tentamos ser. Em nossa vida diária vamos copiar o seu modo de vida, e acolher as suas santas palavras não só na nossa memória, mas também e principalmente no nosso viver!
Não façamos as coisas com o único objetivo de sermos bem vistos pelas pessoas. Mas sim, pratiquemos as nossas boas obras aos olhos de Deus. E quanto ao pecado, nunca nos esqueçamos que Deus vê tudo. Absolutamente tudo. Até os nossos menores pensamentos.


Tenha um bom dia. José Salviano.