.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

“EU TE LOUVO, PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA...” - Olívia Coutinho.

 
Dia 01 de Outubro 2016
 
Evangelho de Lc 10,17-24
 
Quando nos colocamos diante de Deus como servos, Ele vai nos moldando de acordo com as nossas aptidões e quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio do mundo, realizando algo que jamais imaginávamos que daríamos conta de realizar!
É importante termos em mente, que o que nos capacita a trabalhar pelo Reino de Deus, não é o saber humano, e sim, o Espírito Santo de Deus em nós!
Da nossa parte, basta apenas a abertura do coração e a disposição em servir! Portanto, ninguém precisa sentir-se fraco, incapaz de realizar algo em favor do Reino, pois, se estamos  disposto a servir, o próprio Deus vai abrindo  caminhos!
Foi o que aconteceu com os 72 discípulos enviados por Jesus em missão! Certamente eles não imaginavam que dariam conta de realizar uma missão de  tamanha magnitude!
O texto que antecede o evangelho de hoje,  fala da alegria destes discípulos ao prestarem  conta a Jesus da missão que eles haviam realizado com sucesso!
Jesus se alegra, ao constatar que o projeto de Deus começava  a se desenvolver, e desenvolver  através dos pequenos! “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos.”
O testemunho destes 72 discípulos, que se abriram a ação do Espírito Santo, deve retirar de nós, o medo de dizermos “sim" ao chamado de Deus!
Como sabemos,  estes discípulos,  eram  pessoas  simples, dotadas de virtudes e defeitos, pessoas sem nenhuma escolaridade. O que nos mostra, que os critérios de Deus  são diferentes dos critérios dos homens. Os homens, escolhem pessoas capacitadas para  exercer cargos, enquanto que Deus,  capacita os simples, revestindo-os da sabedoria divina, possibilitando-os a exercer o cargo mais importante de todo o universo: ser um servidor do Reino!
A todo instante, somos chamados a sermos propagadores da Boa Nova Do Reino! Os pequenos, ou seja, os que se esvaziam de si mesmo para se encherem da graça de Deus, são os primeiros a aceitar este chamado!
Quem se deixa iluminar pela Luz de Cristo, dá testemunho de Jesus em qualquer circunstancia, a sua presença, é presença de Deus  comunicando  vida!
A alegria de quem se deixa iluminar pela Luz de Cristo é uma alegria consistente  de origem divina  que nada assemelha  as alegrias momentâneas proporcionadas pelo mundo! 
Quando Deus nos chama para uma missão, o primeiro passo, tem que ser nosso, os demais, Deus caminha conosco. 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

ÁUDIO=SÓ FIZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER-José Salviano

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

“SOMOS SERVOS INÚTEIS; FIZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER” – Olivia Coutinho.

 
27º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 02 de Outubro de 2016
 
Evangelho de Lc17,5-10
 
Outubro, mês das missões! Um tempo motivador em que a Igreja nos convida a  assumirmos o nosso compromisso missionário, seja na família, na comunidade, ou na sociedade! 
Não tem como ser discípulo de Jesus, sem estar aberto à missionariedade, pois é próprio do discípulo, querer empenhar-se para que outros possam fazer  a mesma experiência que ele fez do encontro com o Senhor Jesus!
O espírito missionário se fundamenta na experiência da vivencia com Jesus! É a certeza da presença de Jesus atuando nele, que  motiva  missionário a assumir com maior intensidade e alegria a sua cumplicidade no anuncio do Reino!
Todos nós somos chamados a ser anunciadores da Boa Nova, ou seja, anunciadores da constatação de que a promessa de Deus se cumpriu!
O Evangelho de hoje, chama a nossa atenção, para dois pontos fundamentais para o êxito da nossa caminhada missionária: fé e serviço.
O texto que nos é apresentado começa dizendo, que os apóstolos, fizeram um pedido a Jesus: “Senhor aumente a nossa fé!”
A narrativa  nos leva a crer, que, o que levou os apóstolos a fazer este pedido à Jesus, tenha sido o peso da responsabilidade em assumir o legado de Jesus, a dificuldade em entender o que Ele falava!
Naquelas alturas, já à caminho de Jerusalém, onde se daria o desfecho final da trajetória terrena de Jesus, que culminaria na sua morte de cruz , os apóstolos, já estavam cientes de que seriam eles, os continuadores da missão de Jesus .
Depois de um bom tempo de convivência com Jesus, testemunhando os  seus feitos,  a sua postura   diante as provocações dos seus adversários, a sua capacidade de perdoar eles, que teriam que fazer o mesmo,  certamente, se deram conta, de que precisariam de muita fé para enfrentar os desafios daquela missão, que humanamente parecia-lhes impossível!
Em resposta ao pedido dos apóstolos Jesus disse: “Se tivésseis uma fé mesmo que pequena como um grão de mostarda, podereis dizer a esta amoreira; ’Arranca-te daqui e planta-te no mar,’ e ela vos obedeceria”. O que  nos mostra, que até então, os apóstolos, mesmo estando junto de Jesus, ainda não tinham uma fé suficientemente madura para assumir os desafios da missão!
Continuando, Jesus conta-lhes a parábola do servo, no sentido de despertá-los para a importância de estarem à serviço de Deus! Com esta parábola, Jesus inverte a necessidade dos apóstolos, afirmando-lhes, que eles não precisariam de ter a fé aumentada para aprenderem a servir, e sim, de aprenderem a servir para ter a fé aumentada! 
A fé, é um dom de Deus, que se desenvolve à medida em que nos envolvemos no projeto de Deus, colocando-nos à sua disposição! Portanto, não é Jesus quem vai aumentar a nossa fé, o que vai  aumentar a nossa fé, é a nossa entrega a Deus, a nossa fidelidade e submissão a Ele, traduzidos em serviço!
Nossa fé deve ser dinâmica, operosa e nunca “engavetada!”
Crescemos na fé, à medida  que nos aprofundamos na palavra de Deus, que  nos colocamos como seu  instrumento  a serviço do Reino!
É importante termos a consciência de que a nossa vida não nos pertence, pertence a Deus e que devemos colocá-la à seu serviço, servindo o outro  na gratuidade,  tendo como recompensa, a alegria de ver o irmão feliz!
Praticar a justiça, ser honesto, é nossa obrigação, ninguém precisa receber elogios ou reconhecimento pelo cumprimento do seu dever. 
Sabemos que Deus não precisa de nós, que Ele pode realizar tudo por si só, porém, Deus quer contar conosco, não em vista de si próprio, mas em vista do nosso próprio bem! É por isto que Ele nos chama, a estarmos à serviço do Reino.
Como seguidores de Jesus, não podemos nos contentar com o que já estamos fazendo, pois se Jesus está em nós e nós Nele, podemos fazer muito mais!
Não precisamos de nos sentir incapazes de realizar algo em favor do Reino, de ser sinal Dele  para  o  irmão, pois Deus, no seu  infinito amor aos que precisam de suas mãos em nossas mãos,  é capaz de transformar a nossa visível inutilidade em fonte de Luz para estes! 
A gratuidade no serviço, deve ser a marca de um verdadeiro seguidor de Jesus, afinal não se busca recompensa daquilo que se faz por amor!
Fé e serviço estão interligados, estar à serviço de Deus, é estar na trilha da fé.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

AI DE TI CORAZIM! AI DE TI BETSAIDA!”- Olivia Coutinho

 
Dia 30 de Setembro de 2016
 
Evangelho de  Lc10,13-16
 
Deus, pensou em tudo ao nos criar, Ele não se contentou em somente nos dar a vida, como quis também nos cercar de cuidados, cuidados, tanto para  o nosso corpo, quanto para  o nosso espírito!
Para nos garantir uma boa qualidade de vida, Deus nos deu um ar puro, um alimento saudável  provindo  da natureza!  E para o nosso alimento espiritual, Deus  nos deu Jesus! Pena que muitos de nós, somos  filhos ingratos, não reconhecemos tamanha generosidade de Deus!
Vivemos na era dos descartáveis, descartam-se pessoas, família, valores que deveriam nortear a nossa vida! E assim, muitos, vão distanciando cada vez mais  de Deus, trocando a verdade do evangelho, pelas inverdades do mundo!
O ter e o poder aliena o homem, dando-lhe uma falsa alegria, uma alegria que mascara a pior de todas as “doenças” do ser humano: a indiferença ao amor de Deus!
E mesmo com tantas respostas ingratas, Deus não desiste de sua criação, não cansa de esperar pela nossa conversão!
Em Jesus se realiza o encontro de Deus com o humano, Nele, está Deus de forma humana e o humano de forma Divina! Foi na pessoa de Jesus, que o céu e a terra se encontraram, Jesus é o caminho humano para chegar a Deus e o caminho Divino para chegar à humanidade!
Como filhos de Deus, configurados em Jesus, não podemos deixar que a sociedade nos imponha modelos de vida contrários ao evangelho!
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus censura o comportamento de um povo que recebeu por várias vezes a manifestação do amor de Deus através de suas ações, um povo que presenciou tantos milagres, mas que mesmo assim, não se converteram. “ Ai de ti, Corazim! Ai de ti Betisaida!”
Hoje, Jesus continua dizendo a muitos de nós: ”Ai de ti...”  São muitos, os  que mesmo, testemunhando a manifestação de Deus nos acontecimentos, nas pessoas, se negam a aderir as propostas de Jesus. Estes conhecem a verdade, mas preferem viver na mentira, conhecem a luz, mas fazem opção pelas trevas!
Por outro lado,  existem também, aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o evangelho! E nós, como continuadores da missão de Jesus, ao invés de ficarmos insistindo com os que recusam a proposta do reino, avancemos para águas mais profundas, atravessemos para outra margem, indo ao encontro dos irmãos que ainda não conhecem a verdade que liberta!
Não podemos ficar  indiferentes às inúmeras graças que recebemos a todo instante, e nem deixar que irmãos nossos desconheçam o evangelho!
        Estejamos sempre atentos para que Jesus nunca vá nos surpreender com esta dura expressão: “Ai de ti”...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Tenho medo do Cristo que passa...-Diac. José da Cruz

SEXTA FEIRA DA 26ª SEMANA DO TC 30/09/2016
1ª Leitura Jó, 38, 1.12 – 21. 40,3.5
Salmo 138 (139) 24,b  “Conduzi-me pelo caminho da eternidade, ó Senhor”
Evangelho Lucas 10, 13-16
                                  "Tenho medo do Cristo que passa..."
Neste mês da Bíblia, na minha comunidade, para acolher a Santa Palavra, antes das leitura cantamos esse hino que é muito significativo "É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal/  tenho medo de me esconder, de fingir que não escutei, tenho medo do Cristo que passa, oferece uma graça e eu digo que não, tenho medo de virar as costas, fingir que a coisa não é comigo, enfim, ser indiferente as manifestações de Deus em nossa vida...
Seria este o contexto da reflexão, as cidades de Coroazim, e Betsaida, conheceram Jesus, viram seus prodígios mas o rejeitaram. A responsabilidade de quem ouviu o anúncio e conheceu a Jesus Cristo, o seu Reino e seu evangelho, é enorme de grande.
As cidades de Tiro e Sidônia, habitada por pagãos, ainda não haviam tido essa experiência com Jesus, não o conheciam, nada sabiam das escrituras ou sobre o tal Messias. É difícil afirmar quem conhece a Jesus e quem ainda não o conhece, a verdade é que, na Força do Espírito Santo,  Deus chega a todos os homens e consegue penetrar-lhes no mais profundo do coração e da alma.
Neste evangelho poderíamos refletir sobre o nosso papel de Cristãos no mundo enquanto Igreja de Cristo.  Temos os Sacramentos, a Palavra Viva de Deus em nossas liturgias, e o mais importante, temos a Santa Eucaristia, presença real do Senhor, que nos fortalece.
Tudo isso é pura Graça de Deus, dom imerecido de nossa parte, com todos esses dons, cada um de nós deverá ter feito uma profunda experiência com Jesus Cristo, e a partir disso dar o testemunho a todas as pessoas com quem convivemos ou que de algum modo fazem parte de nossa vida.
Se essas pessoas ainda não conhecem Jesus, a responsabilidade é toda nossa, que não o testemunhamos, principalmente fora da comunidade, na Família, no trabalho, na escola, enfim, onde estivermos. A esse respeito lembro-me de de Iris Gomes, uma negra que deu o seu testemunho a mais de 80 Bispos em um encontro no Rio de Janeiro sobre Comunicação, ela queria ser religiosa de Vida Consagrada, mas o seu Diretor Espiritual orientou que o seu lugar não era no convento, mas sim no mundo do trabalho.
Iris trabalha há mais de 20 anos nos bastidores das novelas da Rede Globo, e diante deste evangelho, fiquei pensando, que se ela insistisse na ideia de ser Religiosa, fechada em um convento, quantos artistas teriam deixado de conhecer a Jesus... Lá onde parece que só há hostilidade contra o evangelho de Jesus, é o melhor lugar para se viver autenticamente o cristianismo. Esse evangelho nos convence disso, e o mundo aguarda ansioso, pelos  Discípulos Missionários do Senhor, você, eu e nós todos, que somos batizados e termos algo importante a dizer em todos esses ambientes, aparentemente hostis ao evangelho. Vamos nessa? (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata- Votorantim SP – E-mail jotacruz3051@gmail.com)


Mensageiros de Deus-Diac. José da Cruz

Ss Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael Quinta Feira 29/09/2014
1ª Leitura Daniel 7,9-10.13-14
Salmo 137(138), 1c  “Na presença dos anjos eu vos cantarei, ó Senhor!”
Evangelho João 1, 47-51
Criaturas misteriosas que aparecem tanto no Antigo como no Novo Testamento como mensageiros ou intermediários entre Deus e os homens. Por serem mensageiros de Deus, que está no Céu, logo a Mitologia ornou os anjos com asas. São Espíritos Celestiais portadores de Boa Notícia, Consoladores, protetores e defensores de perigos, orientadores para os momentos de dúvidas e angústias e perpassam a Sagrada Escritura do começo a fim, aparecem do em Gênesis e em Apocalipse.  Não são visões fantasmagóricas e muito menos Pessoas Bondosas e Santas que voltaram para ajudar os vivos.  Estão muito presentes na vida terrena de Jesus sendo mencionados desde o nascimento até a na sua agonia e morte, quando o consolam. O termo El  é Divino e evoca uma ação Divina, caracterizando missão diferente, como Gabriel o Anunciador de Maria Santíssima.  Há quem pense que essa linguagem sobre anjos seria um acréscimo teológico para preservar a transcendência Divina no contato com o Homem,  Deus estaria se poupando e manda mensageiros para evitar um contato direto com o Ser Humano, mas a encarnação de Jesus o Filho de Deus, que se fez um de nós, desmonta essa ideia incorreta.
O fato é que Anjos não são homens e nem mini deuses, são membros da corte celestial  que estão a serviço  para aproximar os homens de Deus. Se não tivessem nenhuma importância e fossem apenas lendas e fantasias não seriam citados na Sagrada Escritura do seu início ao fim. Uma coisa é certa, Deus nos conhece profundamente nas profundezas do nosso ser, sabe das verdades que há em nós, o que somos e o que queremos. Nos chama, nos orienta, nos protege, nos ilumina, sobretudo na missão que nos é confiada , de darmos testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo, anunciando o Reino invisível que está presente em meio a humanidade.
No diálogo entre Natanael, um Israelita sincero e piedoso, e Jesus, vemos como é importante a nossa coerência entre o que cremos e o que vivemos e celebramos. Natanael é um homem que lê e medita a Palavra de Deus com frequência, Palavra que revela o próprio Deus e sua ação a nosso favor, Palavra que liberta e salva. Quem lê e medita a Santa Palavra, têm esse colóquio, essa intimidade com Deus pois a Palavra nos revela quem é Deus manifestado em Jesus e quem somos nós. E quando desanimamos na Fé, e quando perdemos o nosso fervor, quando deixamos de lado a oração, os anjos nos orientam, nos falam misteriosamente nas pessoas e nos acontecimentos, dando-nos a direção, ajudando-nos a refazer o percurso, e a voltar ao caminho que nos salva.  Ação que somente com nossos pobres recursos humanos, não conseguiríamos...
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, me guarde, governe e ilumine. Amém”  (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP E-mail jotacruz3051@gmail.com)


“RABI, TU ÉS O FILHO DE DEUS...” – Olivia Coutinho.

 
Dia 29 de Setembro de 2016
 
Evangelho de Jo,47-51
 
Quando abrimos o nosso coração para acolher Jesus, Ele vai entrando lentamente na nossa vida, realizando grandes maravilhas em nós, e quando nos damos conta, já estamos totalmente entregues a Ele, pois Jesus já tomou conta de todo o nosso ser, não tem como viver sem Ele!
Assim que o amor  de Jesus,  começa a  circular  nas nossas veias, vamos ficando completamente diferentes, o amor de Jesus vai nos transformando por inteiros, nos  tornando mais flexíveis, mais tolerantes, mais alegres, a ponto das pessoas do nosso convívio, perceberem de imediato essa nossa transformação!
A alegria de quem faz a experiência de Jesus na sua vida é transbordante, é uma alegria diferente, que se mantém,  até mesmo nos momentos de dificuldades.
Quem  faz a experiência de Jesus em sua vida, não consegue guardar esta alegria só para si, é uma alegria tão grande, que ele sente necessidade de partilhá-la com o outro, no desejo de que ele possa também, viver esta experiência de amor! 
Como discípulo, que encontrou no Mestre o verdadeiro sentido do seu existir, não podemos esquecer, de que o nosso compromisso com Jesus, é compromisso com a vida! Não somos verdadeiros, quando dizemos que amamos Jesus, mas não cuidamos do que é mais precioso para Ele: a vida humana! 
O evangelho de hoje, narra o encontro de Natanael com Jesus, um encontro que aconteceu, a convite de Felipe! “Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele”: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade"! Natanael disse a Jesus: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi". 
Antes do seu encontro com Jesus, Natanael se mostrou incrédulo:  “De Nazaré pode sair coisa boa?”Jo1,46. Mas a partir do seu encontro pessoal com Jesus, ele não teve mais dúvida, convicto, ele proclama veemente: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" 
Este episódio chama a nossa atenção sobre a importância do nosso encontro pessoal com Jesus, é a partir deste encontro, que a nossa vida começa a ganhar um novo sentido, ligados a Jesus,  passamos a ver o irmão que antes não víamos, a partilhar a vida que pensávamos pertencer somente a nós...
Em algum momento da nossa vida, alguém nos falou de Jesus,  como Felipe falou Dele com Natanael, mas é no nosso encontro pessoal com Ele, que vamos ter a mais bela certeza: Jesus é tudo para nós, longe Dele nossa vida não terá sentido! 
Que sejamos cristãos autênticos, sem falsidade, como Natanael, pois a Jesus ninguém engana, Ele nos conhece por inteiro, nos conhece muito antes do nosso encontro primeiro com Ele! 
Em Jesus, acontece o encontro do divino com o humano! Através Dele, o céu se abriu e o rosto do Pai se faz visível! Jesus é a ligação entre o céu e a terra, Nele está Deus de forma humana e o humano de forma divina! 
Proporcionemos ao outro, a alegria de conhecer Jesus, como Felipe proporcionou a Natanael!
Mostremos  Jesus ao outro com o nosso testemunho de vida.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

terça-feira, 27 de setembro de 2016

-FIZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER-José Salviano

27º DOMINGO TEMPO COMUM

02 DE OUTUBRO – ANO C

1ª Leitura - Hab 1,2-3; 2,2-4

SALMO 94

2ª Leitura - 2Tm 1,6-8.13-14


Evangelho - Lc 17,5-10





PRIMEIRA LEITURA

O profeta desesperado clama por Deus, exigindo dele uma solução imediata para aquele caos instalado na sociedade em que vivia.
Hoje vivemos um verdadeiro caos instalado no meio de nós. A violência que aumenta, a corrupção que abrange todos os partidos políticos, acaba drenando o dinheiro do povo para as contas daqueles que não pensam em outra coisa senão em si mesmos. O povo sofre sem assistência médica, sem segurança, sem empregos, e não tem para quem reclamar.
Nunca devemos nem podemos exigir de Deus que resolva os nossos problemas, pois os mesmos a maioria das vezes são causados pela nossa injustiça, pelo nosso egoísmo, pelo nosso afastamento dos caminhos de Deus.
Porém, a resposta de Deus ao profeta, nos deixa animados: Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.

SALMO
Caríssimos e caríssimas. Não fechemos os nossos corações. Ou seja, não fiquemos indiferentes ao chamado de Deus, aos seus apelos para que nos convertemos.
Pelo contrário, venham todos e adoremos, prostremo-nos diante de Deus altíssimos que nos criou e quer que voltemos para Ele, após esta vida terrena.  Pois Ele nos ama, e nós somos o seu povo, os seus filhos, nós formamos o seu rebanho que é conduzido por suas mãos. 

SEGUNDA LEITURA

Na segunda leitura, o inspiradíssimo Paulo nos avisa que Deus não nos deu um espírito de timidez, mais sim, um espírito de fortaleza e ao mesmo tempo de sobriedade.
Isto significa que somos fortes em Deus. Somos como aço pois temos a força de Deus que nos sustenta, nos defende, nos protege. É Ele que guia os nossos passos, que nos orienta, nos conduz pelo caminho e nos ensina a nos desviar dos buracos e dos espinhos, assim como dos perigos dessa caminhada. É Deus quem cicatriza os nossos ferimentos, e recupera o nosso corpo decaído, por meio dos remédios deixados pelo próprio Deus na natureza.
Porém, para que mereçamos tudo isso, precisamos estar integrados em seu projeto de salvação. É preciso que não nos envergonhemos de dar testemunho do Evangelho, e de evangelizar pela nossa vivência, e de preferência pela palavra.
Sabemos que viver significa sofrer. Infelizmente, a realidade nos faz chorar mais do que sorrir.  Principalmente para aqueles que escolhem caminhos outros, caminhos nos quais usam a esperteza, a maldade, a corrupção e ou a violência, pensando que com isso vão chegar mais rápido à felicidade. E acabam chegando em mais encrencas, em mais sofrimentos, em mais desilusões, pois injustiças e violência acabam produzindo mais injustiças e mais violências.
Porém, para nós que escolhemos o caminho da paz, o caminho da fé, o caminho com Deus, sofremos sim, porém o nosso sofrer é atenuado pela bondade e pelo poder de Deus. Confiemos em Deus, meus irmãos, e não nos esqueçamos de que o Espírito Santo habita em nós.

EVANGELHO

As leituras de hoje nos convidam a termos fé e confiança em Deus. Mesmo que por muitas vezes não entendemos os seus desígnios, o certo é depositarmos nele toda a nossa esperança, pois Deus todo poderoso nunca falha, Ele não nos abandona. Porém, para isso precisamos segui-lo fielmente.
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
A resposta de Jesus pode ser considerada um absurdo por muitos de pouca fé. Porém, é preciso entrar no contexto para entender suas palavras. Jesus usou um estilo hiperbólico, ou seja, um modo exagerado, demasiado, desmedido de se falar, de se explicar uma verdade ou qualquer coisa, como era próprio dos orientais naqueles tempos.
“...poderíeis dizer a esta amoreira: Arranca-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria”.
Porém, o seu modo exagerado de falar, como no dia em que disse que se a tua mão direita te leva a pecar, corta-a...  não deixa de nos trazer à tona uma grande verdade. A verdade de que todo aquele que se entrega de corpo e alma ao poder de Deus, aquela que confia plenamente em Deus, por Jesus, acaba realizando coisas que outras pessoas não são incapazes de fazer.
Jesus disse algumas vezes: “ A tua fé te curou”.  Ora, quantas curas já aconteceram por esse mundo afora, curas que se realizaram pela fé de pessoas que sabiam que a doença pode ser eliminada pelo poder de Deus. Pessoas que rezavam e confiavam que Deus não nos abandona nunca. Isso já aconteceu, e está acontecendo comigo, meus irmãos! Este é o meu testemunho.
QUEM ACREDITA, CONSEGUE!
Pessoas como os homens de negócio, ou comerciantes em vez de acreditar em Deus, usam o pensamento positivo, que de modo geral, até funciona. Porque o pensar positivamente é semelhante ao TER FÉ. Porém, o alcance da perfeição, ou melhor, a aproximação da perfeição para esses que somente pensam positivamente, é coisa impossível, pois eles apenas pensam positivamente, sem depositar sua confiança em Deus, sem ACREDITAR EM DEUS QUE PODE TUDO, E QUER A NOSSA TRANQUILIDADE, A NOSSA PAZ.
O evangelho de hoje nos traz outro ponto para reflexão. “...quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis;
fizemos o que devíamos fazer'.
Nunca devemos nos vangloriar, por sermos ministros de Deus. Jamais nos comportar como se fôssemos mais importantes do que os demais, ou nos aproveitar da nossa posição dentro da Igreja para tirar qualquer tipo de vantagem. Isso tudo por que não estamos fazendo nada mais do que deveríamos fazer, e foi o que Jesus nos disse. Nós fazemos apenas a nossa obrigação de fiéis engajados, de leigos participantes, de ministros ordenados a serviço do Reino de Deus que também é nosso.
O nosso Papa, age assim. Com toda humildade, se misturando no meio dos pobres, se dirigindo a todos em seus discursos com toda humildade, no modo de falar. Ele que é o representante maior de Deus no mundo, o representante máximo da Igreja, é um homem humilde. Então por que nós havemos de sentir com o direito de nos acharmos importantes diante dos demais fiéis?
Nós não somos nada, além de serviçais do Reino de Deus. Sejamos humildes como Jesus o foi o tempo todo! Vamos praticar a palavra que Deus nos deu o privilégio de conhecer tão bem, vamos viver segundo o que pregamos aos nossos irmãos!
Irmãos e irmãs. Sejamos discretos, recatados, nas nossas participações principalmente no altar. Quem deve aparecer é Jesus, e não a nossa pessoa. E lembremos sempre ao terminar o nosso serviço pelo Reino de que: Somos servos inúteis; e só fizemos apenas o que devíamos fazer.


Tenha um bom domingo. José Salviano

Evangelhos Dominicais Comentados-Jorge Lorente


Evangelhos Dominicais Comentados

02/outubro/2016 – 27o Domingo do Tempo Comum

Evangelho: (Lc 17, 5-10)

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé”. E o Senhor respondeu: “Se tivésseis uma fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. Quem de vós, tendo um escravo que lavra a terra ou cuida do gado, dirá para ele, quando voltar do campo: ‘Entra logo e senta-te à mesa’? Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois comerás e beberás tu’? Por acaso fica o senhor devendo algum favor ao escravo pelo fato de este ter feito o que lhe foi mandado? Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo que vos foi mandado, dizei: ‘Somos escravos inúteis. Fizemos apenas o que tínhamos de fazer’”.


COMENTÁRIO


Já estamos em outubro, mês das missões. Para você missionário, para você missionária, o meu abraço fraterno. Todo cristão é um missionário, por isso nos reunimos para, mais uma vez, falar de Deus, meditar a sua Palavra e levar aos nossos irmãos alento e fé.

No evangelho de hoje, os apóstolos pedem a Jesus que lhes aumente a fé. Realmente, é preciso muita fé para ser um discípulo fiel, para seguir sem desanimar e para apresentar Jesus Cristo ao mundo. Diante de tantas barreiras, é preciso muita coragem para não se acovardar. 

Levar a Palavra de Deus para todas as nações, evangelizar, tornar Jesus Cristo conhecido e amado, esse é o desafio do missionário. A coragem para superar os obstáculos e prosseguir, o ânimo para gritar bem alto a Boa Nova, são frutos da fé. Jesus nos diz que, com fé tudo é possível.

Quem tem fé, por menor que pareça, é capaz de fazer grandes coisas. Hoje, através de Lucas, Jesus fala da árvore que sai do seu lugar e planta-se no mar, já através de Mateus (17,20), Jesus diz que, com fé, somos capazes de mover uma montanha. Mas, como conseguir esses feitos extraordinários?

Certamente a fé não nos dá poderes mágicos. Esses dois exemplos de Jesus vão muito além do nosso entendimento. Humanamente falando-se, parecem absurdos e, é exatamente isso que Jesus pretende mostrar-nos, que a fé é capaz de fazer coisas que parecem absurdas e, até mesmo, impossíveis.


Diante do pedido dos apóstolos, Jesus começa dizendo da importância da fé e do seu poder de realização. O simples fato de acreditar que a solução existe, já é meio caminho andado para a solução. Fé é uma palavra abrangente que não está restrita na simples crença da existência de Deus. 

Os exemplos de Jesus devem servir para alicerçar ainda mais a nossa fé. Ninguém precisa mover uma árvore, montanha e, nem mesmo levitar uma simples folha de papel, para provar a sua fé. A maior prova de fé está na vivência da própria fé. Viver a fé é deixar-se conduzir pela vontade de Deus.

Fé é adesão total aos Planos de Deus, é entregar-se sem restrições. A fé, como a semente de mostarda, começa pequena, e vai crescendo dia-a-dia. Não nascemos com fé, nem a ganhamos gratuitamente. Fé tem que ser plantada, cultivada e regada diariamente com muita oração.

A fé não deixa margens para dúvidas, ela é a própria certeza, é virtude, é um dom de Deus que tem seu crescimento acelerado quando adubada com sacrifícios e renúncias. A fé atinge a maturidade quando transformada em gestos concretos.

Jesus diz que tudo o que pedirmos a Deus, Ele nos dará sem impor condições. No entanto, é preciso pedir com fé. São Tiago reforça as Palavras de Jesus e afirma que fé sem obras é morta. Ao utilizar o termo servo inútil, Jesus sugere que nos reconheçamos desnecessários, pois Deus poderia fazer tudo sozinho, porém Ele quer precisar dos nossos serviços, do nosso empenho em servir ao próximo.

Com essas palavras, Jesus nos dá uma lição de humildade. Tenta trazer-nos à realidade ao lembrar-nos que somos servos de Deus e que o servo deve estar sempre disponível às necessidades do patrão.

É bom lembrar que somos pagos, e muito bem pagos! Recebemos muito mais do que merecemos para executar nossas tarefas. Portanto, tudo o que fizermos para o Senhor, que deu sua própria vida por nós, ainda é pouco.

Nascemos para ser santos, portanto, amar a Deus e ao próximo, faz parte das nossas tarefas diárias. Por tudo isso, vamos parar e meditar estas palavras que, apesar de ásperas, são verdadeiras: “O cristão que por amor, se aproxima do irmão, está apenas cumprindo sua obrigação!”

(2450)