.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 31 de julho de 2016

-Vamos seguir Jesus-José Salviano

5 de Agosto de 2016-Ano C

Evangelho - Mt 16,24-28


“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, 
tome a sua cruz e me siga”.
Minhas irmãs, meus irmãos.  Vamos seguir Jesus. Porque ser cristão, é imitar, é seguir Jesus.
CRISTO NÃO VIVEU A SUA VIDA PARA SI, MAS SIM, PARA NÓS.  Cristo é um MODELO de vida a qual devemos seguir.
Naqueles tempos, os discípulos e muitos seguiam Jesus, para ouvir a sua palavra e para serem curados de seus males físicos. Hoje, nós seguimos a Jesus, copiando e repetindo a sua vida, o seu modo de viver.
A VIDA TODA DE JESUS FOI MISTÉRIO:
MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO – O Filho de  Deus escolheu uma virgem especial para por meio dela vir ao mundo.
MISTÉRIO DE REVELAÇÃO do poder do Pai na sua pessoa: e isso foi feito através dos sinais, ou dos milagres. “Quem me viu, viu o Pai”.
MISTÉRIO DA REDENÇÃO: Ou mistério da salvação da humanidade que veio ao mundo através de Jesus Cristo. Através da sua palavra que nos purifica, e através da Igreja criada por Ele onde encontramos tudo o que necessitamos para nos salvar.
Cristo é o nosso advogado junto ao Pai. E felizmente, é Ele que irá nos julgar.
Hoje, seguir Jesus, significa IMITAR JESUS. JESUS É O MODELO A SER SEGUIDO. O modelo perfeito, que nos convida a segui-lo sem restrições. Ele convida-nos a despojar de tudo para acompanhar os seus passos nesta caminhada terrestre, a fim de contribuir pela salvação da humanidade, e de conquistar a vida eterna. E fazendo isso, nós estamos servindo a Jesus. E servir Jesus é o mesmo que servir o Pai.
E por tudo isso seremos honrados pelo Pai.
Jesus Cristo foi e será sempre o NOSSO MODELO a ser imitado e seguido.
SUAS ORAÇÕES – Jesus orava para nos dar o exemplo. Vamos seguir Jesus!
SUA POBREZA – Jesus nasceu e morreu pobre. Sempre foi desapegado dos bens materiais. Não acumulou tesouros na Terra. Vamos imitá-lo!
Jesus não quer que sejamos miseráveis, mas sim, que tenhamos o necessário para uma vida digna, uma vida com abundância. 
O que não devemos ser, é apegados a esta vida e suas ilusões principalmente materiais, ao ponto de deixar Deus de lado.
Vamos nessa? Pois é a melhor escolha de vida.
Quem serve a Cristo será honrado pelo Pai Já pensou?

Tenha um bom dia. José Salviano
  







-Quem é Jesus?-José Salviano

4 de Agosto de 2016- Ano C

Evangelho - Mt 16,13-23


O povo estava esperando um Messias, um guerreiro que defendesse os judeus da dominação romana. Na verdade, Jesus sabia de tudo o que se passava nas mentes das pessoas, especialmente dos seus discípulos.
Podemos citar como exemplo, o fato de que nos dia em que Jesus curou aquele paralítico, os fariseus lá no fundo da sala não disseram nada, nenhuma palavra em si. Só pensaram: Quem ele pensa que é, para perdoar os pecados?
Mas Jesus viu os seus pensamentos e disse: Por que estão pensando o mal?
Pois para saibam que o Filho de Deus tem o poder de perdoar os pecados, eu vos digo: Qual é mais fácil? Perdoar os pecados ou dizer a este homem: Levanta pega a tua cama e vai embora? 
Jesus pergunta aos discípulos o que o povo pensa sobre Ele. Uns dizem que é Elias, outros que foi João Batista que ressuscitou, outros dizem que pode ser algum dos profetas...
Então Jesus botou o dedo na ferida, e disse: E vocês? Quem dizem que eu sou?
Pedro se adiantou e respondeu: TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO!
E para você aí, quem é Jesus?   
Seria aquele Deus que lhe ajuda a realizar os seus planos egoístas? É Ele quem lhe ajuda a conquistar a namorada do seu velho amigo, que faz o seu time ser campeão, ou lhe dá o grande prêmio da Mega Sena?
Ah! Nada disso aconteceu e você está decepcionado com Jesus?
        
Você percebeu que temos a tentação de criar um Deus que satisfaça os nossos desejos e pedidos? Que esteja do nosso lado nos nossos desentendimentos com as pessoas, um Deus que permita que eu tenha várias mulheres, que eu possa matar quem me atrapalhar a ensinar o evangelho, etc.
   
Não, meu irmão. Essa imagem de Deus está errada, fabricada, e distorcida. Jesus que é Deus, e nos dá a paz, transforma a nossa vida, mais não nos garante que não vamos ter problemas se o seguir. Teremos problemas, sim, mais podemos contar com a ajuda e proteção de Deus para solução destes mesmos problemas. Cairemos, mais teremos Jesus que nos dá a mão para levantar e continuar a caminhada. O sofrimento do cristão com toda certeza é menor que o sofrimento do não-cristão. E quem é cristão praticante, sabe disso. Porque  "Meu peso é leve o meu jugo é suave"    No entanto "quem quiser me seguir, pegue a sua cruz..."   Aqui Jesus não nos livra do sofrimento.Porém, sofrer com Ele é mais fácil. Bem mais fácil!
Seguir Jesus é pensar e agir como Jesus. Não é apenas admirá-lo como um grande homem.
        
E como Jesus pensava? Ele pensava como Deus. Não pensava como os homens com seus planos e desejos egoístas. Por isso Ele repreendeu Satanás que tentou Pedro para dizer aquelas palavras inadequadas com o plano de Deus.  Do jeito que Jesus pensava, Ele agia. Jesus não fazia e nem faz como muitos de nós que pensa fala ou promete uma coisa e faz outra totalmente o contrário.  Prometemos no altar ser fiéis às nossas esposas, ou aos maridos, e nem sempre essa promessa é cumprida. Prometemos rios de projetos  para o bem do povo nos nossos discursos como candidatos. E quando ganhamos a eleição, esquecemos de tudo. Esquecemos até que aquele mesmo povo vai de novo votar nas próximas eleições.


Tenha um bom dia. José Salaviano











-Mulher, grande é a tua fé!-José Salviano

3 de Agosto de 2016-Ano C

Evangelho - Mt 15,21-28




Aquela mulher, gritava, pedia com muita decisão, insistentemente, por que ela sabia que a solução estava em Jesus, estava no poder de Jesus, e ela não podia deixar passar aquela oportunidade, Jesus, por sua vez, se fez de rogado, ou melhor, fez parecer que nem via ou percebia nada. Na verdade, Ele estava observando admirado a grandeza da fé daquela mulher!
Aqueles que não praticam a fé, usam o PENSAMENTO POSITIVO para vencer na vida. Até conseguem. Só que o muito sem Deus não é nada e o pouco com Deus é muito. Porque do que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Podemos até angariar muitos bens somente com a decisão de vencer, somente com as emoções de coragem, decisão, etc. podemos até construir um império material, mas tudo isso sem Deus não é nada.
E isso se consegue porque a nossa mente foi preparada por Deus para funcionar assim: Ela computa os pensamentos positivos e o nosso cérebro determina o resto do corpo a entrar em ação.
Me lembro de uma amiga atuante da paróquia que nos pediu para que o seu marido aceitasse a morte.
O médico tinha dito para ela que o seu marido que estava com uma doença terminal no intestino, não havia morrido ainda porque ele não aceitava, não admitia a realidade da morte. Sua mente estava trabalhando contra a realidade que estava por vir.  Porque aquele paciente, emitia constantemente pensamentos firmes e emoções contra a sua morte.
O nosso cérebro age de acordo com as determinações, decisões que lhe enviamos. E é por isso que vemos pessoas más conseguirem muitas coisas na vida, e ficamos pensando que Deus é mau também. Isso acontece por causa dessa maravilha que Deus fez em nós. O nosso cérebro.
Porém, maravilhoso mesmo, é usar o poder do nosso cérebro  do modo certo.  É usar esse poder para fazer o bem, para a construção do Reino de Deus, e também para conseguirmos ter uma vida digna, sem miséria.
Os pensamentos positivos vistos ou usados pelo lado da fé, é outra coisa! Se tiveres fé podereis fazer tudo o que eu faço, e ainda mais!
Poderemos até conseguir a riqueza, porém, não como os egoístas, e sim, uma riqueza que está disponível aos necessitados, e à Igreja.
Esta é a riqueza abençoada por Deus!


Vai e faça o mesmo. Tenha um bom dia, José Salviano.











-Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!-José Salviano

2 de Agosto de 2016-Ano C

Evangelho - Mt 14,22-36



Os discípulos viram Jesus andando sobre as águas e ficaram com muito medo. Pensaram que fosse um fantasma. Jesus os acalmou, dizendo: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!
É Jesus que nos diz hoje: Coragem! Não tenhais tanto medo! 
Ora. Ter medo faz parte do nosso psiquismo. É parte da autodefesa, e da preservação da vida. Porém, ter medo em excesso, ficar em desespero, entrar em pânico, não é normal. Isso é coisa de quem está com a fé pequena, ou enfraquecida.
Porque diante das dificuldades, precisamos ter fé em Deus! Acreditar no seu socorro infalível, confiar na sua mão protetora. Precisamos acreditar e confiar naquele que nunca nos abandona.
Os bombeiros sempre aconselham. Em caso de incêndio não se apavore, não entre em pânico. Assim, sua mente terá a calma necessária para buscar as possíveis soluções imediatas.
O nosso equilíbrio emocional num momento como esse, depende da nossa fé. Quanto maior a nossa fé, maior será a nossa calma, maior será a possibilidade de nos escapar do perigo que se instalou sobre nossa cabeça.
Na hora de um acidente na estrada, a nossa tendência geralmente é o desespero, os gritos, o choro, e é nesse momento que muitos se lembram de Deus. O Deus que ele ignora o tempo todo, agora lhe vem à tona em sua mente. Aí, se grita por Deus, por Jesus, por Maria Santíssima... E uma vez passado o perigo, nem pensa mais em Deus.
Coragem. Sou eu! Disse Jesus aos discípulos apavorados, esperando o pior.
Acontece que a coragem depende do nosso poder de fogo. E se pararmos para pensar, por mais forte, por mais treinados em artes marciais, nós não passamos de um frágil esqueleto de ossos cobertos de cartilagens, carne e pele. Somos reles seres mortais.
É por isso que precisamos estar conectados com a Força do Alto a todo instante. Essa sim, nos fortalece, nos deixa imunizados, nos protege de todos os males e perigos.
Não deixemos que o perigo se instale para recorrer a Essa Força poderosa. Fiquemos grudados nela o tempo todo, e assim na hora do tiroteio, estaremos calmos. Pois tudo podemos naquele que nos fortalece, naquele que nos dá força.


Coragem! Tenha um bom dia. José Salviano.

-Cinco pães e dois peixes-José Salviano

1 de Agosto de 2016-ano C

Evangelho - Mt 14,13-21


Eram apenas cinco pães e dois peixes que pelo poder de Jesus, se transformaram em alimento para uma multidão de pessoas que foram se aglomerando para ouvir Jesus falar. E naquele lugar deserto não tinha o que comer.

Jesus providenciou o alimento do corpo para muitas pessoas famintas.  Depois Ele se transformou em Alimento da Alma para todos nós.

Nos tempos atuais o alimento que comemos não é o mesmo de antigamente. Os solos desgastados de tantas colheitas, já não têm mais os nutrientes necessários para a produção desses alimentos. Os agrotóxicos ou defensivos agrícolas, ficam impregnados nos produtos da terra, e nos causam doenças que nos levam a fraqueza e à morte.

Por outro lado, a indústria de alimentos, coloca temperos não muito saudáveis com o objetivo de tornar os alimentos mais saborosos, os quais prejudicam a nossa saúde.

Finalmente, nós mesmo buscamos nos alimentar com a comida mais saborosa, e por trás desse sabor estão a gordura, o açúcar, e o cloreto de sódio, que nos destrói aos poucos, como por exemplo, causando entupimento das veias e artérias,  o que nos leva a morte prematura. 

Jesus é o alimento vivo, o pão da vida. É Jesus eucarístico que nutre, que fortalece a nossa fé.  Porém, o alimento eucarístico para a nossa alma deve vir acompanhado de muita oração.  Precisamos rezar mais. Comungar somente não basta. Não completa  o fortalecimento da fé e da espiritualidade. Precisa vir acompanhado da oração constante, oração contrita, com muita devoção e concentração.

Existe um ditado que diz: CUIDA DA ALMA QUE O CORPO JÁ ERA.  Então. Com  essa deficiência alimentar dos nossos dias por causa das falhas que citamos na produção dos alimentos, nosso corpo necessita de nutrientes, que buscamos na farmácia de manipulação.  Além disso, com o corpo decaído, precisamos mais é nos voltar para o fortalecimento da  alma, da nossa fé, da nossa espiritualidade.

E onde encontramos tempo para rezar?  Além daquele momento especial de oração que é antes de deitar, podemos rezar enquanto fazemos ginástica, ( em vez de contar até dez, rezamos o Pai Nosso, ou  o credo...) enquanto estamos no ônibus, enquanto caminhamos,  ou enquanto fazemos alguma coisa que já não exige tanto a nossa atenção.  É verdade que não é uma oração  com  a contrição, e atenção necessária, porém é melhor do que nada. É melhor do que ficar horas e mesmo dias sem rezar, sem falar com Deus!

Cuidar do corpo, cuidar da alma, cuidar da nossa fé, é o caminho certo. É o caminhos que nos levará para a casa do Pai.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.


 

sexta-feira, 29 de julho de 2016

“TOMAI CUIDADO COM TODO TIPO DE GANÂNCIA...” - Olivia Coutinho


18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 31 de Julho de 2016

Evangelho de Lc12,13-21


A ausência de Deus  desvia o homem de sua verdadeira origem! A obsessão pela riqueza, cega a pessoa, tornando-a gananciosa. Quem é  ganancioso está distante de Deus, porque não enxerga o outro, não é sensível ao seu sofrimento.
Devemos ter cuidado para não cairmos na tentação da riqueza, de  querer colocar a garantia do nosso futuro nos bens materiais.
O melhor investimento que podemos fazer, é tornarmos  ricos diante de Deus preservando os  valores que devem nortear a nossa vida, como  o  amor, a fraternidade,  o perdão... Estes sim, são os bens que nos garantirão estabilidade no futuro, uma valiosa herança, que é a presença contínua de Deus nesta e na outra  vida!
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, Jesus  nos alerta, sobre o perigo de estarmos voltados para os bens terrenos e  não buscarmos os bens eternos!
Quando deixamos nos iludir pelas coisas materiais, entra em nós a ganancia, a  ganancia nos cega para as coisas de Deus.  Uma pessoa gananciosa está sempre focada nas coisas materiais, torna escrava de si mesma, nunca se satisfaz com o que têm, está sempre querendo algo mais!
O texto que nos é apresentado começa dizendo que alguém no meio da multidão, pede a Jesus para interferir numa questão relacionada a uma herança de família. Jesus não intervém, mas aproveita a oportunidade para nos passar um grande ensinamento: ”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para esclarecer, Jesus  conta a parábola de um homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte sobre o perigo que corremos, quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos! O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna pessoas frias, insensíveis, fechados no nosso mundo particular e consequentemente afastados de Deus. 
Na narrativa, confronta-se a lógica do homem com a lógica de Deus: a lógica do homem, é guardar, acumular, ter sempre mais, enquanto que a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para aqueles que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta de vida nova é a garantia de um dia recebermos como herança, o único bem que não perece, o bem maior, que é a vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra, quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor e de gratuidade. 
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é! Não alcançamos a plenitude pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor infundido por Deus em nossos corações é este amor que nos une como irmãos, que nos faz abrir à partilha. 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Lázaro. Vem para fora!-José Salviano



O Evangelho de hoje mostra claramente as  duas pessoas de Jesus. Os seus dois lados o humano e o divino.  O Jesus-homem  ficou tão triste com a morte do amigo, que até chorou. O Jesus-Deus, apesar da demora, chegou na casa de Marta e mandou ver. Num grito forte, Ele devolveu a vida do seu amigo, para o espanto dos seus inimigos ali presentes. Lázaro. Vem para fora!  Reparem que Jesus antes de dizer esta frase, fez uma oração ao Pai, e pediu que aquela manifestação de seu poder divino fosse para que todos cressem que Ele era o enviado de Deus.   
        Como em todo velório, estavam presentes na casa de Lázaro pessoas que realmente eram amigas sinceras e, portanto pesarosas com a sua morte, por outro lado, também estavam ali, os falsos amigos, fingindo pesar pelo acontecido, porém cochichavam aos cantos dizendo que se Ele era poderoso e tão amigo de Lázaro, por que não veio logo para socorrer? Por que deixou o pior acontecer?
        Lázaro, que era de Betânia, apesar de ser um judeu, era um homem honrado que tinha herdado uma boa herança, incluindo vinhedos e um sepulcro na propriedade que era uma caverna natural em uma pequena elevação do terreno de cerca de dez metros, no qual os seus ancestrais haviam sido sepultados.
        Como naquele tempo não havia telefone, nem ônibus ou qualquer meio de comunicação, as irmãs de Lázaro, Maria e Marta, enviaram um mensageiro até Jesus para avisar-lhe da doença de seu amigo com relativa antecedência. Ao receber o recado, Jesus não esquentou a cabeça, e disse: 'Esta doença não leva à morte;
ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.'

          Ao contrário do que se esperavam, Jesus  não se apressou em ir à casa de seu amigo, pelo contrário, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava.
        E muitos estranharam a calma de Jesus, a sua demora em atender ao pedido de socorro urgente da irmã de seu amigo.
        Por que será que Jesus geralmente não atende os nossos pedidos de socorro prontamente? Na hora que lhe pedimos, do jeito que lhe pedimos?
        Outro dia uma senhora viúva estava se lastimando que vieram morar ao lado de sua casa uns vizinhos injustos que lhe incomodavam  com muitos tipos de barulhos: festas e bebedeiras, gritos, aparelhos de sons ligados a todo volume até altas horas, cinco cachorros que não param de latir, entre outros abusos. Ela tentou dialogar no início, e eles a trataram mal e disseram para ela se mudar. Aquela pobre e desvalida senhora começou a rezar diariamente, mas nada mudou. Parece que Deus não me ouve! Disse ela com lágrimas nos olhos. Meu sofrimento é muito grande! ...
        Iguais a esse caso temos milhares de outros acontecendo neste momento pelo mundo inteiro. As pessoas injustiçadas rezam, e o sofrimento continua. Por quê? Será que Deus nos abandona, às vezes?
        Caro leitor. O tempo de Deus é diferente do nosso tempo. Muitas vezes pedimos, mas pedimos mal. Muitas vezes só nos lembramos de Deus quando o circo pega fogo. Muitas vezes pedimos sem a devida fé, sem a devida caridade, ou seja, pedimos o mal para o nosso agressor, como por exemplo, a sua morte. Ou nos esquecemos dos nossos pecados, esquecemos que somos pecadores e que o sofrimento  nos é muito útil para a nossa purificação. Se você se encontra em uma situação semelhante a que mostramos, não se desespere. Não pare de rezar.  Não perca as esperanças, e jamais se revolte contra Deus! Pelo contrário, ofereça o seu sofrimento como penitência pelos seus pecados que, com certeza, não devem ser poucos, assim como os pecados de todos nós.
        E, assim como aconteceu a Marta, Jesus vai atender os seus clamores, embora pareça de início, que Ele nos ignora. Deus não nos abandona. Nós é que nos afastamos de Deus. Poderíamos repetir a frase de Marta quando Jesus finalmente chegou, com outras palavras: "Jesus, se você estivesse aqui, nada disso estaria acontecendo." E Jesus poderia nos responder. Se Você estivesse  realmente comigo, isso não teria acontecido.       
        Ah! Aquela senhora hoje está fora de perigo. No terreno daquela casa maldita, está sendo construído um prédio. Espera-se que seus novos vizinhos não a incomodem também!
        Jesus demorou para atender o pedido de Marta, porque sabia exatamente o que iria fazer.  'O nosso amigo Lázaro dorme. Mas eu vou acordá-lo.'
        Mãe, não se desespere se seu filho está preso, baleado ou coisa parecida. Continue pedindo a Deus por ele! Pode demorar, mas o socorro de Deus não lhe faltará. Às vezes Deus permite o sofrimento para testar a nossa fé. Para ver até onde realmente somos fiéis. Para ver até onde somos realmente o que mostramos ser diante das pessoas. Apresentamo-nos confiantes, seguros, e diante do perigo molhamos as calças, amarelamos, porque na verdade, a nossa fé não é tão grande quanto parece. " ...por que temeis, homens de pouca fé?"  foi o que Jesus disse naquele dia em que os discípulos tremeram nas bases, acharam que iriam morrer por causa daquela tempestade!
        Caríssimos. Vamos ter mais confiança em Deus! Naquele que disse: 'Teu irmão ressuscitará.' 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?' 
            Para merecermos  o pronto atendimento de Jesus, além de crermos, também precisamos evitar o pecado.
        Paulo em sua carta aos Romanos escreveu sob a inspiração do Espírito Santo que aqueles que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. E nos recomenda para que vivamos segundo o Espírito, para que este mesmo Espírito possa morar  em nós.
        Prezados irmãos: Para não viver preso aos prazeres da carne, primeiro precisamos fazer o jejum dos olhos. Evitar olhar a toda a imagem que nos incita ao pecado carnal. Então se dominarmos os pecados da carne, poderemos então ser morada do Espírito Santo e realmente pertencer a Cristo, conforme as palavras inspiradas de Paulo.
        Confiemos em Deus, porém faremos por onde merecer o que diariamente lhe pedimos.



Tenha um bom dia . José Salviano

JESUS VISITA MARTA E MARIA -Canção Nova



As duas irmãs acolhem Jesus. Querem servir bem a Jesus. Só que de modos diferentes. Uma pela escuta atenta. Maria não se preocupa. Senta-se aos pés de Jesus como os discípulos no Oriente se sentam aos pés de seu mestre. Marta repreende Maria. Jesus a defende. Para ele basta pouca coisa. Marta passa a imagem daquela mulher trabalhadora, dona de casa, que tem prazer em receber as visitas e acolhê-las, desmanchando-se em cortesias. Ela é a típica mãezona das nossas cidades interioranas. As casas dessas senhoras são impecáveis em matéria de limpeza e organização. Os enfeites na geladeira, na estante da sala, nas paredes… A comida deliciosa, feita na hora e servida até a visita dizer que não agüenta mais comer. Só quem visita uma casa que tem uma “Marta” sabe o que é ser bem acolhido.
A alegria de mulheres assim é ver que a sua ilustre visita se sente bem em sua casa. Esse é o maior prazer que ela pode sentir. Mas esta atitude não basta para Jesus. Acabamos de ouvir como no Evangelho, quando Marta pede que Jesus mande sua irmã Maria ajudá-la. É bem provável que Jesus tenha dado aquele sorriso acolhedor para Marta, e as suas palavras devem ter sido bem mais amenas do que as escritas por Lucas. Jesus deve ter dito, com um sorriso: “Ô Marta, por que te preocupas tanto? Isso que você está fazendo é importante, mas vocês podem deixar para fazer noutra hora. Maria escolheu a melhor parte! Não a recrimine. Mais tarde ela vai lhe ajudar. Por enquanto, sente-se aqui conosco”. E Marta deve ter percebido que, de fato, estava deixando passar uma oportunidade rara de receber os ensinamentos do mestre Jesus, e deve ter se sentado para ouvi-lo.
Portanto, o importante é ouvir. Jesus certamente apreciava o trabalho de Marta, mas não aprovava que ela pensasse só no trabalho. Hoje devemos juntar as duas coisas: o trabalho e a escuta da Palavra, porque a melhor parte não é aquela que multiplica as coisas; a melhor parte é aquela que torna Deus presente em nós; então, o silêncio é mais eloqüente do que todas as palavras. No meio da escuridão do mundo de hoje, a escuta se torna difícil.
Vivemos num mundo apressado hoje. Corre para aqui corre para lá! Mas nos esquecemos que correr não quer dizer crescer. Na fúria consumista, o homem perde os valores da contemplação e da prece. O Senhor pede para parar um pouco e ouvir. Escute Deus falar-lhe das coisas do céu! Não tenha pressa de sair  quando está na missa. Ou na oração. Esqueça o tempo do mundo e viva o tempo da graça de Deus e com Deus.
Você escuta voluntariamente a Palavra de Deus? Na missa, o sermão não se torna enjoativo? O povo prefere estar parado na frente da televisão. O jornal e o rádio têm preferência à palavra divina proclamada na igreja.
Eu não saí muito da Santa Marta original do Evangelho… Todavia, conheço bem as “Santas Martas” que convivem em nosso meio: mães, avós, tias, vizinhas, amigas, que nos acolhem tão bem em suas casas, por mais ingratos que sejamos. Elas apenas oferecem o que têm de melhor. E, às vezes, precisam ser lembradas que ainda mais importante do que deixar a casa impecável para recebê-lo, é preciso abrir a porta do coração para receber Jesus.
Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à Palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta da Palavra do Teu Filho que é o Caminho, a Verdade e a Vida.



“TOMAI CUIDADO COM TODO TIPO DE GANÂNCIA...” - Olivia Coutinho

 
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 31 de Julho de 2016
 
Evangelho de Lc12,13-21
 
 
A ausência de Deus  desvia o homem de sua verdadeira origem! A obsessão pela riqueza, cega a pessoa, tornando-a gananciosa. Quem é  ganancioso está distante de Deus, porque não enxerga o outro, não é sensível ao seu sofrimento.
Devemos ter cuidado para não cairmos na tentação da riqueza, de  querer colocar a garantia do nosso futuro nos bens materiais.
O melhor investimento que podemos fazer, é tornarmos  ricos diante de Deus preservando os  valores que devem nortear a nossa vida, como  o  amor, a fraternidade,  o perdão... Estes sim, são os bens que nos garantirão estabilidade no futuro, uma valiosa herança, que é a presença contínua de Deus nesta e na outra  vida!
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, Jesus  nos alerta, sobre o perigo de estarmos voltados para os bens terrenos e  não buscarmos os bens eternos!
Quando deixamos nos iludir pelas coisas materiais, entra em nós a ganancia, a  ganancia nos cega para as coisas de Deus.  Uma pessoa gananciosa está sempre focada nas coisas materiais, torna escrava de si mesma, nunca se satisfaz com o que têm, está sempre querendo algo mais!
O texto que nos é apresentado começa dizendo que alguém no meio da multidão, pede a Jesus para interferir numa questão relacionada a uma herança de família. Jesus não intervém, mas aproveita a oportunidade para nos passar um grande ensinamento: ”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para esclarecer, Jesus  conta a parábola de um homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte sobre o perigo que corremos, quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos! O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna pessoas frias, insensíveis, fechados no nosso mundo particular e consequentemente afastados de Deus. 
Na narrativa, confronta-se a lógica do homem com a lógica de Deus: a lógica do homem, é guardar, acumular, ter sempre mais, enquanto que a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para aqueles que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta de vida nova é a garantia de um dia recebermos como herança, o único bem que não perece, o bem maior, que é a vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra, quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor e de gratuidade. 
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é! Não alcançamos a plenitude pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor infundido por Deus em nossos corações é este amor que nos une como irmãos, que nos faz abrir à partilha. 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

quarta-feira, 27 de julho de 2016

A FELICIDADE ESTÁ NAS COISAS SIMPLES – Maria de Lourdes Cury Macedo.

Domingo, 31 de julho de 2016.
Evangelho de São Lucas 12, 13- 31.


Na época de Jesus era muito comum recorrer aos rabinos para resolverem problemas familiares, inclusive de herança, bens matérias.
Jesus sempre esteve pronto para auxiliar o povo, mas nesta questão de herança não quis se envolver e ateve-se a sua missão espiritual. Jesus lembra que para resolver esses problemas, há os tribunais que julgam, há as leis que regulam. Ele veio para salvar as almas e não para resolver esse tipo de situação. E sem entrar no assunto de bens materiais, Jesus condena a cobiça, a ganância pelos bens terrenos, que originou o conflito, e lembra a importância do desapego dos bens deste mundo. E para ficar claro o que Ele gostaria de ensinar conta uma parábola que ilustra os valores que o ser humano deve priorizar.
A parábola narrada por Jesus mostra a preocupação de um avarento e ambicioso: trabalhar para se enriquecer. Depois de rico, trabalha mais ainda, como se tivesse necessidades maiores. Pensa em destruir os celeiros para construir outros maiores ainda. Quanto mais ele se preocupa em acumular bens, mais desejo tem de acumular. E se tiver que gastar, seria para gozar a vida em prazeres e vícios, nunca lembrando em ajudar o próximo.
Com essa parábola Jesus quer nos dizer que não devemos colocar todas as nossas esperanças em bens materiais, mas construir tesouros para a vida eterna. A vida terrestre é passageira, os bens terrenos acabam. Os espirituais são eternos. A vida neste mundo é uma preparação para a vida eterna. Quem vive neste mundo preocupado com as coisas de Deus é rico, rico para o Reino de Deus. “Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo o mais lhe será acrescentado”.
As riquezas deste mundo não nos acompanharão quando partirmos desta vida, quem quer ser rico, no conceito de Deus, não deve acumular tesouros para si, mas deve saber empregar bem tudo aquilo que possui, partilhando seus bens com o próximo.
Esse Evangelho nos leva a refletir quais são os valores, aos quais  damos maior importância. O ser humano em sua maioria se preocupa muito com os valores materiais, se preocupa em ter mais, se preocupa com status, beleza física, se preocupa com coisas passageiras, descartáveis e se esquecem dos valores duradouros, que são as coisas eternas.
Jesus não diz que não devemos trabalhar, nem proíbe poupar para o futuro. O que Ele nos chama a atenção é com a preocupação exagerada em acumular bens, ser ganancioso, tapear o próximo para levar vantagem e enriquecer, não se importando com a pessoa que está sofrendo o golpe.
Jesus não quer que cruzemos os braços, devemos trabalhar sim, confiando na Providência Divina. Colocando nosso trabalho, nosso esforço nas mãos de Deus, acreditando que Ele cuida de nós, que Ele nos ajuda. Se temos inteligência, disposição para o trabalho, se tudo que fazemos dá certo, foi porque Deus nos deu esses dons, e tudo o que temos devemos partilhar com quem tem menos.
Jesus dá o exemplo dos pássaros para nos ensinar exatamente que Ele cuida de nós. Se ele cuida dos pássaros que são criaturas pequenas, que só tem a vida terrena, muito mais cuidará de nós que somos seus filhos e que teremos a vida eterna. Jesus quer lembrar-nos que não temos poderes sobre nossa vida de prolongá-la ao nosso gosto.
Jesus se referindo aos lírios quer nos ensinar que as flores embelezam e enfeitam o campo, mas elas são passageiras, sua vida é curta e no fim são queimadas servindo de gravetos para os fornos. No entanto, Deus cuida com carinho. Aos poucos Jesus mostra para seus discípulos uma doutrina mais perfeita, não devemos ser avarentos, não podemos viver preocupados demais com as coisas passageiras deste mundo.
Jesus nos ensina que primeiro devemos nos preocupar com o Reino de Deus, não desprezando as necessidades materiais. Não proíbe buscarmos os meios de subsistência, pois necessitamos deles para viver. Não quer que vivemos como se tudo conseguíssemos sem Deus. O Reino de Deus consiste na justiça e santidade de vida. Os outros bens são acréscimos de pouca importância. O cristão deve trabalhar guiado pela fé, reconhecendo que tudo vem de Deus e que o ser humano nada é sem a bênção  divina.
Esse evangelho nos leva a pensar em nossas atitudes e nas atitudes de tantos ricos. Vamos nos esforçar para não nos deixar escravizar pelo dinheiro, pelo poder, pela ganância, porque a vida do ser humano não consiste na abundância de seus bens.

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes 





Um Reino do Céu, mas que está na terra-Diac. José da Cruz

SEGUNDA FEIRA DA 19ª SEMANA DO TC  8/08/2016
1ª Leitura Ezequiel 1, 2-5.24-28c
Salmo 148 "Da vossa glória estão cheios o céu e a terra."
Evangelho Mateus 17,22-27
                                                “Um Reino do Céu, mas que está na terra...”
Difícil entender esta verdade do Reino de Deus, que é do Céu, mas que está assentado na terra, no meio dos homens, entretanto há uma lógica muito simples: se Jesus se encarnou em nosso meio, assumindo totalmente a nossa frágil natureza humana, com o Reino acontece  a mesma coisa, e Jesus é o Reino.
O Reino não é da terra, Jesus disse isso diante do Governador Pôncio Pilatos, no seu processo de julgamento “O Meu Reino não é deste mundo”, e nos versículos iniciais deste evangelho ele anuncia, enquanto caminhavam pela Galiléia que o Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos homens.Eles irão matá-lo mas ao terceiro dia ressuscitará”.E diante dessa revelação, os discípulos ficam aflitos. Por que?
Eles imaginavam um reino terreno, com vitórias e glórias sobre os maus, e o Messias um Libertador Político e cheio de poder como Moisés e depois o grande Rei Davi, ficam aflitos porque descobrem que o Reino que Jesus anuncia, não acontece nos moldes dos reinos humanos, não terá inicialmente glória e vitória, mas sim fracasso, sofrimento e morte, daquele Messias que eles seguiam.
Entretanto, no episódio a seguir, mostra como Jesus é fiel á natureza humana, e não um alienado e fanático religioso. Pedro não quer saber de confusão e informa ao cobrador de impostos que Jesus paga em dia seus impostos. Mas em casa Jesus lhe garante que não está atrelado a nenhuma instituição humana, sua Filiação Divina o faz Poderoso e todas as coisas, inclusive as instituições humanas, estão sob seu poder e domínio. Isso é, Jesus não é estrangeiro mas Filho de Deus, tendo portanto todas as prerrogativas Divinas.
Por isso mesmo vai disponibilizar o recurso para o imposto, tanto para ele como para Pedro, de uma forma inusitada . Vai ao mar e lança o anzol, o primeiro peixe que pegares, abrirás a sua boca e encontrarás um estater. Toma-o e dá-o, por mim e por ti”. O fato mostra o domínio completo de Deus, presente em Jesus, sobre todas as coisas. Entretanto, aquele que tem sob si todas as coisas, se submete á natureza humana, tão limitada e frágil.

Nossas comunidades devem vivenciar esta verdade, da presença real porém invisível, de um reino que é do Céu, mas que nem por isso nos aliena, ao contrário, nos compromete a usar a força da Fé que transforma, até que um dia o Reino se torna visível e o Senhor reine para sempre. (Diácono José da Cruz - Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votorantim SP - E-mail jotacruz3051@gmail.com.br )

Um tesouro no Céu-Diac. José da Cruz

19º  DOMINGO DO TEMPO COMUM 7/08/2016
1ª Leitura Sabedoria 18, 6-9
Salmo 32(33) , 12 “Feliz a Nação que tem o Senhor por seu Deus e o povo que ele escolheu para sua herança”
2ª Leitura Hebreus 11, 1-2.8-19
Evangelho Lucas 12, 32-48
Todos  sabemos que em uma competição sempre vence a equipe melhor preparada, a que treinou mais, se dedicou mais aos exercícios, aprimorou o condicionamento físico, consumiu alimentação balanceada, não fez extravagâncias, dormiu cedo e acordou cedo. Em uma equipe profissional os atletas são submetidos a uma disciplina rígida e que por isso mesmo, requer deles desapegos e renúncias. De vez em quando aparece no grupo um mau atleta que sai de noite para ir para a “Gandaia”, esses não tem futuro e logo a sua má fama será do conhecimento de todas as equipes.
Participar do Reino de Deus não é muito diferente da vida de um atleta dedicado e que leva a sério sua missão e seu trabalho. A primeira condição é não ter medo. Imaginem um atleta ter medo de entrar em campo porque o adversário é muito forte. O Cristão deve ser destemido, principalmente no confronto com as forças do mal, pois o projeto é de Deus e o Reino a ele pertence.
Em segundo lugar fala do tesouro no Céu, para alertar que, o Cristão nunca pode perder o Foco da sua missão e do seu objetivo. Ele não luta por coisas efêmeras que passam, não são essas coisas ilusórias que devem nortear a sua caminhada, seu modo de pensar e de agir, mas sim as coisas do alto, valores que são uma fortuna e um tesouro incalculável, perto das “quinquilharias” que muitas vezes em nossa jornada corremos atrás, desviando nossa atenção do foco principal que é o Reino.
Depois o evangelho fala dos imprevistos que podem ocorrer na missão onde ninguém pode fazer “corpo mole”. Imaginem um atleta que só “enrola”, não treina, não faz exercícios físicos, não se prepara, achando que basta entrar em campo e fazer o trivial. Os treinamentos são justamente para que o atleta supere qualquer marca e exceda as expectativas. Há cristãos que não vigiam, isso é, se acomodam em uma Vida de Fé que não exige muito esforço. Time que entra em campo na condição de Favorito, muitas vezes “pipoca” e acaba surpreendido pelo adversário, por excesso de confiança. Assim também os Cristãos que se julgam já salvos, justos, perfeitos, não precisam fazer muita coisa pois afirmam que têm o Galhardão garantido. Quanto engano!
E finalmente uma palavra chave que aparece no final do evangelho, diante da pergunta de São Pedro, se o assunto era só com eles ou para todos. É a Palavra Administrar, estar á frente, ser o responsável diante das pessoas. Pode ser uma comunidade ou uma Família, uma equipe, uma pastoral. Não importa. O Cristão que descobriu a sua missão de evangelizar e ser testemunho no mundo recebe a Graça de Deus e deve administrá-la com toda responsabilidade, empenho e eficácia, dando sempre o melhor de si para beneficiar aos outros. A Graça se expande, motiva, alimenta, renova as pessoas com quem o cristão interage e se relaciona. Produzo essa reflexão nos dias em que está ocorrendo a JMJ em nosso País e fico pensando em nosso Administrador Sábio e Fiel que é o Papa Francisco, que poderia ficar acomodado no Vaticano sem expor-se á riscos na visita as Nações, no confronto com os poderosos deste mundo, que muitas vezes são contrários aos ensinamentos do Evangelho.
Fazer-se pequeno para poder melhor servir, parece ser este o lema do Papa Francisco, é esse o perfil do Rebanho que Jesus envia no evangelho de hoje. Aos pequenos ele confia o seu tesouro. Tal qual o atleta que citamos ao início, quanto mais fizermos e irmos fundo nessa experiência com Jesus, mais agraciados seremos. (Diácono José da Cruz - Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votorantim SP- Email jotacruz3051@gmail.com.br)