.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

“O REINO ESTÁ PRÓXIMO” (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).


DIA 4 DE JANEIRO - SEGUNDA-FEIRA

SEMANA DA EPIFANIA
(BRANCO, PREFÁCIO DA EPIFANIA OU DO NATAL – OFÍCIO DA II SEMANA)



         Evangelho (Mateus 4,12-17.23-25) :

          O início do ministério de Jesus consistiu num largo giro por toda a região da Galiléia, proclamando o Evangelho da conversão e da adesão ao Reino.

         A escolha da Galiléia como palco dos primeiros passos do Messias missionário foi proposital. Os galileus sofriam o desprezo dos judeus, que os tinham na conta de pagãos. Este preconceito sintetizava-se num dito popular, que será, depois, aplicado a Jesus: “De Nazaré pode sair coisa boa?” A este povo oprimido e marginalizado, era preciso apresentar uma alternativa. Este foi o propósito do ministério de Jesus.

         Suas atividades foram desenvolvidas em três frentes.
          “Ensinava nas sinagogas” da região a mensagem do Reino, servindo-se das Escrituras. Seus ouvintes eram pessoas adeptas de uma religião que se tornara sem perspectiva, incapaz de alimentar grandes ideais.

          “Proclamava a boa-nova do Reino” ao grande público, anunciando a proximidade do Reino e convocando todo o povo a prestar-lhe adesão. Sua pregação descortinava um novo ideal religioso e de relações sociais, centrado na idéia de filiação divina e de fraternidade.

“Curava todas as doenças e enfermidades do povo” demonstrando, claramente, de que o Reino é portador de vida, e recupera o ser humano em sua totalidade. Sua misericórdia estendia-se, indistintamente, a todos quantos lhe eram apresentados. E ele os curava a todos, pelo poder recebido do Pai.

         Oração:
Pai, torna-se beneficiário do Reino anunciado por Jesus, e dá-me, de novo, a alegria de viver e de empenhar-me pelo advento de um mundo melhor e mais fraterno.
         
Fonte:


Santo do Dia / Comemoração (Santa Ângela de Foligno):


         A história de Santa Ângela é emocionante. De uma mulher despreocupada tornou-se uma grande mística cristã. A menina nasceu em Foligno, perto de Assis, no ano de 1248.

         Ainda muito jovem casou-se com um nobre e passou a levar uma vida ainda mais confortável, voltada para as vaidades, festas e recreações mundanas. Assim viveu até os trinta e sete anos, quando uma tragédia avassaladora mudou sua vida. Em pouco tempo perdeu os pais, o marido e os filhos. 

         Entretanto, diante da tragédia, Ângela soube recuperar esperanças perdidas e encontrou em Deus o conforto espiritual. Sozinha, sem a família, fez-se religiosa, doando tudo o que tinha para a Ordem Terceira de São Francisco, trocando a futilidade por penitências e orações.


         Admiradora de São Francisco de Assis, ela procurava imitá-lo na pobreza e no serviço aos irmãos. Foi agraciada com dons místicos, sentindo na carne toda a força do amor de Jesus Cristo. Suas experiências tornaram livros de espiritualidade profunda, sendo usados para a formação espiritual de religiosos e leigos. 


         Morreu, em 04 de janeiro 1309, já sexagenária, sendo enterrada na Igreja de São Francisco, em Foligno, Itália. 

         Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

       REFLEXÃO:

          Em sua autobiografia testemunhou: "Eu, Ângela, tive que atravessar muitas etapas no caminho da penitência e conversão. Precisei reconhecer os danos que o pecado causa a vida das pessoas, arrepender-me, confessar e conhecer a misericórdia de Deus. Em tudo a oração foi minha companhia e a comunhão eucarística meu alimento”.

         ORAÇÃO:

 Deus, nosso Pai, quando o sofrimento vier nos visitar, e, na aflição, não quisermos aceitá-lo, dai-nos força para não cairmos no desespero. Pela intercessão de santa Ângela, conservai viva e inabalável a nossa esperança. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Santa Ângela de Foligno, rogai por nós.
  



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Link no Facebook:

“QUEM ÉS TU?” (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).



 DIA 2 DE JANEIRO - SÁBADO

SANTOS BASÍLIO E GREGÓRIO
BISPOS E DOUTORES
(BRANCO, PREFÁCIO DO NATAL OU DOS PASTORES – OFÍCIO DA MEMÓRIA)


         Evangelho (João 1,19-28):
 
         O ministério de João Batista foi importante para se conhecer o sentido do ministério de Jesus. Faziam-se a respeito dele muitas perguntas. Sua vida austera deixava transparecer a condição de homem de Deus, totalmente confiado na Providência divina, sem ambições mundanas. Tampouco iludia-se com a fama que seu comportamento podia provocar. Suas palavras cortantes tinham o sabor da pregação dos antigos profetas, a ponto de ser confundido com Elias.

         Entretanto, João rebatia com firmeza qualquer tentativa de fazê-lo passar por aquilo que sabia não ser: Messias, profeta ou algo que o valha.

         Sua humilde função consistia em “dar testemunho” do Messias vindouro, na qualidade de voz que, no deserto, convoca os pecadores a se prepararem para acolher o enviado de Deus. Portanto, uma tarefa que terminaria tão logo despontasse, na história de Israel, o Messias esperado.

         O Batista relativizava sua pessoa e sua missão. Comparando-se ao Messias, tinha consciência de não ser digno nem mesmo de desatar-lhe a correia das sandálias, gesto reservado aos criados. Sua compreensão ia além: o Messias havia-o precedido e lhe tomaria a dianteira.

          Desta forma, João Batista deu mostras de estar totalmente sintonizado com a vontade divina. Ele nada mais era do que um modesto servidor de Deus.

         Oração:

         Pai, teu servo João Batista soube reconhecer o que esperavas dele, e conservou sua postura com extrema humildade. Torna-me teu servidor, nos mesmos moldes de João.

         


Santo do Dia / Comemoração (São Basílio Magno):


        Basílio nasceu na Capadócia no ano 329. Pertencia a uma família de santos. O jovem estudou em Atenas e Constantinopla e foi sua irmã, Macrina, que o levou para a vida religiosa. Após fecunda experiência de vida com os monges do deserto, Basílio escreveu suas famosas "Constituições", primeira Regra de vida espiritual destinada aos religiosos e referência para toda a vida religiosa posterior. 

         Seu jeito de pregar encantava cristãos e judeus. Era tão admirado que recebeu a alcunha de “Magno”, ou seja, era um grande pregador e evangelizador. Basílio mantinha uma intensa atividade em favor dos pobres. Doava tudo o que ganhava à eles. Foi o primeiro bispo a fundar um hospital para aos carentes e depois criou asilos e orfanatos. 

         Seus sermões são repletos de citações da Sagrada Escritura.

         Escreveu seus textos de maneira agradável, clara, profunda e convincente. Muito belas são suas cartas, cerca de quatrocentas, que nos inspiram gestos e palavras de amor pelo próximo. Trabalhava e escrevia sem cessar, apesar da saúde débil. Sofrendo de hepatite, quase não podia se alimentar, a ponto de sua pele tocar os ossos. 

         Morreu dia 01 de janeiro de 379, com apenas quarenta e nove anos. 

         Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

 REFLEXÃO:

 São Gregório Nazianzeno, amigo de Basílio e também santo da Igreja, afirmou: "Basílio santo, nasceu entre os santos. Basílio pobre viveu pobre entre os pobres. Basílio, filho de mártires, sofreu como um mártir. Basílio pregou sempre; com seus lábios e com seus exemplos, e seguirá pregando sempre com seus escritos admiráveis".

         ORAÇÃO:

          Deus, nosso Pai, enriquecestes a Igreja e deste-nos em São Basílio um exemplo de que a vossa Palavra é vida e luz para nossos corações. Por sua intercessão, sejamos dignos da vocação a que fomos chamados, e tudo façamos para que o vosso Reino de justiça cresça no meio dos homens. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

         São Basílio Magno, rogai por nós.
  


Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Link no Facebook:

“GUIADOS PELA ESTRELA!”-Pe. Jaldemir Vitório



(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).

 DIA 3 DE JANEIRO - DOMINGO

EPIFANIA DO SENHOR
(BRANCO, GLÓRIA, CREIO, PREFÁCIO DO NATAL – OFÍCIO DA SOLENIDADE)



         Evangelho (Mateus 2,1-12):

         A intenção dos magos era muito simples. Guiados pela estrela, procuravam o “rei dos judeus”, com a objetivo de prestar-lhe homenagem. Tratava-se de astrólogos orientais que misturavam seus conhecimentos dos astros com a predição do futuro, o qual, segundo eles, os próprios astros comunicavam. Este foi o motivo que os levou à cidade santa de Jerusalém. Entretanto, o desfecho de sua busca foi encontrar o Messias de Israel, salvador da humanidade.

         Um texto do Antigo Testamento afirmava: “Surgirá um astro de Jacó e se levantará um cetro em Israel”. A partir disto, passou-se a relacionar o Messias e com a estrela. Tanto assim que um dos muitos pretendentes ao título de Messias ficou conhecido, em Israel, com o apelido de “Filho da Estrela”. Portanto, a estrela apontava para o recém-nascido Messias Jesus, e guiou os magos até o lugar onde ele se encontrava.

         As lideranças religiosas de Jerusalém, seguras com a sabedoria que possuíam, não chegavam a perceber o que para os pagãos parecia visível: a presença da salvação na história humana.

          Quiçá a segurança religiosa que julgavam possuir os tornava pouco atentos aos verdadeiros desígnios de Deus. Os pagãos demonstraram mais sensibilidade. Por isso, foram recompensados com a graça de serem de fato os primeiros a reconhecer o Messias Jesus, mesmo não sendo este o motivo primeiro de sua viagem.

          Sua busca, portanto, foi recompensa muito além de suas expectativas.

         Oração:

         Pai, com discernimento e humildade, os magos deixaram-se guiar até Jesus. Concede-me as mesmas virtudes, para que eu siga o caminho que me leva a teu Filho.
         
Fonte:


Santo do Dia / Comemoração (Santa Genoveva):


        A França dedica grande devoção a Santa Genoveva, invocada nas horas de perseguição e de calamidades. A menina nasceu perto de Paris, no ano 422, numa família muito humilde e modesta. Aos seis anos, um bispo cristão profetizou que a menina iria ser uma grande testemunha da fé cristã. 

         Aos 15 anos Genoveva fez voto de castidade, atuava religiosa e socialmente a partir de suas próprias casas. Sua história como protetora da França tem dois episódios significativos e sempre citados: a resistência aos hunos e o auxílio dos moradores do campo à cidade que vivia na penúria. 

         No primeiro episódio Genoveva convenceu o povo de Paris a não abandonar a cidade e enfrentar a invasão dos hunos. No outro, durante uma carestia, Genoveva convenceu os camponeses a auxiliar o povo das cidades com doação de alimentos. Estes fatos fazem de Genoveva uma santa muito conhecida e amada na França. 

         Morreu por volta do ano 502, com cerca de oitenta anos. Santa Genoveva é a padroeira da cidade de Paris. 

         Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

        REFLEXÃO:

          O povo cristão aprendeu a respeitar ao longo dos séculos a intercessão dos homens e das mulheres que souberam colocar Deus em primeiro lugar nas suas vidas. Genoveva é exemplo de uma mulher que tornou-se uma protetora do seu povo, pois em tudo exortava ao amor de Deus e ao próximo.

ORAÇÃO:

          Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome, as guerras, as incompreensões e o ódio entre irmãos. Jamais nos falte, Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós Vos louvamos e Vos damos graças, por Cristo nosso Senhor. Amém.

Santa Genoveva, rogai por nós.
  



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Link no Facebook:


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

-A VISITA DOS REIS MAGOS-José Salviano

SAGRADA FAMÍLIA


3 de Janeiro de 2016 – Ano C

Os três reis magos guiados pela estrela, chegaram até o Menino Jesus,  para adorá-lo e presenteá-lo. Como eles ficaram sabendo desse Menino prodígio? Como souberam que era o Filho de Deus, tudo isso foi pela graça e força do Espírito Santo, o qual reuniu esses três personagens de terras distantes, e os conduziram até a sagrada família, para nessa visita nos mostrar que o plano de salvação da humanidade preparado pelo próprio Deus não era um Plano elaborado especialmente para o povo judeu, como eles pensavam.
         Aqueles visitantes eram representantes dos três continentes até então conhecidos, (Europa, Ásia e África). A América Latina e a Oceania não aparecem neste episódio, porque esses dois continentes simplesmente ainda não tinham sido descobertos.
Eles eram provenientes de nações diferentes, e na verdade não eram reis, mas sim, estudantes de astrologia, e por tanto, sabiam sobre aquela estrela, que provavelmente ao que tudo indica, se tratava do Cometa de Halley que foi descoberto por Edmond Halley em 1696. Uma estrela brilhante que a cada 75-76 anos passa próximo a Terra, podendo ser visto por todos, salvo se não ajam nuvens que o encubram.
Ao fazer essa referencia ao Cometa, não estamos aqui negando o milagre da estrela guia, mas sim, pelo contrário, estamos reafirmando-o. Pois o que nos importa nessa reflexão, é entender que aqueles sábios de lugares distantes, foram guiados pela referida Estrela a qual os conduziram ao lugar onde se encontrava o Menino Jesus. 
Fato esse que foi ignorado pela maioria dos historiadores, o que levou a muitos incrédulos do mundo inteiro a também ignorar, ou a simplesmente acharem que isso não passou de mais uma invenção dos cristãos.  Mas nem por isso, a visita dos três magos deixou de ser um fato histórico, um milagre!
Não importa se foi o Cometa de Halley, ou se foi outra estrela qualquer que se desviou de sua rota, ou coisa parecida. O que nos importa é que os visitantes distantes foram conduzidos pelo poder de Deus, até o Menino Jesus.
 O Evangelho nos mostra a Sagrada Família reunida e unida pelo amor do Pai, recebendo a visita de três homens de significado muito importante.
E a nossa família como vai? Bem? Ou está indo aos trancos e barrancos, escapando das balas perdidas, dos constantes tiroteios, escapando da mídia que é a principal destruidora da família. 
Mas que família? Os jovens já não se casam mais, e sim, se juntam. E aquela brincadeira de engravidar por engravidar, já está apresentando as suas consequências. Ontem, (11/11/2015), a Band News mostrou que no Nordeste, especialmente em Pernambuco, estão nascendo crianças com a caixa craniana menor, e consequentemente também o cérebro é menor.  Meu Deus! Aonde que chegamos!
A gravidez é uma coisa sagrada que deve ser preparada com amor e muita responsabilidade! Não é assim... As meninas engravidam sem a menor responsabilidade, sem o devido preparo para conceber e para criar. Grávidas, elas continuam fazendo regime, ou se alimenta mal, ou se expõem a alguma radiação,  bebem cerveja, consomem drogas, e assim com o organismo debilitado, o resultado é esse que estamos vendo: A MICROENCEFALIA. A criança nasce com o cérebro pequeno, com o crânio menor que o normal. Também estão pesquisando para ver se o mosquito da dengue pode ser o causador dessa anomalia...
Isso é causado por agentes nocivos ingeridos pela gestante no primeiro trimestre de gestação, e que afeta diretamente o feto em seu período intrauterino.
A MICROENCEFALIA não tem tratamento. Talvez uma cirurgia nos primeiros meses de vida consiga descomprimir o cérebro. Nos demais casos, apenas controle e tratamento sintomático acompanhado de suporte e conselhos aos pais.
Que dureza. Não é mesmo? Eles pensavam em ter um filho, e o resto era só alegria! Mas a natureza disse NÃO! E o recém-nascido é micro encéfalo! E agora?
É, talvez isso assuste a juventude que está brincando de engravidar sem a menor responsabilidade, e esse puxão de orelha da mãe natureza talvez os leve a uma reflexão mais séria antes de pensar em engravidar. Antes as meninas brincavam de boneca. Agora, fazem as suas bonecas?
Minhas irmãs, meus irmãs. Nós temos o dever e a responsabilidade de denunciar essa tragédia social e moral! Não fiquem aí parados. Façam alguma coisa nesse sentido! Façam alguma coisa por esses jovens sem limites que não escutam os conselhos e apelos dos pais principalmente das mães, e seguem as orientações ou desorientações de outros jovens também desorientados. Foi por isso que Jesus disse: “Um cego não pode guiar outro cego. Pois os dois cairão no buraco”. E esse buraco agora tem nome: é MICROENCEFALIA! Os nossos jovens não ouvem os pais, mas ouvem os colegas que também estão sem saber o que fazer. VAMOS A LUTA! VAMOS FAZER ALGUMA COISA!
ENTÃO.  O QUE REALMENTE PODEMOS FAZER?
- Será que estamos nos importando com a família?
- A nossa paróquia está fazendo alguma coisa nesse sentido?
- A nossa comunidade está dando apoio às famílias separadas?
- De que forma podemos ir até os jovens filhos de pais separados?
- Temos algum tipo de assistência psicológica aos casais em crise de relacionamento?
- O que estamos fazendo pelos idosos abandonados pela família e que vivem na solidão?
- E as mães solteiras? Será que as ignoramos?
- O que estou fazendo para que minha família seja unida, seja católica, seja salva?
- Na minha paróquia já tem: Pastoral da família? Da adolescência, Dos jovens? E da terceira idade?
Boas perguntas. Parece muito bom pensarmos em tudo isso. Concorda? Ou sem corda?  Kkk.
Um bom domingo.


José Salviano.

Luz de Deus para as nações-Helena Serpa


04/01/2016 - 2ª. Feira -  SEMANA DA EPIFANIA -   1 João 3, 22--4,6 – “o espírito do anticristo já está no mundo”
Em poucas palavras São João nos orienta a discernir se o espírito com que os homens agem é guiado por Deus ou pelo mundo.  “Todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; e todo espírito que não professa a fé em Jesus, não é de Deus.” Assim, portanto, não podemos nos enganar aderindo às fábulas que os homens apregoam quando temos consciência da verdade de Deus. Precisamos estar atento, pois São João nos diz claramente que o espírito do anticristo já está no mundo e pode ser identificado nas pessoas que não professam a fé em Jesus Cristo. Quando nós proclamamos Jesus como Filho de Deus feito homem nós também assumimos os mandamentos que Ele veio nos ensinar. O Espírito Santo é quem se manifesta em nós e nos faz viver os mandamentos de Deus. A fé em Jesus Cristo e a vivência dos mandamentos de amor ao próximo são o fundamento para que possamos nos considerar filhos de Deus e seguidores de Cristo. Assim sendo, podemos afirmar: “Nós somos de Deus” e, todos os que são de Deus também irão nos escutar. Os nossos adversários são do mundo porque têm a mentalidade obscurecida e agem conforme o mundo, por isso, "o mundo lhes presta ouvidos". Há muitas pessoas, que mesmo perto de nós não reconhecem a Deus e permanecem no espírito do erro. Elas, segundo São João,  estão longe de Deus, no entanto, não podemos desanimar, mas, sim manifestar-lhes o Seu amor a fim de que encontrem também o espírito da verdade. – Qual é o espírito que guia as suas ações? – Você se considera uma pessoa de Deus? – Você proclama Jesus Cristo como Senhor? – Você vive o mandamento do amor? – Você conhece alguém que tem o espírito do anticristo? 

Salmo 2 – “ Eu te darei por tua herança os povos todos.”
Os que são de Deus têm como herança a vida eterna, pois foram gerados no Seu amor que se manifestou em Jesus Cristo, Salvador. Jesus é o Senhor de todas as nações, pois o próprio Deus entregou a Ele os confins do mundo. Até os reis e juízes da terra estão sob o Seu domínio e dentro dos seus ministérios são chamados a servi-Lo com respeito e tremor. Por isso, o salmista conclama a todos: “exultai em sua presença, prestai-lhe homenagem com tremor”  e, “são felizes os que nele confiam!”

Evangelho Mateus 4, 12-17.23-25 – “Luz de Deus para as nações”



Cumprindo o que diziam as escrituras, Jesus não se acomodava em nenhum lugar e procurava caminhar de acordo com o que os profetas haviam anunciado. Ele tinha consciência de que o povo vivia nas trevas do pecado e da morte e que a Sua missão era,   justamente, a de levar a Luz de Deus para as nações. Assim sendo, Ele não tinha descanso e procurava fazer a vontade do Pai que era a de instalar o Seu reino aqui na terra. Deste modo, Jesus ensinava e pregava o Evangelho curando e libertando os cativos. Conclamava o povo à conversão, dizendo: “convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. O reino dos céus é Ele mesmo, que ainda hoje nos atrai e quer nos tirar das trevas da ignorância. A conversão do nosso coração sugere uma mudança de mentalidade e de comportamento e requer como primeiro passo, a cura da nossa mentalidade mundana. O mundo nos oferece uma vida ilusória e passageira, por isso não temos constância nas nossas realizações. Jesus, ao contrário, quer nos dar uma vida duradoura e abundante e nos atrai para que sejamos primeiro do que tudo, curados (as) das nossas feridas e das nossas mazelas. A Palavra de Deus é a receita para que sejamos sarados (as) das nossas enfermidades. Firmados (as) nas Escrituras e curados pelo amor nós poderemos também, como Jesus, levar ao mundo a Luz de Deus até os confins da terra. – Você também vive segundo as Escrituras? – O reino de Deus já foi instalado no seu coração? – Você tem muitas feridas? – Jesus está a sua disposição para curá-lo (a) para que você leve a Sua Luz a todas as nações

A Estrela que nos guia até Jesus-Helena Serpa



03/01/2016 - Domingo – Epifania do Senhor – 1ª. leitura – Isaias  60, 1-6 – “A Luz que acende as nossas lâmpadas, é Jesus!”

 Através desta profecia Isaias dá uma Palavra de esperança e de ânimo para todos os que ainda se encontram no anonimato, isolados da Luz redentora da glória do Senhor. “Levanta-te, acende as luzes... porque chegou a tua Luz”.  A Luz que acende as nossas lâmpadas, é Jesus que veio como Farol para tirar o mundo das trevas. Enquanto continuarmos sem dar passos para nos levantar da nossa acomodação que gera trevas continuaremos sofrendo a angústia e o medo, que são  consequência da escuridão. A profecia de Isaias também prediz a vinda dos reis magos para visitar o Salvador da humanidade, trazendo ouro, incenso proclamando a glória do Senhor. Assim como os magos caminharam ao encontro do Salvador, nós também marchamos em busca de encontrar Aquele que veio nos tirar da escuridão. Não podemos nos acomodar na escuridão esperando pelas pessoas, pois Jesus Cristo é a Luz que se manifesta por meio do Espírito Santo para nos tirar da ignorância e da obscuridade.  - Você está na luz ou na escuridão? -  O que está faltando para que você se levante e deixe que Jesus acenda a sua lâmpada? – Você está acomodado (a) esperando que alguém apareça para mudar a sua vida? – O que lhe impede de correr ao encontro da Salvação?

Salmo 71 – “As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!”
Essa é uma afirmação que confirma que todos os habitantes da terra têm direito a salvação que Deus preparou para os homens. Jesus é o Rei que acolhe a todos os reis da terra, assim como todos os povos, o indigente, o pobre, o humilde, o rico. Todos têm o direito O adorar. De mar a mar estende-se o Seu domínio e não fica ninguém de fora.

2ª. Leitura – Efésios 3, 2-3.5-6 – “o mistério de Deus para os pagãos
Ao escolher São Paulo Deus lhe revelou os Seus mistérios e Seu projeto de amor para todos os homens. Assim, portanto São Paulo veio quebrar o paradigma de que somente tinham direito a salvação quem fosse judeu. Dessa maneira nós também fomos presenteados com a graça da salvação de Jesus e nunca poderemos duvidar de que todos, independentemente da raça, religião, cor, nível social e intelectual têm direito a esta à Salvação.   Fomos “admitidos à mesma herança, membros do mesmo corpo e associados à mesma promessa em Jesus Cristo!” Receber, acatar, acolher ou não esse direito, é, porém, uma livre escolha de cada um. – Você tem o coração aberto para acolher a todos os que quiserem aproximar-se de Jesus Cristo com a sua ajuda? – Você tem algum preconceito com pessoas de outras religiões? – Você já imaginou que Deus precisa de si para que essas pessoas possam encontrar a verdadeira salvação?

Evangelho – Mateus 2, 1-12 – “a Estrela que nos guia até Jesus.  ”.

Quando os Reis magos foram em busca do lugar onde poderiam encontrar o menino Jesus para adorá-Lo, Deus deu o primeiro sinal visível de que o Seu Plano se dirigia a toda a humanidade.   Simplesmente atraídos pela estrela, os Reis Magos saíram de uma terra  distante e encontraram Jesus com a Sua Mãe Maria. Ali, cheios de alegria eles o adoraram e ofertaram presentes. Apesar do intento de Herodes de prejudicar o Plano de Deus os Reis Magos ficaram atentos e, por isso, não perderam de vista a Estrela que os guiava.  Nós também, quando permanecemos atentos e abertos a Estrela que nos guia até Jesus  somos atraídos pela Sua Luz e O encontramos como a Sua Mãe. Maria é a Estrela que nos conduz até Jesus e que permanece sempre com Ele.  Assim, ela faz duplo papel: orienta-nos, nos mostra aonde Jesus se encontra e, ao mesmo tempo, nos recebe e nos acolhe aos Seus pés, como nossa intercessora. Os reis magos ofereceram a Jesus, ouro incenso e mirra.  Diante de Jesus, nós também podemos oferecer  o ouro que são os nossos bens, dons, talentos, o incenso, que é o  nosso louvor e adoração, como também, a mirra, significando, a nossa luta do dia a dia, sofrimentos e dificuldades. Jesus acolhe com amor todas as nossas ofertas desde que a façamos de coração contrito. – Você tem percebido a presença da Estrela guia na sua vida? – Você já experimentou segui-La? – Aonde você tem ido buscar Jesus?  – O que você tem oferecido a Ele? Quando você faz adoração ao Santíssimo, você percebe que a sua Mãe também hoje ainda está pertinho Dele para acolhê-lo (a)? 

Tomar consciência da nossa missão-Helena Serpa


02/01/2016 – Sábado - 1º João 2, 22-28 – “É o Espírito quem nos convence de todas as coisas
O Pai e o Filho são Um! Por isso, quem confessa O Pai possui também o Filho. É no nosso interior que guardamos esta verdade e o próprio Jesus é quem nos dá este conhecimento. O Pai promete a vida eterna a todo aquele (a) que permanece com o Filho. Permanecer com o Filho é estar com o Pai. O Filho e o Pai tornam-se Um no poder do Espírito Santo, disto não podemos duvidar e quem nega isso, torna-se cúmplice do demônio que deseja derrubar todo o plano que o Pai tem para nos dar a vida eterna prometida por Ele.  A unidade está dentro de nós.  A unção que recebemos no nosso Batismo age em nós como consequência da fé que mantemos em Jesus Cristo que permanece no Pai e em nós pelo poder do Espírito Santo.  Essa unção conservar-se em nós sem que seja preciso ninguém nos ensinar doutrinas vãs. É o Espírito quem nos convence de todas as coisas visíveis e invisíveis.  Quem permanece firme na verdade, não terá por que envergonhar-se mais tarde quando Jesus voltar. – Você crê que quem tem o Pai tem também o Filho? – Qual é a ação do Espírito Santo em você? – Ele tem lhe convencido das coisas que  não compreende? – Você sofre alguma influência das pessoas que não acreditam em Jesus?

Salmo 97 – “os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus!”

A salvação vem de Deus e todo o universo poderá contemplá-la na pessoa de Jesus Cristo. Por isso o salmo nos motiva a cantar um canto novo: o próprio Deus veio ao mundo para se fazer conhecer e revelar a todos o Seu Amor sempre fiel.  O começo do ano é um tempo propício para que também nós entoemos um cântico novo de esperança e de louvor. O nosso canto de regozijo, com certeza, será ouvido até os confins da terra, como nos diz o salmista.

Evangelho – João 1, 19-28 – “tomar consciência da nossa missão”


Por meio deste Evangelho Jesus quer nos dar, neste início de ano, lições salutares para o nosso crescimento humano e espiritual, Assim como João Batista, nós também temos condições de nos avaliar e conhecer, quem somos qual a nossa missão e o que nos compete ou não.  Portanto, cada um de nós pode aprender a descobrir a verdade a nosso respeito tomando consciência de que existe alguém maior do que nós e que há um firme propósito de Deus como missão para nossa vida! João Batista entendeu qual era a sua incumbência e esclarecia aos que o procuravam, a verdade sobre ele mesmo e acerca de Jesus, a quem anunciava dizendo não ser digno de lhe desatar a correia. Que nós também possamos tomar consciência da nossa missão e do lugar que nos foi destinado de modo que encontremos o caminho certo para nos ajustarmos ao Plano de Deus. O grande desejo de Deus para nós é que saibamos comunicar o Seu Amor ao mundo por meio dos nossos relacionamentos com o intuído de que aconteça em nós a vida nova que Jesus veio nos presentear.   Faça a si mesmo (a) essas perguntas: - Quem sou eu? – O que eu busco? – O que Deus quer de mim nesse novo ano? – Estou disposto (a) a lutar, amar, sofrer, alegrar-me, de uma maneira nova? – Sei reconhecer nas outras pessoas os seus dons, virtudes, talentos? – Reconheço que não posso tudo?

Precisamos mergulhar nos acontecimentos da nossa vida-Helena Serpa

01/01/2016 – 6ª. feira SANTA MARIA MÃE DE DEUS - 1ª. Leitura -Números 6, 22-27 –  “A paz de Deus esteja conosco”
No primeiro dia do ano, peçamos ao Senhor que nos abençoe e derrame sobre nós e nossas famílias a Sua graça e a Sua paz. Neste dia, que é dedicado à Mãe de Deus a liturgia nos convoca a assumirmos também a condição de filhos e filhas e a nos apossarmos da bênção do Pai do Céu, cujo conteúdo o próprio Deus nos ensinou por meio de Moisés. “O Senhor te abençoe e te guarde!” “O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!”  “O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”!   As promessas de Deus se cumprem na medida da nossa Fé e confiança, deste modo, não podemos perder tempo, hoje é o dia em que o Senhor Deus derrama sobre a humanidade paz e amor em abundância. Deus já destinou para nós e a nossa família muitas bênçãos e graças.   A benção de Deus, portanto, é o princípio para todas as nossas realizações do Ano.  Esta poderosa bênção deve também ser ministrada por pais e mães aos seus filhos (as), assim como também uns aos outros.  Esta prece contém a vontade de Deus  a nosso respeito e satisfaz ao que o nosso coração também aspira: contemplar a face de Deus, ter sobre nós a Sua atenção, Sua misericórdia e Sua paz! A paz de Deus excede a qualquer estado de espírito que podemos experimentar. Ela provém do Amor atencioso e zeloso que Ele dispensa aos Seus filhos e filhas. E finalmente, o Senhor nos promete: “E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei".    – Experimente hoje fazer esta invocação conforme mostra a Leitura e a ministre às pessoas da sua casa, com muita fé e respeito.  Assim você estará obedecendo a Palavra de Deus.

Salmo  66 -Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção”.

O salmo também é um apelo para o que o Senhor nos dê graça e bênção e, ao mesmo tempo, um chamado para que toda a terra reconheça a Sua grandeza, justiça e santidade. Todo aquele (a) que recebe a bênção de Deus é alguém convidado a glorificar o Senhor e apregoar até os confins do universo a salvação que dele vem!  No começo de mais um ano é nosso dever e faz bem à nossa alma oferecer o nosso coração e a nossa vida como dom precioso para que Deus a abençoe nos perdoe e nos motive a viver com alegria. A luz do Senhor então, nos cobrirá e nos dirigirá com segurança pelos caminhos que nós ainda não atravessamos. Assim, nós não teremos medo de enfrentar o desconhecido nem tampouco de desbravar as barreiras que, com certeza, nós precisaremos enfrentar. A bênção do Senhor fará com que a nossa terra dê frutos bons que nos alimentarão durante todo este ano.
           
2ª. Leitura Gálatas 4, 4-7 – “na “plenitude dos tempos ”
O projeto de Salvação do homem prognosticado por Deus desde toda a eternidade foi concretizado em Maria, no tempo previsto. Houve um tempo de maturação e somente na “plenitude dos tempos”, isto é, na hora marcada pelo Pai Jesus nasceu para nos dar uma nova vida. Assim também Deus deixa amadurecer em nós os Seus projetos que, por outro lado, necessitam da nossa adesão. Os projetos de Deus são sempre de resgate e de restauração das nossas vidas. O tempo previsto está sempre se completando para todos aqueles (as) que ainda não se conformaram ao Projeto do Pai. Precisamos ter consciência, de que a plenitude dos tempos já chegou e Jesus já veio e o momento é propício para que aceitemos a salvação que Ele veio nos trazer.   Quando dizemos sim a Jesus, nós nos tornamos filhos e filhas do Pai e nos apossamos do Seu amor que foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o Dom de Deus para todos os que foram adotados (as) por Jesus Cristo e é Ele quem nos convence de que já não somos mais escravos, porém filhos, herdeiros da graça do Amor de Deus Pai.  O mesmo amor que foi gerado em Maria é também gerado em nós e assim nós nos tornamos missionários (as) da graça de Deus no mundo. – Você tem consciência de que é filho (a) e herdeiro (a) de todas as dádivas de Deus? – Você tem usufruído desta riqueza ou vive mendigando a felicidade que o mundo oferece? – Você já está na plenitude dos tempos? – Como você tem vivido o tempo presente?

Evangelho-  Lucas 2, 16-21 – “precisamos mergulhar nos acontecimentos da nossa vida
Belém foi a cidade escolhida para abrigar a Família de Nazaré e ser cenário do nascimento do Filho de Deus. Assim, os pastores que às pressas se dirigiram para lá encontraram Maria, José e o Menino Jesus deitado em uma manjedoura. Todos os que estavam presentes ficaram maravilhados com o que eles lhes contaram sobre as palavras do anjo. Maria, no entanto,  “guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração”, porque, cheia do Espírito Santo, alcançava  os mistérios de Deus e sondava qual seria a vontade do Pai para o Filho que nela fora gerado e, agora, colocado no mundo. Qualquer outra mãe que não tivesse a sua sabedoria tornar-se-ia cheia de orgulho e admiração pela sua própria conquista, pelo privilégio, pela fama e ficaria apenas no superficial.   Maria, entretanto, nos dá exemplo de sobriedade, de discrição, de simplicidade e submissão à vontade e aos desígnios de Deus.  Do mesmo modo, nós também, a exemplo de Maria, precisamos mergulhar nos acontecimentos da nossa vida, a fim de que percebamos nas nossas “aparentes” conquistas, o que é essencial para Deus e não para nós mesmos.  É este também o nosso papel diante das coisas extraordinárias que nos são anunciadas: guardar com carinho no nosso coração e perceber os sinais de Deus através do desenrolar da nossa vida, confirmando-os na Palavra e nos ensinamentos evangélicos. Belém, hoje, é a nossa casa que recebe também a visita da Sagrada Família de Nazaré e onde o anjo se apresenta para, mais uma vez nos anunciar tudo o que lhe diz respeito.    Abramos a  porta  da  nossa casa para que a Sagrada Família nos ensine a fazer a vontade do Pai e, então, todos os nossos planos serão bem sucedidos. – Você tem a Sagrada Família como modelo? – Qual é a influência que ela tem nas suas ações em família? – Como você encara  a atitude de Maria?

 – Qual teria sido a sua atitude?  – A sua casa é um lugar onde habita a paz?