.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros-Padre Antonio Queiroz

08 de Maio - Sexta - Evangelho - Jo 15,12-17


Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros.
Neste Evangelho, Jesus nos apresenta o seu mandamento: amar-nos uns aos outros como ele nos amou. No Antigo Testamento era “amar o próximo como a si mesmo”; Jesus deu um passo à frente, porque tirou todos os limites do nosso amor ao próximo. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos”.
Um pouco antes, Jesus havia chamado este seu mandamento de novo: “Filhinhos... eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,33-34). O título “filhinhos” mostra o amor que Cristo tem por nós.
“Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). Portanto, o que nos identifica como discípulos de Jesus é o amor ao próximo, e ponto final. O amor é a ponte que liga esta vida terrena com a futura, o Céu. Quem vive no ódio, já vive neste mundo numa situação de inferno, que depois da morte vai apenas continuar. Já quem vive no amor, já vive neste mundo numa situação de Céu, que depois da morte vai apenas continuar.
“Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida” (1Jo 3,15). Isso porque o amor é tão necessário ao ser humano como a água para o peixe. Vamos então amar o próximo. Se alguém não nos amar, que não o deixemos de lado. É assim que mantemos com vida as pessoas que nos cercam.
“Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando.” Quem de nós não quer ser amigo ou amiga de Jesus! Por isso vamos fazer o que ele nos manda, que é amar-nos uns aos outros.
“Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.” Os amigos não escondem nada um para o outro. Quantas vezes nós guardamos para nós informações que fariam bem ao nosso próximo!
O carvão, quando o fogo toma conta dele, muda de cor: fica vermelho, brilha e aquece. Não é propriamente o carvão, mas o fogo que está nele. Com quem vive no amor acontece a mesma coisa; torna-se uma brasa que aquece o mundo.
A nossa comunhão com Deus exige que tenhamos comunhão com o nosso próximo, dando preferência para aqueles e aquelas que mais precisam de nós, mesmo que seja de um simples sorriso. Onde existe amor, Deus aí está.
“O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.” Temos portanto aí o instrumento para receber as graças de Deus: o amor ao próximo. E Jesus volta a insistir: “Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Quem ama pensa mais no outro que em si mesmo, e encontra a sua alegria em servir. A transformação acontecida dentro de quem ama é como a transformação de um filme branco e preto em colorido: as cenas são as mesmas do dia-a-dia, mas adquirem colorido, plenificam a vida.
Certa vez, um casal estava viajando de carro, numa viagem longa, e à noite, pelas três da madrugada, um dos pneus furou. Ele foi dirigindo devagar até encontrar um posto. Ao chegar ao posto, viram, ao lado da bomba de gasolina, um homem. O motorista parou o carro e pediu se ele podia trocar o pneu. “Sim” – respondeu o homem – “mas o senhor me empresta as ferramentas?” “Pois não”, disse o motorista. E lhe entregou o macaco e a chave em cruz.
Enquanto ele fazia o serviço, viram que uma lanchonete do outro lado da rua abriu as portas. Então o casal foi até lá tomar um café. Enquanto tomavam o café, contaram para o garçom o fato, e a sorte de terem encontrado um frentista naquela hora. O garçom disse: “Não, aquele senhor não trabalha ali não! Ele estava esperando nós abrirmos aqui para vir tomar café”. O casal quis gratificá-lo, mas ele não aceitou. “Eu tenho com que viver” – disse ele – “podem ir e boa viagem!”
Durante a nossa vida, as oportunidades de amar o próximo e servi-lo surgem das mais diversas formas. Se o casal não tivesse ido tomar o café, não teria descoberto que aquele senhor não era o frentista.
Maria Santíssima passou a vida servindo o próximo, seja em casa como mãe e esposa, seja junto aos vizinhos e parentes. Mãe do belo amor, rogai por nós!

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros.

Que a alegria de vocês seja completa-Alexandre Soledade

07 de Maio - Quinta - Evangelho - Jo 15,9-11



Bom dia!
Um ponto…
Ontem quando divagávamos sobre a vida do cacto que vive em casa, nuns potinhos, enfeitado as casas e apartamentos, dizíamos: “(…) Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo”.
Quem assim prefere viver priva-se de ver algo ainda mais grandioso e pleno em suas vidas que é a alegria de viver o amor que vem da fraternidade aos irmãos. “(…) Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa”
Outro ponto…
Nossa juventude hoje, em virtude da competitividade, cada vez mais, foca sua vida no futuro. Quando não esta em regime de semi-internato imposto pelas grandes escolas visando o vestibular ou ENEM, estão buscando exatamente o inverso, ou seja, “quanto menos tempo na escola, melhor”.
Apesar de contraditório alimentam a idéia de “futuro sem escola”, concepção esta ligada ao precoce e desordenado “amadurecimento e emancipação” de nossos jovens. Crêem eles, pais e filhos, que já vivem a fase adulta, (liberdade sentimental, afetiva e sexual), portanto, vivem o presente como já se estivessem no futuro. (hunf!)
Em conseqüência… Essa razão “8 ou 80” também tem se estendido a fé, a participação nos movimentos sociais, aos grupos de jovens, a participação nos sacramentos, na presença das pessoas na missa dominical… Ou encontramos jovens bem dispostos e engajados ou aqueles que nem só vão à igreja “amarrados”.
A lei mandou tirar o crucifixo das escolas, remove a educação religiosa, apóia a camisinha ao invés da educação e saúde (por ser mais barato), tenta legalizar o aborto como “solução”, não revê suas obrigações e responsabilidades quanto ao ECA (estatuto da criança e do adolescente), persegue a opinião das entidades cristãs; tem o apoio da mídia, que dissemina suas idéias ditas “civilizadas” sobre comportamento, moda, sexo, (…) até em aldeia de índio, mas quando o bicho aperta diz que apóia a campanha da fraternidade, conversa com a CNBB, pedem ajuda…
“(…) Será que realmente fazeis justiça, ó poderosos do mundo? Será que julgais pelo direito, ó filhos dos homens? Não, pois em vossos corações cometeis iniqüidades, e vossas mãos distribuem injustiças sobre a terra. Desde o seio materno se extraviaram os ímpios, desde o seu nascimento se desgarraram os mentirosos. Semelhante ao das serpentes é o seu veneno, ao veneno da víbora surda que fecha os ouvidos para não ouvir a voz dos fascinadores, do mágico que enfeitiça habilmente“. (Salmo 57, 2-6)
Esse é o mundo que criamos por termos calado e emancipado nossos jovens. Eles já são velhos e não tem mais coragem para exigir seus direitos. Aprenderam com seus pais, os mesmos que os lançam no mundo como batatas ao solo para que se criarem sozinhos. Pais estes que dizem para os filhos “você pensa que tenho tempo de ir a escola ouvir o ‘blá, blá, blá’ da professora?”.
Engraçado que para o mundo, Jesus parece andar na CONTRAMÃO a esse processo. Contramão essa que na verdade deveria ser SENTIDO OBRIGATÓRIO nosso. “(…), portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar“.
Observemos mais os sinais! Busquemos a CONVERSÃO. RETORNEMOS a Deus!

Um imenso abraço fraterno

Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto-Padre Antonio Queiroz

06 de Maio - Quarta - Evangelho - Jo 15,1-8



Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola da videira e os ramos. “Eu sou a videira e vós os ramos”.
“Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, separado da videira, assim também vós.” A conexão direta e constante com Jesus é fundamental para produzirmos frutos.
“Sem mim nada podeis fazer.” Isto aparece muito claro na comparação, pois um galho depende totalmente do tronco para viver. Da mesma forma, nós dependemos totalmente da graça de Deus para vivermos a vida cristã. “Ninguém pode dizer: ‘Jesus Cristo é o senhor’, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.” Quem de nós não quer ser atendido nas orações? Para isso, precisamos permanecer bem conectados em Jesus, isto é, em suas palavras, como o galho no tronco. O compromisso acaba se tornando bilateral; se alguém se compromete com Cristo, ele também se compromete com a pessoa, em atender a tudo o que pede.
“Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Todos nós queremos glorificar a Deus, e aí está meio: produzir frutos, isto é, fazer boas obras, e nos tornarmos bons discípulos de Jesus. Não ser como aquela outra parábola, em que a vinha só produziu uva brava (Cf Is 5,2).
Precisamos usar e expandir ao máximo os dons e as qualidades que temos. Não nos contentarmos com a situação em que estamos, mas procurar sempre dar um passo a frente. “Jesus Cristo me deixou inquieto”. Jesus, na cruz, ao dizer “tenho sede”, manifestou o desejo de fazer algo mais por Deus e Pai e pelo povo.
“Todo ramo que não dá fruto, meu Pai o corta.” Ramo que não dá fruto são os cristãos que, além de não fazer boas obras, praticam coisas erradas dando mau exemplo. Aí está a explicação por que muitos se afastam da Igreja Católica. Foi Deus Pai que cortou o galho que produzia fruto.
Se alguém pensa que Deus está dormindo, engana-se redondamente. A Providência divina está atenta. Nós que ainda participamos da Missa ou do Culto Dominical, isto é, nós que ainda estamos dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica, devemos dar graças a Deus, porque, embora imerecidamente, ainda não fomos cortados da videira. A pessoa sempre dá uma explicação para o seu afastamento da Igreja Católica; mas o motivo real é este.
“Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda.” O agricultor faz uma limpeza nos galhos bons, para que produzam mais frutos e frutos de melhor qualidade. Essa limpeza “dói” na planta; a planta até solta uma resina para cobrir o corte. Aquela resina representa as nossas lágrimas.
Deus permite aos que produzem frutos que enfrentem dificuldades, sofrimentos e situações desafiadoras, e permite porque os ama e deseja que produzam frutos cada vez melhores. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Finalmente vamos nos lembrar que não existe galho ligado ao tronco que não esteja também unido aos outros galhos. “Foi do agrado de Deus santificar e salvar os homens, não singularmente, sem conexão uns com os outros, mas unidos em Povo” (LG 9). No Antigo Testamento, o Povo de Deus se reunia na sinagoga. Hoje, a Igreja se reúne nas Paróquias e Comunidades. Deus não quer salvar ninguém que escolhe viver sozinho, isolado da Comunidade.
Certa vez, um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. Felizmente o piloto era hábil, conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou sem machucar ninguém. Mas surgiu um problema: todos os aparelhos de comunicação se quebraram e, como naquele tempo ainda não havia celular, não foi possível comunicar-se com o mundo. Como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede.
Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que só foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata a procura de água, e morto a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas!
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber dessa fonte de Água Viva! Pelo contrário, vamos aproveitar todos os meios que temos para distribuir esta água a todos.
Maria Santíssima é o mais belo galho da grande videira que é o seu Filho. Como é bom estarmos junto com ela e termos o seu apoio de Mãe!
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.


A minha paz vos dou-Pe. Antônio Queiroz CSsR

05 de Maio - Terça - Evangelho - Jo 14,27-31ª



A minha paz vos dou.
Este Evangelho nos trás o grande dom de Cristo aos seus discípulos, ao despedir-se deles: a paz.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo.” A paz de Jesus é completamente diferente da paz que o mundo dá. Ela é o conjunto de todas as bênçãos messiânicas da nova aliança. “Vós que outrora estáveis longe ficastes perto, graças ao sangue de Cristo. De fato, ele é a nossa paz” (Ef 2,13-14).
A paz de Cristo é dom gratuito que vem do alto. É o amor do Pai e de Cristo aos seus que, graças ao Espírito Santo, se sentem amados e reconciliados com Deus. Já a paz do mundo é a ausência de guerra ou de violência, ausência baseada no equilíbrio de forças.
A paz do alto infunde a alegre segurança de se saber amado e perdoado por Deus. “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: Vou, mas voltarei a vós”. A partida de Jesus não deve perturbar os discípulos, pelo contrário, deve trazer-lhes paz e alegria, pois a sua partida são significará separação: “Vou mas voltarei a vós”. “Se eu não for, não virá a vós o Paráclito” (Jo 16,7).
“Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.” Embora seja igual ao Pai e um com ele, como Jesus afirmou repetidas vezes, o Filho tem agora vela a sua glória divina, como homem que é. Mas o seu regresso ao Pai manifestará de novo a sua glória.
Além disso, “o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (Jo 13,16). E Jesus é o mensageiro do Pai. Durante a sua missão na terra, ele é “menor” que aquele que o enviou.
“Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem.” O diabo carece totalmente de poder sobre quem não tem pecado. Mas continua sendo o chefe do mundo pecador, o qual levará Jesus à morte. “Para que o mundo reconheça que eu amo o Pai e procedo como ele me ordenou”. A encarnação fez do Filho de Deus um homem como nós, sujeito às tentações e às forças do mundo pecador.
No sentido filosófico, paz é a harmonia das coisas. É a tranqüilidade da ordem criada por Deus, em todos os níveis e dimensões. Ordem aqui é no sentido de cada coisa estar no seu devido lugar.
As Comunidades cristãs são pacíficas. Nelas encontramos a paz, tanto no sentido filosófico como cristão. Nas Comunidades encontramos também os caminhos para encontrar e construir a paz.
Jesus nos trouxe a paz porque harmonizou o mundo e a humanidade. E ele nos deixou os meios para vivermos em paz, neste mundo sem paz, como ele mesmo deu o exemplo.
Jesus nos trouxe a paz em três momentos principais: no presépio, na cruz e na eucaristia. No presépio ele nasce como uma criança pobre e indefesa. Na cruz, ele vive e pratica tudo o que havia ensinado sobre a paz e a não-violência. E na eucaristia Jesus se torna nosso alimento. Quem quer construir a paz tem de se transformar em serviço e disponibilidade aos outros, de forma ilimitada.
Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra...” Durante sua vida pública, Jesus falou muitas vezes sobre a paz, explicando como que ela é, como vivê-la e construí-la. E após a ressurreição, a saudação preferida dele era: “A paz esteja convosco” (Jo 20,19.21.26; Lc 24,36..). Isso mostra que ele veio ao mundo principalmente para nos trazer a paz.
Havia, certa vez, um senhor analfabeto e bem simples, que se chamava José. Ele gostava de ir à igreja visitar Jesus. Sua visita era rápida; ele chegava, ia até o banco da frente e dizia para Jesus: “Oi Jesus! Eu sou o José. Vim aqui visitar o Senhor”. Ao dizer essas palavras, já se levantava e ia embora. Fez isso durante vários anos.
Um dia, o José ficou doente e foi internado no hospital. Lá, sua alegria era tanta que impressionou a todos. Os doentes mais tristes da enfermaria passaram a ser também alegres e dar risadas.
Uma Irmã que trabalhava no hospital lhe perguntou: “Por q o senhor é sempre tão alegre?” Ele respondeu: “É por causa da visita que eu recebo todos os dias”. A Irmã achou estranho, porque nunca viu ninguém entrar no hospital para visitá-lo. E perguntou: “Quem o visita?” Ele respondeu: “É Jesus. Todos os dias ele vem aqui e me diz: ‘Oi José, eu sou Jesus. Vim visitar você’. Depois ele dá um sorriso para mim e vai embora”.
Se alguém ama a Deus e obedece aos seus mandamentos, Deus não o abandona, principalmente quando está doente. Ele vem sempre com a sua palavra, com o seu consolo, de tal modo que a pessoa fica súper feliz, às vezes mais feliz do que quando estava são. Essa felicidade profunda chama-se paz.
Que Maria Santíssima, a Rainha da Paz, nos ajude a viver e a construir a paz de Jesus.
A minha paz vos dou.


O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará, ele vos ensinará tudo-Padre Antonio Queiroz

04 de Maio - Segunda - Evangelho - Jo 14,21-26


O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará, ele vos ensinará tudo.
Este Evangelho, podemos chamar de trinitário, porque nele aparecem, de maneira explícita e muito viva, as três Pessoas divinas: quem guarda a palavra de Jesus é amado por Deus Pai, os dois virão e farão morada nele, e o Espírito Santo lhe ensinará tudo. Jesus chama o Espírito Santo de “Paráclito”, termo complexo que compreende as funções de advogado, defensor, assistente, protetor, mestre e consolador. O Espírito Santo exerce todas essas funções em cada cristão e na santa Igreja. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
Tal como o Filho foi enviado em nome do Pai para realizar a sua obra, assim o Espírito Santo é enviado em nome de Cristo para completar a sua revelação à Igreja.
“Quem observa os meus mandamentos... Eu o amarei e me manifestarei a ele.” Manifestar-se é no sentido de levar a pessoa a crer em Jesus. A fé é proporcional à nossa obediência aos mandamentos de Jesus. Se uma pessoa começa a observar com mais empenho os mandamentos, Cristo vai se manifestando, isto é, a sua fé vai crescendo dia a dia. E, junto com ela, a esperança e a caridade. A fé da pessoa vai ficando cada vez mais esclarecida e autêntica, isto é, concretizada na Igreja que Jesus fundou: una, santa, católica e apostólica.
Se, pelo contrário, uma pessoa começa a se afastar dos mandamentos, a sua fé vai diminuindo e se desviando dia a dia. De repente a pessoa está “adorando animais”.
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21).
“Quem me dera que meu povo me escutasse, que Israel andasse sempre em meus caminhos! Seus inimigos sem demora humilharia e voltaria minha mão contra o opressor... Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria” (Sl 80,14-17).
Jesus Cristo sempre procurou obedecer a Deus Pai: “Eis que venho, ó Pai, para fazer a vossa vontade” (Sl 39,8). “O meu alimento é fazer a vontade do meu Pai que está no céu” (Jo 4,34). “Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38).
Também os Apóstolos eram observantes fiéis dos mandamentos: “É preciso obedecer antes a Deus que aos homens” (S. Pedro, no seu discurso no tribunal. Está em At 5,29).
No Pai Nosso, nós rezamos: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”.
Todos nós queremos que Jesus se manifeste a nós, a fim de sabermos o caminho certo da nossa felicidade. Vamos então observar com dedicação os seus mandamentos.
A principal força que nos leva a obedecer a Deus não é o interesse em receber favores e benefícios dele, ou o medo de castigo, mas é o amor a ele. Eu vou à Missa porque sei que Deus quer que eu vá, e eu o amo muito e quero fazer a sua vontade. Havia um homem que, quando dava tempestade com raios, ele rezava. Um dia ele instalou um pára-raios na sua casa, então parou de rezar. Na verdade esse homem nunca teve uma fé verdadeira, por a sua “fé” sempre foi interesseira. A fé verdadeira nasce do nosso amor a Deus, independente de recebermos ou não benefícios dele.
Certa vez, Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços, desceu à terra para visitar um mosteiro. Os monges ficaram muito felizes com a visita. Organizaram um fila e, um a um, ao se aproximar, prestava a sua homenagem. Um recitava poesia, outro mostrava os desenhos que fazia na Bíblia ilustrando as passagens, outro recitava de cór a lista dos santos de cada dia do ano etc.
No final da fila estava um monge muito simples e humilde, que ainda não tivera chance nem de aprender a ler. Os colegas ficaram preocupados, com medo de ele dar fora, comprometendo a imagem do mosteiro. Quiseram até convencê-lo a sair da fila. Mas ele fez questão de prestar sua homenagem ao Menino Jesus e à sua mãe. Quando chegou a sua vez, ele não disse nada. Apenas pegou umas laranjas que trazia nos bolsos e começou a jogá-las para cima e pegar todas, sem deixar cair nem uma. Isso em meio a belos gestos de malabarismo. Aquele monge havia trabalhado em um circo e foi lá que aprendera isso.
E sabe o que aconteceu? O Menino Jesus riu e bateu palmas, coisas que não fizera em nenhuma das apresentações anteriores. No final, Maria estendeu os braços e ofereceu o Filho para que aquele monge o pegasse um pouquinho, coisa que também não havia feito com nenhum dos outros monges.
A ciência e os conhecimentos são importantes, mas muito mais importantes são as nossas ações e os nossos gestos de amor, mesmo que esses gestos sejam feitos unicamente para divertir o nosso próximo, fazendo-o rir.
A Encarnação aconteceu graças à obediência de uma mulher a Deus: “Eis aqui a escrava do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Rainha da obediência, rogai por nós.
O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará, ele vos ensinará tudo.


Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto-Padre Antonio Queiroz

03 de Maio - DOMINGO - Evangelho - Jo 15,1-8


Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola da videira e os ramos. “Eu sou a videira e vós os ramos”.
“Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, separado da videira, assim também vós.” A conexão direta e constante com Jesus é fundamental para produzirmos frutos.
“Sem mim nada podeis fazer.” Isto aparece muito claro na comparação, pois um galho depende totalmente do tronco para viver. Da mesma forma, nós dependemos totalmente da graça de Deus para vivermos a vida cristã. “Ninguém pode dizer: ‘Jesus Cristo é o senhor’, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.” Quem de nós não quer ser atendido nas orações? Para isso, precisamos permanecer bem conectados em Jesus, isto é, em suas palavras, como o galho no tronco. O compromisso acaba se tornando bilateral; se alguém se compromete com Cristo, ele também se compromete com a pessoa, em atender a tudo o que pede.
“Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Todos nós queremos glorificar a Deus, e aí está meio: produzir frutos, isto é, fazer boas obras, e nos tornarmos bons discípulos de Jesus. Não ser como aquela outra parábola, em que a vinha só produziu uva brava (Cf Is 5,2).
Precisamos usar e expandir ao máximo os dons e as qualidades que temos. Não nos contentarmos com a situação em que estamos, mas procurar sempre dar um passo a frente. “Jesus Cristo me deixou inquieto”. Jesus, na cruz, ao dizer “tenho sede”, manifestou o desejo de fazer algo mais por Deus e Pai e pelo povo.
“Todo ramo que não dá fruto, meu Pai o corta.” Ramo que não dá fruto são os cristãos que, além de não fazer boas obras, praticam coisas erradas dando mau exemplo. Aí está a explicação por que muitos se afastam da Igreja Católica. Foi Deus Pai que cortou o galho que produzia fruto.
Se alguém pensa que Deus está dormindo, engana-se redondamente. A Providência divina está atenta. Nós que ainda participamos da Missa ou do Culto Dominical, isto é, nós que ainda estamos dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica, devemos dar graças a Deus, porque, embora imerecidamente, ainda não fomos cortados da videira. A pessoa sempre dá uma explicação para o seu afastamento da Igreja Católica; mas o motivo real é este.
“Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda.” O agricultor faz uma limpeza nos galhos bons, para que produzam mais frutos e frutos de melhor qualidade. Essa limpeza “dói” na planta; a planta até solta uma resina para cobrir o corte. Aquela resina representa as nossas lágrimas.
Deus permite aos que produzem frutos que enfrentem dificuldades, sofrimentos e situações desafiadoras, e permite porque os ama e deseja que produzam frutos cada vez melhores. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Finalmente vamos nos lembrar que não existe galho ligado ao tronco que não esteja também unido aos outros galhos. “Foi do agrado de Deus santificar e salvar os homens, não singularmente, sem conexão uns com os outros, mas unidos em Povo” (LG 9). No Antigo Testamento, o Povo de Deus se reunia na sinagoga. Hoje, a Igreja se reúne nas Paróquias e Comunidades. Deus não quer salvar ninguém que escolhe viver sozinho, isolado da Comunidade.
Certa vez, um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. Felizmente o piloto era hábil, conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou sem machucar ninguém. Mas surgiu um problema: todos os aparelhos de comunicação se quebraram e, como naquele tempo ainda não havia celular, não foi possível comunicar-se com o mundo. Como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede.
Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que só foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata a procura de água, e morto a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas!
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber dessa fonte de Água Viva! Pelo contrário, vamos aproveitar todos os meios que temos para distribuir esta água a todos.
Maria Santíssima é o mais belo galho da grande videira que é o seu Filho. Como é bom estarmos junto com ela e termos o seu apoio de Mãe!
Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.


Quem me viu, viu o Pai-Padre Antonio Queiroz

02 de Maio - Sábado -Evangelho - Jo 14,7-14



Quem me viu, viu o Pai.
Este Evangelho narra um pedido do Apóstolo Filipe a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta! Jesus respondeu: Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai”. “Jesus é a imagem de Deus invisível” (Cl 1,15). Ele é imagem de Deus Pai porque tem as mesmas características e qualidades de Deus Pai: amor, misericórdia, poder, sabedoria, ciência infinita etc. Jesus é o rosto humano de Deus Pai. Aliás, nós sabemos que Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que se encarnou.
“Quem me viu, viu o Pai.” Mas este “ver” não é físico. Os fariseus viam fisicamente a Jesus e no entanto não conheciam a Deus Pai. Contemplavam os milagres que Jesus realizava, a sua conduta transbordante de bem, a sua doutrina espalhando a verdade e no entanto não viam nele a imagem de Deus invisível. Isso porque não é possível “ver” Jesus na sua identidade divina, a não ser com os olhos do coração. Várias vezes Jesus pediu para contemplarmos as suas obras a fim de vermos nelas a sua união com o Pai e assim nos salvarmos: “Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras”.
“Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias..., falou-nos por meio do Filho... Ele é o resplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser” (Hb 1,1-3).
O evangelista S. João, no início do seu Evangelho, chama Jesus de Palavra de Deus Pai, justamente porque a palavra, que é sensível, expressa a idéia que não é sensível. Jesus é a expressão de Deus Pai para nós.
“Eu estou no Pai e o Pai está em mim... Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.” Jesus nos faz entender que ele pertence à Família divina, e que esta Família não está longe de nós, e sim conosco, através de Cristo. Nós entramos, de modo misterioso, na vida das Pessoas Divinas.
“O primeiro homem, formado da terra, era terrestre; o segundo homem veio do céu. Qual foi o homem terrestre, tais são os terrestres; e qual é o homem celeste, tais serão os celestes. E como já trouxemos a imagem do terrestre, traremos também a imagem do celeste” (1Cor 15,47-49). Assim como Cristo é a imagem de Deus Pai, nós somos chamados a ser imagens de Cristo. S. Paulo conseguiu realizar plenamente nele essa vocação que é de todos nós: ser uma imagem de Cristo no mundo. “Não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Certa vez, um monge e um noviço caminhavam em uma estrada no meio do mato. Quando atravessavam um rio, por uma pinguela, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, jogou-se na água e estendeu o dedo para o bichinho. Quando o trazia para fora, o escorpião o picou. Devido à dor, o monge sacudiu o dedo e o animalzinho caiu novamente no rio. Ele foi depressa à margem, quebrou um ramo, correu mais embaixo e o salvou.
Continuando a caminhada, o noviço lhe disse: “Por que o senhor quis salvar o bicho novamente, se ele o picou?” O monge respondeu: “Cada um dá o que tem. Ele agiu conforme a sua natureza, e eu agi conforme a minha!”
De fato, na primeira vez, o monge não devia ter estendido o seu dedo para o escorpião, e sim ter providenciado uma pequena vara.
A nossa natureza não é só humana, mas temos uma “janela aberta ao infinito”, participamos da natureza divina. Só nos realizamos plenamente no amor, na doação, na união com Deus e pertença à Igreja que Jesus fundou.
Peçamos a Maria Santíssima que nos ajude a reproduzir em nós a imagem de Cristo, porque assim seremos realmente participantes da natureza divina.
Quem me viu, viu o Pai.


Diante de Jesus, havia um hidrópico-Padre Antonio Queiroz

01 de Maio- Sexta - Evangelho - Jo 14,1-6

Padre Antonio Queiroz


Diante de Jesus, havia um hidrópico. Ele o curou, mesmo sendo sábado.
Este Evangelho narra a cena da cura de um hidrópico, doença popularmente conhecida como barriga d’água, num dia de sábado, o que era proibido pela lei judaica.
As leis judaicas eram, às vezes, egoístas, porque cuidar de um animal doente podia.
Deus é o Senhor da vida. O direito à vida precede quaisquer outros direitos e outras leis, mesmo as mais sagradas. A encarnação do Verbo selou para o ser humano uma dignidade superior. E Jesus disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Não só as palavras de Jesus, mas todos os seus gestos eram em favor da vida, como este da cura do hidrópico. Ele curava os doentes, ressuscitava os mortos, ensinava o amor e o serviço aos necessitados...
“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Escolhe, pois, a vida”
(Dt 30,15.19).
“Deus criou o mundo para a vida, para ver suas criaturas felizes. Em suas obras não existe veneno de morte” (Sb 1,14). A natureza toda é boa e tudo nela concorre para a vida, numa harmonia maravilhosa, que chamamos de ecossistema. Foi o pecado que estragou a natureza, tornando-a, às vezes, prejudicial ao homem.
Compensa valorizar a vida. Compensa fazer tudo pela vida humana, desde pentear o cabelo de uma criança até morrer na Cruz.
As leis existem para proteger a vida, não para prejudicá-la. É assim que as leis devem ser interpretadas.
A vida humana deve ser protegida desde a sua concepção dentro da mãe. E a pesquisa científica não pode colocar-se acima da vida. Não se pode matar um ser humano para salvar outro.
Libertar uma pessoa do mal, seja que mal for, é a melhor forma de santificar o Dia do Senhor, pois o Dia do Senhor deve ser o dia da vida.
Não se lê no Evangelho que o hidrópico dirigisse a Jesus alguma palavra ou pedido. A iniciativa da cura partiu de Jesus mesmo. O nosso amor deve ser tão grande que, basta ver uma pessoa em necessidade, já nos movemos a socorrê-la.
Certa vez, uma jovem queria suicidar-se. Foi a uma ponte bem alta, sobre um rio largo e fundo, a fim de pular lá de cima, pois ela não sabia nadar.
Quando chegou à ponte, viu um cego que caminhava para atravessá-la, mas estava errando a direção da ponte e ia cair num barranco bem alto, direto na água do rio.
Ela correu, deu a mão ao cego e o conduziu até atravessar a ponte. Depois resolveu levá-lo até o seu destino.
Quando chegaram, ele sorriu para ela e disse: “Muito obrigado, moça! Você salvou a minha vida!” Ela respondeu emocionada e com o coração cheio de alegria: “Eu é que lhe agradeço, meu amigo. Você também salvou a minha vida!”
Deu-lhe um abraço e foi embora, sem se apresentar nem explicar ao cego o sentido real da sua frase. E nunca mais aquela jovem pensou em destruir a própria vida. Pelo contrário, queria viver o máximo, a fim de fazer muitas pessoas felizes e ver muitos sorrisos, como viu no rosto daquele cego.
Maria Santíssima é chamada a Mãe da Vida, porque nos deu aquele que é o caminho, a verdade e a vida. Que ela nos ajude a imitar o seu Filho, promovendo a vida.
Diante de Jesus, havia um hidrópico. Ele o curou, mesmo sendo sábado.


Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim-Padre Antonio Queiroz

30 de Abril - Sexta - Evangelho - Jo 13,16-20

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.
Este Evangelho narra as palavras de Jesus após o lava-pés. São orientações fundamentais aos Apóstolos e a todos os líderes de Reino de Deus, de todos os tempos e lugares. Esses líderes vão continuar o trabalho que ele fez nos seus três anos de vida pública.
“O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou”. Se ele, o senhor e mestre, agiu como uma empregada doméstica lavando os pés da família que chega da viagem, nós, os líderes cristãos, devemos preocupar-nos, não com honras, mas em servir as pessoas com humildade.
“Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.” Essa atitude de serviço humilde nos faz felizes. “Descubra a felicidade de servir.” Mas não basta saber que é assim; a felicidade começa quando colocamos em prática.
Jesus nos pede também que apoiemos os seus líderes: “Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. Em outras palavras, quem receber e tratar bem um líder cristão, estará recebendo e tratando bem o próprio Cristo, o próprio Deus.
Jesus inverteu o sentido da autoridade. É estar por baixo, não por cima; é servir, não ser servido. Toda autoridade é poder para servir. Jesus nunca condenou a busca do poder, pois ele é necessário na sociedade. O chefe é o centro de unidade de qualquer grupo humano. O que Jesus fez foi direcionar e orientar quem exerce o cargo de coordenação e de poder, em todos os níveis da sociedade. O chefe encontra a sua felicidade quando lava os pés, não quando os outros lhe lavam os pés. “Aquele que manda seja como aquele que serve” (Lc 22,26).
O poder é uma realidade muito ampla e diversificada na sociedade. Todos nós temos poder: Os pais, os professores, o motorista de ônibus, o ascensorista de elevador, a secretária, o guarda, o porteiro, o chefe de sessão, o médico, a enfermeira... E na Igreja o papa, o bispo, o padre, a religiosa, o líder leigo, a catequista etc. Até uma criança exerce poder sobre seus irmãos menores. Há momentos em que coordenamos e há momentos em que somos coordenados.
Em outra ocasião, Jesus nos mostrou, através de uma comparação, como ser o maior: “Na hora da refeição, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Está expressa aí, de modo claro, a inversão que Jesus fez no exercício da autoridade.
Certa vez, houve numa paróquia uma palestra para os casais sobre a educação dos filhos. Quem deu a palestra foi um casal da pastoral familiar. A primeira coisa que o casal fez foi distribuir todos um papelzinho no qual estava escrito: “O melhor modo de educar os filhos é ser:” E embaixo uma linha para cada um completar a frase.
Alguns casais, em vez de completar, expressaram a sua discordância com a formulação da frase. Para eles, o correto seria deixar fora a palavra “ser”, pois educar é uma ação, não um modo de ser.
Na hora de ler as frases completadas, o casal palestrante explicou: Os filhos aprendem mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso, a educação acontece noventa por cento pelo exemplo, pelo modo de ser dos pais, e só dez por cento pelas suas palavras e conselhos. Se os pais procuram ser pessoas exemplares, mesmo que os filhos não os imitem na hora, mais tarde vão fazê-lo. Aliás, isso vale para todo tipo de educação, não só a familiar. Quem se coloca como primeiro, como líder, influi muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. “A palavra convence, o exemplo arrasta”.
Maria Santíssima é chamada a mulher servidora. Ela não se deixava levar pelos tabus da época, que obrigavam a mulher a passar a vida fechada dentro de casa. Pelo contrário, ela viajava, fazia até longas viagens, unicamente para servir, como foi o caso da prima Isabel, das Bodas de Cana, do serviço ao Filho na cruz, da presença junto à Igreja primitiva etc. Santa Maria, a mulher servidora, rogai por nós!

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Permanecei no meu amor para que a vossa alegria seja plena-Igreja Matriz de Dracena

07 de Maio - Quinta - Evangelho - Jo 15,9-11


FIRMES NO AMOR 
O amor que Jesus nutriu por seus discípulos é reflexo do amor que ele mesmo recebeu do Pai. Amor eterno, permanente, total, exclusivo. Amor sem imposição ou pré-requisitos. Amor absolutamente gratuito. Foi assim que Jesus amou os seus, tal como aprendera na escola do Pai. 
A exortação que Jesus dirigiu aos seus – “Permaneçam no meu amor!” – tem duas vertentes. A primeira refere-se ao relacionamento Jesus-discípulo, a segunda, ao dos discípulos entre si. 
O discípulo ama Jesus com o mesmo amor com que é amado por ele. Aqui não há lugar para relacionamentos interesseiros, como os de muitos cristãos que fazem consistir sua fé na busca contínua de favores divinos. Nem há lugar para atitudes de temor, como acontece com quem se julga estar sempre a ponto de ser punido por Deus. O puro amor a Jesus vai além dessas deturpações. 
No relacionamento com os seus semelhantes, o discípulo oferece amor idêntico ao que recebe de Jesus. Não exige nada em troca. Não procura enquadrar o outro em seus esquemas preconcebidos. Não estabelece limites. Pelo contrário, acolhe o outro como ele é, oferecendo-lhe o melhor de si, possibilitando-lhe o crescimento, a fim de que possa realizar-se plenamente.

Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto-Igreja Matriz de Dracena

06 de Maio - Quarta - Evangelho - Jo 15,1-8


A VIDEIRA E OS RAMOS
A imagem da união dos ramos à videira ilustra o tipo de relacionamento a ser estabelecido entre Jesus e a comunidade dos discípulos, e, ao mesmo tempo, funciona como um alerta para as tentações futuras.
A parábola sublinha alguns pontos fundamentais. Para os discípulos produzirem frutos de amor e justiça, é mister que permaneçam unidos ao Senhor. Dele é que provém a “seiva” necessária para perseverar no caminho difícil do serviço gratuito ao próximo. Quem, apesar de se proclamar discípulo, for incapaz de fazer frutificar o amor, será rechaçado pelo Pai, o agricultor. Um relacionamento puramente exterior e formal com Jesus não tem sentido. É indigno da condição de discípulo ser infrutífero. Permanecendo unido a Jesus, produzirá os frutos esperados. Então, o Pai trata-lo-á com amor, procedendo à poda, para que produza ainda mais frutos. A expectativa do Pai é ver os discípulos do Filho perseverar no amor, expresso em gestos cada vez mais exigentes e comprometidos.
A parábola serve, também, de alerta contra a tentação de buscar adesões fora de Jesus. Seriam adesões estéreis, pois só na medida em que permanecerem unidos a Jesus, conseguirão agir conforme o desejo do Pai. Não existe alternativa possível.
Oração
Espírito de adesão ao Senhor, une-me cada vez mais profundamente a Jesus, para que eu possa produzir os frutos que o Pai espera de mim.


A minha paz vos dou.-Igreja Matriz de Dracena

05 de Maio - Terça - Evangelho - Jo 14,27-31a

Nestes últimos momentos de despedida, Jesus comunica sua paz aos discípulos. A paz do mundo é falsa e enganosa, coexistindo com a perturbação e o medo. É a paz de Jesus que os remove. A paz do mundo é a ausência de discordâncias, questionamentos ou conflitos, vigorando a submissão geral à ordem imposta pelo poder. Era esta também a paz na concepção do messianismo davídico da tradição de Israel. Era assim no Império Romano e assim é hoje no império de mercado globalizado sob a hegemonia estadunidense. Para os pequenos e oprimidos, esta paz torna-se acomodação ao sistema opressor diante da insegurança e do medo. A paz de Jesus é decorrente da prática da justiça. É a paz que ele proporcionou aos discípulos e às multidões com sua prática libertadora, fraterna, solidária, restauradora da vida e da dignidade de homens e mulheres. É a paz alcançada ao se abrir mão da vida oferecida pelos ideais de sucesso deste mundo. É a paz de reencontrar a vida na união de vontade com o Pai amoroso. É o empenho, em mutirão, na construção de um mundo novo unido pelo amor que gera a vida eterna.

O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo-Igreja Matriz de Dracena

04 de Maio - Segunda - Evangelho - Jo 14,21-26


UMA REDE DE AMOR
A adesão a Jesus introduz o discípulo numa rede complexa de amor. Nela estão implicados o Filho Jesus, o Pai e o discípulo.
Guardando os mandamentos do Mestre, o discípulo vive o amor mútuo, cujo ápice consiste em doar a vida pelos outros. Tudo, em sua vida, resume-se no mandamento do amor. O desamor não encontra guarida em seu coração.
No ato de amar o próximo, o discípulo concretiza seu amor a Jesus. O próximo torna-se mediação deste amor maior, impedindo-o de se tornar abstrato. Destarte, o amor ao próximo ganha transcendência, e vai além do que podemos imaginar. Com ele, supera-se os limites do outro, e envolve o próprio Deus.
O Pai intervém nesta dinâmica de amor, amando a quem ama o seu Filho, observando os seus mandamentos. Quem acolhe o Filho, está acolhendo também o Pai. E, assim, o Pai faz-se presente na vida de quem ama o Filho.
Por sua vez, o Filho responde com amor ao amor do discípulo, porque quem ama é também amado. E mais, torna-se habitação do Pai e do Filho.
Esta rede divina de amor é motivo de realização plena para o discípulo.

Oração
Espírito do verdadeiro amor ensina-me a guardar, com fidelidade, o mandamento do amor, a ponto de me tornar tua habitação, do Pai e do Filho.

Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto -Igreja Matriz de Dracena

03 de Maio - DOMINGO - Evangelho - Jo 15,1-8


A VIDEIRA E OS RAMOS
A imagem da união dos ramos à videira ilustra o tipo de relacionamento a ser estabelecido entre Jesus e a comunidade dos discípulos, e, ao mesmo tempo, funciona como um alerta para as tentações futuras.
A parábola sublinha alguns pontos fundamentais. Para os discípulos produzirem frutos de amor e justiça, é mister que permaneçam unidos ao Senhor. Dele é que provém a “seiva” necessária para perseverar no caminho difícil do serviço gratuito ao próximo. Quem, apesar de se proclamar discípulo, for incapaz de fazer frutificar o amor, será rechaçado pelo Pai, o agricultor. Um relacionamento puramente exterior e formal com Jesus não tem sentido. É indigno da condição de discípulo ser infrutífero. Permanecendo unido a Jesus, produzirá os frutos esperados. Então, o Pai tratá-lo-á com amor, procedendo à poda, para que produza ainda mais frutos. A expectativa do Pai é ver os discípulos do Filho perseverar no amor, expresso em gestos cada vez mais exigentes e comprometidos.
A parábola serve, também, de alerta contra a tentação de buscar adesões fora de Jesus. Seriam adesões estéreis, pois só na medida em que permanecerem unidos a Jesus, conseguirão agir conforme o desejo do Pai. Não existe alternativa possível.
Oração
Espírito de adesão ao Senhor, une-me cada vez mais profundamente a Jesus, para que eu possa produzir os frutos que o Pai espera de mim.

 

Quem me viu, viu o Pai -Igreja Matriz de Dracena

02 de Maio - Sábado -Evangelho - Jo 14,7-14

JESUS E O PAI
Não se pode de compreender a existência de Jesus, prescindindo de sua íntima comunhão com o Pai. Suas palavras e seus gestos foram sempre referidos ao Pai. A consciência de ser o Filho enviado estava sempre presente em tudo quanto fazia. E mais: tinha consciência de estar chegando a hora de voltar para junto do Pai.
Sendo assim, o Filho divino pode ser considerado como a transparência do Pai. Quem o conhece, conhece o Pai. Quem o vê, vê também o Pai. Ouvi-lo, significa ouvir o Pai. Contemplar seus milagres, corresponde a contemplar o Pai manifestando seu amor pela humanidade. É, pois, inútil pretender ter acesso a Deus, prescindindo de Jesus.
Evidentemente, o Pai não é Jesus. E Jesus não é o Pai. As palavras de Jesus não dão margem para equívocos. Seria falsa qualquer identificação, e não corresponderia ao pensamento de Jesus. A comunhão entre ambos não redunda da fusão de um no outro.
Apesar disto, Jesus não titubeou em fazer esta afirmação ousada: “Quem me vê, vê o Pai”. Da contemplação da vida de Jesus, é possível chegar a compreender quais são as pautas da ação de Deus, ou seja, a maneira como ele se relaciona com os seres humanos, e o que espera deles.
Portanto, não é preciso ir longe para encontrar Deus. Jesus é o caminho pelo qual chegamos até o Pai.

Oração
Espírito de discernimento ilumina minha mente e meu coração para que eu possa reconhecer o Pai na contemplação do Filho Jesus.