.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de junho de 2013

Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?-Claretianos



Sábado, 6 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Domingas de Campania (virgem, mártir), Edana de Polesworth (virgem), Goar de Aquitânia (presbítero), Godeleva de Ghistelles (mártir), Isaías (profeta bíblico do Antigo Testamento), Noyala da Bretanha (virgem, mártir), Rômulo de Fiesole (bispo) e Companheiros (mártires), Sexburga de Ely (viúva, abadessa), Sisoes do Egito (eremita), Tranquilino de Roma (mártir). 
Primeira leituraGênesis 27,1-5.15-29
Jacó suplantou seu irmão e tomou sua benção.  
Salmo responsorialSalmo 134 (135),1-2.3-4.5.6 (R.3a)
Louvai o Senhor, porque é bom.  
EvangelhoMateus 9, 14-17
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?
Jesus relativiza o jejum porque, ante a presença do noivo, é tempo de alegria e de festa. Com os provérbios sobre o novo e o velho, Jesus explica que o novo Israel não pode estar fundamentado sobre as velhas bases da ortodoxia judaica, mas sobre os novos mandamentos do amor, da solidariedade e da misericórdia.
A prática do jejum, acompanhado de oferendas e leis, beneficiava especialmente as autoridades religiosas. Jesus se opõe a este tipo de prática, quando não é acompanhada de ações concretas a favor da harmonia, da solidariedade e da equidade familiar ou comunitária.
As experiências religiosas de hoje podem também reeditar o jejum e as oferendas como um caminho para alcançar a salvação, sem olhar em profundidade para a exigência de Deus que é a lealdade ao seu projeto histórico de serviço, generosidade e amor.

Não é somente nos ritos, nos dízimos ou na flagelação individual que Deus se compadece de seus filhos, mas na autêntica maneira de viver, de amar e de servir. Peçamos, pois, a Deus Pai e Mãe da vida, que desperte em nós a solidariedade e o sacrifício a favor dos irmãos mais necessitados.

Aqueles que têm saúde não precisam de médico -Claretianos


Sexta-feira, 5 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santo Antônio Maria Zaccaria, Presbítero (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Atanásio Atonita (abade), Atanásio de Jerusalém (mártir), Cirila de Cirene (mártir), Domício da Frígia (mártir), Edana da Irlanda do Oeste (virgem), Edana Whitby (abadessa), Estêvão de Reggio (bispo, mártir), Filomena de São Severino (virgem), Graça e Probo de Cornwall (casal), Numeriano de Trèves (monge, bispo), Zoé de Roma (mártir).

Primeira leituraGênesis 23,1-4.19;24,1-8.62-67
Isaac recebeu Rebeca por esposa e amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.
Salmo responsorialSalmo 105(106),1-2.3-4a.4b-5 (R. 1a)
Daí graças ao Senhor, porque ele é bom.  
EvangelhoMateus 9, 9-13 
Aqueles que têm saúde não precisam de médico. Quero misericórdia e não sacrifício.
A misericórdia e o chamado de Deus não se encerram nos estreitos limites da condição social, criada pela sociedade. Jesus pede a Mateus que o siga, o que implica uma renuncia, não somente de sua profissão, mas da sua condição social. Os fariseus, baseados em suas rígidas estruturas morais e em seu nacionalismo excludente, questionam o comportamento de Jesus e dos discípulos.
Jesus reage apelando ao critério da tradição profética: “Quero a misericórdia e não o sacrifício”. Jesus se identifica como médico enviado a enfermos e pecadores e não a sadios e justos. Este convite do amor de Deus mostra que o querer de Deus é diferente da racionalidade humana; pelo contrario, deixa bem claro que quem quer segui-lo deve empreender um caminho de conversão.
Muitas vezes a fé cristã fica amarrada nos formalismos e formulismos (leis e fórmulas), no que se pode ou não fazer, no que aparentemente é bom ou mau; contudo, o chamado de Jesus a viver em autêntica misericórdia e generosidade é um princípio fundamental, que não pode ser relativizado na vida cristã.



A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.-Claretianos


Quinta-feira, 4 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santa Isabel, Rainha de Portugal (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Ageu (profeta bíblico do Antigo Testamento), Alberto Quadrelli (bispo), André de Creta ou de Jerusalém (bispo), Aureliano de Lião (monge, bispo), Berta de Blangy (viúva, monja), Finbar de Wexford (abade), Inocente, Sebastião e Companheiros (mártires), Jucundiano da África (mártir), Lauriano de Sevilha (mártir), Odo de Cantuária (monge, bispo), Oséias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Teodoro de Cirene (bispo, mártir), Ulrico de Ausburgo (bispo). 
Primeira leituraGênesis 22,1-19
O sacrifício de nosso pai Abraão.  
Salmo responsorialSalmo 114(115),1-2.3-4.5-6.9-9 (R.9)
Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.  
EvangelhoMateus 9, 1-8 
A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
As autoridades religiosas de Israel condenam a atitude solidaria e curativa de Jesus. Na cultura do tempo de Jesus a paralisia e outras enfermidades eram consideradas consequência do pecado de gerações anteriores; as pessoas que padeciam dessas enfermidades eram excluídas da via social, econômica e religiosa.
Talvez o que mais incomodava os líderes da época era o fato de Jesus recuperar a dignidade das pessoas excluídas das estruturas do poder e da participação na vida religiosa. A cura provocava assombro nos vizinhos, em vez de promover atitudes de louvor pelo perdão e pela cura de um dos seus.
Hoje como em outros tempos, quem gasta sua vida a serviço de uma causa, é considerado como blasfemo e agitador; na historia moderna, Gandhi na Índia, Nelson Mandela na África do Sul, Dom Romero em El Salvador, Luther King nos Estados Unidos. Todos eles foram perseguidos e, em alguns casos, assassinados ou silenciados.
É urgente voltar nosso olhar sobre o caráter profético da fé cristã, nesse tempo em que a tendência é ver atitudes marcadas pela indiferença e pelo individualismo. Em nossos tempos, a solidariedade continua sendo um imperativo do evangelho



Meu Senhor e meu Deus!-Claretianos


Quarta-feira, 3 de Julho de 2013
São Tomé, Apóstolo (Festa).
Outros Santos do DiaAnatólio de Constantinopla (bispo), Anatólio de Alexandria (bispo), Blado da Ilha de Man (bispo), Cilene de Iona (abade), Dato de Ravena (bispo), Eulógio e Companheiros (mártires), Germano da Ilha de Man (bispo), Heliodoro de Altinum (bispo), Irineu e Mustíola (mártires), Jacinto da Capadócia (mártir), Júlio, Aarão e Companheiros (mártires), Leão II (papa), Marcos, Muciano e Paulo (mártires), Mariano O'Gorman (abade), Romualdo (bispo, mártir), Trifão e Companheiros (mártires). 
Primeira leituraEfésios 2, 19-22
Edificados sobre os apóstolos como fundamento. 
Salmo responsorial116, 1-2
Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho! 
EvangelhoJoão 20, 24-29
Meu Senhor e meu Deus!
Tomé, um dos doze, não crê na presença do Ressuscitado; contudo, Jesus vai dar a ele uma grande lição, ao mesmo tempo que declara felizes os que crêem mesmo sem ter visto. Jesus se apresenta na segunda aparição com uma saudação de paz. A comunidade certamente se encontra afetada, seja pelas perseguições externas, seja pelos conflitos internos.
Nesse ambiente, a tradicional saudação de paz faz ainda mais sentido, pois os fiéis necessitam de harmonia na convivência comunitária. Nessa segunda ocasião, Jesus ressuscitado convida Tomé a tocar as feridas, isto é, a reencontrar-se com o próprio projeto histórico e suas inevitáveis conseqüências: a resposta de Tomé, condensada na profissão de fé: “Meu senhor e meu Deus”, é sinal da conversão, da volta à radicalidade e à força inicial do projeto de Jesus.
A fé no Ressuscitado não pode ficar em manifestações externas ou na visão de espetáculos religiosos; a fé passa pelos permanentes confrontos e reencontros comunitários com Jesus; isto é, a leitura da realidade com olhos de fé implica em uma atitude de contemplação para captar a presença de Jesus e as opções fundamentais de seu projeto de vida.



Jesus acalma uma tempestade -Claretianos



Terça-feira, 2 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Bernardino Realino (presbítero), Lidano da Sezze (Abade), Oto de Bamberga (bispo), Processo e Martiniano (soldados que vigiaram os Apóstolos Pedro e Paulo no cárcere em Roma, mártires),Swituno de Winchester (bispo),Urbano (mártir). 
Primeira leituraGênesis 19,15-29
O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra  
Salmo responsorialSalmo 25(26),2-3.9-10.11-12 (R. 3a)
Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.  
EvangelhoMateus 8, 23-27 
Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.
Os seguidores que haviam manifestado seguir incondicionalmente a Jesus estão assustados diante das primeiras dificuldades. A turbulência das águas e a fúria dos ventos contrastam com o descanso de Jesus. A cena pode simbolizar a experiência dos primeiros cristãos, vítimas de maledicências e perseguições, turbulências que os obrigaram a afirmar sua fé em Cristo ressuscitado.
O texto evidencia a chamada de atenção de Jesus a seus jovens seguidores, homens de pouca fé, por ainda depositarem sua confiança nas velhas amarras da lei; essa é a outra margem, a que ficou para trás. Por isso, os que optam por Jesus não têm outra alternativa senão acudir a ele como Salvador e Mestre.
Hoje, quando a fé é vulnerável a tantas propostas que desvirtuam a mensagem cristã, é urgente voltar ao evangelho como fonte inesgotável de todo comportamento humano; voltar a Jesus e à sua palavra, despertá-lo para que nos ajude a enfrentar as turbulências do mal; a enfrentar os projetos injustos, geradores de pobreza e miséria.
Aproximemo-nos, então, com humildade de Jesus e digamos a ele que nos dê a força suficiente para superar toda tormenta e que aumente a nossa fé, para não ceder diante das propostas que só desumanizam.



Segue-me! -Claretianos


Segunda-feira, 1 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Aarão (levita, personagem bíblico do Antigo Testamento, irmão de Moisés), Aarão (mártir), Casto (bispo), Domiciano (abade), Epárquio (abade), Galo de Clermont (bispo), Júlio (mártir), Leonor (mártir), Martinho (bispo), Regina (mártir), Secundino (bispo, mártir), Servano (bispo), Simeão, "o Louco" (monge), Teodorico (presbítero). 
Primeira leituraGênesis 18,16-33
Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?.  
Salmo responsorialSalmo 102(103),1-2.3-4.8-9.10-11 (R. 8a)
O Senhor é indulgente, é favorável.  
EvangelhoMateus 8, 18-22 
Segue-me!
O evangelho de hoje apresenta uma cena que mostra a radicalidade no seguimento de Jesus. É como ir à outra margem do lago, transpor uma barreira, e ir com Jesus. É deixar a segurança e optar pela insegurança, deixar as certezas e optar pelo risco. Um letrado se oferece para seguir a Jesus. Jesus confronta, provoca, esse mestre da lei, pois seguir Jesus implica em despojar-se das rígidas estruturas de poder que entorpecem seu coração e sua mente como líder religioso.
No segundo caso, outro potencial discípulo solicita permissão para ir primeiro enterrar seu pai. Em outras palavras, que gostaria de segui-lo, mas não agora. Jesus confronta também a este possível discípulo sobre a urgência de romper os afetos familiares que o amarram – por mais dignos que sejam – e que não lhe permitem ser livre para segui-lo.
O convite é para todos os que crêem; convite a seguir Jesus conscientemente, sabendo que isso implica renunciar ou tomar distancia de tudo aquilo que tira a liberdade e a autonomia. – Ser radicais como Jesus é estar em permanente confronto com o nosso estilo de vida e ter a disposição de olhar para a outra margem do lago como o lugar da missão à qual o Mestre nos convida.


Jesus come com os pecadores- Helena Serpa


05 de Julho

Evangelho - Mateus 9,9-13 – “na casa de Mateus com os pecadores”

A primeira ação de Mateus após seguir Jesus, foi exatamente, levá-Lo para sua casa para o convívio com aquelas pessoas que faziam parte do seu círculo de amizade. E Jesus, mesmo sabendo que Mateus era um “pecador público” não recusou o seu convite sentando-se à sua mesa juntamente, com os cobradores de impostos e todos os que eram condenados pelos fariseus e mestres da lei. Da mesma forma nós precisamos fazer depois que assumimos o seguimento de Jesus e temos um encontro verdadeiro com Ele! O primeiro lugar aonde nós devemos levá-Lo é à nossa casa e as pessoas a quem primeiramente precisamos apresentá-Lo são as da nossa família, mesmo que sejam elas, as mais pecadoras. Jesus precisa de nós para entrar na nossa casa e sentar-se à mesa com o nosso povo doente, necessitado de médico. Ele mesmo diz que veio para os enfermos, para os que precisam de cura e libertação. Portanto, não podemos deixar a nossa família de fora entendendo que não há salvação para ela, já que assim estaremos fazendo como os fariseus que discriminavam os pescadores. Somos também fariseus quando rejeitamos alguém e tentamos impedi-lo de aproximar-se de Jesus, de recebê-Lo em sua casa nos julgando melhores e mais virtuosos que ele. Jesus veio para todos nós que somos doentes pelo pecado, que erramos e caímos, às vezes, muito mais do que muitos (as) pecadores (as) públicos (as). Ele nos faz também o convite para segui-Lo, mas deseja ser convidado por nós para entrar na nossa casa e levar a salvação, não importa como esteja a nossa família. – Você já atendeu o convite de Jesus para segui-Lo? – Você já levou Jesus para sua casa e O apresentou a sua família? – O que você tem feito por eles? Apresente a Jesus aquele que é + difícil. – Como você tem julgado àqueles quem você considera pecadores públicos: alguns políticos, pessoas que a mídia aponta os seus erros, os fora da lei? – Você sente-se também julgado (a) por alguém quando erra? 

Helena Serpa

Paralisados pelo pecado - TODAS LEITURAS- Helena Serpa

04 de Julho
A cura do paralítico- TODAS AS LEITURAS- Helena serpa
 Postado por JOSÉ MARIA MELO


– Gênesis 22, 1-19 – “confiança absoluta”


Deus pôs Abraão à prova quando lhe pediu que ofertasse o seu filho único, Isaac, para ser sacrificado em holocausto. Abraão cheio de confiança fez o que o Senhor lhe ordenara e foi até as últimas consequências, chegando mesmo a empunhar a faca a fim de sacrificar Isaac. No diálogo entre o pai e do filho, nós percebemos como era grande a fé e a confiança que Abraão depositava em Deus e nos Seus planos para a sua vida. Assim, pois, ele falava pra Isaac: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. Nós também nunca poderemos nos esquecer de que Deus também já providenciou a vítima para ser sacrificada em expiação dos nossos pecados. Jesus Cristo é o Cordeiro imolado, vítima perfeita que se ofereceu pela nossa salvação. Muitas vezes, no entanto, o Senhor nos pede para sacrificar algo que nos é muito importante com o fim de que avaliemos a qualidade da nossa fé e da nossa confiança nas Suas ordens. Quando nós obedecemos às Suas ordens, mesmo que não entendamos nada e apenas confiemos na Sua Misericórdia e na Sua Providência, Ele aprovisiona tudo de que precisamos para que a Sua obra se concretize em nós. Isaac pode ser para nós algo a que nós nos apegamos porque achamos que não poderemos viver sem ela e o Senhor nos pede como oferta. Se fizermos a experiência e confiarmos na providência divina, nós também conseguiremos pegar a faca para cortar da nossa vida aquilo que o Senhor nos pede. Assim sendo, comprovaremos que a nossa história não é diferente da história dos homens e das mulheres da Bíblia. Deus precisa do nosso testemunho de confiança nos Seus planos e nos testa para que nós mesmos (as) possamos ter ideia de como anda a nossa fé nos Seus desígnios. - Você teria coragem de levar o seu “filho único” para ser sacrificado a pedido do Senhor?- Existe alguma coisa muito especial para você comparável a um filho único e que você não quer perder?- Você já experimentou a providencia de Deus na sua vida?- Você tem consciência de que Jesus se ofereceu como vítima só para que você tivesse uma vida nova?

Salmo 114 – “Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos”!


O salmista relata o sentimento de alguém que está à beira do perigo e da morte e mesmo assim confia no Senhor. “Salvai, ó Senhor, a minha vida.” A justiça de Deus para nós é a salvação, portanto todo aquele que grita o Seu Nome e pede ajuda, terá a sua vida libertada. Ele é justiça, bondade, amor-compaixão para os humildes, os que se sentem oprimidos e necessitados. Não devemos esperar pela outra vida para contemplar a bondade do Senhor, porque é também na terra dos vivos que nós andamos na sua presença.

Evangelho – Mateus 9, 1-8 – ‘paralisados (as) pelo pecado ”


Ao argumentar com os mestres da lei sobre os seus vãos pensamentos, dizendo: “O que é mais fácil dizer: “os teus pecados estão perdoados”, ou dizer: “Levanta-te e anda”, Jesus nos revela que o pecado nos paralisa nos aprisiona e nos tira a liberdade interior. Ele curou o paralítico e foi direto à raiz da sua paralisia humana. O pecado também entorpece o nosso ser e nos impede de caminhar com nossas próprias forças, debilitados sem ânimo para caminhar. Quantas vezes nós nos sentimos presos (as), acorrentados (as) aos sentimentos de ódio, de medo, revolta, ressentimento, ideia de vingança e precisamos de alguém que nos liberte do jugo que pesa sobre nós! O pecado é tudo que nos afasta da fonte do Amor de Deus. O pecado é o desamor, é a falta da graça de Deus e, somente quando em nós essa graça é restituída, nós nos sentiremos verdadeiramente livres. A cura do paralítico nos traz como exemplo a solidariedade dos amigos que o apresentaram a Jesus. O Senhor quer tirar de nós a mentalidade de sempre querer receber e nada oferecer. “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. Jesus nos cura e nos manda também levantar e tomar a nossa cama , isto é a nossa vida que às vezes é pesada como uma Cruz. Ele nos envia à nossa casa para dar testemunho da cura que Ele nos faz nos colocando à disposição da edificação do Seu reino dentro da nossa família. Ele não nos quer acomodados na mesmice, mas ousados e cheios de fé. - Você alguma vez se sentiu também paralisado (a) pelo pecado?- Você já recebeu ajuda de alguém que levou você para receber o perdão de Deus?- Você tem ajudado às pessoas que estão doentes, paralisados (as) pela vida?- Você é uma pessoa acomodada nos mesmo vícios, nos mesmos pecados? – Você tem dado testemunho de Jesus na sua casa?

Helena Serpa

“Somos também como Tomé” - TODAS LEITURAS - Helena Serpa


03 de Julho
Postado por JOSÉ MARIA MELO

 São Tomé

Reflexão Pessoal – Efésios 2, 19-22 – “ Somos o templo santo do Senhor”

Fazemos parte da Igreja, edifício espiritual que tem Jesus Cristo como pedra principal e os apóstolos como fundamento, isto é, como alicerce. Fazer parte da família de Deus é um privilégio dos que têm Jesus Cristo como Senhor e Salvador, com efeito, ser da família de Deus é estar inserido no mistério de Cristo e assim formar um templo santo no Senhor. Por isso, somos morada de Deus pelo Espírito! O Espírito Santo de Deus que está em nós faz esta obra de inserção, nos edificando para sermos morada espiritual de Deus. Todo o nosso ser está envolvido neste edifício espiritual, por isso, unidos aos santos, em Cristo, formamos uma família e assim podemos viver uma unidade espiritual onde o que Deus pensa, os santos pensam e nós também podemos refletir. Mesmo ainda vivendo aqui na terra já podemos nos sentir participantes do reino dos céus e concidadãos dos santos. Santidade é a nossa vocação espiritual e ser santo há de ser o objetivo da nossa vida. Formamos um templo santo no Senhor, uma morada de Deus pelo Espírito Santo, somos filhos e filhas do Pai, adotados (as) por Jesus Cristo e quando se vive como filho nascido de Deus, desenvolve-se o amor recebido do Pai, pois a vida divina é amor. Dessa forma estamos vivendo, desde já, a eternidade, pois a eternidade consiste em que o amor de Deus viva sempre em nós. Permanecer nesse amor que é a origem de todos os amores, nele permanecer cada vez mais solidamente e mais profundamente é o ideal da vida cristã. - Você se sente parte da família de Deus?- Você acha que já participa da pátria dos santos?- Você acha que já aqui na terra alguém pode ser chamado de santo? Como é o seu relacionamento com os santos aqui da terra? – O que você diz da expressão bíblica: “sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”. (Levítico 19,2)?


Salmo 116 – “Ide por todo o mundo, a todos pregai o evangelho!”

O mandato do Senhor para todos nós que somos convocados à santidade é ir por todo o mundo dando testemunho do Evangelho. Por onde nós andarmos e enquanto vivermos essa será a nossa missão. Quando anunciamos o Evangelho nós estamos publicando a Boa Nova da salvação para toda a humanidade, por isso, todos os povos podem já festejar e cantar louvores ao Senhor, pois o Seu amor é grandioso e abrangente, envolve todas as pessoas.

Evangelho – João 20, 24-29 – “Somos também como Tomé”

Tomé era daqueles que precisava ver para crer. Até aquele dia o discípulo ainda não acreditara na ressurreição de Jesus, mesmo depois de tê-Lo seguido e visto os milagres que realizara quando ainda estava entre eles e, agora, apesar do testemunho dos seus amigos ele continuava renitente. Por isso, Jesus apresentou-se diante dele para que O reconhecesse. Diante da presença real de Jesus, vivo e ressuscitado, Tomé tirou do trono a sua incredulidade e rendeu-se à ordem do Senhor: “E não sejas incrédulo, mas fiel!” Tomé, hoje, somos todos nós que mesmo diante das evidências e dos testemunhos de outras pessoas duvidamos de que Jesus esteja vivo e pode fazer prodígios também na nossa vida. Tomé somos nós também que continuamos intransigentes e recalcitrantes no trato com os mistérios de Deus e queremos “ver para crer”. De alguma forma Jesus também olha para cada um de nós que assim procede e diz: “E não sejas incrédulo, mas fiel!” Daí podemos deduzir que a fidelidade é uma derivação da nossa fé, ou seja, somos fiéis a Deus na medida em que acreditamos, confiamos e dependemos Dele, sem necessidade de provas ou de sinais. A nossa fidelidade a Deus é do tamanho da nossa fé. Mesmo sendo perseverantes e dedicados a Deus podemos ser infiéis quando nos obstinamos em recusar alguma coisa que nos é proposto, porque ainda não compreendemos. Um dos grandes sinais de que Jesus está perto de nós, vivo e ressuscitado, é a paz que vivenciamos dentro do nosso coração, por isso, o próprio Jesus desejou-a aos seus discípulos quando os encontrou reunidos em casa. A paz de Jesus é a comprovação da Sua ação na nossa vida. Tomé precisou tocar nas feridas do Senhor e colocar a mão no seu lado, nós só precisaremos nos render à Sua presença amorosa e repetir como Tomé: “Meu Senhor e meu Deus”! Aí então, nunca mais seremos incrédulos e cabeçudos, mas sim, bem aventurados. Porque de nós Jesus poderá também afirmar: “Bem aventurados os que creram sem terem visto!” Somos os mais “bem aventurados”, quando, não podendo tocá-Lo fisicamente, nem tampouco vê-Lo, como foi concedido aos discípulos, nós O experimentamos pelo dom da Fé que recebemos no nosso Batismo. O conhecimento de Deus supera toda a inteligência e racionalidade, portanto, deixemo-nos ser íntimos do Senhor. Ele se oferece a nós como confidente de nossos pensamentos e interlocutor de nossas conversas secretas. - Você se considera “incrédulo ou fiel”?- Você já teve uma experiência íntima com Jesus Cristo? – O que mudou em você depois disso – Você costuma abrir o seu coração a Deus, falar das suas dificuldades, enfim, conversar com Ele?- Ore hoje pedindo a Jesus que lhe concede também a Sua paz e experimente levá-la a todos os lugares por onde você for. Depois, mais tarde, antes de dormir pense se o seu dia foi diferente dos outros.

Helena Serpa

Jesus acalma a tempestade- TODAS LEITURAS - Helena Colares Serpa


02 de Julho



Postado por JOSÉ MARIA MELO



Reflexão Pessoal – Gênesis 19, 15-29 – “não olhes para trás. ”


Os mesmos anjos que estiveram com Abraão se apresentaram a Ló e instruíram-no para que ele e a sua família fugissem de Sodoma, cidade amaldiçoada pela iniquidade dos seus habitantes, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. “Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás nem te detenhas em parte alguma desta região.” Ló, suplicou aos mensageiros e foi lhe concedido um lugar para que ele e a sua família se refugiassem. A mulher de Ló, no entanto, transgredindo as ordens dos anjos, olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal. Nós também podemos nos situar no contexto desta história para percebermos o empenho de Deus que deseja nos salvar das catástrofes, humanas e espirituais que abalam o mundo de hoje. Vivemos no meio das maiores aberrações e convivemos com os mais diversos contra testemunhos da fé que nós professamos. Nós e nossa família estamos sempre correndo o risco de sermos exterminados pelas consequências que o pecado nos impõe quando seguimos a mentalidade do mundo. Ele também providencia um refúgio para nós, na Igreja, na Comunidade, nos lugares de oração, mas também nos adverte: “não olhes para trás nem te detenhas”. E muitas vezes nós não acreditamos, duvidamos ou temos saudade da vida passada e transgredimos as orientações de Deus. Queremos olhar para trás e ainda nos deliciar com as “coisas boas” da vida velha. Por isso, nos tornamos pessoas paralisadas, sem vontade própria, perdemos o referencial da nossa família e nos afastamos do lugar que Deus reservou para nós. O Senhor deseja salvar a nós e a nossa família. Ele quer mudar radicalmente a nossa mentalidade e quer nos tirar da mesmice. Ele quer nos retirar do meio da perversidade que por si só, tenta nos destruir, por isso, também nos fala: “Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade”. O nosso refúgio é na casa do Senhor, na convivência dos que O temem no meio do Seu povo, cantando louvores a Ele. Só assim seremos salvos da destruição e teremos vida nova. – Você compreende isso? – Você já percebeu que Deus tenta salvar a você a sua família, por isso envia os Seus mensageiros? – Aonde você tem ido se refugiar das intempéries do pecado? – Você tem querido voltar para a vida velha? – O que isto tem lhe proporcionado?

Salmo 25 – “Tenho sempre vosso amor ante meus olhos”


A oração deste salmo é um cântico que deveria estar sempre nos nossos lábios. Nele nós suplicamos ao Senhor um refúgio bem seguro contra as investidas do maligno e colocamos à Sua disposição, o mais íntimo do nosso ser, onde se encontra o Seu amor. “Vossa verdade, Senhor escolhi por meu caminho”, diz o salmista. “Vou caminhando na inocência, libertai-me, tende piedade”. Repita hoje este salmo como uma intercessão por você e pela sua família.


Evangelho – Mateus 8, 23-27 – “a barca de Jesus”


Para nós a barca de Jesus é a Igreja, é a Comunidade, lugar de refúgio e segurança. Por isso, existe uma grande diferença nas horas de dificuldades da nossa vida quando nós estamos na barca com Jesus. Os discípulos que acompanharam Jesus e entraram com Ele na barca perceberam isto. Entrar na barca com Jesus é estar na Igreja, é participar da Comunidade, entre irmãos e se deixar submergir nos mistérios divinos. Quando estamos em comunidade nós percebemos a presença de Jesus, mesmo que às vezes, aparentemente, para nós Ele se encontre dormindo, nós sabemos a quem recorrer nas horas de aflição e provação. Quantas pessoas vivem no mundo, entregues, somente, aos seus recursos materiais e não têm para quem apelar e pedir socorro nos momentos de agonia! Há fatos e acontecimentos que nos tiram completamente a segurança e o equilíbrio e, se não tivermos um porto seguro, nós sucumbiremos. As situações críticas são sempre um termômetro que mede o grau de consciência da maturidade ou infantilidade da nossa fé. Se, apesar do pavor dos discípulos, Jesus ameaçou os ventos e o mar e estes O obedeceram, quanto mais poderá fazer por nós, se nos mantivermos firmes na fé e conscientes de que Ele está pertinho de nós para nos defender! As tempestades da nossa vida serão vivenciadas por nós com muito mais serenidade se tivermos confiança na presença de Jesus. É promessa Dele para nós: “no mundo haveis de ter aflições. Coragem eu venci o mundo”. (Jo 16, 33b) – Você já entrou na barca de Jesus? – Você confia que Ele o (a) ajudará na hora da tempestade? – Você já passou por alguma aflição? – A quem você recorreu?


Helena Serpa

Seguir Cristo - TODAS LEITURAS - Helena Serpa

1º de Julho
Postado por JOSÉ MARIA MELO

27/06/11 – 2ª. Feira – XIII Semana


Reflexão Pessoal –

Gênesis 18, 16-33 – “Deus protege o homem justo ”


Abraão, escolhido por Deus para ser pai de uma grande e forte nação foi também chamado para ensinar à sua família a guardar os Seus caminhos dando exemplo de justiça para todas as gerações. Aos justos, Deus não esconde os Seus projetos, por isso, foi que Abraão tomou conhecimento de que Deus enviara seus anjos para exterminar a cidade de Sodoma em vista da injustiça dos seus moradores. Abraão, então, começou a interceder junto a Deus pelo povo de Sodoma argumentando diante d’Ele que o justo iria padecer junto com o pecador. O Senhor deixou bem claro que a presença e a oração do justo têm enorme poder sobre o Seu coração, no entanto, aonde não há justiça não há santidade e, por isso, há a morte e o extermínio. Por causa de dez justos, prometeu o Senhor, Sodoma não seria destruída. Deus nos escolheu para que sejamos também seus instrumentos diante dos injustos e nos promete a salvação para aqueles que por nosso intermédio possam voltar atrás nas suas transgressões. Assim o Senhor conta conosco para que o mundo se eleve e não seja exterminado. Não podemos descansar nem desistir. Uma só alma que se eleva, eleva também o mundo, e as nossas ações de justiça têm repercussão diante de Deus. Deus nos chama para que ensinemos ao mundo a guardar os Seus caminhos praticando a justiça e o direito. A justiça consiste na nossa entrega a Deus para que aconteça a sua vontade na nossa vida. Que através da nossa justiça muitas pessoas possam ser salvas. O Senhor espera a nossa ajuda para salvar a nossa casa e a nossa família. Abraão humilhou-se diante de Deus e clamou por Sodoma. A nossa casa pode também hoje ser uma “Sodoma”, por isso, nós também precisamos clamar a Deus para salvar o nosso povo. - Para você o que significa praticar a justiça?- Você se considera uma pessoa justa?- Você tem alguma influência sobre as pessoas da sua casa em relação aos ensinamentos de Deus?- Para que Deus o (a) tem chamado?

Salmo 102 – “O Senhor é indulgente, é favorável”



O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas nem nos pune em proporção às nossas culpas. Muitas vezes nós somos mais exigentes conosco do que o próprio Senhor, porque Ele é bondoso e compassivo e não fica sempre como nós, repetindo as suas queixas. Ele nos retira da sepultura, isto é, da escuridão, do sufoco, das tormentas da nossa vida e nos cerca de carinho e compaixão. Por isso nós cantamos “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”

Evangelho – Mateus 8, 18-22 – “desapego para seguir a Cristo ”


Diante da multidão Jesus chamou aqueles que o seguiam para a outra margem do lago. É assim o chamado de Jesus para nós. A outra margem é o inverso do que nós estamos acostumados a viver; é o desalojamento, desestruturação, situação de ruptura com os hábitos e os costumes. O mestre da lei era famoso, importante, estruturado e mesmo assim ousou dizer que seguiria Jesus aonde quer que Ele fosse. Jesus nos chama, mas não nos engana. Quem quiser segui-Lo terá que passar pelas dificuldades próprias da mentalidade evangélica. Não adianta somente querer seguir a Jesus com palavras e bons propósitos sem medir as consequências do que nós estamos pretendendo. O seguimento de Cristo nos tira das nossas raízes e nos desestrutura, por isso, nós somos obrigados (as) a renunciar à nossa existência pacata, medíocre e acomodada. O discípulo que pediu a Jesus para primeiro sepultar o pai era alguém como nós que esperamos um tempo propício para nos desprender dos nossos apegos, dos nossos projetos. Para nós também Jesus diz, hoje: “segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. Jesus nos chama para uma vida nova conformada aos Seus ensinamentos. Seguir Jesus é viver conforme o Seu Evangelho, é viver o amor, é praticar o perdão, é não fazer questão por coisas que não têm valor diante de Deus. Por isso, não podemos nos acomodar esperando novas oportunidades. É tempo de amar e construir aqui na terra o reino dos céus, para que não sejamos também chamados de “mortos”.
- Você também se propõe a seguir a Jesus aonde quer que Ele vá?- Qual a sua maior dificuldade para viver o Evangelho?- Você é uma pessoa muito apegada às pessoas da sua família e aos seus bens?- você acha que tem que renunciar a alguma coisa para seguir Jesus?

Helena Serpa

Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.-Helena Serpa

29 DE JUNHO


Evangelho - Mateus 8, 5-17 – “dize uma só palavra”


Nos três episódios nós nos deparamos com pessoas doentes, impossibilitadas de trabalharem, de construírem a sua vida, de se moverem as quais Jesus curou apenas com o toque da Sua Mão ou da Sua Palavra. Com efeito, neste Evangelho nós apreendemos que a fé na Palavra de Jesus é a chave para que sejamos curados das nossas enfermidades. A autoridade de Deus se revela para nós por meio da Palavra que sai da Sua boca. O oficial romano soube apreender isto, e ao se dirigir a Jesus, mesmo apreensivo por causa da paralisia do seu empregado, tinha convicção de que Jesus teria poder para curá-lo. Apesar de ser uma autoridade e de ter também subalternos, ele não se arvorou da sua condição e reconheceu que só Jesus poderia resolver aquela situação. Para aqueles (as) que pedem com fé e reconhecem a sua própria limitação diante do poder de Deus, uma só Palavra de Jesus basta. A fé é a mola mestra da nossa vida espiritual e é ela quem sustenta a nossa esperança de que o que aguardamos irá acontecer. Como o oficial romano, nós também devemos dizer: “Senhor, eu não sou digno... mas dize uma só palavra”. A fé é, portanto, o termômetro que mede a capacidade para a realização das nossas reivindicações diante do Senhor. E mesmo que estejamos acamados (as) como a sogra de Pedro ou desenganados (as) no final da vida, não podemos perder a esperança, pois um simples toque de Jesus pelo poder da Sua Palavra bastará para que a nossa saúde seja restaurada e recebamos novamente a vida. Com a Sua Palavra Jesus expulsa os “demônios que nos rodeiam e nos torna criaturas novas. Ele tomou sobre si as nossas dores e carregou as nossas enfermidades, por isso, não precisamos mais ficar amarrados no pecado. Por isso, todo aquele (a) que está deitado (a), desalentado (a), levante-se porque Jesus Cristo venceu o mundo. – Você tem acolhido a Palavra de Jesus? - Você já experimentou humilhar-se diante do Senhor, reconhecendo de coração o seu pecado? – Você reconhece a sua indignidade diante de Deus? – Você está precisando de cura? – Peça a Jesus com fé!

Helena Serpa,

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.- Padre Queiroz

16 de Julho
Evangelho - Mt 11,25-27


Este Evangelho nos mostra que Deus gosta das pessoas simples e humildes, e se revela a elas mais do que aos sábios e entendidos. Toda a Bíblia fala da predileção de Deus pelos "pequeninos".
Jesus mesmo era "pequenino": "Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós" (Mt 11,29).
Quando Jesus fazia um milagre e mostrava o seu poder divino, pedia aos discípulos que não divulgassem o fato. Isso porque ele queria continuar sendo tido na sociedade como uma pessoa simples e humilde, igual ao povo pobre com quem convivia. E ele nos pede para fazer o mesmo: "Cuidado! não pratiqueis a vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados... Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros... Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita" (Mt 6,1-3).
"Quando fores convidado para uma festa, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: 'amigo, vem para um lugar melhor!' Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado" (Lc 14,10-11).
"Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar". Portanto, se Jesus ocultar dos sábios e entendidos os mistérios sagrados, eles não têm outro meio de conhecer esses mistérios.
"O céu é o meu trono... Mas eu olho para o pobrezinho de alma abatida que treme ao ouvir minha palavra" (Is 66,1-2).
"Não tenhais medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei para vós bolsas que não se estragam, um tesouro no céu que não se acaba; ali o ladrão não chega nem a traça corrói" (Lc 12,32-34).
"Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes" (Tg 4,6). Ninguém é mais que ninguém. Para Deus, todos os serviços têm a mesma dignidade. O prefeito da cidade não está acima do lixeiro; o que vale é o amor e a dedicação que colocamos em nossos trabalhos.
Quantos problemas acontecem em nossas famílias e em nossa Comunidade, por falta de humildade!
Santa Teresa dizia: "A humildade é a verdade". De fato, só a humildade nos coloca no nosso verdadeiro lugar, pois nós não somos nada. Tudo o que temos de bom vem de Deus. Assim, por mais que alguém nos rebaixe, nunca nos colocará no ponto que merecemos, que é: " 0 ".
Por isso que Jesus nos mandou virar a outra face para alguém que nos bate no rosto. Com este gesto estamos dizendo: "Óh! eu mereço muito mais do que isto que você me fez!"
A humildade verdadeira não bloqueia as nossas qualidades, mas nos leva a expandi-las ao máximo, visando não a nós, mas a glória de Deus e o bem dos nossos irmãos e irmãs.
"Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade... Para o mal do orgulhoso não existe remédio" (Eclo 3,19-31).
"Nada faças por competição ou vanglória, mas com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro".
Certa vez, um casal mudou-se para uma cidade pequena, e já no dia seguinte a esposa comentou com o marido, na hora do almoço: "Esta vizinha não lava roupa direito. Olhe lá no varal, as manchas!" No outro dia, a mesma coisa. Ela disse: "Que mulher porca! Dê uma olhadinha no varal." O esposo não falou nada. Mas, quando chegou do serviço, ela tinha saído de casa e ele aproveitou para limpar os vidros da janela. No outro dia, no almoço, não deu outra. Ela disse: "Interessante! A vizinha aprendeu a lavar roupa. Olhe agora no varal, como estão limpas!" O esposo falou: "Ô, bem! O que aconteceu foi que eu limpei os vidros da nossa janela!"
É o que disse Jesus: "Se o teu olho é sujo, tudo será sujo para ti". Quem é humilde, olha os próprios, mais que os defeitos dos outros. E assim está aberto à graça de Deus.
Um dos exemplos mais bonitos que temos de humildade é Maria Santíssima. Na Anunciação, ela se considerou serva do Senhor. No magnificat, admirou-se de Deus ter olhado para ela, uma pessoa tão humilde. Em toda a sua vida, Maria nunca procurou lugares de honra e de destaque; a sua alegria era servir. Que ela nos ajude a ser "pequeninos".
Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.
Padre Queiroz

  

Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' - José Salviano


15  de Julho

Evangelho - Mt 12,46-50
Jesus não excluiu sua família, nem muito menos foi grosseiro com a sua mãe.  O que Ele quis nos dizer, é que todos aqueles que fazem a vontade do Pai, aqueles que seguem seus ensinamentos, são pertencentes a grande família universal de cristãos. Aqueles que seguem ou tentam seguir a Jesus.
        Esta é a explicação ou definição de família cristã, explicada pelo próprio Jesus Cristo. É a definição da verdadeira família de Jesus como os que fazem a vontade de Deus. O relato de Mateus não contém nenhuma crítica explícita aos parentes de Jesus; eles servem apenas de realce para enfatizar o ponto prin­cipal: os que obedecem a Deus constituem a verda­deira família de Jesus. Em uma sociedade que atri­buía valor muito alto a laços de sangue, o ensina­mento de que os discípulos de Jesus formavam uma família espiritual era bastante desafiador.
        E nós fazemos parte dessa imensa família universal indiferente de raça nação ou país, formamos a grande família de Jesus pelo mundo inteiro. E como participantes desta santa e sagrada família, temos de evangelizar muito com o nosso bom exemplo. Ensinar com o nosso exemplo, como é ser da família de Cristo. Amando-nos, ajudando-nos compreendendo-nos, perdoando-nos, rezando em comunidade, nos unindo para ajudar e converter os que não pertencem à nossa família, atraindo-nos para o nosso meio, etc.
        Essa  família divina não está  fundamentada  em nascimento, raça ou tradição, mas a sua razão de ser é a fé em um só Deus todo poderoso Criador do Céu e da Terra, e esta fé que une a nós todos nos conduz a fazer a vontade do Pai.
         E é bom não esquecer aqui que fazer a vontade do Pai, é acima de tudo uma coisa prática. É acima de tudo, praticar a caridade. Em outras palavras, é amar a Deus e ao irmão, que é o resumo da vontade do Pai.
        É esta a prática a ser assimilada por todos nós na nossa convivência, nessa grande família, nessa grande comunidade cristã mundial, a verdadeira família de Jesus.


Sal.

Não penseis que vim trazer paz à terra - José Salviano


13 de Julho
Evangelho - Mt 10,34-11,1

"Disse Jesus: Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa."
Foi Jesus mesmo quem disse isso? Foi sim. E é a pura realidade! Às vezes por causa do nome de Deus ou de Jesus, a paz da terra pode ser estremecida. Por causa de religião já morreu muita gente. Por causa do evangelho já houve muita discórdia no local de emprego de muitos. E por causa da fé muitos filhos já foram cruéis com os próprios pais. É de muito tempo a existência das desavenças entre a nora e a sogra, entre o genro e a sogra, principalmente por causa da religiosidade. Nem todas as famílias possuem todos os seus membros totalmente católicos. Sempre há um ou uma que: Ou não acredita e por isso não acompanha os demais à missa, ou seguiu outra religião que não tem nada a ver, ou perdeu a fé e desistiu da vida da Igreja. De cada casal, nem sempre os dois participam da vida da Igreja. Ou é a mulher  que participa de alguma pastoral e não é acompanhada pelo marido, ou é o marido que faz parte da comunidade e não conta com a companhia da esposa. E decorrente dessa situação, vez por outra pode haver alguma discussão até mesmo séria por causa de Jesus e o evangelho.  É uma realidade muito lamentável, mas isso não pode impedir o nosso desempenho vocacional. Infelizmente pode acontecer de você ser um padre e ter um irmão que leva uma vida totalmente fora de sintonia com Deus e com a Igreja. E a nossa obrigação é pedir a Jesus todos os dias em nossas orações pela conversão das ovelhas desgarradas da nossa família e das demais famílias do mundo todo.
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim."
Amar a família é coisa belíssima e natural. Mas deixar de seguir a Jesus num trabalho vocacional por causa da família, não é belo nem natural do ponto de vista de Jesus. Em outra fala Ele afirma que quem deixar mulher e filhos por causa do evangelho (para evangelizar) terá 100 vezes mais nesta vida e mais a vida eterna. Portanto, meu caro. Se você está em dúvida se vai ser padre ou não só por causa de ter de deixar sua família, pense bem nas palavras de Jesus no evangelho de hoje.

Sal

Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas - José Salviano


12 de Julho
Evangelho - Mt 10,16-23

"Disse Jesus aos seus discípulos: Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas."  Esta é uma da mais importantes recomendações de Jesus aos seus discípulos.  Sejamos prudentes, pois a qualquer momento aqueles que são movidos por satanás, podem preparar uma armadilha perfeita para nós.  Vejam isto:
Jovem catequista de uma comunidade carente da periferia. Lá ele comparecia toda terça-feira, e no Centro Comunitário fazia um trabalho bonito com aparelho de som, falava e explicava o evangelho de Cristo, incentivando as pessoas de boa vontade do bairro a promover campanha de ajuda aos necessitados, tais como campanha do agasalho, e outros. Mas ele era uma ovelha no meio de lobos ferozes. Uma bela noite apareceu-lhe uma bela garota de pele morena que se identificou como filha da Dona Rosa que cuidava da Casa Paroquial, e que estava ali para ajudá-lo no que ele estivesse precisando, para realizar o seu trabalho missionário. Os dois conversaram, tomaram um suculento lanche, e então foram planejar o que deveria ser feito em prol daquela comunidade carente. Conversa vai, conversa vem, o tempo passa... ...Os dois se olham e sem menos esperar, ele e ela estavam na tela. Na tela? Como?  Nem te conto. Tudo preparado. Armação perfeita, daquelas que só Satanás sabe fazer.  Assim. Ela o seduziu. O amigo dela filmou tudo, e o escândalo estava montado e o belo e santo trabalho daquele jovem  bem intencionado, havia terminado de forma lamentável, principalmente para a imagem da Igreja.
Por isso é bom lembrar que nós devemos ser prudentes como a serpente, e simples como uma pomba. Se não, tudo pode ser destruído pelas forças do mal!
ORAÇÃO:
Deus Pai livrai-nos de todo o mal, de toda tentação não permita que jamais nos afastemos de vós. Por Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.


Sal

De graça recebestes, de graça deveis dar! - José Salviano


11 de Julho
Evangelho - Mt 10,7-15

"Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!"
Jesus concede aos discípulos plenos poderes de cura. E pensar que nós somos descendentes ou herdeiros destes primeiros missionários, pois eis que Jesus estará conosco até o fim dos tempos. Por que não curamos também? Será que duvidamos? Será que achamos que não conseguiremos? Homens de pouca fé!
        Recebestes de graça, de graça dai!   Por várias vezes já pensei em escrever alguns livros e publicá-los, mas logo em seguida penso. Se eu recebi de graça o dom de escrever, (segundo o meu amigo Jailson Ferreira)  tenho que disponibilizá-lo de graça a todo o mundo, para a glória de Deus.
"Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,
 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento."
Está aqui a explicação porque eu tenho que dar uma ajuda nas missas. É para o sustento dos padres, porque foi Jesus quem estipulou. Certas pessoas de pouca fé e não muito chegadas à religiosidade, dizem: Tem de pagar para rezar um missa? Tem de pagar para celebrar um casamento? Um batizado? Tenho de pagar para assistir a missa? Que absurdo! Que falta de espiritualidade!Porque o operário merece o seu sustento, o qual deve vir de nós com toda boa vontade. Não se trata de esmola. E cuidado! Não dê apenas uma moedinha que está atrapalhando no seu bolso. Se você deu o que lhe sobra, você não deu muito. Lembra daquela mulher que deu umas moedinhas e Jesus disse que ele foi a única pessoa que realmente deu muito? Isto porque ela deu tudo que tinha, enquanto os demais deram o que lhes sobrava? Então, meu amigo. Ajude a Igreja de Jesus Cristo, e não te faltará nada!  Garanto-lhe que este é o maior investimento!
Oração
Ó Deus onipotente e eterno, que exaltais os humildes e simples e conduzistes a santa Paulina pelo caminho da santidade através da provação, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por seu auxílio e a seu exemplo, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e encontrar a plenitude de vossa graça no serviço às pessoas, especialmente às mais necessitadas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!


Sal