.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de abril de 2013

“COMO MEU PAI ME AMOU, ASSIM TAMBÉM EU VOS AMEI”. – Olívia Coutinho



Dia 02 de Maio de 2013
 
Evangelho 15,9-11
 
 Um coração humano, quando tocado pelo amor divino, torna fonte de luz no mundo, a tirar da escuridão, muitos corações sombrios!
Quem se abre ao amor de Deus, tem a sua vida transformada!
O amor  é a fonte de água viva, que irriga todo o nosso ser com uma alegria contagiante!
            Quem ama, mesmo sem perceber, deixa transparecer a alegria que carrega no coração!
A alegria de quem vive no amor, não se resume em um sentimento superficial, inconsistente, pelo contrário, é uma alegria duradora, consistente de origem divina, que  brota do coração inundado pelo amor de Deus!
Somos chamados a viver uma intimidade profunda com Deus, fazendo a experiência de Jesus em nossa vida!
No evangelho de hoje, Jesus, em mais um de seus discursos de despedida, por ocasião de sua partida para o Pai, faz chegar ao coração dos discípulos, uma grande consolação, enchendo-os de esperança.   E essa consolação e esperança chegam até a nós, firmando em nossos corações a mais bela certeza: fomos criados por amor e para o amor!
Jesus nos ensina algo muito valioso para nossa vivencia do dia a dia, Ele nos faz um apelo: que permaneçamos no seu amor!  Permanecer no amor de Jesus, é observar os seus mandamentos, é estar o tempo todo  em sintonia com Ele, é dar testemunho Dele onde quer que estejamos.
O mundo carece de amor, e nós, permanecendo  no amor de Jesus, tornamos portadores e anunciadores do amor que pode mudar o mundo, transformando as trevas em luz!  
O amor incondicional do Pai, que se revela em Jesus, merece de nós, uma resposta de amor que só poderemos dar, se O enxergarmos no rosto do  irmão que sofre!
A prática do amor, nos conduz a verdade que liberta, nos torna portadores de uma força interior, capaz de transformar qualquer realidade difícil!
Quando Jesus insiste para que permaneçamos no seu amor, é porque de fato, o amor realiza-nos, fortalece-nos, é o caminho para a eternidade!
 Podemos cantar, falar muito sobre o amor,  mas só iremos compreendê-lo verdadeiramente, se o colocarmos em prática!
O amor de Deus vai se manifestando em nós, à medida de nossa obediência aos seus mandamentos, que tem como chave o mandamento primeiro: O mandamento do amor! Quem cumpre verdadeiramente este mandamento, com certeza cumprirá todos os outros!
A sede  de um povo, é conhecer o Pai, e Jesus veio matar esta sede, pois quem vê Jesus, vê a face humana do Pai!
Fortalecidos pelo Pai, guiados pelo Filho, e iluminados pelo Espírito Santo, viveremos aqui na terra, as alegrias do céu!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
 
 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou -Alexandre Soledade




Bom dia!
Escrevi essa reflexão ano passado, mas ainda esta muito viva…
Esse é um dos trechos de despedida do Senhor durante e após a Santa Ceia. Como podemos notar, é carregado de amor e recomendações fraternas aos seus amigos
Jesus, em meio à emoção do momento, deixa uma mensagem positiva e otimista mesmo alertando, em outros momentos, das dificuldades e transtornos aos quais seriam submetidos. “(…) Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo”.
Mas o que é paz?
Paz como ausência de guerra;
Sempre associada ao militarismo, ao domínio do forte sobre o fraco, o vencedor sobre o derrotado. Essa paz por vezes é a que procuramos nas disputas de opinião, de poder, (…); é uma paz que existe um alegre e outro triste. É muito comum em nosso meio racionalista e individualista de ser. É a paz que não tem paz.
Essa é a paz do morro, da favela, da pessoa que vive cercada de muros altos, câmeras e cercas elétricas. É uma paz de que não tem paz.
Paz como fruto da Justiça;
Essa paz é aquele que não há vencedores e nem perdedores. Uma paz que advém da coerência, da sobriedade, do amor ao próximo. É uma paz que não é imposta e sim advento do respeito. Uma paz que não precisa de multas ou castigos para que se cumpra. É a paz que Jesus pediu por meio do amor.
“(…) Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros“. (João 13, 34-35)
Paz em meio à guerra;
É talvez a paz do filme “A VIDA É BELA”, do “PIANISTA”. É a paz do casal que desentende, mas não se deixa de se gostar, não perde o respeito, não se perde a razão… É a paz que permanece em meio à ingratidão dos filhos com os pais e vice-versa; é a paz que supera as divergências em meio às catástrofes naturais ou não; a paz que supera o egoísmo, o orgulho, a vaidade. É paz que ajuda procurar vidas nos escombros da casa que desabou, da vida que ruiu pelas drogas ou pelas escolhas desastrosas do nosso livre arbítrio…
Paz que ninguém consegue explicar;
É a paz que insiste em existir mesmo na morte; é a tranqüilidade persistente daquele que perdeu alguém e ainda vê a mão de Deus. É aquele que no cárcere, no silêncio, amordaçado ainda sorri; é aquele que tem problemas, mas não perde a esperança; é o paralitico que perde os movimentos, o doente acamado, o acidentado que fica limitado a uma cama, mas que a mente ainda permanece livre.
É a paz fruto da fé que não nos abandona. Uma paz que advém da fortaleza!
“(…) Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte“ (II Coríntios 12, 8-10)
Vivamos a paz!
Um imenso abraço fraterno


“EU SOU A VIDEIRA, E VOCÊS SÃO OS RAMOS.” – Olívia Coutinho



 
 Dia 01 de Maio de 2013
 
Evangelho de Jo 15,1-8
 
Não viemos do acaso, somos frutos do amor de Deus, plantados por Ele aqui na terra, para frutificar no mundo!
Deus não nos criou para sermos simples viventes, fomos criados para relacionar com Ele, e esta relação amorosa,  se faz por meio de Jesus, o único mediador entre o homem e Deus!
Somos felizes porque somos necessitados de Deus,  é  esta necessidade que nos leva ao  encontro com Jesus, Ele  é a seiva que nos liga ao Pai!
Nada nos é imposto, Deus nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas, Ele respeita a nossa liberdade, quer, que cada um de nós escreva a sua própria história!
Podemos  escolher a direção que daremos  a nossa  vida,  se escolhermos  Jesus como o nosso  referencial , com certeza, escreveremos  uma bela história!
Não podemos esquecer nunca, que a vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem, é a maior ingratidão do homem ao seu Criador!
"Viver" é a mais bela oportunidade que Deus nos oferece para buscarmos através de Jesus, o nosso encontro definitivo com Ele!
Ouvir os ensinamentos de Jesus, não corresponde apenas na nossa audição física, sem entrar no nosso coração, nada fica, tudo que foi dito por Ele, cai no vazio. 
 As ações vivificantes de Jesus, nos desperta para a responsabilidade que devemos ter para com a vida, não somente para  com a nossa vida, mas também com a vida do outro!
Como seguidores de Jesus, somos co-responsáveis pela vida do nosso irmão!
No evangelho de hoje, Jesus se compara com uma  videira, da qual brotam os ramos, os ramos somos nós: galhos, folhas, flores, sementes, diferentes, mas cada um, exercendo a sua missão, buscando  o mesmo objetivo: produzir frutos!
Com esta comparação, Jesus nos fala claramente da importância  desta ligação entre o humano e o Divino, pois é  desta ligação que nasce os frutos tão necessários para que a vida perpetue.
A nossa ligação com Jesus, que a principio é pessoal, só se consolida, quando vivemos o espírito  da partilha, inseridos  na comunidade cristã.
A nossa opção por Jesus, deve ser radical, só assim, permaneceremos Nele, e Ele em nós!
Estar ligados a Jesus é entrar em sua intimidade, e tornar-se seu discípulo, aprender com Ele, imitar as suas ações!
Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, maior é o nosso compromisso com Ele, e mais seremos podados! Aceitar estas  podas, realizadas por Este jardineiro Maior, é o primeiro passo de quem deseja produzir frutos de melhor  qualidade!
A palavra de Deus, é alimento no nosso cotidiano, devemos buscá-la  sempre, deixar-nos orientar por ela, colocá-la em prática e nunca guardá-la só para nós! Para que esta palavra, frutifique em nós, precisamos estar sempre ligados a Jesus, por nós mesmos, não produziremos frutos!
Deus nos ama infinitamente,  mas isto não quer dizer que Ele precise de nós,  Deus não precisa de nós, pois  Ele é Soberano, tudo pode. O que Ele quer, é contar com cada um de nós, na construção do seu Reino, sendo aqui  na terra, os ramos  férteis desta arvore  frondosa que é Jesus!
Viver em sintonia com Jesus, é  ter a certeza de nunca ser  vencido pelas forças contrárias à vida!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

domingo, 28 de abril de 2013

Guardar a Palavra significa vivê-La sem questioná-la mesmo quando ainda não A compreendemos - Maria Regina


DOMINGO 05 DE MAIO


João14,23-29

“SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA"


: Guardar a Palavra significa vivê-La sem questioná-la mesmo quando ainda não A compreendemos - Maria Regina

.
                        “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”, essa é a proposta de Jesus para nós. Assim sendo, não precisamos de muitas provas para descobrir se amamos ou não a Jesus, mas apenas fazer um exame de consciência para percebermos se estamos guardando a Sua Palavra. Guardar a Palavra significa vivê-La sem questioná-la mesmo quando ainda não A compreendemos. Para nós já é uma grande graça o fato de temos acesso à Palavra de Deus Pai, nosso Criador e grande motivo para que sejamos gratos a Jesus que veio nos revelar.
                       Jesus veio em Nome do Pai para nos dar uma vida de felicidade e, isto também é o motivo maior para que nós O amemos com todo o nosso ser. Quem acolhe os ensinamentos de Jesus está assumindo a vida em abundância prometida por Ele, assim como também fazendo a vontade do Pai. Com efeito, a prova de que amamos a Jesus é a vivência da Palavra do Pai que Ele veio nos anunciar. “… e o Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”, disse ainda Jesus.
                      Quando nós vivemos o Evangelho nós temos a garantia de que O Pai e o Filho moram em nós com todo o Poder do Espírito Santo. Assim sendo, cumprir a Palavra é morar na casa do Pai. Reflita – Você guarda a Palavra de Deus? – Como tem sido a sua vivência dos ensinamentos de Jesus? – Você pode afirmar que ama a Jesus? – Você dá testemunho desse amor ao mundo?
Amém
Abraço carinhoso de

- Maria Regina

O amor a Jesus Cristo se manifesta no acolhimento dos seus mandamentos -Alexandre Soledade




Bom dia!
Meditemos primeiramente o que sugere a reflexão da CNBB:
“(…) Segundo o Evangelho de hoje, o amor a Jesus Cristo se manifesta no acolhimento dos seus mandamentos e na observância dos mesmos. Com isso, percebemos que JESUS NÃO QUER A SUBMISSÃO DO HOMEM A ELE, MAS COMUNHÃO DO HOMEM COM ELE. Quando o homem acolhe os seus mandamentos, na verdade está descobrindo os valores que são o seu fundamento e assumindo esses valores como causa primeira da sua felicidade. Assim, A OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS NÃO SIGNIFICA MERA OBEDIÊNCIA, MAS CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE PESSOAL E COMUNITÁRIA, e este caminho é perfeito porque tem a sua origem no próprio Deus”.
Levar a mensagem da Boa Nova é a nossa missão como cristãos e Jesus bem sabia qual seria nossa maior dificuldade: LIMITAÇÕES HUMANAS. Ele realmente tinha e tem a noção delas.
Somos medrosos, facilmente nos desmotivamos, somos vaidosos, orgulhosos, casquinhas de ovo, precisamos de confirmação para tudo, quando nos contrariam, brigamos e fazemos “beiço” por qualquer coisa; precisamos saber de tudo; as coisas precisam ser do nosso jeito; somos tendenciosos, [...]; deve ser por isso que mesmo após ter se revelado aos apóstolos como filho de Deus, Jesus, ao partir, os conforta com a vinda daquele que viria consolá-los e, diga-se de passagem, graças a Deus ainda em nossos dias, vem nos cobrir dessas graças e bênçãos.
Judas Tadeu não entendeu (de fato, nós também não) que Jesus os estava ensinando para que ensinassem. Ele se revela para que eles o revelassem; mostrava Deus para que eles também o fizessem; [...], realmente assim o fizeram, mas nos dias de hoje, essa missão de amor e fidelidade, é de cada um de nós batizados e embriagados do Santo Espírito, mas será que o fazemos?!
Dentre nossas fragilidades, acho que talvez pela nossa criatividade, gerar desculpas talvez seja uma das piores. Não leve pelo lado pessoal mau irmão (ã), somos assim mesmo! Quando a coisa aperta, espanamos! Isso a psicologia chama de mecanismos de defesa do ego.
Deus talvez não queira de nós uma travessia de mundo como Paulo fez, mas atravessar a rua e dizer bom dia pro vizinho; talvez Ele não deseje que sejamos apedrejados como Estevão, mas que pulemos na frente do inocente que esta sendo apedrejado e o defenda ou aquele que passa fome possa ter de nós a atenção e um prato de comida; talvez Ele não queira algo difícil de realizar, de você que esta adoentado e limitado pelas dores e artroses que o avançar da idade nos presenteiam, mas que mesmo sentado, você ensine seus netos a rezar; talvez Ele não queira de você que acorda cinco da manhã e dorme meia noite que dê mais uma hora em orações, mas que seu dia seja um reflexo de vida de oração revelando a quem vê, o Espírito Santo que habita em você… Deus talvez queira de nós a fidelidade aos seus planos. “(…) JESUS NÃO QUER A SUBMISSÃO DO HOMEM A ELE, MAS COMUNHÃO DO HOMEM COM ELE”.
Repare a sabedoria do salmista:
“(…) Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja. Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança” (Salmo 24, 10-14).
O mais engraçado é que Jesus conhecia plenamente aqueles que escolheu. Conhecia a fraqueza de cada um dos doze (inclusive de Judas Tadeu) e não tenha dúvida, Ele conhece cada um de nós. Sabe como somos e até onde conseguimos ir.
Ele não dá algo que não suportamos. Sendo assim, quando a coisa apertar, o medo bater, a preguiça rondar, revistamo-nos do Espírito Santo e mesmo engatinhando, continuemos a andar pra frente. Se Ele fala que agüentaremos, vamos então…
Um imenso abraço fraterno


“DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU”. - Olívia Coutinho


 
30 de Abril de 2013
 
Evangelho Jo 14,27-31
 
São muitos os obstáculos, que tentam nos tirar do caminho de Deus, mas jamais conseguirão, pois somos conduzidos pela Luz de Cristo!
Ainda que a aridez dos nossos desertos fira os nossos pés, e que o nosso caminhar nos pareça impossível, nada conseguirá nos deter se estivermos alicerçados no exemplo de Jesus, que mesmo esmagado pelo peso da cruz, não desistiu de levar em frente a sua missão. É nas dificuldades, que descobrimos a força que podemos ter, se  agarrados na força que nos vem do alto. É Jesus que nos carrega no colo, enquanto atravessamos os desertos de nossa vida!
É caminhando, ou sendo carregado por Jesus, que chegaremos ao nosso oásis: o coração de Deus! É no coração do Pai, que  podemos repousar, saciar a nossa sede, repor as nossas energias para seguir em frente!
No evangelho de hoje, Jesus continua se despedindo dos discípulos, que viviam momentos de profunda tristeza pela proximidade da partida de Jesus.  Sabendo, que a sua hora estava próxima, e que  o sofrimento dos  discípulos seria inevitável, Ele  os consola dizendo: “ Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que vos disse: Vou, mas voltarei a vós.” Jesus sabia também, que a sua ausência física, além de entristecê-los,  poderia dispersar-los, e para evitar  isto, Ele os  encoraja, deixando-lhes um mandamento novo, o mandamento do amor, que se vivido por eles, os manteria sempre juntos!
Para a segurança dos discípulos, Jesus deixa-lhes a sua Paz, e esta mesma  paz, se estende até nós,  enche o nosso coração de esperança, nos aquieta e ao mesmo tempo nos inquieta, tirando-nos  do comodismo, que muitas vezes nos impede de dar passos ao encontro do outro! A paz que nos vem de Jesus,  nos dá serenidade nos momentos difíceis, nos mantém de pé nos vendavais da vida!
Às vezes, quando  falamos  em paz, pode nos vir a idéia de uma situação externa, onde não há conflitos abertos, no entanto, a paz verdadeira, é um estado interior de contentamento, de tranqüilidade, mesmo dentro de realidades difíceis.   É como sentir um raio de sol penetrar em nossa janela em dia chuvoso, sentir o frescor das manhãs de primavera em pleno  calor de verão, ou a cadência do pulsar do  coração, em meio ao barulho do mundo! 
"A Paz do Senhor!" este dizer, é mais que uma saudação característica dos cristãos, é na verdade  um testemunho de quem realmente abraçou esta  paz de Jesus, e  deseja partilhá-la!
Para o mundo, Paz, significa ausência de guerras, de conflitos,  enquanto que a paz que vem de Jesus, significa serenidade em meio às intempéries da vida!
No  coração de  quem cultiva esta paz, existe  esperança e a certeza da vitória depois da dor!
A paz que vem de Jesus, não é uma paz da acomodação, de  ver o mundo desabar lá fora,  e permanecer quieto como mero expectador, pelo contrario, a paz que nos vem de Jesus é inquietante, ela nos encoraja, nos impulsiona a lançarmos no mar revolto  da vida, sem medo de naufragar.  
É esta  paz , que encorajou os discípulos para a difícil missão de sair pelo mundo afora, anunciando o Reino de Deus!
O mundo quer a paz, mas rejeita o dono da paz, Àquele que disse: "deixo-vos a paz, a minha paz vos dou"...
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

: Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele - Maria Regina.



Sábado
João 15,18-21


                            Jesus abre os nossos olhos a fim de que tenhamos consciência dos vexames pelos quais podemos passar no mundo, por causa da nossa opção por Ele. Ele nos adverte de que o servo não é maior do que o seu Senhor, porquanto, se o mundo odeia Jesus e a Sua doutrina, com certeza nos odiará também e tentará nos dar o troco. O mundo significa tudo que segue os ditames da nossa carne corrompida, isto é, da nossa humanidade decaída que “ouve” os conselhos do demônio quando nos oferece “ouro”, no entanto, nos leva ao pecado e à morte eterna. Lógico que o mundo odeia a Jesus, pois Ele nos oferece sacrifício, renúncia, perseverança e não nos engana quanto ao que nós temos que passar para ter uma vida terrena na paz e a vida eterna depois da morte física.
                          No entanto, por natureza somos questionadores e pretensiosos no que concerne ao nosso bem estar, à nossa integridade física assim como também a tudo que possa nos desestabilizar. O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Por isso, quando procuramos viver uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho não devíamos estranhar as dificuldades que temos de enfrentar. O Senhor mesmo nos explica: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence… Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia!” Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai. Se, queremos seguir a Jesus, se, somos seus servos, então também seremos perseguidos.
                    No entanto, acontece conosco que nos equivocamos e esperamos ser amados pelo mundo e desejamos a sua paz. Queremos ser servidos e nos contentamos apenas com migalhas que conseguimos quando somos bem sucedidos nas coisas daqui que logo passam. Nunca queremos admitir a existência da luta, da conquista, da perseguição. Achamos que, se somos de Deus Ele tem a obrigação de tirar todos os obstáculos da nossa frente. Precisamos ter em mente que Deus nunca irá nos mostrar o caminho completo, pois Ele guia os nossos passos na medida em que enfrentamos os obstáculos. Por isso, Jesus mesmo nos avisou: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”. Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele. Reflita – Você entende o que é não ter parte com o mundo? – Você realmente pensa diferentemente do mundo? – O que você tem esperado da sua vida: acomodação, sucesso, vida mansa, tudo dentro dos conformes? – Você quer ser discípulo (a) de Jesus? – O que você tem sofrido em Nome de Jesus?
Amém
Abraço carinhoso de
- Maria Regina

: Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai, a Verdade que revela o Pai e a Vida do Pai vivendo em nós - Maria Regina.



Sexta

João 14,6-14

                        Apesar de Jesus falar sempre em Nome do Pai e revelar a Sua Face no meio dos homens, os discípulos ainda se confundiam e pediam a Ele que lhes mostrasse o Pai. Cristo veio a terra também para nos dar conhecimento da pessoa de Deus Pai e nos fazer perceber as Suas obras na nossa vida. Milhões de pessoas no mundo também ainda são confusas e não acreditam que Jesus é o Filho de Deus e enviado do Pai. No entanto, com palavras bem simples e claras Ele nos revela: “Quem me viu, viu o Pai.” “Eu estou no Pai e o Pai está em mim!” “É o Pai que, permanecendo em mim, realiza as Suas obras.” Assim sendo, nós, que cremos em Jesus Cristo e já tivemos uma experiência com Ele, podemos dizer com segurança que já conhecemos o Pai, pois Ele tem realizado grandes obras no nosso coração por meio de Jesus e pela força do Espírito Santo.
                        Nós sabemos que Jesus está na nossa vida e que o poder do Seu Espírito age em nós, não obstante a nossa natureza corrompida e, às vezes, da nossa incredulidade. Não podemos separar o Pai do Filho. O amor entre Eles gera o Espírito Santo, por isso, Eles formam a Unidade do Amor. Esse amor mora em nós e é Ele quem nos faz desempenhar as obras que Jesus realizou no mundo e coisas ainda maiores que elas, pois foi assim que Ele nos promete. A Sua Palavra nos garante que tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome nós o receberemos, porque esta é a Sua vontade. Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai, a Verdade que revela o Pai e a Vida do Pai vivendo em nós. É a Santíssima Trindade que mora no nosso coração que nos dá poder para superar os nossos desafios na busca do caminho, da verdade e da vida. Somos seus instrumentos aqui na terra para dar sinal ao mundo de que Jesus Cristo é o Único Caminho, Verdade e Vida! Reflita – Você conhece o Pai? – Quem é o Caminho que nos leva ao Pai? – Você acredita que este caminho está no seu coração? – Você vive como se realmente você acreditasse isso? – Quais as obras que você tem realizado no mundo que se assemelham às obras de Jesus?

Amém
Abraço carinhoso de
- Maria Regina

: A alegria do Senhor é a nossa força porque provém da fonte do Amor Eterno do Pai, que é Todo Poderoso - Maria Regina.


Quinta
João  15,9-11


                                            Jesus declarou o Seu Amor por nós quando disse: “como o Pai me amou, assim também eu vos amei”. Dessa forma, nós precisamos nos apossar desse Amor de uma maneira radical e abrangente a fim de que possamos assumir e cumprir com a proposta que se segue: “Permanecei no meu Amor.” Em outras palavras: para que possamos permanecer no amor de Jesus nós precisamos ter consciência de que Ele realmente nos ama com o Amor Eterno que vem do coração do Pai. Para isso, a única exigência que Jesus nos faz é que “guardemos os Seus mandamentos”. Guardar os mandamentos é vivenciá-los em todos os momentos da nossa vida e ensiná-los àqueles a quem nós orientamos e amamos, através do nosso testemunho de vida. Por conseguinte, se guardarmos os Seus mandamentos, com certeza, permaneceremos no Seu amor e no Amor do Pai, assim como Ele mesmo o fez.
                                          O Espírito Santo que é o amor entre o Pai e o Filho é o nosso motivador, deste modo, se nos conservarmos sob o poder do Espírito Santo permaneceremos no amor de Deus, pois conseguiremos cumprir com os Seus mandamentos. Os mandamentos do Senhor estão impressos no nosso coração e são como uma receita que Ele nos dá com amor para que tenhamos uma vida feliz. O amor do Pai nos traz a alegria e a felicidade verdadeira. Ser feliz é o compromisso que temos com o nosso Criador, pois Ele nos criou para que sejamos felizes. O Senhor quer nos dar uma alegria plena e esta, nós só a teremos se permanecermos ligados  a Jesus pelo poder do Seu Espírito. A alegria do Senhor é a nossa força porque provém da fonte do Amor Eterno do Pai, que é Todo Poderoso. Reflita – Você é uma pessoa alegre? – De onde provém a alegria de que você é possuído (a)? – Você já experimentou a alegria do Espírito? – Você vivencia os mandamentos da Lei de Deus? – Em que consiste a Lei de Deus? 
Amém
Abraço carinhoso de
- Maria Regina

: Espírito Santo é a seiva do amor do Pai que alimenta a árvore e nós, os galhos que precisamos de um apoio para crescer - Maria Regina.



 João 15,1-8


Quarta


                                          Jesus sempre se valia de figuras inerentes à vida cotidiana daquele povo, na maioria, agricultores e pescadores, para fazer com que eles compreendessem a Sua mensagem. Hoje, também, nós podemos usar a parábola da videira como mensagem para a nossa vida baseados nas figuras que Jesus usou. Para isso, nós também precisamos nos amoldar à mensagem da Palavra nos situando no contexto proposto por Jesus. Nós sabemos que toda árvore precisa ter raiz, tronco e galhos que dão suporte às folhas e aos frutos.
                                         A videira é uma trepadeira, planta que cresce apoiando-se sobre outra ou sobre qualquer superfície. Sabemos também que a árvore é uma semente que foi plantada na terra e precisa ser cuidada para permanecer bonita. Jesus faz então uma comparação belíssima entre a figura da videira, com o Pai, o Filho, o Espírito Santo e todos nós que estamos unidos num só Amor. O Pai é o agricultor, Jesus, a árvore verdadeira, o Espírito Santo é a seiva do amor do Pai que alimenta a árvore e nós, os galhos que precisamos de um apoio para crescer e, por isso, devemos estar unidos à arvore a fim de recebermos o nutriente que nos faz produzir frutos bons.
                                         O Pai cuida de nós a fim de que permaneçamos na árvore, no entanto, não podemos estar na árvore somente por estar. Necessitamos crescer em beleza e proficuidade. Quando estamos com aparência feia, isto é, quando exibimos as deficiências por causa do pecado, o Pai, então, como faz o agricultor, nos poda, nos purifica e lança fora tudo o que estava nos tornando feios e nos impedindo de dar frutos. O galho que não permanece preso à árvore é jogado fora. Portanto, quando não estamos em Jesus, unidos a Ele em espírito e em verdade, nós nos tornamos galhos secos, sem utilidade. Vivemos a desesperança, a frustração, a tristeza, o desânimo e acabamos sós. Assim, nunca seremos felizes porque nos falta a seiva do Espírito que nos alimenta e fecunda o nosso coração. Dentro de nós foi plantada a semente do Amor do Pai, que é o Espírito Santo, porém só permaneceremos nesse Amor, se conservarmo-nos ligados ao Seu Filho, Jesus Cristo. Reflita – Você se sente como um ramo ligado à árvore que é Jesus? – Você tem intimidade com Deus? – Os frutos que você tem oferecido ao mundo são frutos doces ou amargos? – O que precisa acontecer para que você dê frutos melhores? – Você acha que tem permanecido em Jesus e Ele em você?

Amém
Abraço carinhoso de
- Maria Regina

: As nossas palavras precisam ser expressão do que o nosso coração deseja assim serão consideradas verdadeiras - Maria Regina.


João 14,27-31ª
TERÇA

                                         Quando Jesus nos prometeu a paz Ele o fez com a Sua Palavra que é muito diferente das palavras sem consistência dos homens. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”! A Palavra de Jesus tem força e sempre acontece. Jesus veio nos dar a paz real e não apenas paz de palavras vazias. A paz que o mundo prega é uma paz que se conhece apenas por meio de slogans, palavras soltas, discursos políticos, demagogia, mas nem sempre ela acontece. Jesus também nunca enganou a seus discípulos nem os deixava a ver navios: “Vou, mas voltarei a vós.” Sempre lhes dava uma mensagem de otimismo e de esperança. “Se me amásseis ficaríeis alegres porque vou para o Pai.” 
                                       Aprendendo com Jesus nós podemos transmitir por meio da nossa boca palavra de conforto e de paz para as pessoas com as quais nós nos encontramos. No entanto, as nossas palavras também precisam ser expressão do que o nosso coração deseja para que elas sejam consideradas verdadeiras. Nunca poderemos em Nome de Jesus enganar os nossos irmãos e fingir que estamos lhes desejando paz quando no nosso coração rumina o ódio. Se, porém, cultivarmos dentro de nós sentimentos verdadeiros, nós também conseguiremos levar esperança para o nosso próximo e estamos fazendo com que a paz de Jesus, que é real, aconteça na sua vida. Reflita – Quando você dá a paz à pessoa que está do seu lado na missa, você o faz de coração ou apenas o deseja com palavras? – Você tem conseguido viver em paz? – Você transmite aos outros a paz que você possui no coração? – Você tem transmitido esperança para as pessoas – Você vive a paz de Jesus ou na paz do mundo?
Amém
Abraço carinhoso de
- Maria Regina

: “A nossa obediência à direção do Espírito Santo também é uma prova de que nós amamos a Deus.” - Maria Regina


SEGUNDA
João 14,21-26


                         Jesus veio ao mundo para manifestar a todos nós a glória de Deus, no entanto, nem todos acolheram o Seu testemunho e, consequentemente, também rejeitaram o amor de Deus. A prova de que realmente acolhemos o Amor de Deus e de que O amamos é, sem dúvida, se guardamos a palavra de Jesus. Neste Evangelho Jesus vem nos alertar sobre o tipo de amor que nós demonstramos a Deus. Se, dizemos que amamos a Deus, mas não obedecemos ao que Ele nos ensina por meio da Sua Palavra o nosso amor é falso, inconsequente e infiel, não tem substância.
                         Só teremos Deus conosco, realmente, quando vivermos de acordo com o que Ele nos aponta, porque fazendo o contrário seria como romper o Seu poder sobre nós. Às vezes, é difícil para nós assumirmos os ensinamentos de Jesus, porque eles vêm de encontro ao que nós pensamos e vivenciamos. Porém, é o Espírito Santo quem nos ensina tudo, quem nos recorda o que o Pai tem para nos revelar. E é também o Espírito Santo quem nos ajudará a permanecermos fiéis a Jesus e à sua orientação. A nossa obediência à direção do Espírito Santo também é uma prova de que nós amamos a Deus e acolhemos os Seus mandamentos. Reflita – Você ama a Deus? – Você se sente amado  por Deus? – Você tem observado as coisas que Ele tem ensinado, mostrado, alertado? – Como tem sido o seu relacionamento com o Espírito Santo? – O que você tem aprendido com Ele? – Você tem vivenciado o que tem aprendido?
Amém
Abraço carinhoso de
- Maria Regina

Quem ama Jesus acolhe a sua palavra e a coloca em prática- Newton




Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,21-26 – Segunda – Feira, 29 de Abril de 2013.
Jesus nos deixa claro que aqueles que o amam, são os que acolhem a sua palavra e a coloca em prática, e quem acolhe esta palavra e a coloca em prática será amado por Deus Pai. É isto que Jesus espera de todos nós, e desta forma o seu amor por nós será manifestado de uma maneira bem clara, porque ficará transparente naquele que cumpre a palavra, a manifestação divina, isto é, quem coloca em prática os ensinamentos de Jesus manifesta o próprio Jesus, por isto que se diz das pessoas que vivem o evangelho: “ela ou ele é um santo”, justamente porque assim agem e Deus se faz presente em suas vidas.
Muitas vezes não é fácil colocar em prática a palavra de Deus, porque somos enganados pelas manifestações ilusórias do mundo em que vivemos. O que muitas vezes nos parece palpável neste mundo nem sempre corresponde à nossa verdadeira realidade. Se vivermos apegados às coisas deste mundo, se medirmos nossa vida pelas coisas deste mundo, teremos uma vida muito curta, e tudo o que se nos apresenta, tenderá a desaparecer de nossas mãos em pouco tempo, mas se medirmos a nossa vida pelas coisas de Deus, nós veremos que somos eternos, e, nada nos faltará. Por isto Jesus nos diz: “Buscai, em primeiro lugar o Reino dos Céus e a sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo”.
Para buscar o Reino de Deus, devemos deixar o Espírito Santo de Deus agir em nossas vidas, deixar manifestar em nós os sete dons espirituais, assim compreenderemos a palavra e conseguiremos colocá-la em prática. Salomão é considerado um grande rei que se destacou pela sua sabedoria, possuiu riqueza e fama, e, a ele é atribuído os mais belos provérbios e cânticos da Bíblia. Para chegar aonde chegou com muita fé ele pediu a Deus que lhe concedesse sabedoria, um dos sete dons do Espírito Santo. Que a nossa oração seja neste sentido, na certeza de que Deus nos proverá naquilo que precisarmos.
O mundo nos oferece na maioria das vezes o que é falso, e Paulo nos exorta a deixar de lado o que é falso, os ídolos inúteis, e se converter ao Deus vivo que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe. Os que ainda não conseguiram compreender a palavra de Deus têm dúvidas, agem como os pagãos e perguntam: “Onde está o seu Deus, onde está?”. Os que acolhem a palavra e a coloca em prática, respondem como o salmista: “É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer”. “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu para os homens”. Enquanto caminharmos por este mundo, o Senhor nos proverá em todas as nossas necessidades.
Amém!
Newton Hermógenes

A Paz que Jesus nos dá difere da paz que o mundo oferece - Newton




Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,27-31ª – Terça Feira, 30 de Abril de 2013 – 5ª Semana da Páscoa.
Mas uma vez o Evangelista João nos deixa claro a diferença entre o que é do mundo e o que é de Deus. A Paz que Jesus Cristo dá difere da paz que o mundo oferece, a paz do mundo é passageira, mas, a que procede de Deus permanece eternamente. Mais uma vez ouvimos de Jesus que não nos deixemos perturbar e nem intimidar o nosso coração. Mesmo que venham dificuldades devemos permanecer firmes na nossa fé na certeza de não estarmos sozinhos, e que a paz de Cristo permanece conosco, se também permanecermos fiéis a Ele.
Esta paz que só Jesus Cristo dá, é a que permanecerá conosco através dos séculos pelo Espírito Santo consolador. Para quem crê o aspecto mais importante do Espírito Santo, não é a sua grandeza, não é o seu poder, mas sua a santidade manifestada na vida de todos aqueles que buscam o entendimento de Deus. Através de uma vida de oração, adoração no Espírito, e, uma vida santificada, nós receberemos a virtude do Espírito Santo, e permaneceremos na verdadeira paz.
Na leitura dos Atos dos apóstolos, os discípulos eram encorajados a permanecerem firmes na fé.  Ficou claro para aqueles discípulos que deveriam passar por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus, e isto pode também acontecer conosco, pois também não estamos isentos, mas, se permanecermos firmes, mantendo a nossa santidade, nosso coração estará em paz, pois estaremos em Cristo e Ele conosco, pois é a sua promessa: “Eis que estou com vocês todos os dias até o fim do mundo” (Mt. 28,20).
O Reino de Deus é um reino para sempre, já que o Rei permanece conosco até o fim do mundo, porém, é preciso aceitar a verdade de que Ele Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador, e fora dele não há salvação. Se quisermos a salvação de fato, devemos buscar viver a santidade, devemos ser de tal maneira, unidos e identificados com Cristo, imitando sua vida como padrão para o nosso viver.
Amém!
A Paz de Cristo!
Newton Hermógenes

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O Evangelho é a resposta aos nosso problemas - Newton



Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,7-14 – Sábado, 27 de Abril de 2013 – 4º Semana da Páscoa.

Se a humanidade conhecesse Jesus de fato. Se a humanidade conhecesse a palavra de Jesus como deveriam conhecer, não pela letra, mas, pelo espírito conheceriam a Deus e entenderiam o seu propósito para a vida humana. Muitas das respostas às dúvidas humanas poderemos encontrar no evangelho de Jesus Cristo, porém é preciso ter olhos para ver e ouvidos para ouvir a palavra que cura, salva e liberta.

Jesus no evangelho de Mateus 11,28-29 deixa claro por sua palavra: “Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviareis. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis repouso para as vossas almas”.
Neste evangelho que estamos refletindo, Jesus afirma: “As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras”. E ainda: “O que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, afim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

São palavras fortes, que nos dão coragem e nos motiva na caminhada rumo ao Bem. Naquele tempo existiam pessoas que não acreditavam nas palavras de Jesus, como ainda acontece nos dias de hoje, porém a obra de Jesus permanece firme e mais prospera do que nunca, e por mais que tentem destruir esta obra, mais ela cresce em todo o mundo. Há divisões, infelizmente não podemos negar, mas o nome de Jesus tem poder e este poder é maior que qualquer divisão, e tem realizado a salvação nos quatro cantos do mundo, mesmo que os olhos humanos não vejam, mas podemos ver com o espírito, e, isto também podemos confirmar, como nas palavras do salmista: “os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus, ó terra inteira, alegrai-vos exultai!”.

Amém!
Newton Hermógenes