.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de dezembro de 2012

-O significado do termo Epifania - José Salviano





         O sentido da palavra Epifania está no calendário litúrgico da Igreja Católica. E significa uma manifestação divina, principalmente quando houve a apresentação do Menino Jesus ao mundo. Um exemplo desse fato foi a visita dos Reis Magos trazendo seus presentes. 
         Epifania também pode ser compreendida no sentido filosófico, que é uma sensação profunda de realização de um plano elaborado. É a conquista de uma meta difícil.
         Epifania também pode ser uma inspiração vinda de Deus.
         A festa da Epifania nos convida a seguir o exemplo dos reis magos, que guiados pela estrela, seguiram a procura do Menino, Salvador da humanidade. A revelação de Jesus ao mundo recebeu o nome de Epifania. Hoje Este mesmo Jesus está se revelando para cada um de nós. Ele bate a nossa porta cada dia querendo entrar, mais muitos de nós finge não ouvir, ou não ouvem por causa do barulho das coisas desse mundo de ilusão, ou por causa da embriaguês a que se encontram aqueles que seguiram caminhos outros.  Embriaguês do prazer geralmente fora do casamento, embriaguês de produtos químicos, de ervas, do próprio álcool, embriaguês devido aos projetos de liberdade ou libertinagem que lhes são apresentados por satanás.
         O poder e a realeza de Deus estava presente no mundo através de uma criança aparentemente frágil, porém toda poderosa. E os reis magos sabiam disso. Por isso foram visitá-Lo, e em sinal de reconhecimento de sua glória, levaram três presente: Ouro, incenso e mirra.
         E qual o significado do Menino Jesus ter sido visitado por três representantes de nações do Oriente?  É muito simples: Isso significa que Jesus não veio ao mundo somente para o povo judeu. Mais sim para todos os povos, Ele veio para salvar toda a humanidade.
         Desta forma, Jesus hoje se manifesta ou se revela não só para os escolhidos e engajados no seu projeto de vida eterna, mais também se revela, se manifesta para os nossos irmãos que estão fora do seu Plano de amor, de justiça de caridade.
                   Prezados irmãos. Qual será a estrela que hoje guia os nossos passos rumo a Jesus?  Isso também é muito simples. Esta estrela guia é a Igreja de Jesus Cristo a qual nos aponta o caminho que devemos seguir ao encontro do nosso Salvador. E assim como o Menino Jesus foi visitado por representantes de povos não-judeus, a Igreja tem iluminado a todos os povos e nações para que encontrem O Filho de Deus vivo e disposto sempre a nos acolher e nos perdoar. 
         Paulo em sua carta nos  fala da revelação do mistério de Deus, ou seja, o plano da Salvação, o plano traçado por Deus para nos salvar. Esta linguagem era muito dura para um judeu entender, pois se achavam privilegiados e donos exclusivos do amor de Javé. O povo judeus esperava um Messias libertador, um Messias  só deles. Os pagãos, os estrangeiros, estavam fora desse projeto.  Jesus, logo que chegou ao mundo, tratou de mostrar que o seu projeto de salvação não era somente dos judeus. Era para todos: Ricos, pobres, estrangeiros, negros, e até para as prostitutas e demais pecadores.
         Na verdade,os magos não eram reis, eram sábios e buscavam estudar os astros, e até mesmo o vôo dos pássaros. Naquela época se acreditava que quando uma pessoa importante nascia, também nascia no céu uma nova estrela. A estrela nova vista por eles, que com certeza era o cometa de Halley com sua cauda que parecia indicar uma direção, para  eles, aquela estrela significava uma mensagem: O nascimento de Jesus.
José Salviano. 

“O Senhor ama seu povo, de verdade” –Diac. José da Cruz



07 de janeiro - Segunda Feira

SEGUNDA FEIRA DO TEMPO DO NATAL 07/01/2013
1ª Leitura 1Jo 5, 14-21
Salmo 149 “O Senhor ama seu povo, de verdade” –Diac. José da Cruz
Evangelho João 2, 1-11

___Olha São João, nós cristãos aqui em 2013 lemos esse evangelho lindo que o Senhor escreveu, mas a gente se pergunta, era importante mesmo, o Senhor relatar um milagre que Jesus fez em uma Festa de Casamento? Transformar água em vinho não é algo tão espetacular assim... afinal...
São João___Caro irmão cristão de 2013, no meu evangelho a questão dos sinais é muito importante, onde vocês lerem um milagre narrado por mim, podem levantar o texto, como se fosse uma tampa, e olhar lá dentro. Neste por exemplo, há algumas palavras chaves : casamento – Mulher -  minha hora – vinho – talhas colocadas para a purificação  - Noivo.
___Ops São João, o Senhor esqueceu do principal que é a noiva....
São João ____Não esqueci não, a noiva é precisamente a Igreja!
___Mas dizem que a Igreja é essa “Mulher” que o texto menciona ser sua Mãe...
São João ___No meu evangelho, Mulher, Mãe e Igreja tem sempre esse duplo significado: Minha Mãe Maria e a Igreja. Outra coisa importante, No Antigo Testamento, quando se fala em aliança, os profetas logo imaginam ser na verdade um casamento entre Deus e o seu Povo. Qualquer dúvida leiam o Cântico dos Cânticos, que fala do amado e da amada...
___Mas São João, todo mundo que lê esse evangelho, acha que o Senhor pegou “pesado” na resposta de Jesus á sua Mãe “Mulher, que temos nós a ver com isso? A minha hora ainda não chegou...”
São João ___ De fato, a Hora de Jesus ainda não tinha chegado, o Vinho Novo da Graça de Deus, da Redenção e Salvação de toda humanidade, jorrou no alto da cruz do calvário. Jesus apenas antecipou a “sua hora” ao atender o pedido de sua mãe.
___Então o Senhor fala de um casamento onde faltou o vinho, mas na verdade está falando de outra coisa, que a humanidade jamais teria a verdadeira alegria sem a Salvação que Jesus trouxe com a sua morte e ressurreição?
São João___Isso mesmo! A Vida do homem, sem a Salvação, isso é, sem participar da Vida de Deus, em uma comunhão íntima, não teria nenhum sentido e nem alegria, era uma Festa de casamento sem vinho. Nas suas festas por aí, vocês não tomam a cerveja gelada como é costume, manifestando alegria por alguma comemoração?
___Sim, e quando não tem cerveja, o pessoal reclama....Olha São João, acho que ficou claro, só tenho mais uma perguntinha sobre esse evangelho, e que intriga a todos...Jesus não fez um milagre completo, os serventes coitados tiveram que “ralar” para encher as seis talhas de seiscentos litros de água. Não seria mais fácil ele estalar os dedos e o Vinho novo apareceria nas talhas?
São João ( rindo) ___Essa foi boa, então vocês acham que Deus tem de fazer tudo sozinho...Leia a Sagrada Escritura inteira e me mostre uma ação de Deus pelo seu povo, que não tivesse tido a colaboração humana....Não é a iniciativa humana que traz a Salvação, mas sem o assentimento do homem, e a sua total abertura á Graça de Deus, a Salvação pode não acontecer.
___Que coisa linda, então nosso Deus presente em Jesus se faz parceiro e vive na comunhão em tudo o que a gente faz de bom!
São João ___ Sim, e bota “bom” nisso, tudo o que o homem faz junto com Deus, e que na verdade é Deus que faz junto com o homem, resulta em coisa boa. Veja a perplexidade do Mestre de Cerimônia, que nunca tinha experimentado um vinho com aquela qualidade...Vinho Novo da Graça de Deus, da sua bondade, do seu amor, da sua misericórdia, tudo isso refletindo no coração do homem, e em suas obras. Não há e nunca haverá algo tão belo!

“VIMOS A SUA ESTRELA...” –Diac. José da Cruz



06 de Janeiro – Epifania

DOMINGO DA EPIFANIA 06/01/2013
1ª Leitura Isaias 60, 1-6
Salmo 71 “As Nações de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor”
2ª Leitura Efésios  3,2-3 a.5-6
Evangelho Mateus 2, 1-12

                              “VIMOS A SUA ESTRELA...” –Diac. José da Cruz
Na Liturgia da igreja, ainda dentro das festividades do natal celebra-se nesse domingo a Festa da Epifania que significa Manifestação de Deus. Há quem pense de maneira bem equivocada, que o cristianismo é um grupo fechado para o qual Jesus se manifestou e se revelou com exclusividade e por conta desse pensamento muitos há que se apossam da salvação como se esta também fosse particular. Há outros ainda mais ousados que tendo séria dificuldade para ser seguidor fiel de Cristo e do seu santo evangelho, procuram adaptá-lo de acordo com suas conveniências ou interesses.
No passado realmente Deus escolheu o povo de Israel em particular para revelar-se porém, chegando a plenitude dos tempos, enviou–nos seu Filho Jesus Cristo que veio trazer a Salvação a toda humanidade e não mais a uma pessoa ou a um grupo em particular.
No evangelho desse domingo, uns magos do oriente, sobre os quais há muitas histórias, viram no céu um sinal e seguindo a estrela chegaram até Jesus na manjedoura. Não conheciam as profecias, eram de outra cultura religiosa, mas assim que viram a estrela no céu, puseram-se a caminho.
Não é de hoje que a humanidade sonha com uma Paz que reúna os homens do mundo inteiro, em uma unidade que não exclua a diversidade, afinal a humanidade tem algo em comum, somos todos filhos e filhas de Deus, irmanados em Jesus, de diferente nacionalidade, cultura, contexto histórico, social e político, mas somos iguais porque Jesus veio para todos.
Ser igual não significa necessariamente um mesmo jeito de rezar, de se relacionar com Deus, um mesmo rito e uma mesma maneira de manifestar a fé, se fosse assim, os magos do oriente não teriam jamais visto o sinal no céu. Quando pensamos na unidade de todos os povos e nações diante de Deus, estaríamos sendo ingênuos se desejássemos uma uniformidade, Deus não nos criou em série, mas temos cada um a nossa identidade própria, em uma diversidade, que longe de ser obstáculo para a unidade, é fator que enriquece e que solidifica a unidade.
O que faz a diferença é a fé, através da qual nos abrimos para Deus na medida em que o buscamos. Deus se manifesta a todos mas a reação de cada homem é diferente. Os poderosos e prepotentes como o Rei Herodes, embora tenham o conhecimento sobre a manifestação de Deus, em vez de se alegrarem, se sentem perturbados com esta manifestação divina, que os levará a rever seus princípios e ideologias. Mas em todos os tempos da nossa história sempre houve pessoas como os magos, que ao menor sinal de Deus, se põe a caminho e ao encontrá-lo na simplicidade da vida, não hesitam em adorá-lo e reconhecê-lo como único Deus e Senhor.
Abrir os cofres significa abrir o coração e a mente para uma compreensão clara de quem é Jesus, pois ouro, incenso e mirra significam a divindade, a realeza e a humanidade de Jesus. Deus é muito simples e está sempre ao alcance de todos, nós é que às vezes complicamos demais, quando queremos inventar fórmulas mirabolantes para se experimentar Jesus em nossa vida.
Os Magos na viagem de volta mudaram o percurso, iluminados pela luz da fé, todo aquele que conhece Jesus e o aceita como Salvador e Senhor, começa a percorrer um outro caminho, que não passa pela ambição dos poderosos e auto suficientes, mas sim pelo sonho dos que acreditam e lutam por um mundo novo, onde embora diferentes, todos os homens se reconheçam como irmãos e irmãs em Jesus, Filhos e Filhas de um mesmo Pai, que os criou para viverem na plenitude do amor.
A Jerusalém envolta em luz e que atrai a si todos os homens de todas as nações, não significa apenas um templo, mas sim uma grande assembléia na qual se insere todos os homens e mulheres de boa vontade, inclusive os pagãos, que como nos ensina o apóstolo Paulo, na graça santificante reconheceram a presença de Deus em Jesus Cristo.

" A Superação de barreiras"–Diac. José da Cruz



05 de Janeiro - sábado.

                     
Sábado do Tempo do Natal 05/01/2013
1ª Leitura 1 Jo 3, 11-21
Salmo 99 (100) “Aclamai o Senhor, ó terra inteira!”
Evangelho João 1, 43-51
                                               " A Superação de barreiras"–Diac. José da Cruz
Essa experiência profunda com Jesus Cristo, o Filho de Deus, não acontece em um passe de mágica. Quando falamos que Jesus nos encanta e nos atrai, não se trata de uma atração fatal.  Ao contrário, ele nos atrai para nos dar Vida,  propõe e nos chama, mas sempre respeita as nossas decisões, afinal quer nos fazer livres e não escravos...
Na nossa Vida somos marcados por muitos preconceitos, de cor, de etnias, de raça, e até de religião, não podemos permitir que esses preconceitos nos impeçam de conhecer Jesus e de fazer com ele essa experiência tão necessária para descobrir quem somos, e encontrarmos a nossa realização como pessoa humana, Filhos e Filhas do Pai Eterno.
Natanael era um bom cristão, porém muito fechado em seu grupo, sua comunidade, sua igreja, costumava meditar a Palavra de Deus em baixo de uma Figueira, então isso significa que ele buscava a Deus de coração sincero e quando isso acontece, Jesus nos encontra primeiro, a iniciativa é sempre dele.
Filipe anunciou Jesus a Natanael, mas quando este soube da sua origem, Nazaré, colocou objeção para fazer a experiência. A Vila de Nazaré tinha de tudo e sua fama, nos meios religiosos, não era lá muito boa, era quase que impossível que de Nazaré viesse um Profeta poderoso.
Mas Natanael não se deixou prender a esse preconceito, aceitou o convite de Filipe "Vem e vê" e na comunidade Natanael conheceu Jesus e ali deu o seu testemunho, tornando pública a sua Fé "Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel...".
O texto mais uma vez evidencia a impoortância da Comunidade, como lugar teológico para se fazer a experiência de Deus manifestado em Jesus. Para tanto é necessário superar dificuldades, desafios e preconceitos, para se viver a comunhão em Cristo e com os irmãos e irmãs.
Quem não participa de uma comunidade cristã, porque não consegue superar os desafios e preconceitos para se viver a comunhão, nunca verá o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Só vê o Céu aberto quem aceita viver a comunhão com a Igreja Santa e Pecadora, vivendo o amor fraterno junto aos irmãos e irmãs.
O egoísmo fecha-NOS as portas do céu, e anula qualquer possibilidade de experimentar Deus em nossa vida.

"Recontando a História..." –Diac. José da Cruz



04 de Janeiro - sexta feira

Sexta Feira do Tempo do Natal  04/01/2013
1ª Leitura    1Jo 3, 7-10
Salmo 97 (98) “Os confins do Universo contemplaram a Salvação do nosso Deus”
Evangelho João 1, 35-42

                                      "Recontando a História..." –Diac. José da Cruz
Eram dois catequizandos, André e um outro amigo, o catequista era João Batista, pessoa muito cativante, que falava com muita sabedoria sobre o Salvador, os catequizandos sentiam-se muito atraídos por ele, até que um dia, durante a catequese, João apontou para alguém que passava e disse com alegria e convicção "Eis o Cordeiro de Deus".
Nem houve festa de despedida, os dois alunos discípulos, na mesma hora  foram atrás de Jesus que passava e de repente Jesus parou e perguntou "O que estão procurando?. O que os nossos catequizandos, terminada a primeira fase da catequese procuram? Será que a nossa catequese os deixa encantados por Jesus a ponto de querer conhecê-lo melhor?
Como catequista, João foi aprovado com louvor, pois seus dois catequizandos, não só quiseram conhecer melhor a Jesus Cristo, mas foram morar com ele, isso é, sentiram-se despertos a viverem com ele em comunhão. Catequista e pregador autêntico jamais aponta para si mesmo, mas revela e anuncia Jesus Cristo, e deve fazê-lo de um modo que convença, que o discípulo catequizando sinta-se encantado pelo que ouve e vê...
Quando se faz essa experiência íntima com Jesus Cristo, no mais íntimo do nosso ser, é impossível não ser missionário, assim aconteceu com a mulher Samaritana, lembram-se? Ela foi correndo anunciar aos Samaritanos sobre Jesus e a experiência que com ele acabara de fazer,  assim aconteceu com todos os que foram tocados pela graça Divina manifestada em Jesus, ontem e hoje...
Do Discipulado surge à missão, André vai anunciar ao irmão Simão, e o levou a Jesus, esse levar até Jesus tem um sentido teológico e retoma a essência do anúncio kerigmático: nosso anúncio deve levar as pessoas a Jesus, não para que a pessoa venha fazer parte do Fã Clube de Jesus de Nazaré, não para que ela seja agora mais um membro do nosso grupo ou da nossa Igreja...isso é apenas consequência...
Mas sim para tenham também elas uma experiência profunda com Aquele que nos renova e nos transforma, que nos faz ser outra pessoa. A História do  Apóstolo Pedro, uma das colunas da nossa Igreja, começou naquele dia, quando tocado pelo anúncio de André, trocou um profundo olhar com o Mestre. E de Pedro tornou-se Cefas, que quer dizer Pedra.
Em nossas comunidades cristãs há histórias tão bonitas como esta, mas o que importa na reflexão é que possamos a todo momento recontar a nossa história, aumentando assim o nosso fervor, a nossa Fidelidade, o nosso amor e encanto por Jesus de Nazaré - Nosso Único Deus e Senhor. Jesus olhou profundamente para Pedro e agora olha também para cada um de nós...Amém.....

"O FRÁGIL CORDEIRO DE DEUS..." –Diac. José da Cruz



03 de janeiro - quinta feira

Quinta Feira do tempo do Natal 03/01/2013
1ª Leitura 1Jo 2,29-3,6
Salmo 97 (98)  “Os Confins do Universo contemplaram a Salvação do nosso Deus”
Evangelho  João 1, 29-34
                            "O FRÁGIL CORDEIRO DE DEUS..." –Diac. José da Cruz
Houve um tempo na minha infância, em que os Reis do Ringue influenciavam nossas brincadeiras e disputava-se em duplas, fazendo do campinho de final de rua, nosso ringue improvisado. Havia um garoto novo, mas muito encorpado, e além do mais com uma agilidade incrível para lutar, quem lutava ao seu lado, saia-se vencedor. Nós éramos franzinos e ele era sempre o destaque, considerado forte, sempre com pose de campeão.
Quando as lutas eram com algum menino de outro bairro, para intimidar o adversário, o apontávamos como o grande campeão e vencedor nato, e assim, por muito tempo foi considerado o melhor lutador da região, ninguém ousava enfrentá-lo.
João Batista aponta aos discípulos e demais seguidores, o grande Messias, o esperado por todos, o Ungido de Deus e revestido de todo poder, mas o título que lhe confere deve ter provocado risos em alguns mais céticos: Cordeiro de Deus ! Poderia utilizar-se de um título mais condizente com o poder do Messias, quem sabe Leão ou até mesmo Urso, animal forte e poderoso entre os demais, com força descomunal.
Mas Cordeiro era motivo até para chacota, pois o cordeiro é frágil, indefeso, incapaz de qualquer reação diante dos que atentam contra sua vida. Quanto á sua ação de “tirar o pecado do mundo”, esperava-se alguém que acabasse definitivamente com os maus, premiasse os bons e eliminasse todas as forças do mal, não muito diferente de hoje, quando diante do quadro triste de um mundo marcado por tanto pecado, muitos nutrem no coração, a falsa esperança de que Jesus venha nas nuvens para desmascarar o Mal e fazer triunfar o Bem. Seria assim a vingança dos bons e justos, ver os maus serem esmagados e aniquilados por Jesus triunfante e glorioso. Acredita-se que o traidor Judas, no fundo pensava em uma “virada” na situação e por isso entregou Jesus aos seus inimigos, para deliciar-se ao ver a reação der Jesus na hora “H”. Esse pensamento equivocado prevaleceu até na hora derradeira quando entre outros insultos se dizia “Se és de fato o Messias, desce da cruz agora...”
Não é errado pensarmos desse modo, diante do Poder e Perfeição de Deus, e de nossas fragilidades, até João Batista tinha uma compreensão messiânica rigorosa e severa, vivia falando em fogo que devora, em palha que iria ser queimada quando o Reino se instalasse, para que os maus tremessem na base e se convertessem.
Mas no evangelho de hoje, parece que “caiu a ficha” de João, duas vezes ele declara que não conhecia Jesus, e que chegou a esse conhecimento porque Aquele que o tinha enviado para Batizar, o revelara.
Não se compreende as coisas de Deus, o seu pensamento e seu agir, a partir da lógica humana, mas pode-se ver os sinais que ele realiza, e João VIU , logicamente esse Ver Teológico, transcende a nossa limitada visão carnal, ver os sinais que Deus realiza, só é possível com os olhos da Fé, em outras palavras, quem vive na Fé, começa a ver os acontecimentos e as pessoas com um olhar diferente e o quadro inverte-se: aquilo que é Forte e poderoso se tornará em ruína, aquilo que é fraco, indefeso, insignificante, irá realizar a salvação completa, não só dos Israelitas, mas de toda humanidade.
Na primeira Leitura o Profeta, que é a Boca de Deus, já havia dito sobre o Servo de Javé, que ele seria a Luz das Nações, e aqui, o servo de Javé é aplicado ao povo, que estava cativo na Babilônia, totalmente derrotado e massacrado, sem pátria e sem identidade, aliás, nas duas leituras, não é homem que se sente forte e preparado, para algo grandioso, mas é Deus que chama através da Vocação, o apóstolo Paulo apresenta-se desse modo á comunidade, e Deus nunca chama os arrogantes, os prepotentes, os mais fortes, e que tem panca de vencedor, como o meu amigo de infância, a quem me referi no início e que nós chamávamos de “Homem Montanha”, ao contrário, Deus se alia aos pobres, fracos, desprezados, por isso o título “Cordeiro de Deus” evoca realmente quem é Jesus, o Deus Todo Poderoso encarnado na fragilidade humana para vencer em definitivo as forças do mal e tirar o pecado do mundo.
O Cordeiro de Deus, o Deus imortal, Criador de todas as coisas, Onipotente, Onipresente e Onisciente, vem como Cordeiro indefeso diante da violência humana, vai para o matadouro mudo, sem reclamar, sem praguejar contra o Pai, sem maldizer a própria sorte. Porque somente assim realizará sua Missão de Salvar os homens, só o amor salva, e só DEUS É AMOR.
Aprofundar no conhecimento de Deus e poder dar testemunho como João Batista, requer de cada cristão esse VER constante no dia a dia, os atos de mais puro amor que Deus vai realizando, mas é sempre preciso ter em mente esse modo de agir Divino, que sempre engana os homens que se julgam sábios e espertalhões. Olhemos para a Eucaristia, ponto convergente da Igreja e cume da Liturgia, o Sacerdote ergue uma hóstia frágil, que cabe na palma da nossa mão, e que até um ventilador ligado pode fazê-la sair voando...
Entretanto, ali está escondido e oculto aos olhos dos que não crêem o maior e mais valioso de todos os tesouros da terra. A graça de Deus em forma de pão que alimenta e restaura as nossas forças, ajudando-nos a atravessar o deserto da Vida terrena, como aquele Maná descido do céu ajudou o povo na travessia do deserto, milhares de vezes ao dia esse gesto se repete, a hóstia é apresentada repetindo-se as palavras de João: Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo....Como diz São Paulo, Jesus Cristo é o mesmo ontem, Hoje e sempre, e ainda prefere ocultar todo o seu Poder, graça, Glória e Salvação, em algo frágil. Que a exemplo de João Batista, possamos também VER , e dar testemunho de que naquele pedacinho de pão está o Filho de Deus, Cristo Jesus, nosso Deus e Senhor, aquele que criou o céu e a terra, e salva e santifica a todos os que Nele crêem, em meio a toda humanidade.

"O Pregador não era credenciado..." –Diac. José da Cruz



02 de janeiro quarta feira

Quarta Feira do Tempo do Natal 02/01/2013
1ª Leitura 1Jo 2,22-28
Salmo 97 (98) “Os confins do universo contemplaram a Salvação do nosso Deus”
Evangelho João 1, 19-28

                                      "O Pregador não era credenciado..." –Diac. José da Cruz
___Vocês já foram lá sondar aquele pregador que está soltando o seu vozeirio e atraindo o povo?
___Ainda não Senhor, mas ele é mais um desses loucos que pregam um Messias que está para vir...
___Não dá para facilitar hoje em dia, formem uma delegação e vão lá checar, se ele tem credencial para andar pregando pór aí, falando do Messias.
___Sim Senhor, vamos até lá,  o Messianismo é assunto nosso, só nós sabemos a história e temos em nossos arquivos a  profecia....
Inquirido pela comissão investigatória, o Batista declarou logo de início que não era o Cristo.
__Menos mal ----- comentou um dos enviados -  mas será que ele não é Elias? João negou.
Não era o Cristo Ungido e esperado por todos, e nem o grande profeta Elias, que iria voltar lá do céu para instaurar o novo Reino, portanto não estava ligado a Religião oficial, não tinha credencial para falar do tal Messias, mas como não havia muito o que fazer, a Comissão decidiu ir embora.
Um deles lembrou que não adiantaria dizer quem João não era, o "Pessoal lá de cima" não iria gostar da resposta. E voltaram a bombardeá-lo para saber quem era, se fosse alguém importante que dissesse logo, pois o Poder religioso precisava monitorar a sua pregação e conceder-lhe um alvará para continuar o trabalho.
Daí a comissão de Sacerdotes e Levitas, vindos de Jerusalém começaram a preocupar-se quando João citou Isaias 40,3 se auto definindo como uma voz que clama no deserto "Preparai os caminhos do Senhor" .
Precisavam fazer aquele homem calar a boca, afinal ele era um pregador autônomo sobre o qual eles não tinham nenhum controle, e o povão andava o rodeando pois não pregava a mesmice dos outros pregadores, mas falava de algo novo. Então pensaram em proibir -lhe de batizar e a melhor forma seria fazê-lo ver que não era credenciado para aquilo. Só o Cristo, Elias ou um dos Profetas que estavam para voltar, é que poderiam apresentar um rito novo de purificação. Lugar de se purificar era no templo....
E João aproveitou para dizer que, tudo o que se tinha de rito purificador, que tentava reaproximar o homem de Deus, passaram a ser velharias perto do novo Batismo que Alguém, muito maior que ele estava por fazer.
A comissão voltou até os poderosos e resolveram botar panos quentes em cima do assunto "Vamos esperar esse que ele está anunciando, parece que aí é que está o perigo que nós todos tememos....".
O Reino de Deus não está atrelado a nenhum poder ou instituição deste mundo, mesmo as religiosas, nossa Igreja, tal como João Batista, é apenas uma voz que anuncia a presença do Reino, é apenas um sinal desse Reino que é maior do que qualquer instituição. Aquele que todos nós anunciamos, é infinitamente maior que nós, age em total liberdade e penetra nos corações que desejar, independente de Credo,  conhecimento ou posição social da pessoa.
Precisamos saber bem disso, para não termos a tentação de sermos os "Donos" da Santa Palavra que anunciamos.



MAIS IMPORTANTE DO QUE CONHECER JESUS É PERMANECER COM ELE! – Olívia Coutinho



 
Dia 04 de Janeiro de 2013
 
Evangelho Jo 1,35-42
 
O amor é que move o coração humano, que vem selar o encontro do humano com o divino, na pessoa de  Jesus!
Não  basta saber quem é Jesus, é preciso conhecê-Lo, entrar na sua intimidade, no encontro pessoal com Ele! A partir deste encontro, todos os nossos projetos pessoais tornam  secundários, diante o seu projeto!
Conhecer Jesus, é descobrir a fonte inesgotável do amor, é encontrar o nosso  porto seguro, é redescobrir um jeito novo de viver e de ser feliz!
 Jesus é a fonte que sacia a nossa sede, Nele, está revelado a face humana  do Pai!
 Não é difícil identificar quem vive a experiência de Jesus, pois no brilho do seu olhar,  está estampada a presença viva Dele!
Jesus nos fala de várias formas, por meio de pessoas, acontecimentos, quando ouvimos a sua voz, suas palavras ficam em nós, como uma chama que não se apaga, é esta "chama" que nos faz levá-Lo ao outro!
A narrativa do evangelho de hoje, inicia-se com três personagens: João e dois dos seus discípulos, que graças ao testemunho de João, procuravam por Jesus,  já sabendo quem era Ele.
Quando Jesus “passa” e João O aponta aos seus discípulos: “Eis o cordeiro de Deus,” João dá   como encerrada a sua missão de preparar os caminhos para o encontro do humano  com o Divino!  A partir de então, João sai de cena e Jesus entra na história.
Diante de Jesus, aqueles  dois discípulos, não perguntam quem é Ele  e qual seria a sua doutrina, pois isto eles já sabiam, por meio de João, o que eles  queriam mesmo saber, era  onde Jesus morava, o que lhes garantiria a certeza de não perde-Lo de vista, de permanecer com Ele!
“Vinde ver” este é o convite que Jesus os faz, neste convite,  está expressa  a aceitação de Jesus a pretensão dos discípulos  em segui-lo.
“Ir” e “ver”,  vem nos afirmar que a nossa identificação com Jesus, não é algo que vem através de informações, mas  sim, da nossa experiência pessoal com Ele.
Hoje, a missão de apontar Jesus ao outro é nossa, o que acontece naturalmente quando vivemos a experiência de Jesus em nossa vida. Esta experiência, ultrapassa  os limites do nosso próprio “eu,” tornando  anuncio de libertação para o outro. É na convivência Com Jesus, que vamos  tornando testemunhas Dele, que vamos  fazendo-O ser mais conhecido no mundo!
Graças ao testemunho dos primeiros cristãos, daqueles que conviveram com Jesus, é que hoje estamos aqui: eu, você, juntos, caminhando na mesma direção, buscando entender melhor os seus ensinamentos.
Quem experimenta a vida nova e a liberdade que Jesus  oferece, não consegue guardar para si esta descoberta, pois sente necessidade de  partilhar esta experiência, a fim de que outros  possam também ter a alegria de vivenciá-la.  
“Encontramos o Messias”, este é o anúncio jubiloso de quem encontrou a verdadeira fonte do amor!
Mais importante do que encontrar Jesus, é permanecer com Ele!
 
DESEJO A TODOS UM FELIZ ANO NOVO!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia 

: Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar... - Maria Regina




Sábado 05.01.13

- João 1,43-51


                     Jesus continuou a caminhar procurando os Seus seguidores. Ele sabia a quem deveria chamar. Encontrou Filipe e disse apenas uma palavra: “Segue-me”. O chamado de Jesus é muito forte e objetivo, Ele não se explica muito. Apenas uma palavra de Jesus fez com que Filipe O seguisse e mais do que isso, saísse anunciando o Seu Nome. Ao contrário dele, Natanael, desconfiado, não quis acreditar que de uma cidade tão pequena viesse alguém tão importante. Na maioria das vezes, somos assim também como Natanael: desconfiamos, queremos ver grandes feitos, não nos contentamos com coisas simples e pequenas e só estamos satisfeitos quando os sinais são mais do que evidentes. No entanto, Jesus mostrou que aquele que não procurou grandes provas encontrou a Deus como mais facilidade.
                   Filipe não perdeu tempo, Natanael precisou que Jesus lhe desse um sinal concreto para acreditar no Seu chamado. Jesus veio revelar ao mundo o amor do Pai e a sua presença no meio de nós. A cada um que Ele chama dá provas do Seu poder e da Sua sabedoria, pelo Espírito do Amor de Deus que se manifesta em todos os momentos. A nós também Ele promete coisas maiores do que as que Ele fazia naquele tempo. Portanto, as Suas promessas hoje também se renovam para nós. Ele nos convoca para vivermos o reino dos céus, aqui, agora e promete a manifestação da Sua glória em cada momento de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra. Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar: o céu aberto e os anjos subindo e descendo. Reflita – Você é como Filipe ou como Natanael? Qual a força do chamado de Jesus para você? – Você precisa de grandes provas para seguir Jesus? – A Sua Palavra é atuante na sua vida?
Amém
Abraço carinhoso
– Maria Regina

: Jesus sabe quem nós somos, sabe para o que nós viemos ao mundo... – Maria Regina




Sexta feira 04.01.13


João 1,35-42


Encontramos neste texto três mensagens importantes para nós :
1 – João Batista – Cumpria a sua missão de profeta apontando aos seus discípulos, Jesus Cristo, o verdadeiro Caminho para que eles O ouvissem, acreditassem e buscassem-no. Ele não procurou reter os seus discípulos, muito pelo contrário, mostrava-lhes que Jesus era o único que podia salvá-los. João aponta o Caminho da Verdade para os discípulos que desejavam ter uma experiência com Jesus e queriam saber onde Ele morava. Nós também precisamos ter consciência do que buscamos, a quem buscamos e do que desejamos.
2 – Os discípulos – Não duvidaram, mas escutaram a mensagem e reconheceram a verdade. Saíram em busca de Jesus. Não ficaram presos a João Batista. Jesus os acolheu, porém primeiro perguntou-lhes o que eles procuravam. Não os prendeu, não os forçou apenas fez com que eles tivessem consciência do que desejavam os seus corações. “Que estais procurando? Somente depois foi que Jesus os chamou: “vinde ver.” Eles foram por livre e espontânea vontade. Nós não podemos forçar ninguém a nos seguir e simplesmente fazer o que nós queremos.
3- No nome, a missão – Assim como Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, também poderá mudar o nosso nome, nos redimensionar, nos reestruturar, transformar o nosso corpo, a nossa mentalidade e o nosso espírito a fim de que estejamos ajustados (as) ao Plano de Deus na edificação do Reino dos céus.
Jesus sabe quem nós somos, sabe para o que nós viemos ao mundo e é o Espírito Santo quem nos revela tudo isso. Só Ele conhece qual o propósito do Pai ao nos criar e tem poder para em qualquer momento da nossa vida fazer as mudanças e transformações de que nós precisamos. Reflita – Qual das três mensagens é hoje importante para você seguir como exemplo?

Amém
Abraço carinhoso
– Maria Regina

: O Espírito Santo é o doce hóspede da nossa alma... – Maria Regina




Quinta feira 03.01.12


João 1,29-34


                         Às vezes não conseguimos entender muito os segredos de Deus, no entanto, precisamos nos firmar no que é essencial para que a mensagem evangélica se transforme em vida para a nossa caminhada. João Batista veio abrir o caminho para Jesus! Plano e estratégia de Deus Pai. Assim sendo, ele conclamava a todos, para que se arrependessem dos pecados, batizando-os com água a fim de acolher Àquele que existia antes dele, (embora não O conhecesse) e que viria tirar o pecado do mundo. E o sinal dado por Deus Pai a João Batista, a fim de que reconhecesse Jesus, foi o Espírito Santo, em forma de uma pomba descida do céu.
                         Dessa forma, João Batista apontava com segurança para Jesus e dizia: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Depois do Batismo de Jesus, João Batista encerrou a sua missão, porque agora, Jesus, cheio do Espírito Santo, com poder iniciaria a Sua Missão. Jesus cheio do Espírito Santo iniciou sua vida pública e o Seu maior objetivo era realmente nos dar posse do poder do Seu Espírito. Ao mencionarmos o Batismo de Jesus, não podemos esquecer-nos do nosso Batismo e tomar consciência de que também nós temos a força do Espírito dentro de nós e o Seu sinal se faz notar através das nossas ações, reações, atitudes, gestos, etc…
                       Precisamos averiguar se o testemunho que damos ao mundo é realmente, o de alguém que vive pleno do Espírito Santo ou de quem já o guardou e não se importa com Ele! O Espírito Santo é o doce hóspede da nossa alma, no entanto Ele é educado e não quer se intrometer nas nossas ações, sem o nosso conhecimento. Deus Pai deu testemunho do Seu Filho Jesus, com o sinal do Espírito Santo. Assim também Ele só poderá dar testemunho ao mundo de que somos Seus filhos e filhas, se deixarmos que o Espírito Santo manifeste em nós o Seu poder e a Sua força. Seremos as pessoas mais insensatas se recusarmos essa grande ajuda do céu. – Você tem deixado transparecer ao mundo que está cheio  do Espírito Santo de Deus? – As pessoas reconhecem em você a luz que vem do céu? – Você tem feito as mesmas coisas, do mesmo jeito que as pessoas comuns do mundo fazem? – Em que você tem agido diferente das pessoas das “novelas” da TV? – Há alguma diferença?
Amém
Abraço carinhoso
– Maria Regina

: Que cada um de nós possa aprender a descobrir a verdade a nosso respeito. – Maria Regina




Quarta feira 02.01.13

Jo 1,19-28


                                         Os sacerdotes e levitas que procuraram João Batista e lhe fizeram perguntas tinham como único propósito, o de levar uma resposta aos judeus que os enviaram. Eles estavam cumprindo uma missão e era só isto o que a eles importava. Nós, porém, podemos tirar deste interrogatório, lições que Jesus quer nos dar neste início de ano. Assim como João Batista, nós também temos condições de nos distinguir, a fim de conhecer quem nós somos e quem nós não somos.
                                       Que cada um de nós possa aprender a descobrir a verdade a nosso respeito! Saber que existe alguém maior do que nós e ter a consciência firme do propósito de Deus para nossa vida e da nossa missão! João Batista entendeu qual era a sua incumbência e esclarecia aos que o procuravam a verdade sobre ele mesmo e a cerca de Jesus a quem Ele anunciava dizendo não ser digno de lhe desatar a correia. Que nós também conheçamos a nossa missão e o lugar que nos foi destinado e, assim, encontremos o caminho certo para nos ajustarmos ao Plano de Deus. O grande desejo de Deus para nós é que saibamos comunicar o Seu Amor ao mundo através dos nos nossos relacionamentos a fim de que aconteça em nós a vida nova que Jesus veio nos presentear. Faça a si mesmo  essas perguntas: – Quem sou eu? – O que eu busco? – O que Deus quer de mim nesse novo ano? – Estou disposto (a) a lutar, amar, sofrer, alegrar-me, de uma maneira nova? – Sei reconhecer nas outras pessoas os seus dons, virtudes, talentos? – Reconheço que não posso tudo?
Amém
Abraço carinhoso
– Maria Regina

: A Sagrada Família é modelo de obediência, de simplicidade, de humildade e de justiça. – Maria Regina



Terça feira 01.01.12

Lucas 2,16-21


                                       Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria, José e o Menino Jesus e todos ficaram maravilhados com o que eles lhes contaram sobre as palavras do anjo. Maria ia mais além do que todas as pessoas percebiam e “guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.” Ela alcançava no seu coração os mistérios de Deus e sondava qual seria a vontade do Pai para o Filho que nela foi gerado e que agora era colocado no mundo. Outra mãe no seu lugar tornar-se-ia cheia de orgulho e admiração pela sua própria conquista, pelo privilégio, pela fama e ficaria apenas no superficial. Assim sendo, Maria nos dá exemplo de sobriedade, de discrição, de simplicidade. Nós, a exemplo de Maria precisamos ir fundo nos acontecimentos da nossa vida, a fim de que percebamos nas nossas “aparentes” conquistas, o que é essencial para Deus e não para nós mesmos .
                                    Belém foi a cidade escolhida para abrigar a Família de Nazaré e ser cenário do nascimento do Filho de Deus. Belém, hoje, é a nossa casa que recebe também a visita da Santa Família de Nazaré e onde o anjo se apresenta para, mais uma vez nos anunciar tudo o que diz respeito a esta família. A Sagrada Família é modelo de obediência, de simplicidade, de humildade e de justiça. Nela nós podemos nos nortear para cultivar relacionamentos de amor segundo a vontade do Pai. É na nossa casa que nos reunimos pai, mãe, filhos irmãos e irmãs. E é na família que acontece a salvação noticiada pelos pastores, conforme lhes informara o anjo, mensageiro de Deus.
                                  É para a nossa família toda que o Senhor promete derramar as bênçãos. Maria guardava os fatos e meditava sobre eles em seu coração. É este também o nosso papel diante da coisas extraordinárias que nos são anunciadas: guardar com carinho no nosso coração e perceber os sinais de Deus através do desenrolar da nossa vida, confirmando-os na Palavra e nos ensinamentos evangélicos. Abramos a porta da nossa casa para que a Sagrada Família nos ensine a fazer a vontade do Pai e, então, todos os nossos planos serão bem sucedidos. Reflita – Você tem a Sagrada Família como modelo? – Qual é a influência ela tem nas suas ações em família? – Como você encara a atitude de Maria?– Qual teria sido a sua atitude? – A sua casa é um lugar onde habita a paz?
Amém
Abraço carinhoso
– Maria Regina

: A Palavra de Deus é a Luz! Jesus é a Palavra, Jesus é a Luz! – Maria Regina



Segunda feira 31.12.12

João 1,1-18

                              A Palavra de Deus foi quem criou o céu e a terra. Foi Ela quem nos fez filhos de Deus e nos trouxe a Sua graça. A Palavra de Deus está no meio de nós. A Palavra de Deus é a Luz! Jesus é a Palavra, Jesus é a Luz! Ele é o personagem central da Bíblia. Todas as profecias, todas as orações, lamentações e súplicas das Escrituras foram inspiradas pelo Pai no Seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. “Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”! Por isso, neste tempo em que nós ainda vivenciamos as alegrias do Natal nós podemos refletir e meditar em como nós estamos acolhendo a Palavra e se, realmente, nós a temos encarnada em nós de maneira que Ela dirija as nossas ações.
                              Se o mundo foi criado por causa de Jesus Cristo, se a graça e a verdade nos chegaram através Dele e se Ele é a Palavra de Deus que veio habitar no meio de nós, é imprescindível que nós tenhamos esta Palavra entranhada em nossas mãos e no nosso coração. Pela Palavra nós tomamos conhecimento do Amor de Deus que é eterno e nos dá a garantia das Suas promessas para nós. Ela é a Luz que nos tira das trevas da ignorância e nos dá o entendimento de nós mesmos , de Deus e do nosso próximo. Assim como João Batista veio para dar testemunho desta Luz, nós também podemos irradiar o fulgor que se expressa por meio de nós quando anunciamos Jesus Cristo, a Palavra de Deus que veio nos transformar em novas criaturas. Reflita – A Palavra de Deus tem influenciado as suas ações? – Você tem sabido ouvi-La e vivê-La? – Você tem dado ao mundo testemunho da Luz de Cristo?
Amém
Abraço carinhoso
– Maria Regina