.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de setembro de 2012

ANUNCIAR O REINO DE DEUS É MISSÃO DE TODOS NÓS! – Olívia Coutinho



Dia 04 Outubro 2012

Evangelho Lc 10,1-12

Outubro, mês das missões, tempo motivador para que assumamos o nosso compromisso missionário, seja na  família, na  comunidade  ou na sociedade. 
Não tem como ser discípulo de Jesus,  sem estar aberto à MISSIONARIEDADE, pois é próprio do discípulo, desejar e empenhar-se para que outros  façam a mesma experiência que ele fez de encontro com o Senhor Jesus! O espírito missionário se fundamenta na experiência da vivência com Jesus! É a certeza da Sua presença no meio  de nós, que nos motiva a assumir com maior intensidade e alegria a nossa cumplicidade no anúncio do Reino!
Todos nós somos chamados a ser  anunciadores da Boa Nova do Reino!
Anunciar este  Reino de amor de justiça e de paz, não é missão exclusiva  dos padres, bispos, religiosos, é missão de todo batizado!
A todo instante, somos convocados  para uma missão, cabe a nós ouvir e aceitar esta convocação!
O Evangelho de hoje, nos apresenta as características centrais de um discípulo missionário! As instruções que Jesus  nos passa, são as mesmas que foram passadas para os primeiros discípulos.  
O texto nos trás  frases chaves, essenciais para que a nossa missão tenha êxito, nos mostra que Jesus, não nos ilude com facilidades, e para ser bem claro, Ele descreve o futuro da missão, usando  a metáfora: “ser cordeiro no meio dos lobos”! Por tanto,  precisamos estar ciente de que a batalha do missionário será sempre  árdua, vai  exigir dele coragem, prudência, mas a  sua segurança será sempre  a certeza  de  que ele nunca estará sozinho.
O envio de mais setenta e dois discípulos é feito de dois a dois, o que vem nos falar da importância da missão realizada em comunidade. O anúncio do Reino, não deve ser  uma  tarefa individual, mas sim   em comunidade. Dois a dois, representa uma comunidade, além de mostrar a credibilidade do testemunho, contribui para o encorajamento, ou seja, um animando o outro.
O verdadeiro missionário não tem a pretensão de atrair o povo para si, e sim para Aquele a quem ele anuncia: Jesus! O seu compromisso é despertar no outro o interesse por Jesus.
Deus quer salvar a humanidade convocando cada um de nós para a missão, Ele quer contar  com a nossa disposição, com o nosso  serviço na construção do seu Reino!  Ser indiferente a esta convocação, é ignorar o seu plano de amor!
As orientações dadas por Jesus, descrita no evangelho, deixam o missionário numa situação de total  fragilidade, pois, para levar em frente a sua  missão, é preciso  experimentar a pobreza material, o esvaziar-se de si mesmo,  para si tornar totalmente dependente de Deus!  É justamente nesta dependência de Deus, que o missionário torna forte, um sinal visível do próprio Jesus no mundo!
Um anunciador do Reino recebe recomendações fundamentais de Jesus, para o sucesso da  sua missão:  “Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias” o que significa estar livre para o serviço“! “Não cumprimenteis ninguém pelo caminho”, o quer dizer: não sair do foco. E quando Jesus diz: “Não passeis de casa em casa”. Ele quer nos dizer, que não é necessário que o missionário evangelize em todas as casas, o importante, é aproveitar melhor o tempo com  um trabalho  bem feito, completo com cada família. Pois uma família bem evangelizada, se transformará também em evangelizadora  para outras famílias com o seu próprio testemunho, aumentando assim os trabalhadores da messe.

Ser missionária é missão de  todas comunidades que vive e quer transmite a sua fé.
Uma comunidade cristã não é fiel à sua vocação, se não é missionária.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


--O bom samaritano – J. Salviano

Quem é o meu próximo?

 
Jesus neste evangelho critica e desmascara dois representantes das classes sociais: O sacerdote, que se fazia de santo, mais Jesus sabia muito bem o que se passava pela sua mente, e o que ele realmente era ou fazia nas horas vagas. O levita que era o funcionário do templo que cuidava do altar, e se achava o máximo em termos de religiosidade e de cumprimento da Lei. Já o Samaritano, um representante dos habitantes da Samária, que era desprezado pelos judeus por não seguir o judaísmo, é o grande herói da historinha inventada na hora pelo Mestre, para explicar para aquele jovem quem é o nosso próximo.
E nós, onde estamos nessa parábola inventada por Jesus? Ora, sabemos que a nossa sociedade é dividida em classes sociais sendo que a maioria de 70% dos brasileiros são formados de trabalhadores braçais, rurais, os descendentes de negros e índios, como os mestiços, mulatos, caboclos, etc, que formam a Classe Baixa.
Em seguida temos a Classe Média cujos representantes formam 25% da nossa população e é formada pelos descendentes de europeus, que tiveram a sorte de poder cursar uma ou mais faculdades, e, portanto, são os médicos, advogados, professores, médios comerciantes, etc.
E no topo da pirâmide social temos a elite social brasileira, a CLASSE ALTA formada por 5% da nossa população, que é representada pelos empresários, banqueiros e industriários, etc.
O nosso samaritano seria representado pelo mestiço, pelo nordestino (no Sudeste) e pelo negro, que apesar de não ser desprezado na teoria, na realidade a situação é bem diferente.
Eu Imagino Jesus fazendo um discurso em algum Clube famoso do Sudeste ou da Região Sul, onde, em sua parábola, o bom samaritano seria substituído por um pedreiro nordestino.
Prezados irmãos. Hoje, Jesus nos dá uma lição de amor ao próximo na prática e não na teoria. E por falar em teoria, cuidado, porque na nova legislação brasileira, discriminar um negro, ofendendo-o, ou humilhando-o, é prisão inafiançável! Mesmo que você seja um filhinho de papai, vai ter de ficar preso, se maltratar um negro. Cuidado! Avise isso para o seu irmão ou irmã negra, que talvez não saibam.
Sal

--Felizes são aqueles que ouvem a palavra e a põe em prática - Sal.



13 DE OUTUBRO

Até dá a impressão que Jesus não amava a sua mãe, ou mesmo que Ele estava sendo indelicado com ela. Nada disso. Maria sua mãe é muito importante, porém, mais importante é o Reino de Deus. Mais importante é por em prática a palavra de Deus.
Na verdade, a resposta de Jesus foi para mostrar que Ele não veio ao mundo para ser aclamado, elogiado ou aplaudido, como nós gostamos de ser.
Caríssimos. O elogio daquela mulher foi muito sincero e pertinente. Porém, Jesus não disse: muito obrigado. Sua resposta foi até certo ponto desconcertante para a mulher que quis demonstrar o quanto ela estava admirada com o poder de Jesus. É natural que recebamos elogios pelo nosso esforço, pelos nossos talentos, porém o que devemos tomar cuidado, é para não fazer as coisas com a intenção de sermos aplaudidos, com o objetivo de aparecer. É bom que alguém reconheça que o nosso trabalho esteja atingindo o objetivo, o reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo é muito encorajador, muito animador, e isso é bom para que continuemos melhorando cada vez mais. No entanto, o perigo reside no fato de pretendermos servir a Deus apenas para sermos aplaudidos. Muitas vezes tenho elogiado pessoas de voz bonita que tenho encontrado cantando na missa. Entendo que esse elogio é encorajador para a pessoa continuar continuando e servindo a Deus com aquela linda voz que recebeu de presente do próprio Deus.
Ser modesto de verdade sem fingimento. É assim que deve ser o cristão. Colocar a disposição de Deus os dons recebidos sem pretensão de recompensa imediata ou a longo prazo. Sabemos que a recompensa virá. Mas não precisa ficar esperando ansiosamente por ela.
Sal.


CONCLUSÃO
A maternidade carnal de Maria é muito importante e, é claro, muito valorizada por Jesus, mas é apenas uma maternidade, algo que faz parte da natureza de todas as mulheres. No Evangelho de hoje, Jesus contrasta a maternidade carnal de sua mãe com a grandeza da fé e do seguimento dos valores do Reino, o que não faz parte da natureza humana, mas é fruto da atuação da graça divina em nós, e que fazia parte da vida de Maria. Mas Maria, quando se dispôs a fazer a vontade de Deus e disse Sim ao seu projeto de amor, foi muito além, pois sua maternidade não foi apenas carnal, foi divina.(CNBB)

--Jesus transformou a água em vinho - Sal



12 de outubro



Cuidado! beba com moderação!


No Evangelho de hoje temos mais de uma lição para aprendermos. Primeiro. Bebida alcoólica de vez em quando não é pecado como alguns pensam que basta olhar para a garrafa de pinga já cometeu pecado mortal. Sabemos que a bebida realmente faz mal à nossa saúde, e que devemos evitá-la o máximo que pudermos. Porém, beber na festinha de aniversário da filia, no Natal ou Ano Novo, ou até mesmo uma cerveja aos sábados para se alegrar, não vai causar maiores prejuízos à nossa saúde. Pois o esporádico não faz mal.  O mal causado pela bebida, reside no fato da embriaguez  freqüente, que destrói os nutrientes do corpo causando anemia, insuficiência cardíaca, brigas na família, desemprego, entre outros males.  Assim a bebida se torna um pecado quando o indivíduo se vicia nela, bebendo todo dia, ao ponto de prejudicar a sua saúde,  a sua sobrevivência, a vida familiar e religiosa.
 Jesus estava bebendo vinho com seus parentes e amigos para se alegrar, e transformou água em vinho para salvar a situação da amiga de sua mãe, a qual ficou bastante embaraçada quando o vinho acabou, pela presença de muitos penetras naquela festa.
Concluímos com o Evangelho de hoje que se beber um gole de bebida de vez em quando, fosse pecado grave, certamente Jesus não teria bebido com seus amigos naquela festa e teria se recusado a transformar a água em vinho. Concorda? Ou sem corda?
Porém, beber com absoluta moderação, ou seja, beber o mínimo possível distanciando sempre uma "festa" da outra. Isso é o bom senso, o ideal da vida de um cristão, que não pode dar mal exemplo.  
Este foi o primeiro milagre de Jesus, e Ele o fez exatamente para obedecer a sua mãe. Pois, apesar de dizer que ainda não tinha chegado a sua hora de fazer milagres, Jesus teve de obedecer à sua mãe, Maria que o colocara em uma situação na qual não podia negar. Ela simplesmente virou para os criados e disse: "Façam tudo o que ele mandar" e, saiu daquela sala, deixando o Filho em um beco sem saída. Jesus então não tinha outra escolha, senão obedecer a mãe.
Por falar em mãe, como vai o seu relacionamento com a sua mãe? Você é daqueles ou daquelas que só agrada a mãe no dia das mães?
Porque tem gente que é assim. No dia das mães leva flores, lava as louças, até faz o almoço, escreve no cartão que ama a velha, e no outro dia, tudo volta ao normal: Ingratidões, bate a porta, não obedece, e tudo mais aquilo que você tem feito e que tanto tem magoado aquela que te carregou 9 meses no seu corpo, e te deu a vida. Que feio! Gostaria que alguém fizesse isso com você? Não? Então porque está fazendo isso com a sua própria mãe? Reparou que você não a está tratando como gostaria de ser tratado por ela e por seus filhos um dia? Você se lembra de quem disse isso? O próprio Jesus. "Faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a vocês" .
Prezados irmãos. Temos mais duas coisas muito interessantes ou importantes a considerar neste Evangelho. Jesus ainda não tinha feito nada que o revelasse como Filho de Deus, ou como Deus. A dona da festa ao pedir ajuda a Mãe de Jesus, demonstra que já sabia que Jesus não era qualquer um. Ela, com certeza, já sabia que Jesus era pelo menos, o Filho de Deus.
A outra coisa a considerar, é o seguinte: Percebeu que Maria foi a intercessora em favor do pedido da dona da casa? A mulher aflita por que o vinho tinha sido devorado pelos penetras, pede, em outras palavras, a mãe de Jesus que interceda por ela.
É isso aí. Nós também podemos pedir a intercessão de Maria pois ela é valorosa, e seu Filho com certeza vai atender os seus pedidos em nosso favor.
Mãe de Jesus, nossa mãe, mãe poderosa, mãe da Igreja, mãe da sagrada família, rainha da paz, rogai por nós. Amém.

Sal
  
Conclusão:

Jesus veio ao mundo para trazer a Boa Nova do Reino de Deus e firmar a Nova e eterna Aliança entre Deus e os homens através do mistério pascal. Assim, a água da purificação dos judeus, sinal do Antigo Testamento que está para terminar, será substituída pelo vinho da Nova Aliança que alegra os nossos corações e nos trás a salvação. E isso acontece numa festa de casamento, sinal das núpcias do Cordeiro e prefiguração da Igreja como esposa de Cristo. E o início de tudo foi a ação de Maria, que pede o milagre a Jesus, mas que com sua adesão ao projeto de Deus, abriu caminho para o início do Novo Testamento. (CNBB)

--Oração - Reserve uns minutos do seu dia para rezar – J.Salviano



11 DE OUTUBRO


O que é rezar?  Orar ou rezar é falar com Deus. E qual é o telefone para falar com Deus?  O telefone para falar com Deus chama-se oração. Onde podemos falar com Deus?  Em qualquer lugar. Por que Deus é onipresente está em toda parte e vê tudo que fazemos até nossos pensamentos. Ele sabe tudo, por isso é Onisciente.  Os principais lugares de se rezar, são: em nossa casa, e na igreja.  E quando devemos falar com Deus? Quando que a gente deve rezar?  A todo instante   basta elevar o pensamento a Deus.  Porém, os principais momentos em que devemos rezar, são:
ao levantar, nos perigos, nas alegrias agradecendo, nas refeições,  antes de dormir, ou a qualquer hora.
Por que devemos rezar?  Por que somos fracos, incompletos, limitados, etc., e por isso precisamos pedir sempre a proteção e a ajuda de Deus.
Eu sou limitado. Exemplos:  Eu não posso parar de ficar velho... eu não posso ficar bonito, etc. Já reparou como nós somos fracos? Repare  num esqueleto e você terá um idéia do como somos fracos do ponto de vista físico.
E por sermos fracos precisamos nos apegar a uma força superior chamada Deus.
Para que devemos rezar?  Para ficar bom de bola, para pedir saúde, proteção, para passar de ano, pela saúde da minha mãe, por aqueles que não têm comida pela paz na nossa família, etc.
Quem falou que devemos rezar?
O próprio Jesus. Ele disse:  se vocês soubessem quando virá o ladrão, fecharia sua porta...não sabemos a hora da morte, por isso precisamos estar preparados. E para isso devemos começar pela oração.
Jesus disse que devemos pedir a Deus, com fé, humildade, insistência, repetindo.
Jesus nos deu um outro exemplo: quando disse que se a sua vizinha bater a sua porta altas horas da noite pedindo um pedaço de pão insistindo por várias vezes, você irá atendê-la para não ser incomodado.
Quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, Ele disse em alta voz: "A minha casa é casa de oração! "
Na parábola do fariseu e do publicano, Jesus nos mostra que devemos rezar com muita humildade, também nos disse que quando estivermos orando, não precisamos gritar como o faziam os fariseus que  gritavam em público.
Jesus nos ensinou  a oração do Pai Nosso  que é a oração mais completa, na qual está tudo o que precisamos dizer ao nosso Pai Celeste.
Prezados irmãos: Jesus nos ensinou rezar com : confiança. humildade,  com fé e insistência.
Jesus também rezava. Vocês acham que Jesus precisava rezar? Ele era Deus e homem. Enquanto Deus Ele não precisava rezar. Mas rezou várias vezes para nos dar o exemplo.
Jesus rezava: de manhã, à noite, às refeições, na igreja(sinagogas). E suas orações eram sempre inventadas na ora, ou seja, eram espontâneas.
Ele rezava de noite (Lc.6,12) na montanha, passou a noite toda rezando.
Nós às vezes reclamamos pelo fato da missa demorar. Somos preguiçosos ao rezar. Jesus passava horas e horas rezando ao Pai.
Jesus rezou nas  alegrias agradecendo:(Lc 10,21) " eu te louvo ó pai porque que escondestes estas coisas dos sábios e as revelastes aos pequeninos...)
Na tristeza (Lc.22,41) "pai , afasta de mim este cálice")
Na agonia da morte "Pai por que me abandonaste? O seu lado humano sentiu-se abandonado pelo Pai.
Jesus rezou pelos seus inimigos, aqueles que o colocou na cruz: "... Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem. " Porque se soubessem que eu sou o próprio Deus, não fariam isso...
Morrendo, Jesus disse: "Pai tudo está consumado. A ti entrego o meu espírito" . Meu Deus dê-me a oportunidade de dizer isso no meu último instante!
Por que Jesus nos ensinou a rezar? Porque Ele conhecia como ninguém a natureza humana, suas fraquezas e suas limitações.
Durante o dia nós pecamos à noite pedimos  perdão,  agradecemos e pedimos mais graças. Nunca devemos pedir  somente para nós, mas devemos pedir também para os outros. Nunca reze só para você. Nós dependemos de Deus e através da oração a nossa vida fica mais fácil. Na verdade, não ficamos sem  problemas, por que viver é resolver problemas. Mas com Deus, eles serão facilmente solucionados.  Às vezes até milagres podem nos acontecer pela força da oração. 
Quando  paramos de rezar, a vida fica mais difícil. Os problemas parecem insolúveis. Reparem que os mendigos não rezam. Eles ficam na porta da igreja pedindo esmola, e não entram para rezar.  Se o fizessem, suas vidas com certeza mudariam.
Deus permite as  dificuldades  para que voltemos a Ele através da oração. Jesus nos explica isso através da parábola do  filho pródigo.
Tem gente que só reza quando a coisa fica preta Quando ocorre um sequestro,  um incêndio, quando sete a aproximação da morte, etc
Jesus não precisava rezar. Mas Ele rezava para nos dar o exemplo. Para nos mostrar que  sem Deus não somos nada. Quando dispensamos a força de Deus e tentamos resolver a nossa vida do nosso jeito, tudo vai se complicando cada vez mais. Precisamos pedir a ajuda de Deus em tudo:
Força para vencer as tentações, proteção nos perigos, a saúde, sua ajuda nas dificuldades, etc.  Deus não vai fazer tudo para nós. Temos de fazer a nossa parte que nem Deus a faz .
Nós podemos inventar nossas próprias orações falando com Deus do nosso  jeito, mas sempre  com todo respeito.
Porque às vezes Deus não atende a nossa oração?
Porque pedimos sem  a devida fé, por que pedimos uma coisa absurda ! Ex.: Deus mate o meu vizinho que está me perturbando. 
Ou,  porque podemos estar pedindo uma coisa que esteja fora do plano de Deus. Exemplo: Você pediu para Deus não deixar a sua avó morrer. Acontece que  Deus havia planejado que a morte dela esse naquele ano. Então você ficou desapontado por que sua avó morreu.

Também quando pedimos uma graça para testar a Deus, como o fez o ladrão que estava na cruz. Ele disse: Tu não é o bom? Então livra-te e a nós também.
Jesus não atendeu o seu pedido.
Prezados irmãos.  Vamos rezar várias vezes ao dia. E podemos fazer isso a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta pensar em Deus. Mas  devemos rezar ns momentos e lugares mais adequados, como em nossa casa e na igreja, cm todo recolhimento, humildade e concentração.
Reze! Fale com Deus! Só Ele pode tudo, e é nosso Pai que nos ama!
Salviano

VIGIAI E ORAI SEM CESSAR - CLICA AQUI PARA REZAR


Conclusão


A oração é uma busca constante de viver na presença de Deus e procurar estar em diálogo com ele para que ele nos ajude em nossas necessidades, mas devemos nos lembrar das palavras de são Tiago: pedis sim, mas pedis mal, pois não sabeis o que pedir. Muitas vezes pedimos, e pedimos muito, mas não pedimos o que deveríamos, nossos pedidos são mesquinhos, materialistas e visam simplesmente a satisfação de interesses pessoais e imediatos, não sabemos pedir os verdadeiros valores, que são eternos, não pedimos a salvação, o perdão dos pecados nossos e dos outros, não pedimos pela ação evangelizadora da Igreja, pela superação das injustiças que causam guerras e tantos sofrimentos, mas principalmente, não pedimos a ação do Espírito Santo em nossas vidas.(CNBB)

--O pai nosso. - J. Salviano



10 de outubro


 “Disse Jesus: Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras...”É irmãos.Não é a quantidade de palavras que fazem com que nossas orações sejam atendidas. É bom rezar bastante, mas é indispensável rezar com bastante atenção, usando as palavras certas. E estas palavras só poderiam estar na oração inventada pelo próprio Deus, na pessoa de Jesus, o Pai nosso.
“Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; -- Reparou que Jesus não disse Pai meu? Deus é Pai de todos nós, e temos de ter uma consciência comunitária nas nossas orações.
...Que está no céu, em toda parte inclusive aqui agora. Santificado seja o vosso nome significa que não só o nome mais a realidade divina em três pessoa seja adorada, glorificada, conhecida e acreditada no mundo inteiro. Para que isso aconteça, precisamos fazer a nossa parte de anunciadores da mensagem de Jesus Cristo.
...” venha a nós o vosso Reino; Não temos mais reis hoje em dia. Importante é explicar aos nossos filhos e aos meninos e meninas do catecismo, que isso significa: “venha a nós o governo de Deus. Ou seja, que todos permitam que Deus governe as suas vidas. Todos por que não devemos rezar como se só existisse a nossa pessoa no universo. O Pai Nosso está no plural, como toda oração pronunciada por nós deve ser não somente para nós, mas para todos.
...”seja feita a vossa vontadeassim na terra como no céu. Que seja feita a vontade do Pai, ou de Deus, e não a nossa vontade, não a vontade de satanás, não vontade do assaltante, não a vontade egoísta daqueles que pretendem prejudicar-me, não a vontade daqueles que querem me afastar do caminho, da verdade e da vida.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; E amanhã? Eu não vou comer?Amanhã nós vamos rezar, agradecer e pedir de novo. Este é o procedimento, porque Deus não nos aconselha a nos preocupar com o dia de amanhã. Por isso vamos pedir o pão somente para hoje. Pão aqui não significa somente o pão da padaria, as sim, a comida, a saúde para trabalhar, o estudo que nos prepara para ganhar dinheiro para comprar pão, o emprego que anda tão difícil hoje em dia, etc.
...”perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; Já sei. Você brigou com o seu vizinho que estava sendo injusto com você e sua família perturbando o seu sossego com barulhos fora de hora, e estáse achando tão culpado que não pode nem comungar na próxima missa. Meu caro irmão , minha cara irmã: Como sabemos, ser cristão não é ser um bobão, e deixar todo mundo fazer da gente de “ gato e sapato”. Quando somos lesados, injustiçados, precisamos recorrer aos nossos direitos. Porque se todo cristão ficar bonzinhos sem reclamar de nenhum abuso dos outros, todos vão se aproveitar da gente, fazendo-nos de bobos. No entanto, depois da tempestade vem sempre a calmaria, a paz. Ficamos atentos que Jesus sempre nos conduz a fazermos as pazes. Você pode comungar se tiver o propósito de fazer de tudo futuramente para se reconciliar com o seu vizinho. Hoje está difícil, depois de tanta injustiça por parte dele e de tanta troca de verdades de um lado e do outro. Para ficar de bem, pedir desculpas nem sempre se encaixa bem. Fará o mesmo efeito, uma brincadeira, umas piadinhas, de cá e também, de lá. Deixa passar a raiva a, e então comece a se abrir para a reconciliação com seu irmão (a).
...”e não nos deixeis cair em tentação,” Porque são muitas, aos milhares que nos cercam no nosso dia a dia, tentando tirar-nos a paz e a amizade com Deus.
...”mas livrai-nos do mal.” São tantos os males desta vida: Assaltos, roubos, acidentes, tentações, etc. Que o Pai Nosso nos livre hoje de todos eles. Por amanhã logo cedinho, eu vou rezar e pedir de novo. Amém.

Jesus. Ensina-me a rezar com atenção, pois às vezes me distraio. Ajuda-me a rezar com humildade, com insistência, e muito concentrado, lembra-me de sempre fechar os olhos quando falo contigo, para que eu mereça ser atendido em meus pedidos. Amém.

Salviano

--Maria escolheu a melhor parte – J.Salviano



09 DE OUTUBRO


“Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que Ele ensinava”.
Com todo respeito ao esforço de Marta que cuidava dos afazeres domésticos inclusive para servir uma refeição ao visitante, Maria escolheu a melhor parte, escutar Jesus.
Nós escutamos Jesus? Será que damos preferência e atenção especial a Jesus quando nos fala?
Eu ouço Jesus no barulho da brisa que refresca, no canto dos pássaros, no barulho das gotas da chuva, e no quebrar das ondas do mar. Ao olhar o sol e as nuvens eu sinto a presença de Deus.
Mas é de madrugada que às vezes Jesus me acorda para falar comigo. E eu sinto a sua presença dizendo-me o que eu devo escrever aqui.
Deus pode nos falar através de uma pessoa amiga ou estranha, através de um acontecimento ou mesmo pelos nossos pensamentos. Mais para ouvir Jesus, é preciso prestar atenção, ficar ligado direto, pois Ele é imprevisível, surpreendente e incrível! Jesus é imprevisível porque o seu momento não tem lugar nem hora certa. É surpreendente e incrível porque pode nos surpreender das maneiras mais incríveis.
Maria escutava atentamente a palavra de Jesus, quando foi interrompida por Marta que se sentiu prejudicada por estar trabalhando sem a ajuda de sua irmã. Acontece que Maria preferiu ouvir a palavra de vida eterna que prepara para a missão de conduzir outras pessoas a escutarem, seguir e praticarem os ensinamentos do Mestre. Ensinamentos que nos conduzem à vida eterna.
E foi por isso que Jesus disse que Maria havia escolhido a melhor parte, embora Marta achasse que era a hora errada de escutar o Mestre.
Mais Jesus deixou claro que qualquer hora é hora de escutar a palavra de Deus, que é fundamental para o estímulo ao serviço amoroso à vida, o qual é o caminho para a comunhão com Jesus e com o Pai.
Jesus não estava desvalorizando o serviço doméstico da mulher quando disse à Marta que ela estava muito agitada com os afazeres. Mas, talvez estivesse empenhado em aproveitar o interesse de Maria, e prepará-la para fazer parte do seu grupo de discípulas, o qual iria ampliar o envolvimento das santas mulheres nas novas comunidades. Assim, além dos serviços elementares necessários, as mulheres também foram chamadas a assumir a condição de discípulas. E para tal missão, é coisa indispensável dedicar-se à escuta da Palavra, para poder exercer com eficiência crescente a função catequética, não somente através das palavras, mas também pelo testemunho e pelo exemplo.
Também nós catequistas e líderes comunitários, não podemos sair por aí dizendo qualquer coisa que vier em nossa cabeça. Precisamos ler a palavra de Deus assim como ficar atentos para ouvir a voz de Jesus que nos fala e nos orienta na caminhada. Ele no ensina, nos ilumina sobre o como devemos proceder, e o que devemos falar quando estamos a evangelizar.
Fiquemos atentos, pois a qualquer momento Jesus poderá falar conosco.
Sal.


CONCLUSÃO
Existem pessoas que se sentem angustiadas diante do sofrimento de outras pessoas, das injustiças, das carências e necessidades dos outros e também diante da descrença que existe no mundo de hoje, e, movidas por essa angústia, se entregam de corpo e alma no trabalho evangelizador, promocional e assistencial. Porém, todos nós devemos levar em consideração que o mais importante nem sempre é o que estamos fazendo, mas a motivação pela qual agimos e a consciência de que, na verdade, somos colaboradores com o próprio Deus na sua ação de salvação dos homens e que nada podemos fazer por nós mesmos. Assim, o ativismo é estéril e, além de não atingir seus objetivos, nos esvazia, enquanto que a mística, o encontro com Jesus, sustenta e dá eficácia ao nosso agir.(CNBB)

--Quem quiser ser o maior, terá de ser o menor - Salviano




Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.
É uma coisa muito feia, saber que aqueles que pregam contra a inveja, estão sentindo inveja uns dos outros. Aqueles que pregam contra a exclusão, estão excluindo, ignorando, discriminando, e enquadrando outros irmãos, só porque às vezes não concordam com eles, ou simplesmente não pensam como eles pensam, ou porque não estudaram como eles, e se sentem ameaçados, com suas presenças. Reclamam da falta de missionários mas quando algum leigo se apresenta e se destaca pela sua habilidade em falar ou escrever, esquecem que estas habilidades vieram de Deus. E em vez de adicionar forças pela causa do reino, o que vemos é divisão de forças que se manifestam pela crítica aos leigos que se aventuram com grande coragem na missão de levar a palavra de Jesus Cristo aos irmãos desgarrados e levados pela mídia a uma vida totalmente fora do caminho de Jesus, sem que muita coisa seja feita pela sua conversão.
Os apóstolos vinham pelo caminho discutindo quem seria o maior entre eles. E Jesus, como vê os pensamentos, já sabia o que eles vinham conversando, mais para pô-los em seus devidos lugares, perguntou. “De que faláveis pelo caminho?” Eles envergonhados, não responderam. Então Jesus e em seguida deu-lhes uma verdadeira lição de moral. Mostrou para eles, que para ser o maior, tem de primeiro ser o melhor em santidade, em espiritualidade, em humildade e em caridade, etc. Para ser o maior, primeiro tem de ser o menor, o mais humilde, ser aquele que serve ao contrário daquele que tem pretensões de ser servido, como Ele nos deu o exemplo lavando os pés dos discípulos. Pois para Jesus, “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.” Último não no sentido negativo, mais no sentido de humildade. Aquele que primeiro se humilha, sentando no último banco em vez de se sentar lá na frente como se fosse importante. E esse ato de se colocar em último lugar deveria resultar de um ato livre, ou seja, uma decisão tomada com sinceridade e não com hipocrisia e sem nenhum complexo de inferioridade.
Prezados irmãos. É isto que está faltando no meio de nós. Em vez de ciúmes, reconhecer que as qualidades do nosso irmão ou irmã, foi um presente de Deus, para melhor servi-lo pela causa do Reino, e não devemos desejar que esta habilidade devesse estar em nós, ou pertencer a nós. Não devemos bloquear a sua inclusão, pelo contrário, acolher o irmão ou irmã que nos veio cheio de qualidades e boa vontade para juntamente conosco semear a palavra de Jesus neste mundo anestesiado pelo prazer, e pela loucura apresentada pelo excesso de conforto. Não, meus irmãos! Não vamos criticar o outro que está se esforçando para evangelizar, mas sim acolhê-lo! Quem de nós será o maior e o melhor? Será aquele que for puro como uma criança. Amém.
Tenha um bom dia. Não se esqueça de rezar.

Salviano