.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O vinho melhor-Helena Serpa

12/10/2016 – 4ª. feira - Nossa Senhora da Conceição Aparecida  
Por volta do ano de 1717, três pescadores do rio Paraíba do Sul, na região de  Guaratinguetá, estado de São Paulo, Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso  encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Eles já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio, quando um deles trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Depois disso a pesca se tornou copiosa e os três amigos levaram a Imagem para casa contando a todos o prodígio que haviam presenciado. Deram a ela, então, o nome de Aparecida.
A imagem representa Nossa Senhora da Conceição, de cor negra, diferente de todas as outras que existiam naquele período. O culto à Senhora não tardou a tomar corpo e consistência, ganhando o apoio da Igreja. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, ganhou, por volta do ano de 1745, sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida do Norte. ( Retirado do site O ARCANJO NO AR  http://www.oarcanjo.net)

Ester 5,1-2;7,2-3 – “ a intercessão de Maria”

A rainha Esther postada diante do Rei prefigura para nós o ministério de intercessão de Maria diante de Jesus. Da mesma forma como Ester pediu ao Rei pela vida do seu povo, Nossa Senhora também roga a Jesus pela vida de cada um de nós, seus filhos e filhas.  E assim como o Rei olhou para Ester com agrado e acolheu o seu pedido Jesus também acolhe o pedido da sua Mãe, porque também nós somos o povo de Maria. Somos filhos e filhas concedidos a Ela pelo próprio Jesus, quando esta se encontrava de pé diante da Cruz. Portanto, podemos imaginar que Nossa Senhora continua de pé no vestíbulo do Palácio, diante do Rei e suplica a Ele que nos conceda a graça de uma vida nova, transformada pelo poder do Espírito Santo. Isso nos deixa com o coração cheio de esperança e de alegria. Saudemos, pois, a Maria, nossa Mãe e intercessora, hoje, cantando louvores a Jesus, pois Nossa Senhora não deseja ser exaltada, mas quer que tenhamos um coração agradecido ao Seu Filho Jesus.    – Leia os capítulos 5 e 7 do Livro de Ester e acolha a sua mensagem.

Salmo 44 – “Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o rei se encante com vossa beleza!”
Podemos orar com este salmo imaginando a figura de Nossa Senhora no céu diante do trono de Deus, “entre cantos de festa e com grande alegria”, nos situando também entre aqueles que formam o seu cortejo.


Apocalipse 12,1.5.13.15-16 – “vencendo o pecado”

O Livro das Revelações, no seu simbolismo relata a realidade da luta espiritual que advém constantemente entre o homem, criação de Deus e o demônio. A mulher perseguida pelo dragão     prefigura Maria, Mãe da Igreja, coroada com doze estrelas e vestida de sol.   Não obstante, sabemos que o Filho Homem desta mulher, Jesus Cristo, veio para governar todas as nações com cetro de ferro, e está junto de Deus e do seu Trono, portanto vivo e vitorioso. Nesta perspectiva, nós também já podemos nos considerar vencedores na luta contra o pecado e a morte da alma. O filho Homem de Maria já conquistou para nós o troféu e o inimigo de Deus não poderá mais nos atingir. Se vivermos com esta certeza, nós poderemos enfrentar os desafios e as tentações com a segurança de que Jesus combate por nós e o pecado não tem mais poder sobre nós. Teremos, então, uma vida com muito melhor qualidade.  – Você se considera um vencedor (a) em Cristo no combate contra o mal? – Quem está vencendo na sua vida: o bem ou o mal? 
    


Evangelho – João 2, 1-11 – “o vinho melhor”

Este Evangelho narra o primeiro milagre que Jesus realizou. Aconteceu numa festa de casamento em Caná da Galiléia por intercessão de Sua Mãe Maria. Podemos perceber que desde cedo, mesmo antes de nos ser entregue por Jesus, Maria se apresenta como uma Mãe perfeita que está sempre atenta às necessidades dos seus filhos. Porque tem a plenitude do Espírito Santo e sabedoria para ler nos acontecimentos o sentido que Deus quis colocar neles Maria se antecipou e com autoridade intercedeu por aquela família que precisava do bom vinho. Jesus acolheu o seu pedido manifestando o Seu poder transformando a água em vinho. O amor de Jesus é o vinho que plenifica o nosso coração e nos dá firmeza para enfrentar todos os obstáculos da nossa luta. Maria sempre estará presente na “festa da nossa vida”, por isso podemos ter esperança diante das nossas dificuldades. Confiando na sua intercessão nós poderemos ter a nossa vida transformada por esse amor infinito que providencia tudo o que estiver faltando na nossa casa.   Há dias em que nos faltam, alegria, paz, saúde, harmonia interior, e tantas outras coisas que nos levam até a pensar que a “festa está chegando ao fim”. A intercessão de Nossa Senhora é poderosa, por isso, ela está atenta às nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia.  Ela é a mãe na qual podemos confiar, pois, mesmo que não lhe peçamos nada, ela reivindica junto do Seu Filho, o vinho que poderá está faltando para nos fortalecer. Precisamos, porém, colocar as nossas talhas a disposição do Mestre e fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada em vinho.      – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? - O que está faltando na sua vida? - Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. - Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO NOSSO DEUS E NOSSO PAI,POR TUAS MARAVILHAS PARA CONOSCO,PERDAO POR NOSSAS OFENÇAS.

    ResponderExcluir
  3. Belas reflexões, Deus nosso Pai esteja sempre lhes dando sabedoria.

    ResponderExcluir